Multi-touch com Interface “Minority Report” – Mgestyk
Há um tempo atrás apresentei-vos neste artigo como jogar no computador, através de objectos de cor e uma simples webcam.
Pois bem, apresento-vos o Mgestyk, sistema de controlo do computador através de gestos, apenas com recurso a uma câmara 3D e ás nossas mãos.
- Características principais do Mgestyk:
- Independência da luminosidade do local
- Independência da quantidade de pessoas no plano posterior
- Não necessita da utilização de objectos coloridos
- Possibilidade de interacção com comandos da Consola Wii
- Interface Minority Report
- Requisitos de sistema do Mgstyk: *
- 200 MB livres de disco
- Drive CD-ROM
- Placa gráfica compatível com DirectX 9
- Porta USB 2.0
- Windows XP®
- Processador Pentium® 4 1.4 GHz or AMD Athlon™ 1 GHz (Pentium® 4 2.4 GHz Recomendado)
- 256 MB RAM (512 MB Recomendado)
- Windows Vista®
- Pentium® 4 2.4 GHz (2.8 GHz Recomendado)
- 512 MB RAM (1 GB Recomendado)
*Nota: Os requisitos do sistema podem vir a sofrer alterações à medida em que novas funcionalidades vão sendo acrescentadas.
- Conteúdos do Kit Mgestyk:
- Incluí a Câmara 3D
- Incluí o Software e Drivers da câmara 3D
Infelizmente a empresa a quem este sistema pertence ainda não sabe qual o valor a que o vai vender.
Vídeo de demonstração do Mgestyk:
Com interação com o comando da consola Wii:
[kml_flashembed fversion="8.0.0" movie="https://www.youtube.com/v/N4sbukMExnQ" targetclass="flashmovie" publishmethod="static" width="540" height="344"]
[/kml_flashembed]
Sistemas Operativos: Windows XP/Vista/Win7
Homepage: Mgestyk
Este artigo tem mais de um ano
Adorei ali no 2º video o momento da força. 1:23 lol 😀
Este já conhecia a algum tempo…
é pena é a camera ter que ser “especial”
.. mas sem duvida espetacular.
Ahah já vi onde o “project natal” foi buscar a ideia xD
Tal como nos comentários do video, pergunto… como é que se movimentam na parte em que estão a jogar Halo? E já agora no de corridas como é que aceleram (e travam)? Há pormenores que não batem certo, tempos de resposta que variam de exemplo para exemplo… enfim, deixam-me bastante duvidoso quanto à veracidade disto.
Veracidade é uma coisa… jogabilidade e aplicabilidade são outra.
…mas é preciso ir evoluindo!
Só uma coisa é so a mim ou os videos não estao a dar?
Ya agora estão a bocado não estavvam, porntos já vou ver.
Os videos estão a dar … o_o
@Aptenodytes Tuxus – tambem me parece que os tempos de resposta nao sao os melhores. Para já penso que é um acessório dispensável. Mas, promete ser algo utilizável num futuro próximo…
Para já, velhos do restelo ainda acho q vao tendo razao lol
@Aptenodytes Tuxus
É verídico, para acelerar e travar basta aproximares ou afastares as mãos da câmera, eixo dos zz.
E o tempo de resposta é bastante lento, ou seja o processamento dos dados da imagem é demoroso, o que se traduz em Lag, também podem ser erros do vídeo. Se o projecto Natal existe, porque não há de existir este?
Cumprimentos
Ainda assim acho estranho no halo os tiros serem quase instantaneos, e no guitar hero ou que raio é também se nota que o tempo de resposta é bem menor.
Pelo menos o Natal consegue ter uma resposta bem melhor, para além de que já foi demonstrado a olhos vistos e não videos que poderão ter sido fabricados :S
Tens sempre a apresentação deles na CES deste ano, a olhos vistos, vê o 1º vídeo:
http://www.mgestyk.com/
Obrigado, aí realmente já se vê melhor o funcionamento (que ainda tem que melhorar, mas com o tempo talvez o consigam) 😉
Parece que a Microsoft tem um concorrente ao Natal, só lhes falta o microfone integrado
Também não posso estar para aqui a defende-los enquanto não testar…
Também tens que ter em conta que a Microsoft é uma empresa grande e que se eles lançaram o projecto Natal é porque funciona minimamente bem. Aqui a empresa é diferente e ainda estão em fase Beta…
É natural que o programa e os controladores ainda não estejam nas melhores condições, até porque nem sequer têm o produto à venda…
Mesmo assim eu confio nos vídeos.
Cumprimentos
este sistema tem um delay demasiado grande para jogos com muita acção, este delay torna impossível jogar muitos jogos.
Mas isto é apenas o começo de algo espectacular. Dê-lhe 10 anos, umas luvas para termos a sensação de agarrar objectos e os jogos serão algo do outro mundo.
Os nossos filhos (ou netos, depende da idade 😀 ) vã-nos chamar uns básicos por gostarmos de “joguinhos” com teclado+rato.
Pode crê :D, uma hora isso passa e ficaremos para trás.
A EVOLUÇÃO!
Já paravas com a pub…. :S
isto é muito giro. já me imagino a jogar need for speed uma tarde, com os bracinhos levantados que nem múmia. e no outro dia meto baixa por não poder trabalhar com dores musculares. se a malta dos joguinhos quisesse divertir-se e fazer algum tipo de esforço ao mesmo tempo ia jogar à bola, andar de bicicleta, piscina, etc. o pessoal até prefere tocar guitarra num teclado do que numa guitarra. enfim mas não nego a utilidade. pornografia em 3d e com sentido do tacto parece importante … já agora sugiro transformar a wikipedia num livro virtual e depois eliminar a pesquisa e desfolhá-lo como se fosse mesmo um livro. e tetris com peso, ah? brutal. ali vem uma barra de 50 kilos. desviem o sofá que tenho de a levar para a outra ponta da sala e virar 😀
… antes que me caia um cubo na tola
Por amor de deus isto é uma trampa cheia de lag. Quem é que joga assim…
Pois…e mesmo que não tivesse lag…qual a vantagem disto? Ainda não cheguei a perceber
Penso que a maior utilidade desta ferramenta será nas palestras / apresentações ou em media center de sala – sempre é melhor que um comando… digo eu… É algo que para o dia-a-dia acho que não compensa fisicamente.
Sim de facto acho q tens razão. Só mesmo em palestras e assim , porque no dia-a-dia acaba até por ser mt mais lento do que um rato e outros dispositivos 🙂
Pessoalmente n vejo quais as vantagens de ter de estar ali a mexer as mãos em relação a ter um rato normal :S
Principalmente no inicio ela a ver os albuns ou que…que grande treta era mt melhor ir lá com o rato mas enfim…
Estar uma hora jogar aquele joguinho de carros com as mãos no ar num volante imaginário deve ser tambem cansativo digo eu 😛
Se calhar o rato é mais pratico mas epah…
preciso alternativas porque senão a geração hi-tech vai ter toda tendinites e sindrome de LER (Lesão por Esforço repetitivo)… 😀
facamos um rewind ate 2007 e vejam isto:
http://procrastineering.blogspot.com/search?updated-min=2007-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&updated-max=2008-01-01T00%3A00%3A00-08%3A00&max-results=14
Foi contratado recentemente pela Microsoft para se juntar à equipa do “projecto natal” 😉
um sério melhoramento no tempo de resposta é necessário para qualquer coisa mais exigente que um jogo de solitário.
A tech é engraçada, já havia qualquer coisa muito semelhante, que até eu testei (este é aperfeicoado) com uma webcam banal, por isso, e até pode nem ser verdadeiro, mas nao vejo como é que sequer pode haver dúvidas sobre veracidade.
A diferença é que este realmente trabalha no escuro (nada de especial aí, infravermelhos já poe camaras a trabalhar no escuro a muito) e a “camara 3D” até pode ter qualquer coisa de especial, mas todas as outras camaras, tanto quanto eu consigo perceber, já detectam os 3 eixos, não é nada de novo.
A sensibilidade de uma camara reduz bastante quando trabalha em modo nocturno com iv’s, por isso para manter a capacidade de resposta em relacao a um ambiente com luz, qualquer coisa deve ter sido feita. Aqui não tenho duvidas que teve que haver melhorias.
O resto é software. Também não vejo uma dificuldade impossivel aí, considerando o que foi apresentado, com o que eu testei. Com dedicação suficiente é possivel programar praticamente qualquer coisa.
O exemplo dado nas corridas sobre travar e acelerar… bem, pode ser implementado de varias maneiras com varios gestos. Ou, a titulo de exemplo, pode nem ter sido implementado de todo, o carro pode ter uma velocidade e/ou uma aceleração linear só mesmo para titulo de exemplo, não vejo probs ai tambem.
Mas concordo que jogos, não são mesmo o melhor exemplo para o material actual existente (então fps’s…)
Quanto ao facto de “estar com os braços no ar” ou semelhante, bem, só tenho uma palavra: wii.
A diferença de jogar numa wii, em termos de movimentos, é pouca ou nenhuma em relação a isto exceptuando que tens um comando na mão para carregar em botoes. E a wii teve sucesso incontestavel.
Depois é preciso ver em que situações isto pode ser usado. Há situações onde isto pode bater aos pontos o rato. Uma apresentação parece-me ideal. Para desktop, parece-me questão de habito.
Para os exemplos, qual é o problema de mexer albuns daquela maneira? se nao estou em erro, a apple já tem um sistema semelhante com touch (no iphone ou nos macbooks/itunes com o touchpad enorme deles talvez? nao me recordo). E ninguem contesta o sucesso da apple ou até a sua utilidade prática.
Espero que continuem a trabalhar nisto. O projecto tem montes de potencial e as aplicações de uma coisa destas evoluida são imensas. Pode ser o substituto da tecnologia touch e não vejo problema em substituir perifericos como um rato, caso isto seja desenvolvido ao ponto de ter a precisao e tempo de resposta de um.
Podemos vir a ver este tipo de cams equipadas de serie em portateis daqui a uns tempos, se o mundo for nesse sentido.
a ideia de isso substituir o rato é como a ideia do rato substituir um teclado…. ja andam a tanto tempo a tentar mudar o modo como fazemos as coisa mas um rato e um teclado ainda é a melhor… claro que se algum software for feito para isto até é capaz de funcionar mas só mesmo nesse SW … mas mesmo que eliminem o lag e aumentem a precisão, é impossivel mapear tantas funcionalidades com gestos como as que são mapeadas com teclas, por alguma razão os comandos da wii têm botões…
Ainda certamente com alguns ajustes por fazer, sem duvida que o futuro vai ser assim!!!
http://www.peliculas.pt.vu
Não percebi a parte do wiimote… não vi nada que não se faça já na wii e com grandes jogos. Aliás, e sem o wiimotion plus.
Bem, se formos ao extremo, há uma linguagem inteira gestual, muito mais abrangente que um simples teclado, não há de ser por falta de gestos.