Dica: Como usar sites com flash no iPad
Como sabem a tecnologia Flash da Adobe está cada vez mais em desuso. Desde que Steve Jobs a combateu e afastou do iOS que, embora criticado, todos os restantes sistemas operativos seguem essa indicação. Afinal o homem tinha razão, a tecnologia está de facto ultrapassada e a própria Adobe já reconheceu. O HTML 5 veio para ficar e crescer, mas há ainda muitos conteúdos web que recorrem a players fabricados em flash.
Há dias uns colegas que queriam ver no iPad o futebol (provavelmente naqueles sites que os deputados solicitam nas redes sociais), debatiam-se com a crítica que só no iPad é que isso acontecia. Lá está, nada como provar que o iPad é o mais avançado tablet, desde 2010... Deixamos 3 boas soluções para verem sites com objectos Flash no iPad.
Esta decisão da Apple e mais concretamente de Steve Jobs, prendeu-se com a insegurança do Flash, o seu alto consumo de recursos (principalmente a bateria) e a instabilidade que gerava nos smartphones e tablets. Assim, para correr alguns sites com objectos em flash ou para correr jogos web que sejam baseados nesta tecnologia, temos de recorrer a browsers específicos.
Vamos deixar 3 browsers que permitem carregar conteúdos em flash com toda a usabilidade. Uma nota a reter é que estes programas não são sempre e em todos os conteúdos estáveis e velozes.
1 - Photon Browser
Este browser, o Photon Browser é de todas a melhor solução e aquela onde os conteúdos flash correm com melhor performance. Tanto os jogos como os vídeos tiram proveito do facto deste browser ser completo, ter tudo o que esperaria de um navegador, incluindo separadores, navegação em ecrã total, navegação privada, navegação anónima, histórico, favoritos e com capacidade de impressão.
Este browser está também optimizado para correr conteúdos Flash e suportar algumas especificações desta tecnologia, como por exemplo dividir o ecrã e rodar para reprodução do conteúdo de vídeo e a facilidade de rodar para se adaptar a jogos em flash.
2 - Skyfire Browser
Skyfire, produto da Opera, foi durante muito tempo considerado um dos melhores browsers para dispositivos móveis. Adicionalmente este permite correr conteúdos em Flash, como vídeos por exemplo. Traz alguns extras como a integração com redes sociais e outras vantagens derivadas da sua estrutura simples e clara.
Uma das "lacunas" do Skyfire é o não suporte de jogos em Flash. Também não tem uma opção que desligue as opções das redes sociais, o que com algum tempo de utilização começam a aborrecer.
3 - iSwifter Browser
Enquanto a integração do Flash no Skyfire apenas permite ver vídeos o iSwifter foi talhado para jogos em Flash. O browser suporta um largo número de jogos em Flash, incluindo os populares jogos do Facebook. Uma vantagem em relação aos anteriores é que permite 7 dias de total operacionalidade para ser testado, caso goste terá a seguir de comprar a versão completa.
Um dos pontos negativos a apontar ao iSwifter é a obrigatoriedade de registo para se poder usar uma ligação Wi-Fi.
Em resumo...
Aqui ficam 3 soluções para ter o melhor dos dois mundos, sem que o facto da Apple não ter suporte nativo à tecnologia Flash o possa restringir de ver seja o que for no seu iPad.
Este artigo tem mais de um ano
Eu uso o Puffin. Impecável.
Tambem tenho o puffin mas nos últimos tempos tenho a sensação que piorou.. Tudo que é stream em flash não me tem funcionado a 100%. De resto tudo impecavel
E que conteúdos costumas reproduzir?
sporttv 🙂 what else?
Sim, para mim o Puffin é o melhor. Mas uso pouco… Não me faz muita falta o flash.
tb eu.
Não consigo entender como a escolavirtual ainda está feito em flash
Cara eu usava o Puffin mas não consigo mais usar… Ele diz que o flash de grátis expirou … Muito triste isso….
“Lá está, nada como provar que o iPad é o mais avançado tablet, desde 2010…” – A “imparcialidade” dos artigos do Vitor e pplware em geral…
A verdade é essa, olha o iPad Air foi, no evento em Barcelona, considerado o tablet do ano 😉 os tipos que elegeram o iPad devem ser, na tua ‘douta’ opinião, também como eu “imparciais”… só porque pensam diferente de ti.
Já agora é para tornar este comentário útil, o que usas no teu iPad?
Por mais que não vá muito com a marca “apple” sim é o melhor tablet do mercado. Devo dizer que o design do tablet é impecável, falta algo do género no mercado android. Mas acredito que este ano seja o ano em que vai sair um tablet “top” no mercado, usando o robô verde claro 🙂
Impossivel, android nem apps de jeito para tablet tem ao contrario do ipad que tem 300mil apps optimizadas. Android vai desaparecer, como desapareceu o flash! Quem tem dinheiro compra apple, quem nao tem que guarde para comprar apple, o resto nem vale a pena em tablets.
Não sejas assim olha que quer android quer Ios tem apps mal optimizadas, o Ios leva vantagem porque existem 3 ou 4 dispositivos e assim os devs podem se focar aí, logo é normal que muitas das apps sejam bem optimizadas…
Mas agora dizer que não existem apps optimizadas no android? dizer que o android vai desaparecer? Deves viver em outro mundo só pode vasta olhar para o mercado!
Quanto a tablets, espera pela linha Nexus vão surgir novidades para Junho 😉
É provável, mas atenção a este ano aos dispositivos Apple… estão para chegar boas novidades já este mês 😉
Quanto ao mercado Android… já está talhado pela Samsung e Sony. O resto terá sempre a sombra do que estes mostraram agora.
A serio? será o Iphone6? 🙂
É a diferença entre ter varias empresas a trabalhar num OS e só existir uma a trabalhar num.
Agora é que ficou visto a tua posição face aos smarties. Mas ficamos a espera da revolução que um ecrã maior na apple irá trazer 😛
*User symbian com muito orgulho! 😀 (Adoro o lag que um ARM 430MHz proporciona ao kinnetic scroll quando a ram está pelas costuras xD)
😀 quem feio ama bonito lhe parece 😉
Aquele abraço.
A linha Nexus pode vir a surpreender, principalmente existem rumores de um Nexus 8, que se vier ao preço do nexus 7 pode vir a fazer diferença no mercado.
Pode ser, mas “leio isso” desde há 3 anos para cá…
Boas,
Eu gostaria que todos que comentem aqui tenham um pouco de bom senso – qualquer dispositivo informatico deve ser julgado sempre em primeiro lugar pelas suas funcionalidades, avanço tecnologico, segurança, e somente depois pelo aspecto, afinal um disposito (pc, portatil, tablet, smartphone) nao é para ser julgado apenas pelo aspecto ( nao vamos por em cima da lareira a enfeitar a sala…). É para ser usado e de preferencia com fluidez, por isso nunca compraria um dispositivo baseando-me pelo aspecto. (embora acho todos os dispositivos apple muito bonitos e funcionais…) Mas isso é somente a minha opinião.
Sem dúvida e é mesmo por isso que, no conjunto, afirmo categoricamente que tablets para já é o iPad, os restantes ainda estão longe de ser um table estável, com apps optimizadas e dedicadas, com um ecossistemas completo e variado.
Tal como vemos, pro exemplo, no segmento smartphone, onde o iPhone deixou de ser o ícone desse segmento, agora está acompanhado por outros grandes equipamentos que têm alguns argumentos para ombrear e até suplantar os do iPhones. Coisa que é impossível hoje num tablet “não iOS”.
Também concordo contigo que em termos de tablet nenhum bate o iPad, nem em termos de otimização de apps para tablet nada bate o iOs… a não ser a app do Pplware que está mutíssimo melhor em android do que em iOs. Para quando uma app à maneira para o iOs?
😉
É, é o mais avançado, porque ar para ter flash, só que a adobe não fez uma versão decente, a correr bem, a tempo de ser lançado, daí nunca ter flash.
Mas não sei qual é a dificuldade… Alguma vez a concorrência (Windows Phone, android, symbian, blackberry, etc..) correram flash com o mínimo de usabilidade? Não! O flash era um battery hog, que era desisntalado porque a única coisa que fazia bem nos telemóveis da altura era mostrar anúncios e tornar as páginas web insuportavelmente pesadas, e crashar o browser…
Tanto até que a partir do android 4.1, a adobe desistiu a 100% de qualquer ideia de flash…
E ainda bem, isso significa que o html5 e ferramentas para ele, continuaram-se a desenvolver, apesar dos atritos iniciais…
Hoje em dia, temos muito melhor web design, e aplicações no browser muito mais interessantes e interactivas que nos tempos do flash, tens por exemplo, páginas como esta:
http://www.theverge.com/2014/1/21/5307992/inside-the-mind-of-a-fanboy
Que é interactiva em toda a página, e não só num quadrado!
Tens várias ferramentas de authoring, e por exemplo, eu utilizei uma para Mac que só custa $20 e é para HTML5, chama-se tumult hype… Consegues comparar o investimento que um designer tem de fazer para usar o flash, face a uma ferramenta como essa?
Mas o melhor que tudo, é que com o html5, quando o sol nasce, nasce para todos igual, e podes ver o mesmo site num dispositivo qualquer, desde uma consola, a um tablet, a um PC… Igual, independentemente do SO, fabricante, browser, etc… Não precisas da “graça” da adobe para ter acesso completo a toda a Internet!
Sim, tudo muito bonito, tirando o facto que desenvolver/fazer debug/unit tests em/para/sobre html5/javascript e afins é um pesadelo. Ainda mais que a estrutura do js estagnou no tempo. Não me refiro a fazer umas brincadeiras em js para mostrar que html5 é giro, mas quando experimentares um projecto considerável, com muitas subtecnologias e considerações, depois conversamos. E poupem-me as tretas de “esta linguagem é a melhor, e aquela, e a outra”. Isto é básico.
Da para perceber que não percebes nada de JS…
Então não tens ferramentas muito boas para desenvolver JavaScript no Chrome, Firefox, Safari, IE, Opera, etc…?
queres comparar isso com a treta do action script e as ferramentas da adobe?
Queres comparar a modularidade que tens ao usar aceita js e scripts até embebidos na página?
Queres comparar as frameworks que tens para JS, como o jQuery, como o que é que há para AS?
A sério que estás mesmo a comparar uma coisa com a outra?
E sim, já fiz um grande projecto em PHP, SQL, CSS e JavaScript, e aprendi tudo em semanas, e foi bastante fácil fazer management de tudo, e sim, o meu grupo teve nota máxima lol.
Grupo? Académico portanto. E grande projecto? Enfim.
Jovem, aborrece-me a forma como respondes. Deixa a arrogância um pouco de lado e liga a humildade para que se possa conversar como gente grande ou ficas a falar sozinho, como certamente te deverá acontecer imenso.
Treta do actionscript..
Concedo que aos poucos o actionscript está a ficar para trás por considerações “políticas” (obrigado apple), e o js ganha inércia, mas vai ler e aprende alguma coisa para além do know-how fácil.
Estrutura? refereste à pattern usada no teu js? isso cada um usa como for melhor ou preferir não é script related
Sugestão para o próximo artigo: como pôr o iPad a ler disquetes de 5 ¼”
😀
Sim, 😀 também é possível 😉
Tens é de baixar mais uma app 😡
Qual é o mal de “ter de baixar mais uma app”, isto não é o teu android com 256MB, em que 150 já estão ocupados com o SO… há espaço é para isso…
Não, não, compras o iQuete (por €500), que lê iDisquetes (a €100 cada uma), que são melhores que as normais! 😀
PS.: que android com 256MB tens tu?? Vai-se a ver e os MB da apple têm mais capacidade que os da Apple…
Sei lá, tanta gente que se queixa por aí desses primeiros android baratos, que não podem instalar app’s, porque dá erro de espaço, apesar de terem gigas e gigas livres no SD, e porque não sei quê da store que deixa lixo, etc… não sei…
Aqui, concordo inteiramente com o Nelson! Não são só os androids baratos, são quase todos! Tenho alguns equipamentos (4) dois deles topo de gama e dão-me sempre o raio dessa mensagem! Tenho felizmente mais dois tables um W8, nem vale a pena falar, mais uma vez, como gosto do sistema, mas reconheço que é preciso “saber” mexer o no bicho, só depois tudo se torna facílimo, e o I-Pad, e aqui nos tablets, francamente, tenho que dar o braço a torcer não há melhor. Fluido, prático até uma criança o usa sem problemas. Não tenho dúvidas nenhumas, na minha humilde opinião, é o melhor tablet que a que podemos meter as mãos, para mim só tem um defeito não tem entrada SD, para extras e para quando não temos net, se tivesse, era totalmente perfeito, tenho um adaptador mas não é a mesma coisa e essencialmente, lê fotos. O Android, quer no telemóveis, tablet e na pen que tenho para Tv apesar de ser smart, sou doido por tecnologia e comprei também uma dessas, barata por sinal. Mas desculpem-me os defensores do Android mas lá que é muito é irritante andar a apagar apps e o raio do sistema dizer-nos que nunca não tem espaço, quando eu tenho em todos esses equipamento SD de 32 gigas literalmente à moscas e apago sistematicamente apps, cada vez tenho menos disponíveis é frustrante, foi por isso que mandei o meu S2 às urtigas, minha mulher ainda tem um e anda desesperada com o raio da mensagem! Nem aquela app, não me lembro do nome mas quem quiser direi é só espreitar um dos aparelhos, que é excelente por sinal, que limpa a memoria e o sistema etc, nos livra disso! Aqui é ultrapassado mas de longe pelo meu tablet Windows 8.1, onde nada disso acontece e posso fazer eu a gestão do espaço disponível. Mas, como acima disse, para um uso do que é suposto um tablet fazer, ser prático acessível e rápido a dar informação, há o I-Pad e depois, há os outros.
Isso passou-me quando decidi dar um pouco mais de dinheiro, porque a dada altura também comprem um renault e depois queixei-me que ele não passava dos 250km/h 😛
Agora a serio, o problema é esse, marketing (mau para o utilizador que compra “ao engano”), porque verdade seja dita, muitos não sabem o que compram apenas o que lhes é dito na loja ou vem na caixa descrito. Porque se TODOS fossemos formados no assunto a unica coisa que ouvias era “de que estavas a espera quando compraste isso?”. Não é de dificil concepção para ti aquilo que falo. Mas quando passei a usar um android gama media/alta, sinceramente, metade dos problemas ou mesmo quase todos desapareceram. Por isso não podem comparar renaults com ferraris ainda que todos tenham 4 rodas se é que me faço entender
O tio do Nelson que veja isto 😀
Mas digam lá qual é mesmo o melhor?? Todos esses são pagos certo?
Ha uns tempos usei um na página da escola virtual e ele tinha demasiado lag e o próprio touch funcionava muito mal.
Obrigado
Quando se trata de usar num PC o browser Google Chrome, nem é preciso recorrer ao Adobe Flash por não precisar. Mas quanto a Android, é incompreensível que tendo por base o google Chrome, também não tenha o mesmo comportamento.
Por outro lado, o meu table QiLive (vende no Jumbo) vem com dois browsers nativos. O Chrome, não lê conteúdos flash, mas o outro Navegador que vem com ele (nem sei qual o nome nem fabricante) lê bem todo o tipo de conteúdos. E Não é nenhum Ipad.
O Google chrome precisa na mesma do Adobe Flash, só que já vem com ele junto.
Até pode ser que sim, mas no que respeita aos tablets e smartphones Android, isso não acontece.
Sim, só nas versões Windows, linux, Mac e chrome os
Falaste muito bem no que diz respeito ao chrome OS. Mas aí é que me está a fazer uma grande confusão.
Mas afinal o Chrome OS não é da Google?
O Android
não é da Google? O navegador Chrome não é da Google?
Então porque razão não houver ou não há a preocupação em fazer a “fusão” dessas características se a empresa é a mesma?
Ainda o Jobs estava vivo e dizia que o flash estava morto. Afinal ele morreu primeiro que o flash. E agora andam aqui artigos para instalar apps maradas (e pagas???) para poderem ler essa tecnologia “ultrapassada” nos “melhor sistemas do mundo”. O flash mal ou bem ainda está em muitos e muitos sites e comprar sistemas “capados” é uma decisão …. inteligente 😀
Todos os sistemas serão ultrapassados eventualmente. Já agora o próximo iOS podia não ler nenhum plugin e só interpretar HTML6. Não conseguiam ir a site nenhum, mas de certeza que os fãs da maça iam dizer maravilhas e que a culpa era dos sites todos do mundo que ainda não tinha adoptado esta nova tecnologia como manda a Apple
Ora aí está uma opinião de alguém inteligente, para variar, por estes lados! Realmente, fazer dispositivos que não comportam 2 das mais usadas linguagens no mundo da informática (Java e Flash), só mesmo daquelas cabecinhas de maçã podre, que para serem diferentes, inventaram a roda quadrada!!!
Algum destes permite ver o wareztuga ?
Tens app para android, iOS como não sou utilizador não te sei responder, procura pois poderá existir
Só com uns extra…
Tem se falado muito aqui e em varias outras discussões e há já uns ANOS, que o flash morreu e que a adobe desistiu e bla bla bla. Pergunta: porque raio continua a ser usado aos “pontapés” em sites de streaming?
No contexto no artigo, por exemplo, chateia-me bastante o facto de não conseguir ver firstrowsports no ipad…
gostaria de saber se para correr apps empresariais a aplicação sugerida ainda é válida, isto quando a mesma custa €5