Chegou o Netbeans 8, um dos melhores IDEs para programação
O mundo da programação de aplicações está em constante mudança. Se há uns anos atrás uma aplicação nativa era o ideal para correr numa máquina, hoje em dia a vertente Web e os dispositivos móveis mudaram por completo todo o paradigma associado ao desenvolvimento de aplicações.
Quando se fala em plataformas para desenvolvimento, o Netbeans da Oracle é sem duvida uma das mais robustas, completas e populares pois dá suporte a um conjunto vasto de tecnologias. Hoje vamos conhecer as novidades do Netbeans 8.
O Netbeans deixou de ser apenas uma super ferramenta para desenvolvimento de aplicações em Java, passando a dar suporte a um conjunto vasto de tecnologias como por exemplo PHP e C/C++. Esta nova versão, lançada no passado dia 18 de Março, traz várias novidades ao nível do desenvolvimento em Java, Java EE, JavaScript, HTMl5, PHP, C/C++, entre outras.
Novas funcionalidades
JAVA
- Novas ferramentas e melhorias no editor para trabalhar com Profiles, Lambdas e Streams.
- Suporte para Java ME Embedded
- Melhor integração com o JavaFX Scene Builder
- Melhorias no editor em geral
- Editor JDK 8
JAVA EE
- Suporte para Tomcat 8.0 e TomEE
- Code generator para PrimeFaces
- Facelets Template
- Várias melhorias no AngularJS
- Novo editor para criação de widgets JQuery e plugins
HTML5
- Android 4.4 WebKit debugging suportado pelo Cordova 3.3+.
- Avatar.js disponível no Plugin Manager
PHP
- Suporte para PHP 5.5
- Melhorias no suporte para o Nette tester
- Melhorias no suporte para o PHP CS Fixe
- Melhorias no Twig, Latte, e Neon.
…e muito muito mais..podem ver aqui todas as novidades. O NetBeans tem um interface bem organizado e disponibiliza um conjunto de funções que permitem aos programadores desenvolver aplicações de alto nível.
Considerando que a linguagem de programação Java é uma das mais usadas actualmente (ver aqui), o Netbeans torna-se um dos principais IDEs de desenvolvimento para as mais diversas plataformas.
Licença: CDDL e GPL Sistemas Operativos: Windows/Linux/Mac Download: Escolha aqui a versão (Java, C/C++, PHP) Homepage: NetBeans
Este artigo tem mais de um ano
É dos melhores IDE’s assim como a Fiat é das melhores marcas de carros. 😀
Depende. O netbeans em tempos foi o melhor. Depois o eclipse foi melhor. hoje em dia cada um tem os seus prós e contras. Vai depender de cada utilizador. Mas penso que uma comparação dessas é um bocado rebuscada. 😀
Se te estiveres a limitar a java então sim. 🙂
sim. java e mesmo c/c++ também é muito bom o eclipse. Atualmente eu so uso eclipse para estas linguagens. mas também ainda são só estas que sei xb
Então a fiat é mesmo boa…
Para Java, eu não quero outro…
Nelson experimenta o idea e depois diz me alguma coisa 😉
Uma coisa,mo idea faz aquilo?
Ou seja,meu gosto de programar Java (pequenos programas, sem UML), fazendo erros (chamando métodos que não existem, usando variáveis que ainda não criei, criando variáveis de classes que não tenho e usando construtores a meu belo prazer), o idea permite-me fazer isso, como o netbeans? Ou seja, dá-me o erro, e depois pergunta-me se não quero criar/declarar, e cria-os por mim, já prontos para levar o código?
É que já me habituei bastante a isso…
Nelson obviamente que faz isso e muito mais. Segundo a empresa onde trabalho as melhorias na produtividade compensam os custos das licenças ( entre 250 a 350 dollars por colaborador salvo erro).
paulo depende…
se tiveres 1000 developers não compensa…se tiveres 10000 ainda pior…
se tiveres meia dúzia…talvez.
Uso o Netbeans há mais de 4 anos para web (PHP, JS, HTML, CSS). Sempre sem problemas, tirando o suporte para SCSS, que só foi introduzido no 7.4.
Já não posso ver NetBeans a frente.
No ISEP o NetFeijões é a ferramenta de eleição na programação :p
Não me parece que seja mesmo, já que só usas para programar em Java…
Na FEUP, numa cadeira que eu tive, o recomendado era o eclipse, mas depois passaram a recomendar o netbeans, porque o eclipse costumava roubar muito tempo aos alunos, e na altura, pelo menos, o suporte para UML não ser tão bom.
Aprendi aí Java, era daqueles que torcia o nariz, por ser uma linguagem compilada para VM, e porque tinha alfama de ser lenta…
Mas depois de começar a usar, uma pessoa vê rapidamente as vantagens…
Também numa cadeira, que tive que fazer um pequeno simulador, utilizei Java… Quando disse isso a um colega meu, ele abanou logo a cabeça que até me ri, o prof. começou logo a ganhar anti-corpos, e a preparar-se a dizer que isso ia demorar muito tempo, e muita RAM, e etc…
Resultado, o meu simulador, foi mais rápido da turma, que todos utilizaram C (a linguagem que o prof. “recoemendou”)…
Isto porque apesar de ter programado para single core (como toda a gente), o Java automaticamente utilizou os 4 cores para gerir as estruturas de dados, as estatísticas, etc…
Em electro podes usar o que quiseres, mas por acaso gosto do netbeans!
Em electro usas o VI 🙂
Para Java talvez seja, preferindo mesmo assim o eclipse.
Para PHP não prescindo do Dreamweaver (What you see is what you get 😛 )
Incontornável Xcode para Obj.-C (pudera..)
Para fazer pequenas edições de código, rápidas não dispenso por nada o Sublime Text 2.
😛
O melhor? Abandonei-o devido a inúmeros crashs e bugs durante o desenvolvimento… Por várias vezes fechava sem razão aparente e chegava a não reconhecer o SDK por alguma razão que ainda não consegui perceber.
Sendo feito em JAVA, tem os seus prós (correr em todos os sistemas) mas os contras tiram qualquer um do sério.
Espero que este update tenha servido para limar estas arestas e aqui estou eu para lhe dar mais uma oportunidade pois o potencial está lá.
Utilizo a bastante tempo, nunca tive grandes problemas, como qualquer outro programa tem os seus erros, mas sem duvida que é dos melhores ou mesmo o melhor..
O 7 esteve um bocado mau, eu continuei a usar o 6, rock solos, o 8, vamos ver…
Eclipse até hoje não falha!
O netbeans 8 não sei, mas de resto o netbeans só se for para java…
Agora só Intellij da Jetbrains para scala e java entre outros…
Seus programadores newbies, ide é para os fracos, prefiro o bloco de notas, ou um editor de texto qualquer.
Pro bando de embotado que só programa em java pode ser a melhor mesmo.