Sony está mesmo a preparar um telefone com Windows Phone
O Windows Phone tem estado a dar passos firmes e largos para se tornar um dos sistemas operativos mais usados. Tem de lutar contra o iPhone e todos os equipamentos Android para se tornar a preferência dos utilizadores e isso tem estado a acontecer.
Se até agora era a Nokia a única marca de referência a lutar contra a concorrência, isso pode mudar com a chegada da Sony e com a apresentação de equipamentos da marca nipónica com este SO.
São cada vez mais forte os rumores que dão conta dos novos smartphones Sony com Windows Phone. Segundo o site TechRadar, a empresa nipónica pode avançar assim com uma alternativa à sua actual oferta com Android. A informação foi adiantada por Pierre Perron, chefe da Sony Mobile para a Europa, e dão conta da vontade da empresa em experimentar novas possibilidades e de deixar de ser um fabricante associado a apenas uma solução e um sistema operativo.
We don't want to be a single OS manufacturer, I don't think it's a viable position in the long term.
We enjoy very much a good collaboration with Google, we've been working with them for a long time and have a level of maturity with that discussion, that's good. But at the same time, Google has a relationship with direct competitors.
Para já ainda só existe a certeza de que a Sony estará a estudar o Windows Phone como uma alternativa, não havendo datas nem planos para o (eventual) lançamento deste equipamento.
O domínio da Nokia neste nicho de mercado, associado ao Windows Phone, tornam-no muito interessante e com muitas potencialidades de vendas.
Ao estar associado apenas ao Android, torna a Sony apenas como mais uma empresa a disponibilizar smartphones, não a destacando como fabricante de equipamentos com características únicas.
Mas não será apenas a Sony a preparar-se para percorrer este caminho de volta ao Windows Phone. Outras marcas como a ZTE e até a Huawei podem criar ou reforçar a sua oferta.
A verdade é que este interesse pode vir depois dos rumores da disponibilização por parte da Microsoft do Windows Phone de forma gratuita e sem custos para as marcas que criarem equipamentos baseados no seu SO.
Ao tomar esta posição a Microsoft vai conseguir atrair novas marcas e fazer com que as marcas passem a olhar para o Windows Phone de forma mais atractiva e como uma opção mais viável e interessante.
A verdade é que a chegada da Sony ao Windows Phone irá dar-lhe um novo interesse, quer aos utilizadores quer às marcas, o que levará a expandir-se ainda mais no mercado.
Este artigo tem mais de um ano
Está a pegar o Windows Phone.
Mais um prego no caixão…
Só se for no teu!
Desde o início do aparecimento do WP que o pessoal vaticina a sua morte, mas o que é certo é que o sistema tem crescido e vai continuar a crescer, independentemente de algumas dores de cotovelo.
Desde que não volte a acontecer o que aconteceu do wp7 para o 8….se eles continuam a repetir isso é mto truste
Comentário mais inteligente…
Então se uma empresa mais vai apoiar o Windows Phone, claro que isso significa um prego no caixão do Windows Phone…
Haja paciência para gajos inteligentes como tu…
Desculpa mas não entendi o teu raciocínio…
Se há mais empresas a apoiar o WP, como é que isso é uma coisa má?!
Eu não disse que era uma coisa má! Duh
É um prego no caixão de outra(s) marcas 😉
De quem!?
Do sistema operativo mais irrelevante dos próximos 18 a 54 meses…
O BlackBerry?
Android
Isso é tudo dor de cotovelo ou é mesmo estupidez? Costumo ler os teus comentários e hoje não estás propriamente inspirado. Até gosto da forma como escreves e defendes a Apple, mas hoje… esquece lá isso pá 😉
Dor de cotovelo de quê afinal?
lOl Deves ser de outro planeta so pode ehehh
Numa altura que todos os fabricantes principais android andam a apalpar terreno em plataformas concorrentes…
ahha ya
finalmente .. ja nao era sem tempo
sony ou nao, o meu próximo será Windows phone!
Uzo á serca de 1 mês e estou rendido 😛
Desempanho e eficaz 😛 Love mesmo , nem penço mais em Androids …
xiii o português já foi!!!!
Já tive os 3 sistemas (android, ios e w8) e de momento ainda me rendo ao Android. O Lumia (925 que tinha) nas fotos poem de lado qualquer telefone.
Não gostei do teclado da windows phone … uso swiftkey no android e a mais umas coisinhas. Estão contudo a caminhar no sentido correcto!
O teclado Swiftkey é a única coisa que sinto falta no WP. De resto estou muito satisfeito e não penso voltar ao Android tão cedo!
Se não fores emigrante ou estrangeiro não há grande desculpa para tanto erro ortográfico!
E mesmo essas pessoas têm os correctores ortográficos em tempo real nos browsers!
Apesar de já ter dificuldades em escrever corretamente o português procuro ter para meu bem e dos outros o apoio do corretor.Mas se fosse só o de cima, no ultimo ano tenho lido palavras e formas de escrita do Pplware que nunca tinha imaginado, pelos vistos daqui a pouco vai-se ter que tirar um curso intensivo de brazules para entender algumas palavras que não fazem sentido como essa do Love e do amo e do tablet gostoso.
Não havia necessidadezzzzzzz.
A língua portuguesa já é suficientemente complexa, não vamos criar mais palavras e dialectos!
Valha-me Deuszzzzzzz
Qualquer diazzzz, envias uma mensagem à tua namorada (SMS) a convidares para te encontrares debaixo de um souto, e ela percebe que é para acabares e para andar com outro! Não havia necessidadezzzzzz
Nota: Tirando os zzzzz, espero que entendas a dica 🙂
Pelos vistos o WP ainda nao tem auto-correct…
Claro que tem e um pouco mais à frente: deduz o que vais escrever. No mesmo teclado podes comutar de língua
Claro! Foi copiado do iPhone, que já fazia isso desde 2007…
As correcções ortográficas não são novidade de 2007… Não vejas as coisas dessa forma. Também gosto da Apple mas não podes insistir que tudo o resto são cópias, o que não é de todo verdade.
Pois é tudo copiado do iPhone… Até o iPhone 5C foi copiado do L620… Ai espera o L620 foi apresentado primeiro.
Sim, não foi da Apple, não estou a dizer que foi a Apple que inventou!
@Sérgio… bela tentativa…
http://u.mo/1frLrzS
Não sei o que tem essenovo link que não consigo abrir dá erro.
No entanto e respondendo à tuapimeira imagem, se visses para além da maçã vias que o L800 seguiu um design que já vinha de modelos anteriores p.e. N8 que se não saiu antes foi na mesma altura que o nano.
Apple tem muita coisa boa, tenho produtos deles e sei disso, mas nãoforam os inventeres de tudo, nem tudo gira à volta deles.
http://j.mp/1frLrzS
Enganei-me
@Nelson
Ya, convenceste-me…
Podias ter arranjado algo melhor que isso, é que nem a pela cor…
PS: Bem me parecia que te tinhas enganado, ah desculpa, tens é andado enganado assim é que é…
Para já continuarei “fiel” ao android!
Olha que são os que se dizem fieis que mais traem.
Experimentem o Nokia 625 (4G) e depois vão ver que a velha Nokia, mesmo apoiada na Microsoft, ainda está para as curvas…
Tens um? Que tal é o bicho?
Eu tenho um 625 e estou muito contente com ele. Para mim não há melhor que WP.
Na minha opinião este artigo algo que induz um pouco em erro: WP8 também existe nos HTC e Samsung, embora é mais do que reconhecido que a Nokia tem apostado muito mais. Entrar a Sony, Huawei e outros fa
Entrar a Huawei não, a Huawei já tem um equipamento WP8. Novidade será a Sony e a ZTE no WP8, pois na altura do WP7 também já tiveram equipamentos (ainda era Sony Ericsson).
Vamos é ver em relação às aplicações como vão ficar as da serie Nokia que são muito importantes no WP8, por ex i here drive+ para nokias é grátis mas para as outras marcas já é preciso comprar e não é barata.
Nokia Cinemagraph
O que tem?
É só a melhor app da Nokia, e talvez do Windows Phone…
Existe o Here Drive com o mapa de um país apenas que é gratuito em qualquer Windows Phone.
Isso vai-se manter exclusivo da Nokia, digo eu.
off
http://www.nokiapoweruser.com/2014/01/13/nokia-normany-pops-up-again-in-china-shows-the-homescreen/
fake? hmm?
Tenho um lumia, e é MT bom mm. Sem lag como acontecia no meu Samsung..
Se virmos essa notícia isoladamente não parece muito relevante, mas se associarmos isso ao lançamento do serviço Playstation Now, que permite aos utilizadores jogarem jogos das PS1, PS2 e PS3 em diversas plataformas podemos especular que à Sony interessa mais que as pessoas utilizem serviços e equipamentos Sony na maior quantidade de plataformas possível. É uma estratégia diferente da concorrente Microsoft, que possui plataformas de PC, telemóveis, tablets e videojogos próprias, mas pode ser igualmente válida.
Que ninguém se engane, os jogos são o grande motor da indústria informática actual, e a grande pergunta hoje é saber quem irá oferecer primeiro a possibilidade de jogos multi-plataforma, se a Sony ou a Microsoft. Mas não podemos esquecer a Apple e suas novas APIs de comandos para iOS e sua integração à Apple Tv e aos desktops através do Air Server ou mesmo a Google com as consolas no estilo da Ouya.
Há-de ser “engraçado” jogar Xbox no telemóvel Sony.
Não vamos longe, Bastion para XBox tem una versão excelente para iOS (não sei se tem para Android também). Não seria nada estranho ver inicialmente um “Journey” e depois quem sabe até um “The Last of Us” em um tablet, com suporte para Dual Shock 3, como determina o PlayStation Now.
Qual é o problema? O tamanho do ecrã? Isso resolve-se bem, seja com phablets/tablets ou mesmo com a ligação a um ecrã externo. Os comandos? É uma coisa a ser pensada, mas se os telemóveis se ligarem via wifi ou bluetooth aos comandos da Xbox ou PS ou mesmo outros…
Era só por uma questão de marcas. Jogar Xbox num aparelho da Sony…
Ou PlayStation em um aparelho Windows Phone! 🙂
Duvido que o Playsation Now seja um sucesso.
É que há o problema da latência.
Se num jogo multiplayer isso já é chato, o que será se todo o jogo sofrer disso.
Aliás, é por isso que, apesar de toda a gente saber que a Microsoft também está a planear um serviço semelhante, para já fica-se pelo Xbox Glass e pela sincronização — poder começar um jogo no Windows Phone e continuá-lo no PC ou no tablet sem ser preciso fazer nada.
Creio que há uns requisitos mínimos de net e de hardware bem “puxados” para o PS Now. Não creio que um Xperia J com 3G do nível que temos cá na província permita acesso. Creio que é coisa para Xperia Z com no mínimo 1 MBps (vejam que eu disse Mega Byte e não Mega Bits). Já o comando será mesmo o Dual Shock 3. Já há inclusive rumores que a Apple está a preparar compatibilidade do iOS com os ditos.
Sou um profissional da área das tecnologias de informação e já passei por vários sistemas, quer como utilizador, quer como desenvolvedor. Atualmente adquiri um Samsung Ativ S (GT-I8750) por motivos pessoais, porque meu Galaxy S3 quebrou o ecra LCD e um centro de reparações autorizado da Samsung obriga-me a mudar a placa-mãe, pois tenho um custom firmware instalado e eles recusam a mudar apenas o ecrã. Eles querem que eu gaste quase o valor de compra do aparelho. É de loucos! Enfim… mandei vir o ecrã de fora e vou eu mesmo mudar. Enquanto aguardo o ecrã, decidi aventurar-me no mundo do Windows Phone porque o Ativ S é similar ao Galaxy S3 no design, no ecrã e na câmera e encontrei um novo por menos de 200 Eur. Relativante ao sistema operativo, é bastante pratico e faz o essencial. No entanto quem vem do mundo Android poderá sentir falta dos seguintes pormenores:
– Led de Notificação. No meu Ativ S apenas mostra quando está em carga. Estava habituado no meu Galaxy S3 olhar para o led para ver se tinha chamadas pedidas, sms ou emails. No Ativ S estou constantemente a ligá-lo para ver se existe novidades.
– Personalização dos sons: No Android é possível definir varios níveis de sons, como por exemplo, ter o som da musica baixo e as notificações mais altas. E tinha uma aplicação que me fazia a gestão automática, conforme os períodos do dia. No WP não é possível.
– Botões interruptores de Controlo: No Android há imensas formas de controlar as ligações Wifi, bluetooth, data, etc. Podemos com um toque ligar/desligar através de um widget ou até mesmo da barra de notificações. No WP não é possivel. Temos sempre que entrar no menu de configurações para ligar/desligar, o que obriga fazer alguns passos.
– Tirar fotos enquanto filmamos não é possível no meu Ativ S, quer na aplicação nativa, quer nas diversas aplicações que experimentei. Tentei pesquisar para ver se é uma limitação do hardware ou do WP. Acabei por não chegar a nenhuma conclusão.
– Sistema de notificações: No WP existem notificações, em toast e barra, porém é muito limitado, pois não dá para interagir, assim como fazemos no Android.
– Sistema de ficheiros: Ao contrário do Android em que nós podemos navegar em todo o sistema de ficheiros, no WP nós trabalhamos numa espécie de sandbox onde não conseguimos aceder os ficheiros de sistema. Só podemos navegar nos pastas de imagens, videos e pouco mais. Nada bom para um utilizador mais avançado. Penso se conseguir fazer o interop unlock (algo semelhante ao jailbreak / root) já deve dar para ir a mais a fundo, no entanto ainda não vou arriscar em faze-lo.
-Loja: Com o Android, quando adquiro um programa/jogo, posso instalar no meu telefone, tablet, minipc android, etc. No universo Microsoft, a loja do WP é diferente da loja do Windows, o que me obriga a comprar 2 vezes a mesma aplicação/jogo se quiser ter no em ambos os dispositivos.
O ideal para mim deveria haver uma loja universal, independente do sistema operativo. Por exemplo: se comprar o jogo Asphalt, este deveria estar disponível em todos os meus dispositivos Windows, android e ios.
Apesar destas limitações descritas, senti-me bastante agradado pela estabilidade e fluidez do telefone. Não consigo dizer se esta perfomance advém do excelente hardware ou do sistema operativo. Uma coisa é certa, fiquei bastante mais agradado com esta nova experiência, do que quando experimentei o android pela primeira vez (na altura o android 1.6 donut).
Outra situação que estava receoso é ver como o WP havia de lidar com a minha conta Google e todo o ecossistema associado. Fiquei positivamente surpreendido pela forma como o WP concilia os contatos provenientes de várias contas e o sistema de email também foi fácil integrar. Apenas tive que criar uma senha de aplicação, pois utilizo o sistema de validação de 2 passos no google e não é compatível com o WP. No entanto passei a utilizar o Skydrive e o Onenote para uma melhor intergração, pois o Google Keep e Google Photos não funciona tão bem.
Penso que a Microsoft está no bom caminho, pois consegue satisfazer os utilizadores “normais”. Mas enquanto um IT Pro, vou retornar ao Android quando tiver o meu Galaxy S3 e vou entregar o Ativ S a minha mulher.
“Personalização dos sons: No Android é possível definir varios níveis de sons, como por exemplo, ter o som da musica baixo e as notificações mais altas. E tinha uma aplicação que me fazia a gestão automática, conforme os períodos do dia. No WP não é possível.”
A sério que ainda continuam com isso?
No Windows Phone 8.1 vai complementar algumas lacunas indicadas no teu comentário. Quanto às configurações wifi/dados, podes perfeitamente colocar tiles directamente para ligar ou desligar, até existem apps para o efeito.
Já testei várias apps com tiles e de momento estou com tile da Insider com os diversos switches mas não é direto. Não dá para fazer on/off com um único toque. Entra-se no menu da função desejada e só depois é que posso desligar. Não é que cause problemas, mas se quiser desligar o wifi, dados e bluetooth, tenho que ir a 3 menus distintos e tocar pelo menos 6 vezes. É que faço isso varias vezes ao dia e cansa um pouco. Tenho WP8 com GDR2 e julgo que não é possível mesmo.
No android consigo ligar e desligar os 3 serviços com um único toque num widget.
Tenho um Huawei com Android por isso a minha opinião é um pouco limitada quanto a um Windows Phone, mas, penso que mais de metade das faltas que dizes sentir, vais continuar a sentir durante longos anos se não mesmo para todo o sempre, digo isto porque estamos a falar de um dos SO’s mais fechados que existe na actualidade, penso que nem mesmo com “algo semelhante ao jailbreak / root” isso vai lá…
Isto era para ser uma “resposta” ao Fernando Pereira.
É a Microsoft não sabe programar?
Acho que o problema número um do Windows Phone é o management da Microsoft, se calhar! como está pegado á divisão da Xbox, fica prejudicado em alguma coisa…
WTF…Onde é que eu escrevi que a M$ não sabe programar?
O que é que SO “fechado” tem a ver com o não saber programar?
Enfim…Adeus.
Até parece que a Microsoft não sabe pegar no seu só fechado, e implementar-lhe o que é preciso…
“SO fechado blá blá blá”… O android também é um SO que é aberto na teoria, fechado na prática, e não te queixas…
É tão fechado, tão fechado que tanto a Amazon como a Nokia coo a Samsung (entre outros) teem o seu fork de Android.
A única coisa que a Google exige certificação é na utilização da play Store (algo que até a cyanogen conseguiu)
Nelson sempre na sua demanda pela desinformação… Learn your facts.
Informe-se: http://arstechnica.com/gadgets/2013/10/googles-iron-grip-on-android-controlling-open-source-by-any-means-necessary/
Eu estou bem informado, muito obrigado. Se le-se o artigo que gentilmente me forneceu, pereceberia que se refere ao closed source e licenciamento das Google Apps (Google Mail, Google Now, etc).
O OS Android é open source e disponivel a todos.
Volto a repetir: A Amazon no seu FireOS que nao é mais um fork do Android.
http://en.wikipedia.org/wiki/Fire_OS
E como o FireOS existem varios. Por favor ler a parte de licencing:
http://en.wikipedia.org/wiki/Android_(operating_system)
Volto a repetir. Google Apps nao é Android. A Google está no direito dela no que toca a lincenciamento e autorizaçao das suas Google Apps, principalmente a Play Store. Mas isso nao tem nada a ver com o sistema ser aberto ou fechado.
O mais fechado é o da Apple e 90% das queixas dele vao ser corrigidas na nova versão 8.1
O da Apple tem kernel open source. Como é que é mais fechado que o da MS?
Também já há rumores de Samsung com W8. Pelos vistos a Samsung acordou ou aproveitou a oferta do SO Microsoft e assim fabricar um handset com so Windows 8.
http://www.phonearena.com/news/Samsungs-first-1080p-Windows-Phone-8-handset-could-be-the-SM-W750V_id51406
Mas a Samsung já tem desde 2012, o Ativ S por exemplo, este será o primeiro com ecrã fullHD.
http://www.gsmarena.com/samsung_ativ_s_i8750-4960.php
Bom uma coisa é Windows 8, outra é Windows Phone 8. Windows 8 já tem a Samsung uma série de portáteis e tablets, logo não é novidade nenhuma.
O link refere-se ao WP8, o que também não é novidade nenhuma. A Samsung apesar de não ser a principal aposta, já há alguns anos que tem equipamentos com o SO da MS. Teve WM, WP7 e WP8 (um único equipamento), por isso isto não é novidade é apenas uma continuação. Novidade seria terem uma série de equipamentos com WP8, assim como fazem com android.
O meu L820 também já foi atualizado via OTA à 1 ou 2 dias..
Mas nem tudo funciona bem, por ex, deixou de ser possível fazer comentários na aplicação Pplware..