Launcher: Acesso rápido a aplicações e funções dedicadas no OSX
O acesso rápido às aplicações que usamos no dia-a-dia facilita-nos o trabalho e as tarefas que temos de realizar. Melhoramos a produtividade e conseguimos ser mais eficientes.
Há várias aplicações que podem ser usadas para facilitar esse acesso às aplicações e o Launcher vem, para o OS X, ajudar-nos nessa função e noutras mais complexas.
O Launcher é na sua essência uma aplicação para lançar-mos aplicações, acedendo-lhes de forma rápida e sem termos de estar a navegar no sistema.
Pode ser invocado com uma simples combinação de teclas e usa-se escrevendo o nome da aplicação pretendida. À medida que vamos escrevendo o nome da aplicação pretendida, o Launcher vai mostrando todas as possibilidades existentes e podemos a qualquer altura escolher a que queremos.
Para além de lançar a aplicação, podemos ainda copiar o caminho para a aplicação ou abrir o finder na sua localização.
Quando terminamos de escrever uma palavra, o Launcher permite que vejam a sua definição na sua interface, usando o dicionário do próprio OS X.
Mas o Launcher é um pouco mais e permite que acedam a outras funções, todas elas parametrizáveis e configuráveis com grande detalhe.
Essas funções adicionais são a pesquisa em determinados motores de busca, a execução de comandos, o abrir de páginas web, o abrir de uma aplicação directamente ou abrir um ficheiro ou pasta.
De início o Launcher tem já definidas algumas dessas funções, chamadas com um texto específico e configurável, mas podemos a qualquer altura adicionar novos, ajustados ao que pretendemos.
Para adicionarem um novo comando apenas necessitam de escolher o tipo pretendido e, qual a forma de ser executado e o atalho a ser usado no Launcher.
De imediato este ficará pronto a ser usado, o que facilita de maneira elevada a utilização do Launcher.
As definições do Launcher estão também acessíveis nesta zona. Pode configurar aí a presença do ícone do Launcher na barra de menus e na doca, o início no arranque do OS X, a reindexação automática e a activação do módulo de gestão de ficheiros.
O Launcher consegue substituir algumas funções que temos acesso via Spotlight, adicionando-lhe algumas funções importantes e muito úteis.
Podemos a qualquer altura chamá-lo com a sequência de teclas definida e bastará escrever o nome da aplicação pretendida para lhe acederemos ou executarmos algumas funcionalidades.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: OS X 10.6.6+
Download: Launcher 2.0 [2.3MB]
Homepage: Launcher
Este artigo tem mais de um ano
Esta parece-me ser interessante, mas eu já não troco o Alfred por nada.
Mehhh, cmd+espaço
Isso é o Spotlight, que serve apenas para iniciar aplicações e fazer contas simples. Agora o Alfred é muito mais que isso. É um componente muito importante à produtividade em algumas áreas.