Extension Defender: Mais um reforço de segurança no Chrome
Tal como anunciamos recentemente, os últimos dias não têm sido nada favoráveis para a segurança do Chrome. O browse da Google tem estado a ser constantemente alvo de problemas, muitos deles associados às suas extensões.
Depois de termos apresentado o Shield For Chrome, uma solução para detectarem extensões maliciosas, trazemos hoje mais uma, o Extension Defender, que vos vai ajudar no momento de descobrir extensões que adulteram os conteúdos das páginas onde navegamos.
O problema que foi descoberto com estas extensões, mostra que estas eram completamente confiáveis até ao momento em que mudaram de dono e foram actualizadas com código malicioso.
Este código altera os conteúdos das páginas que estão a ser visitadas, mudando os anúncios apresentados e alterando também os links presentes.
Como as actualizações destas extensões são feitas de forma automática e sem alertar os utilizadores, estes ficam sem a noção de que estas foram actualizadas.
É por isso necessário que os utilizadores tenham acesso a essa lista de extensões e que as possam remover rapidamente.
Para essa função podemos agora contar também com o Extension Defender, que vai olhar para as extensões que têm instaladas no vosso Chrome e identificar as que estão identificadas como sendo maliciosas.
O Extension Defender percorre a lista completa das extensões que têm no vosso Chrome, quer estejam activas ou não e mostra-vos as que estão marcadas e identificadas como sendo capazes de injectar e alterar o código das páginas que visitam.
Depois de percorrer essa lista de extensões, o Extension Defender mostra aos utilizadores a lista de extensões potencialmente perigosas e que podem alterar conteúdos.
É dada a possibilidade das extensões serem removidas de imediato e também que acedam às suas páginas na Chrome Web Store.
Apesar de requerer um conjunto elevado de permissões, o Extension Defender consegue detectar as extensões que estão já identificadas como sendo maliciosas.
É uma preciosa ajuda nesta altura que a desconfiança nas extensões está muito presente. Conseguem facilmente identificar as que no vosso sistema estão comprometidas e que devem ser removidas.
Homepage: Extension Defender
Este artigo tem mais de um ano
Assim só temos de nos preocupar com a google =)
Se queres continuar a usar o browser, mas não queres nada da Google, instala o Chromium
http://www.chromium.org/Home
😉
Tendo em consideração esta temática das extensões, gostava de questionar se este problema é exclusivo do Chrome ou se o mesmo pode ocorrer no Firefox, nos mesmos moldes referidos no artigo.
Cumprimentos.
Browers que são botnets a quererem estar preocupados com segurança? Lol…só se for a deles. Já a dos utilizadores…
Espetáculo! Agora precisamos também de um anti-virus para o browser! 😀
Ai precisamos? ok, se o mestre diz…
O meu brawser é chromium e, não tenho problemas nenhum, pois, uso o pclinuxos, espetacular disttro !!
Não interessa, podes na mesma instalar uma extensão maliciosa.
…pois, mas isto não deveria ser responsabilidade da google store em retirar estas extensões…
Concordo plenamente, era só o que tava faltando mesmo, já não vai ser bloqueada extensões externas no chrome para que só extensões analisada pelo google podem ser publicadas, agora essa palhaçada, ainda bem que tenho 5 anos de experiência com javascript então eu sei o que exatamente o que cada linha de código da extensão faz, e uso praticamente só extensões desenvolvidas por mim.
Quando comecei a usar o chrome foi proque andava farto das extensões e funcionalidade do Firefox e pelo consumo de memória mas o chrome que conheci já não existe. Usa memória RAM que se farta e cada vez tem mais extensões de origem duvidosa.
Surf Safari 😛
Quando comecei a usar o chrome foi porque andava farto das extensões e funcionalidade do Firefox e pelo consumo de memória mas o chrome que conheci já não existe. Usa memória RAM que se farta e cada vez tem mais extensões de origem duvidosa.