Google Music for Mac: O serviço da Google numa aplicação Mac
Os muitos serviços que a Google tem disponíveis pretendem substituir o software que temos nos nossos computadores, transferindo a nossa experiência de trabalho dos modelos tradicionais para outros totalmente assentes na Internet e nos browsers.
Mas por muito que nos possamos habituar a essas novas ferramentas e a esses novos métodos de trabalho, muitos sentem a necessidade de ter o software do seu lado e com o controlo que querem, desagregando-os do browser e tornando-os aplicações independentes.
O Google Music for Mac é uma aplicação que implementa este desejo num dos mais recentes serviços da Google, o Music.
Este serviço de alojamento e compra de músicas da Google está disponível de forma quase mundial, mas assenta totalmente no browser e no acesso à Internet, tendo apenas aplicações dedicadas nos dispositivos móveis e em alguns sistemas operativos que os sustentam.
Muitos queriam ter essas aplicações locais nos Desktops e nos computadores portáteis, mas a Google não as desenvolveu, enviado os utilizadores para o browser, e de preferência o seu.
Mas com o Google Music for Mac podem ter agora a experiência de aceder e utilizar o serviço Google Music directamente numa aplicação de Ambiente de Trabalho, sem a dependência do browser.
Tudo o que estão habituados a usar no Google Music, quando acedem via browser, vai estar presente no Google Music for Mac, numa interface a que estão também acostumados a usar e que provavelmente bem conhecem.
Todas as listas de reprodução e as músicas que enviaram para o alojamento da Google vão estar lá, com a vantagem desta interface ser completamente controlável pelo teclado.
Os atalhos estão disponíveis e são lógicos, podendo ser relembrados ou usados através dos menus presentes na aplicação.
O Google Music for Mac aproveita todos os elementos do que podem ter no browser, realojando-os na aplicação e tornando-os acessíveis de forma mais simples.
Mas a integração do Google Music for Mac com o OSX é plena, sendo inclusive usado o sistema de alertas do SO para a apresentação dos nome das músicas quando estas se iniciam.
É possível alterar a imagem do Google Music for Mac em dois modos distintos, de forma a colocá-lo de acordo com os gostos dos utilizadores.
As definições que o Google Music for Mac disponibilizam são mínimas e dizem apenas respeito à forma como a aplicação se comporta. Podem activar ou desactivar as notificações e a apresentação da capa do álbum nessa notificação, e qual a imagem que querem que a aplicação tenha.
Todas as configurações referentes ao Google Music podem ser acedidas dentro da aplicação e essas alterações são mudadas a nível global do serviços.
O Google Music for Mac requer, como seria de esperar, um acesso à Internet para comunicação com os serviços da Google e para reprodução das músicas. Tem ainda como requisito a presença do Adobe Flash Player.
Esta é uma aplicação dedicada e para utilização principal por todos os que usam o serviço de música da Google, mas que pretendem que este esteja independente do browser, com a capacidade de ser controlado com atalho locais.
Tem uma imagem completamente igual ao que a Google oferece no browser, mas com a diferença de ser totalmente independente deste.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OSX 10.8+
Download: Google Music for Mac
Homepage: Google Music for Mac
Este artigo tem mais de um ano
Eu gosto muito dos serviços da Google, mas esta mania que eles têm de fazer tudo para Apple e Apple não fazer nada por eles é que eu não percebo. A Google faz todos os seus serviços para iOS e OS X. Já a Apple é o que se vê… ainda goza com Android. Não sei se sou eu que não percebo nada ou é a Google que neste aspeto é muito burra.
Olha que esta aplicação não é da Google, é de outro autor, completamente independente.
Quanto ao facto de a Google fazer apps para OSX e a Apple não fazer nada para eles é apenas uma questão de necessidade.
A Google tem de “entrar” nos sistemas operativos e por isso vê-se obrigada a desenvolver aplicações.
A Apple por outro lado não precisa de nada disso. Tem o seu SO, o seu SO móvel e tudo o que precisa para se manter independente e isolada.
Mas quando precisa a Apple vai atras e trata do problema. Algo que poucos sabem ou lembram é que, por exemplo, a Apple tem extensões desenvolvidas para Chrome.
Precisou disso para retirar os favoritos do browser da Google e sincronizar com o iCloud e meteu mãos à obra.
(https://pplware.sapo.pt/apple/como-sincronizar-favoritos-do-icloud-com-o-windows/)
Digo e repito, quem precisa corre atras do prejuízo e faz por isso!
O que é que a Apple, de essencial, não faz “para fora”? Pelo menos para Windows?
iTunes? Tens!
QuickTime? Tens!
Bonjour? Tens!
iCloud? Tens!
O que é que não tens?
iMessage e Facetime, não é?
Mas esses serviços precisam de correr em hardware/software Apple, porque estão ligado intimamente ao sistema de criptografia de chave pública do iOS/OSX. Meter isso a funcionar em Windows/Linux iria dar em motivos de crítica e suspeita, e a Apple não quer isso…
Necessitam também de um certificado pessoal, e se fores a sondar o mercado, ninguém te arranja um certificado confiável de borla… ou podem arranjar, mas depois passados X dias, tens de pagar, blá blá blá…
E para Windows existe algum?