SME Server – O seu servidor Linux em apenas 20 minutos
Como sabemos, a grande maioria das distribuições Linux têm as características ideais para funcionarem como servidor. Todos nós sabemos que as distribuições Linux são extremamente potentes e flexíveis, e que a maioria dos servidores, espalhados pelo mundo, usam Linux para implementar os mais diversos serviços (ex. WWW, DNS, FTP, SSH, entre outros).
Hoje apresentamos o SME Server, um distribuição Linux para quem quiser transformar a sua máquina num autêntico servidor.
O SME Server (conhecida também como e-smith at the time) é uma distribuição Linux, criada por Joseph e Kim Morrison, em 1999, que oferece flexibilidade, segurança, simplicidade de configuração para quem necessita de ter um servidor altamente disponível. Excepcionalmente fiável, o SME Server pode ser instalado e configurado em apenas 20 minutos. De referir que foi em Abril de 1999 que os responsáveis pela distribuição incluíram os serviços flagship da empresa, o e-smith server e gateway, na primeira versão da distribuição.
Principais características
- Simples de Administrar
- O SME oferece uma interface Web que permite gerir todos os serviços da máquina
- Partilha de ficheiros e serviço de impressão
- Com o SME Server pode partilhar facilmente ficheiros através dos mais diversos protocolos, como por exemplo, FTP. Além disso, pode também funcionar como um serviço de impressão, podendo partilhar uma ou várias impressoras na rede
- Servidor de e-mail
- O SME pode também funcionar como servidor de e-mail, oferecendo suporte para os protocolos mais populares (IMAP, POP3 e SMTP). O serviço tem também suporte para SSL e na área do SPAM/Vírus temos disponível o ClamAV Antivirus e SpamAssassin
- Firewall
- Como qualquer distribuição Linux, o SME Server oferece uma solução de firewall muito flexível e potente
- Mais há mais…
- Acesso remoto
- Web Hosting
- Sistema de Backups
- Updates
- Suporte para extensões, como por exemplo Asterisk VOIP PBX, HylaFax , DansGuardian para filtro de conteudos, Joomla CMS, Jinzorra jukebox, Mediawiki, etc.
O SME Server é baseado no CentOS, considerada uma das melhores distribuições para servidores. Nos próximos tempos ensinaremos como podem instalar esta distribuição e como configurar a mesma. Estejam atentos.
Licença: GPL Download: smeserver-8.0-i386.iso (653MB, MD5)
Este artigo tem mais de um ano
Bom dia.
O que é que o sms tem a haver com a caixa magica.
Não se consegue recolher o SMS Server.
Um bom tutorial
Obrigado
SME
Desculpem
Boas Vitor,
Já coloquei uns mirrors alternativos. Experimenta agora.
Abraço
PP
Bom artigo, Pplware!
Uma questão para quem não percebe de linux.
Tenho um servidor windows server 2003 com um 2TB num raid5 por software.
Se eu quiser este servidor, tenho de me preocupar de alguma maneira na preparação dos discos para serem aceites, ou basta ligá-los para o servidor reconhecer que está presente um RAID e aceitar sem problemas?
Arrisco-me a perder os discos se eu simplesmente os ligar depois do servidor ficar concluído?
Obrigado.
Ola Redin, deixa-me perguntar se no windows não tiveste que indicar que configurar de alguma forma o raid? No linux é igual, por pouco ou muito que seja requer alguma configuração inicial.
Sim, tive. Mas agora que o raid por software está criado, não preciso de voltar a fazer o mesmo quando tenho de formatar o servidor.
Depois de voltar a reinstalar o server2003, basta-me voltar a ligar os discos, que o próprio server reconhece novamente o raid criado, fica disponível e somente terei de refazer as partilhas.
O meu medo é tentar fazer isto no linux e por alguma razão ele destruir-me o array e os dados
No Linux é igual?
Links nao funcionaveis! pensava que iria ser um tutorial mas so falaram do produto! estou a tentar fazer um servidor Linux e queria saber qual ‘e a melhor opcao!
Boas Dumitru
Já coloquei novos links. Relativamente à instalação e configuração do sistema, já estamos a tratar disso para um próximo artigo.
Abraço
Boas Pedro! isto seria nice! Estou a anciosamente a espera entao!
Uma solução simples e prática.
Bom artigo!
Parece-me bem, desconhecia, mas já está a fazer download 🙂
Boa Pedro!
no aguardo do poste de intalaçao e configuração
abraços, e obrigado!
Aguardando tutorial para configuração!
Já estou a testar 🙂 Bom artigo
Boa tarde.
Infelizmente já começou a ser rotina ver artigos começados e depois não são continuados… Desde o dia 2 de Março que espero por um tutorial de instalação e… Nada!
Com o raspberry Pi foi a mesma coisa, o tutorial de VPN ficou na parte I com promessa de sair as restantes e… Nada! Começo a ficar “desiludido” e triste com o pplware…
Vitor e Cia, não deixem as coisas morrer na praia… 😀
Cumprimentos
Boas.
Para quando o tutorial parte II?
Podem-me fornecer uma alternativa?
Cumprimentos.
Boas conhecem alguma distro que faça Distributed file system, de forma a que faça a sincronização em duas ou mais localizações, e que possam continuar em funcionamento mesmo que percam temporáriamente a ligação entre si. Obrigado