PplWare Mobile

A Revolução Portuguesa de 25 de Abril

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. JOSÉ GASPAR says:

    É TÃO BOM PODER COMENTAR SEM TER MEDO!!!! COMO DIZIA A CANÇÃO ( COMO ELA SOMOS LIVRES DE…. TUDO) FOI-SE O REGIME, A PIDE, ULTRAMAR, A GUERRA E MAIS TUDO O RESTO. E NO FIM DE CONTAS PORTUGAL PERMANECE!! SÓ MOSTRA QUE NÃO PRECISAVA-MOS DAQUELA M…. PARA NADA. VIVA A LIBERDADE!!!

  2. Rui says:

    Depois de ler “1984” de George Orwell da para ter uma ideia mas acho que a realidade tera sido ainda pior…Um mt obrigado a tdos que contribuíram para a revolução…

  3. Flip says:

    Viva o 25 Abril!!! Viva a liberdade!

  4. gustavo says:

    este site e de portugal !?

  5. Antonio Cunha says:

    …a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, …, as prisões … cheias, …., os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural apertadamente vigiada. Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção.

  6. Mario says:

    Eu confesso que atravessar a minha adolescencia sem macdonnalds e coca cola ia ser complicado.

    Os jovens da minha geração podem não dar muita importancia á revolução dizer algo do genero “foi bom mas já passou” mas sabemos a sua importancia e pelo menos, os menos alienados, sabem dar-lhe o devido valor.

  7. Fluvial says:

    A festa dos 3 efes, um rebuçado, um pedido, bolsos vazios, negação, choro, palmadas, quarto escuro. ABRIL. A festa desta vez tem 4 efes, pão, os mesmos bolsos mais vazios, a mesma negação, o mesmo choro. O que mudou? A criança chora livremente, sem palmadas, sem castigo, sem quarto escuro. Mas o 4 efe chama-se FOME! Este dia não é para comemorar. Este dia é para reflectir!

  8. Carlos Correia says:

    25 de Abril sempre!!…

  9. dajosova says:

    25 de Abril… a liberdade é uma das coisas mais importantes que o ser humano pode ter MAS… quase nunca ouço ninguém comentar sobre o lado negro do 25 de Abril… Mesmo negro por sinal… pois esquecem-se do que fizeram em África, nomeadamente em Angola, onde muitas das nossas famílias ficaram totalmente desapoiadas, tiveram de fugir porque Nós, os portugueses daquela altura já não pensávamos no futuro! Os negros até gostavam de nós… agora devem gostar do José Eduardo dos Santos ou até dos amercianos e chineses que estão a invadir África!!!!
    E o herói Mário Soares?? Malta mais nova: esse senhor espezinhou a bandeira de Portugal em Angola… cambada de revolucionários que só pensam nos interesses pessoais. SIM! É só hipocrisia; pois como acham que a Fundação desse senhor foi construída? Com o dinheiro de quem??? Abram a pestana… porque agora estamos atolados na bosta derivado às magníficas decisões revolucionárias dos nossos líderes. Falta de conhecimento/educação das gerações mais novas. Abrem a boca e falam muito de cor… Talvez até eu!! Orgulho-me de ser português mas envergonho-me das portuguesices que se tem feito!!! Podíamos ser grandes… mas preferimos os subsídios!!! Que bom! Desenmerdem-se agora!
    P.S.: Continuem a falar dos Mac’s e das Coca’s que os vossos filhos vos agradecerão…

  10. Qwerty says:

    @Fluvial: Tu deves ser pouco monga deves!! Fome?!?! Mas tu queres comparar como se vivia antes do 25 de Abril e agora?! Quando antigamente tinhas de partilhar uma sardinha, um carapau com mais 3 ou 4 agregados familiares, quando comer 1 bife era um luxo!… Queres comparar com os dias de hoje seu monte de exterco?? Mas tu fazes ideia do salto que demos em apenas 30 anos de democracia?! Hoje em dia, há oportunidades para TODOS, qualquer pessoa tem direito ao trabalho, ao ensino, à saúde, à justiça, à segurança social. Podes reclamar, podes votar, escolher o Presidente da República, o Primeiro-Ministro, os deputados da A.R., o Presidente da Junta de Freguesia, etc. Há liberdade!

    É claro que ainda há muito a fazer, ainda há injustiça social, pessoas com muitas dificuldades (creio que haverá sempre, umas vezes mais outras vezes menos consoante a realidade), mas dizer que hoje não é um dia para comemorar e minimizar a realidade como era antes do 25 de Abril, é tentar enganar as pessoas. Comparar a situação antes com agora é tão… surreal!

  11. livre says:

    É só mitos e lavagens ao cérebro !

  12. Fluvial says:

    seu monte de exterco

    O nível do 25 de Abril. Foi esta a liberdade de expressão que te ensinaram? Vês como tenho razão? Vês a diferença? A fome não é só o que se mete ao “bucho”, mas também o que se tem no cerebro. E tu tens um défice muito grande. Não percebeste patavina do que eu disse ou deves ser um aproveitador desse dia. E fico por aqui, não quero descer a esse nível, embora me apetecesse muito.

  13. Miguel says:

    Mais do que festejar é preciso reflectir como já foi dito…

    Foi uma revolução pacifica porque o regime assim o permitiu, acho que após o afastamento de Salazar do poder as coisas ficaram muito mais facilitadas.

    Talvez se tivesse sido mais cedo…Acho que as pessoas da altura ficariam muito mais satisfeitas – só se vive uma vez!

    Mas enfim, foi como se pôde fazer – e Viva o 25 de Abril!

  14. dc says:

    EH MESMO Á PORTUGUES, FAZ BEM POR UM LADO E MERDA PELO OUTRO….

    Eu sei que o 25 de Abril ganhamos a liberdade, mas de muitas e muitas coisas que melhoraram outras pioraram, e como diz o meu pái, no tempo de salazar não andavam esses marginais na rua, não havia pretos a roubar e a aterrorizar o povo. Eu não sou racista porque ate tenho muitos amigos de cor, mas temos que distinguir os africanos bons dos maus, mas aqui na minha zona isto é o terror, no tempo de salazar eu sei para onde é que esta malta ia… voltavam todos para casa de bico calado e iam gamar os da laia deles.

    tudo mudou para bem, menos a marginalidade que aumentou… e se marginalidade é liberdade então deve haver aqui qualquer tipo confusão.

  15. greeneyes_scp says:

    BOAS!!!

    na meu ver o 25 de Abril foi mau!!! eu sou, em certa parte, a favor da Ditadura…
    esqueçen-se que foi na ditadura que sai-mos da m3rda! o crise deixou d existir, é claro q para isso houve um preço a pagar, Portugal não evoluiu…

    voçes não sabem outra parte da história, qts e qts famílias Portuguesas q estavam nas colónias de Africa tiveram d vir embora por medo??? e que ficaram sem nada??? isto passou-s na minha família…

    deveriamos de entrar novamente numa ditadura pois só assim os “tugas” aprendem… muito sinceramente deveria d voltar salazar,para retirar novamente o país da m3rda.. nem que o preço a pagar fosse a nossa liberdade… é certo q s vivia na miséria, mas o país recoperou!!! isso é q importa! o país não a individualidade…

    agora em vez de dizer VIVA PORTUGAL!!!, digo o quê?

    VIVA AS PESSOAS QUE GOSTAM D ESTAR NA M3RDA MAS QUE SÓ OLHAM PR O SEU ÚMBIGO!!! O QUE INTRESSA É BENS TOTALMENTE SUPERFULOS!!!

  16. antonio aguiar says:

    O 25 de ABRIL trouxe-nos a LIBERDADE e só quem o viveu sabe do que se está a falar…Mais justiça social,mais igualdade,mais liberdade de expressão … tudo isto foi uma realidade…O problema está em lenta mas imparavelmente os filhos dos antigos REACCIONÀRIOS estarem a repor o estado novo para seu beneficio,criando este clima de instabilidade para todos aqueles que não teêm maior ambição do que ser IGUAL ao seu semelhante , sem ricos nem pobres , sem o CAPITALISMO selvagem que tomou conta da vida de todos.O problema está em as pessoas assumirem o ideal partidario como se de um clube de futebol se tratasse e não verem que os politicos que dizem defender os ideais que temos , apenas para proveito proprio tal como o faziam antes do 25 de ABRIL.É certo que muito mudou mas bem vistas as coisas está tudo na mesma , apenas com mais uns anitos em cima , e as evoluções que houve foram todas á custa do trabalho do povo , que teimam esses SRs em fazer crer que somos uma cambada de malandros…Pudera anda-mos aqui para trabalhar para eles…E mais nada !

  17. A.C. says:

    Fluvial Says:
    Qwerty Says:

    O 25 de Abril, quando leio os vossos comentários para mim são completamente iguais, só que em versões diferentes. Antigamente havia fome, no tempo da guerra de 45 os relatos que tenho dos meus pais era de filas para trazer pão e azeite tinha que trazer isto e aquilo. Agora continua a existir a fome só que ela hoje não é divulgado no seu todo. Antigamente tinhas medo de falar de liberdade, era uma palavra proibida…hoje continua a ser proibida, basta-nos lembrar de um episódio bem recente “Mãos ao Alto”…
    Antigamente havia a guerra colonial, na qual todos os jovens com 20+- anos levavam pela frente antes de constituir família. Hoje existe a luta pelo trabalho, pelo melhor trabalho o bem remunerado…para se quisermos casar ter algo de bom para dar aos nossos filhos, para eles poderem continuar a sonhar com a LIBERDADE…viva o 25 de Abril…

  18. JG says:

    E VIVA A LIBERDADE, SEMPRE!!!!

  19. pplware says:

    Estive a ler, atentamente cada comentário, sem interferir, sem moderar. Apenas deixei correr a fita. Faltaram alguns ao debate, alguns que noutras intervenções, para enfatizar as suas ideias, citaram o 25 de Abril de 74. No entanto, eu, apenas sei o que li e o que me foi contado. Não vivi na repressão, no fascismo, no salazarismo. Não critico nem abnego as benesses dessa liberdade, apenas digo que 32 anos volvidos serviram tantos que, segundo li, eram parte funcional do regime. Agora são senhores poderosos, ricos. Alimentaram-se do ‘desnorte’ estatal e governamental do após revolução dos cravos.

    Batem no peito frente às câmaras da televisão quando convocados para dissertar sobre o tema, que mais parecem heróis, e no fundo sabemos que são ladrões. Mas não são apenas do partido A ou do partido B, são dos aparelhos partidários. Não se deixem iludir, só quando muita dessa gente morrer, ou abandonar a politica é que teremos seriedade governativa. O Sócrates até pode ser um sério estratega, mas quem o controla nunca o deixará livre a decidir.

    Quem manda neste país, são os juízes, os médicos, os políticos. Então onde fica o povo no meio disto tudo? Aquilo que se conquistou no tal 25 de Abril? Caros amigos sei que muita gente saiu a ganhar com o 25 de Abril de 74, e acredito que muitos ficaram livres, mas a verdadeira liberdade só a encontraremos quando a geração de 70 e 80 tomar conta dos mais altos cargos deste país. Esta é apenas a minha opinião!

  20. portista91 says:

    ola
    parabens pelo teu blog
    sou emigrante em frança e dedico um site para os franceses descobrir este magnico pais que é o nosso PORTUGAL deixo te ca um link com um articlo sobre o 25 de abril que eu redigei ( video incluindo )

  21. n_u_n_o says:

    Somente… Viva Portugal.

  22. antonio aguiar says:

    Vitor penso que fostes tu que “blogastes” como PPLWARE” e digo-te pá até poderia ser eu a dizer aquilo…Gostava que alguem me dissesse quantos TROLHAS , VARREDORES , BOMBEIROS , EMP. FABRIS enfim quanta gente do Povo , POVO, é que o SR JORGE SAMPAIO agraciou com a ORDEM de CRISTO.Dizem que os nossos politicos para aceitarem um cargo de ESTADO teêm que ter incentivos financeiros senão nenhum quer ir para lá…Pois bem para fazer o que eles fazem mandem para lá gente dessa que está desempregada , técnicos especializados na materia que os tais poderosos teimam em queimar , ocupando os cargos com os “BOIS” deles (e disse mesmo BOIS )pois só fazem o que eles querem.O problema VITOR é que quando essa geração lá chegar , já estarão corrompidos com os ensinamentos dos actuais Doutores.

  23. Magnata says:

    A que dizer para mim o 25 de abril será sempre especial e fico desampotado quando com a falta de respeito quando dizem por exemplo “No tempo de Salazar……” eramos o que ?

    –> As colonias á muito que se vivia a revolução os militares portugueses estavam a perder em todas a frentes poderia-mos ter optado por uma saida faseada mas tenho a certeza que muitos grupos armados teriam continuado a combater a Matar mais soldados que eram obrigados a lutar por um ideia que não defendiam!!!!

    –>Ganhamos Liverdades mas á que dizer que a liverdade traz mais responsabilidade coisa que ainda hoje não se compreende !!!

    Quanto aos politicos devemos muito a eles por terem sido eles que durante muito tempo lutaram na clandestinidade pela Liverdade dos portugueses ariscaram a sua vida por esse ideal foram presos e trotorados pela Pide !!
    Temos poucos politicos Hoje que estariam disposto a lutar por esses ideais
    a pasar martirios que outrora outros passaram.

    Obrigado Mario Soares ,Alvaro Cunhal e outros………….
    Viva o 25 Abril!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  24. dajosova says:

    Realmente é interessante ver quão diferentes são as opiniões. O lado positivo e o negativo. Acho que o melhor mesmo é olhar com atenção para o passado e falar directamente com quem o viveu e tirar daí as devidas elações para que hoje possamos fazer algo melhor … melhor do que se tem feito… melhor para os nossos filhos… e já agora… a economia do povo e a economia actual da banca espelha muito bem o caminho que estamos a permitir que se tome!

    Mas duma coisa tenho quase a certeza, antes o capitalismo do que o comunismo. Não dêem o peixe de bandeja ao povo que se habitua mal mas, pelo contrário, ensinem-no a pescar!

  25. Bráulio says:

    VITOR!!! Assim se fala… este pessoal anda tapado e só vê o que lhe impingem. A começar pela grandisa constituição que a cada minuto é espezinhada e só é invocada quando convém a alguns… se calhar a culpa também é (e ainda) do Salazar! Podemos agradecer o que somos hoje aos “doutores” e “engenheiros” que proliferam por tudo o que é cargo e poder…

    PS – Ainda não vi ninguém a insurgir-se com Estalines, Maos e companhias… estes um verdadeiros democrátas!

  26. Habitualmente afasto-me deste tipo de temas, pelo que me irritam solenemente muitas barbaridades que se dizem contra o 25 de Abril, que tenho imensa dificuldade em aguentar.
    Quando se deu o Revolução, estava eu a cumprir o serviço militar.Como tal, podem verificar que tenho idade para ter percebido o que foi o fascismo, assim como, fruto da minha posterior militância política, também soube o que foram as tentativas da contra-revolução. Tive de dar o corpo ao manifesto, no chamado “verão quente de 75”.
    Aceito que haja muito descontentamento em relação à política e a alguns políticos (sim… que isso de serem todos iguais, é a maior falácia que se criou), mas convém separar o trigo do joio, e o joio, são todos aqueles que em nome de Abril, tudo têm feito para o desvirtuar. Veja-se as últimas políticas!
    Agora… sobre a guerra colonial, só defende a colonização, quem vivia à custa do sofrimento dos outros; quem era salazarento (logo, fascistóide); e quem não se importava de ver morrer, nem de matar, para defender os seus previlégios. Acima de tudo, só é a favor das colónias, quem explorava, e pior, queria que outros fossem defender o que não lhes pertencia.
    Passados 33 anos muito há a fazer. Cabe a cada um de nós lutar por uma sociedade melhor. Se estão à espera que os políticos de poder façam isso, bem podem esperar sentados!
    VIVA O 25 DE ABRIL!

  27. arakno says:

    E VIVA A LIBERDADE!
    Alguns dos k aki comentaram parece k não se aperceberam k A Liberdade Conkistada em Abril ’75 lhes possibilita escrever neste blog akilo k lhes vai na alma. Sem medos e sem repercussões k lhes pudessem roubar-lhes a vida ou as vivências futuras.
    É viver a vida em pleno e de espírito aberto, o resto vem por arrasto

    @DC
    Só um GRANDE racista faria um comentario como o teu. Desde quando é k a cor de alguem determina o seu comportamento? Só mesmo dentro de um cérebrozinho lavadinho como o teu k não consegue pensar. Se calhar é por causa desse tipo de mentalidade k existe essa marginalidade…

  28. Fernando Maurício says:

    Rectificação para PplWare. Quem manda neste País, são todos os incompetentes, que após 25 de Abril, e durante, salvo erro 2 ou 3 anos,acabaram os seus Cursos, com Passagens Administrativas. Foi um Fartar Vilanagem.

  29. Gerardo says:

    @ Antonio Cunha

    …a expressão pública de opiniões contra o regime e contra a guerra era severamente reprimida pelos aparelhos censório e policial, …, as prisões … cheias, …., os sindicatos fortemente controlados, a greve interdita, o despedimento facilitado, a vida cultural apertadamente vigiada. Qualquer semelhança com a realidade é pura ficção.

    Looooooooooooooooolllllllllllll

    Realmente qualquer semelhança só pode ser coincidência.

    @Magnata

    “que eram obrigados a lutar por um ideia que não defendiam!!!!

    –>Ganhamos Liverdades mas á que dizer que a liverdade traz mais responsabilidade coisa que ainda hoje não se compreende !!!

    Quanto aos politicos devemos muito a eles por terem sido eles que durante muito tempo lutaram na clandestinidade pela Liverdade dos portugueses ariscaram a sua vida por esse ideal foram presos e trotorados pela Pide !!
    Temos poucos politicos Hoje que estariam disposto a lutar por esses ideais
    a pasar martirios que outrora outros passaram.

    Obrigado Mario Soares ,Alvaro Cunhal e outros………….
    Viva o 25 Abril!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”

    1º–> “…lutar por um ideia que não defendiam!!!!” Há-des me dizer qual é o militar que luta por um ideal que defende? Os gajos no Iraque devem estar a lutar pelo pão na mesa das suas familias coitadinhos…

    2º–> “Liverdade ” (escrito 3 vezes) ??? trotorados ??? Realmente a liberdade que o 25 de Abril trouxe foi podermos cagar nas aulas e nos professores e se levantarem muito a voz, dar-lhes umas facadinhas. Porque o respeito pela autoridade (seja ela qual for) não se coaduna com os ideais de Abril.

    3º–> “Obrigado Mario Soares ,Alvaro Cunhal “(falta os acentos nos nomes) Um pisa a bandeira da minha pátria, o outro queria uma ditadura Comunista e ainda agradeces?

    Agora a minha opinião:

    Não há ai um cidadão preso por “crime de discriminação social?” ou seja podemos ser preso por termos opiniões, racistas é certo, mas opiniões. Não o acusaram de matar A ou B mas sim de ter uma opinião contrária á vigente. Pelo menos foi o que me pareceu. Ora se o estado me obriga a gostar de brancos, ciganos, pretos ou outra coisa qualquer porque senão vou preso, acho que anda muita malta enganada.

    Parece que também vai ser crime dizer algo diferente sobre o Holocausto, mesmo que apoiado em documentos. O que está dito, dito está, e quem tentar provar o contrário…. prisão. Mais uma vez é a democracia.

    Para quem não sabe existem cotas nas escolas para, por exemplo timorenses. Sei de Portugueses, cuja família contribui para este pais, que ficaram á porta porque a vaga deles foi para não Portugueses…. Viva o 25 de Abril.

    Existem acusados de pedofilia nas fileiras dos partidos do poder, no entanto as suas sedes nunca foram alvo de buscas, a do PNR foi. Pelo vistos é muito pior não gostar de pretos do que abusar de crianças.

    O comunisto é responsável por, para ser bonzinho, o dobro das mortes do Nazismo, no entanto os seus símbolos continuas a poder ser exibidos livremente, e as suas ideias debatidas sem censura,o que me dá voltas ao estomago.

    A meu ver a grande diferença entre o antes e o agora, é que antes só havia 1 a roubar (se quisessses), pois não tinha de lamber botas a ninguém para se manter no poder.

    Agora existe uma corja de ladões que só se interessa pelo poder e que está marimbando para Portugal e para os Portugueses.
    Alguém duvida que estas obras magnificamente estúpidas como o Ota e o TGV são para encher os bolsos a um punhado de gordos ladrões.

    No estado em que o País est´s, anunciar obra destas é, no mínimo, chamar otário a quem trabalha. Mas a malta engole e continua a acenar bandeirinhas, sempre dos mesmos. No fundo acho que merecemos o governo que temos

  30. ANA RITA ASSUNÇÃO says:

    É TÃO FÁCIL FALAR SEM MEDO TERMOS A LIBERDADE QUE NUNCA NINGUÉM TEVE ERA BOM QUE ME DISSESSEM QUE SALAZAR TIVESSE VIVI AI MEU DEUS AGARREM-ME PORQUE É UMA VERGONHA O QUE ELE FEZ PORQUE O QUE ELE FEZ NÃO SE FAZ A NINGUEM LLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLLIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII
    BBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBBEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE
    EEEEEEEEEEEEEEEEEEERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRDDDDDDDDDDDDDDDDDDDDD
    DDDDDDDDDDDAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAADDDDDDDDDDDDDDDDDDD
    DDDDDDDDDDDDDDDDEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE

  31. MARTA SANTOS says:

    LIBERDADE ?
    ONDE ?
    SÓ SE FOR PARA HOMOSEXUAIS ,E DROGADOS
    MAS NÃO ADEMIRA ESTAMOS NA ERA DOS HOMOBILES
    DE ULTIMA GERAÇÃO
    ISSO É QUE IMPORTA Á DITA LIBERDADE

  32. pplware says:

    Marta quase que faço minhas as suas palavras, não querendo ser apontado como “descriminado” de facto este país está um CAOS. Repara será normal que em todas as novelas e afins, séries portuguesas tenha de entrar um homossexual? Será essa a linha ideológica que as crianças têm de gramar no seu desenvolvimento afectivo: O Henrique tem um pai e outro pai…

    Cada um faz o que quer, ok, mas o que é demais é erro, se a natureza achasse normal essas uniões em vez de uma Eva e um Adão teria feito um Adão e um Ivo…

    E se alguém os critica ui ui, vem logo os tais “HOMOBILES” empregados nas revistas e jornais cor de rosa enxovalhar quem de direito exprime a sua opinião… bando de idiotas hipócritas, desalinhados dassss

  33. Bráulio says:

    MARTA SANTOS & pplware

    É isso mesmo! Parece que temos que nos tornar nuns paleneirões á força para parecer politicamente correcto. Sobre as drogas, enfim… já ai vem a nova lei contra os tabagistas. Multa para fumador = 50 € Multa para cocainómano = 25 € !!! Viva Portugal e 25 !!!
    E sim… agora não há liberdade, a censura silênciosa impera e é 1000x pior, perversa…

    PS – Escusar de vir com o argumento e tal… que se não houvesse liberdade não estava aqui a postar… e é graças ao 25 ´w que estou a postar e tal… JÁ ESTÁ GASTO!!!

  34. Bráulio says:

    Desculpem lá… só mais uma. Alguem sabe para quem é de veras importante a data de 24 e 25 de Abril ???? 🙂

  35. Anibal Ferreira says:

    @Marta; Pplware
    Estou de acordo com ambos, ultimamente parece que é chique aparecer em todo o lado um(a) bicha/coisa/coiso, parece que há um lobby a favor deles porra. Daqui a pouco nós os normais (?) começamos a ser discriminados

  36. aver says:

    @ pplware

    … só não percebi uma coisa. A natureza criou a Eva e o Adão ? E quem é o Ivo ?

    (Eu pessoalmente prefiro as fotos de 6.ª com gajas, mas podes pôr gajos a andar no homobile. Há corrida com o papamobile ?)

    P.S: É verdade que o Deveras vai mudar o nome da ponte 25 de Abril para 24 de Abril ? Com isso baixa o preço das portagens ?

  37. bfp says:

    @ Gerardo

    Grande amigo tu sim tens razão, toda a gente fala mal do antes, mas não pensam no depois!!!!!! Todos os dias se vê labregos como o Mário Soares na televisão a ladrar!!!! Um gajo que devia estar preso por pisar a bandeira!!!!!!! Ele ao pisar em cima da bandeira pisou em cima de todos nós!!!!!

    Mas não, para a maior parte ele é um “herói” que nos deu a liberdade!!!! Esse labrego não passa de um traficante, que agora anda a branquear dinheiro na sua fundação. Mas eu digo, se isto é liberdade venha a ditadura!!!!!

    Agora viro-me para o nosso “primeiro” o que se diz engenheiro por questão de cortesia!!! isto da pra ver o País em que vivemos!!!!!! E mais, se assim continua estamos todos a falar russo ou outra língua qualquer desses países se ditaduras de esquerda. Teremos uma fotografia do Lenine espalhada pelas escolas primárias!!!

    Existe outro, que eu não perco tempo a escrever seja o que for sobre ele, esse sacana é Almeida Santos, que se aparecer no noticiário e estiver a comer tenho de mudar de canal ou parar porque esse individuo enoja-me.

    Peco desculpa pela minha linguagem, mas estes ditos “governantes” obrigam-me a isso

  38. marta says:

    VIVA O 25 DE ABRIL….LOL..ou bem agora por causa do 25 de abril tenho k aturar um melga de stor a falar nisso….mas nao faz mal….a materia…e a bida..loool
    e Bam boar pa festa!!! e andar de carrinho de supermercado…o k ainda nao era permitido na altura…lol

  39. Rita says:

    A revolução de 25 de Abril so trouxe miseria a este país.

  40. Kwnz says:

    Meus Amigos, queiram desculpar a intromissão.
    Já passou tanto tempo, desde o 25.4.74 e alguns de nós ainda eramos uns miúdos. estranho que falem de algo que ruiu num dia… e que apesar dos erros o país está melhor.
    Sejamos francos, seria possivel uma discussão a defender o comunismo no dia 24.4.74?
    NÃO!
    Portanto devemos agradecer a democracia, ou seja lá o que for.
    Em relação às colónias: VEJAM A Declaração Universal dos Direitos Humanos, que já preconizava as independências… e mais não digo. Uma coisa vi em África. Os africanos já esqueceram a Guerra Colonial (tiveram depois outras), enquanto nás aqui ainda estamos ressabiados. Paciência. estavamos do lado errado da história, qual Âlbania.
    adeus e não se zanguem

  41. bfp says:

    @Kwnz

    Comentar o que dizes, é perder o meu rico tempo… é que se não trabalhar os teus camaradas acabam comigo e não tarda estou a pedir…

  42. Zecalentejano says:

    @bfp

    🙂 é é que é essa. Acrescento, se estamos como estamos é graças aos mesmos iluminados com a mesma conversa de retórica. Desde 74 são os mesmos, vira o disco e tóca o mesmo! Aida têm a lata (após 30 anos) de mandar as culpas pó OUTRO!
    Viva a ASAE, Governador do BP, M. Obras Públicas, Saude, etc…

    PS – Quase me esquecia… o do “Porreirooo pá, Porreiroooo”

  43. Carla says:

    Eu não percebo nada disto –‘

  44. João ratão says:

    Grande amigo tu sim tens razão, toda a gente fala mal do antes, mas não pensam no depois!!!!!! Todos os dias se vê labregos como o Mário Soares na televisão a ladrar!!!! Um gajo que devia estar preso por pisar a bandeira!!!!!!! Ele ao pisar em cima da bandeira pisou em cima de todos nós!!!!!

    Mas não, para a maior parte ele é um “herói” que nos deu a liberdade!!!! Esse labrego não passa de um traficante, que agora anda a branquear dinheiro na sua fundação. Mas eu digo, se isto é liberdade venha a ditadura!!!!!

    Agora viro-me para o nosso “primeiro” o que se diz engenheiro por questão de cortesia!!! isto da pra ver o País em que vivemos!!!!!! E mais, se assim continua estamos todos a falar russo ou outra língua qualquer desses países se ditaduras de esquerda. Teremos uma fotografia do Lenine espalhada pelas escolas primárias!!!

    Existe outro, que eu não perco tempo a escrever seja o que for sobre ele, esse sacana é Almeida Santos, que se aparecer no noticiário e estiver a comer tenho de mudar de canal ou parar porque esse individuo enoja-me.

    Peco desculpa pela minha linguagem, mas estes ditos “governantes” obrigam-me a isso

  45. Lucia maria says:

    Conheci uma pessoa de 49 anos que diz ter lutado na guera colonial portuguesa é possivel??
    ele era ate de menor,
    alguem poderia tirar minha duvida

  46. sara says:

    eu posso e possivel porque nessa altura a gente era toda maluca
    ´se calhar era por isso que a pessoa diz ter lutado

    loooooooooooooooooooooooooooooooooooooooool

  47. Manuel says:

    Nasci em 1978, cresci com a revolução e a liberdade sempre presentes.
    Hoje vejo que nem tudo antes do 25 de Abril era mau, e que nem tudo hoje é bom.

    Dizia-se que o 25 de Abril ia acabar com o compadrio, mas nunca houve tanto. Com mais meios informáticos e sem colónias e a mesma população que em 1975, temos hoje mais funcionários públicos que então. Pode-se dizer que é porque estamos melhor servidos… será? Os países nórdicos têm muito menos função pública, a mesma população e estão muito melhor servidos.

    Os intelectualóides continuam a achar que eles é que sabem e que uma pessoa comum não chega aos calcanhares do seu ipotálamo (parte reptiliana e mais arcaica do cérebro), mas o que digo é que quem não se sente não é filho de boa gente. Só o povo sabe o que é a insegurança, a precaridade e o desemprego.

    Deus, pátria e família está a ser progressivamente substituído pelo ateísmo apátrida e egóista.

    A nossa pátria parece estar no fim pois quem é eleito para defender o povo está mais interessado em pavonear-se e zelar por outros interesses que não os do povo.

    Também vejo uma tentativa de comparar Salazar a Hitler… nada a ver. Salazar habilmente livrou Portugal da guerra mundial.
    Campo de concentração do Tarrafal? cerca de 30 mortos por doença e más condições, mas nunca por fome, fuzilamento ou gaseamento.

    As prisões estavam quase vazias no tempo do Salazar. Não havia quase crimes. Os comunistas eram presos porque a sua ideologia era perigosa para os interesses de Portugal.

    Salazar recusou a venda das colónias ultramarinas aos EUA por duas vezes, e com tal ganhou uma guerra patrocinada por diversos países, tanto comunistas como ocidentais, esperando ocupar o lugar dos portugueses.

    Que esperavam que se fizesse quando começaram os massacres no Norte de Angola? Que fugisse ou lutasse? Sim muitos lutaram, muitos sofreram e muitos morreram, no final… para quê?

    As colónias estavam a desenvolver-se a um ritmo intenso, depressa superariam a metrópole. Estava prevista a independência de Angola para Setembro de 1975. Sabendo disto houve uma reunião de gente influente da europa, fora dos círculos políticos e aconteceu…

    O 25 de Abril deu-se porque os militares estavam descontentes e queriam mais regalias, mas como o povo estava farto e queria mudança as coisas precipitaram-se.

    O Salazar fez mal ao agarrar-se ao poder, defraudando as eleições quando o Humbero Delgado as ganhou.

    Portugal fez mal em não dar mais oportunidades aos africanos. Portugal fez mal ao deixar para trás os valentes portugueses africanos que estavam e lutaram ao nosso lado, foram persseguidos e poucos escaparam. Nino Vieira, que já esteve exilado no nosso país, foi responsável por grande chacina na Guiné.

    Depois da descolonização o que é que aconteu às ex-colónias? Não era Portugal um garante maior de estabilidade? Como estariam eles e nós se tudo tivesse sido diferente?

    Lembremo-nos que há trinta anos atrás o mundo não era igual e em 30 anos Portugal devia estar muito melhor do que hoje está.

    E não está porque alguém falta sempre ao prometido nas eleições.

    Quem patrocina o partido A, patrocina o B. Os dados estão viciados.

    A liberdade é um estado de espírito. Se nos convencerem que somos livres, somo-lo. Mas o que vejo é que nos vão tirando a liberdade pouco a pouco.

    Isto que disse agora podia dizer antes de Abril. Só não podia insultar ninguém nem ir contra os interesses de Portugal… Nem pisar a bandeira, como certos heróis que de heróis nsó têm prosápia.

    Portugal não é um clube de futebol. É o meu país e eu amo-o.

    De qualquer modo pertenço a uma família muito maior que é a humanidade e a uma pátria que é o Universo.

    Pão para todos! Fim da fome!

    • laureth spínola says:

      eu entendo que és português e que ames o teu pais
      mas tem alguns conceitos que tens de rever.
      sou angolana tenho apenas 22 anos sempre vivi numa era de liberdade e democracia. não vou negar as dificuldades que o meu pais tem hoje talvez não teria se continuasse como colônia de portugal
      mas tu sabes o que vocês os malditos portugueses fizeram au nosso povo antes da revolução de 25 de abril?
      naquela época nem um angolano negro podia estudar achas que só os brancos podem se formar

      eu sou dessedente dos Spínolas e tenho muito orgulho dele .

      tenho pele clara e talvez eu estaria a me formar mesmo que continuássemos como colônia de portugal e os meu conterrâneos que tinha o direito de sofrer e lutar pelo que lhes é devido e merecido. os negros que só podiam ter emprego em fazendas de café e como empregados dos brancos
      e o sofrimento deste povo que sofria como nem um cão merece sofrer isso não conta?

      eu também tenho orgulho de saber que sou descendente de um povo que sofreu muito na mão dos portugueses, mas tambem sou descedente deste povo que passou por cima de gente sem sequer pensar nos Direitos humanos.

      e concordo com voce sobre o fato que não mudou muito porque ainda existe isso ainda

      o mundo ainda tem muita fome muita deliquencia corrupção e traidores

      mas se tu estas a lutar por uma causa justa que favorece a maioria então esta a fazer o certo.

  48. Manuel says:

    … e havia coca-cola antes do 25 de Abril.

    O tempo só anda para a frente e estou feliz por isso, mas percebi que nem tudo era mau antes e que havia gente muito mais corajosa e com tomates do que hoje em dia.

    Só quero um mundo melhor! Em especial que África lusofona tenha paz e prosperidade, os nossos irmãos anseiam por ela, e que pudessemos ser como um país só, mesmo com angolanos, moçambicanos a mandar e tudo… eu não me importo. Os Africanos quando são gente de bem são melhores que a Europa dos interesses.

  49. Manuel says:

    … mcdonalds é que não havia…
    … só muito tempo depois do 25 de abril.
    … mas já havia aviões…
    … não havia era internet
    … havia eram bufos…
    … também havia miséria… mas antes era ainda pior, mas espero que no futuro seja ainda menor.

    O que quero dizer é que a mudança nunca está concluída, é preciso outro 25 de Abril. Estes senhores de abril acomodaram-se e estão na maior…

  50. Manuel says:

    E o voto de nada serve, o povo havia de ter mais voz! Quantos deputados são tirados à sorte do povo? quantos? era interessante saber o que alguns independêntes podiam fazer… muito mais do que certos papa-tachos.

  51. alfredo ferreira says:

    eu entendo que és português e que ames o teu pais
    mas tem alguns conceitos que tens de rever.
    sou angolana tenho apenas 22 anos sempre vivi numa era de liberdade e democracia. não vou negar as dificuldades que o meu pais tem hoje talvez não teria se continuasse como colônia de portugal
    mas tu sabes o que vocês os malditos portugueses fizeram au nosso povo antes da revolução de 25 de abril?
    naquela época nem um angolano negro podia estudar achas que só os brancos podem se formar
    eu sou dessedente dos Spínolas e tenho muito orgulho dele .
    tenho pele clara e talvez eu estaria a me formar mesmo que continuássemos como colônia de portugal e os meu conterrâneos que tinha o direito de sofrer e lutar pelo que lhes é devido e merecido. os negros que só podiam ter emprego em fazendas de café e como empregados dos brancos
    e o sofrimento deste povo que sofria como nem um cão merece sofrer isso não conta?
    eu também tenho orgulho de saber que sou descendente de um povo que sofreu muito na mão dos portugueses, mas tambem sou descedente deste povo que passou por cima de gente sem sequer pensar nos Direitos humanos.
    e concordo com voce sobre o fato que não mudou muito porque ainda existe isso ainda
    o mundo ainda tem muita fome muita deliquencia corrupção e traidores
    mas se tu estas a lutar por uma causa justa que favorece a maioria então esta a fazer o certo.

  52. humberto w.aguiam says:

    Antes de iniciar a minha opinião quero atenciosamente saudar todos os intervinientes deste weblog pelas opiniões deixadas, observei atentamente cada comentário e digo sinceramente que até tive receio de exprimir o que me ocorreu ao lê-las e não vivemos nós numa ditadura…!lol. Por assim dizer, eu acho que continuamos a viver numa ditadura´, só que mais evoluida, vejamos, ganhamos mais liberdade, seja na expresão ou opinião,certo? ganhamos tantas outras coisas como alguns comentam, mas na realidade acho que não ganhamos nada…..quem tiver boa formação ñ se sentira lesado por aquilo que deixarei aqui escrito, quem ñ a tiver, vai por certo chingar-me… venha o que vier, aceitarei de mente aberta numa prespectiva de crítica construtiva como deveriam ser tdas as opiniões em vez de se andarem a insultar… o diálgo a escrita são na realidade um meio pera construirmos um mundo melhor. fala-se dos politicos! pergunto, quem os elege? falamos das guerras, dos que padecem, da fome etc,etc, pergunto,quem tem culpa disto tudo? será que toda a sociedade não contribui com a sua cota parte para que tudo caminhe para o descontentamento do ser humano? tive uma educação cristã, ñ sou praticante de qualquer relegião, apenas me sinjo pela excelente educação que os meus pais me deram e naturalmente a educação que tive ainda num regime ditatorial. Mesmo durante este regime tive aquilo que se pode chamar, infância feliz,brincava em liberdade e sem medos ou preocupações por parte dos meus pais,ia a escola sozinho e regressava em segurança, as chaves ficavam nas portas das casas e ningém assaltava ou matava para roubar etc.etc…..aprendiamos as lições, respeitavamos os professores pais, amigos, adultos idosos, por ai fora…
    nestes textos defende-se e critica-se a ditadura, mas prevalece a defesa da democracia, criticam as politicas democraticas, comunistas e afims, aliais critica-se tudo, até que o vizinho comprou umas boxers da armani, em vez de comprar umas dim,lol, na minha mais sincera opinião, acho que a maioria não sabe ou ñ quer saber o que na realidade se entendia por liberdade de opiniaõ ou expressão aquando do 25 de abril! mtos pensam que ter liberdade é dizer ou escrever aquilo que lhes vem a cabeça, idependentemente de ofender a integridade de quem quer que seja, ñ é bem assim, isso e tantas outras coisas ñ são liberdade e por isso no regime de ditadura ñ se ademitiam determinados abusos, ñ defendo de todo a ditadura mais admitamos que também houve coisas positivas! como ja referi a minha educação foi um ponto positivo…e salazar foi um grande estadista, não comparemos o que se passou em Portugal com o que se passou na alemanha! na Russia, china por exemplo! claro que a querra no ultramar teve as suas consequências, diz-se morreram mtos portugueses! e filhos de Africa? vejamos nestas guerras do seculo XIX! quantos filhos de alguém, perderam a vida? e qtos ainda vão perder por causa dos interesses das naçoes? eu sou africano e vivo em Portugal ha 30 anos, perdemos tdo, bem como imensos portugueses que ate foram para la de mãos a abanar e ficaram ricos, voltaram sem nada e choram ter deixado aquele país! de facto a perservação daquele continente não foi bem aproveitado, imaginem o lado positivo, e se não tivesse havido guerra? não estaria Portugale os portugueses num lugar de destaque? com tanta riqueza mal explorada!.
    sim , mtos portugueses perderam a vida e mtos politicos sofreram nas mãos da opressão, mas , não tem sido isto uma contante neste mundo? porquê apontar este ou aquele, ou aquilo se todos nós não fazemos melhor, começando por exemplo, nas nossas próprias casas, família, amigos, emprego etc? vejamos o que ganhamos com tanta liberdade: pais contra filhos e vice-versa, idosos a sofrer horrores com os próprios familiares, despresados,despojados dos próprios bens, quando foram eles os sábios do nosso passado e nos prepararam para o presente! quntos soldados portugueses cometeram atrocidades em Africa sem que fosse em defesa da patria? abusavam, voiolavam as negras por belo prazer e maldade´,escravizados, sem escolaridade, tratados como animais, vitimas de racismo!nao qdigo que eles também não sejam racistas, mais penso que aqui há um racismo ,nao tanto pela cor da pele, mais sim pelo mal a que foram subjugados e toda geraçao…,mto se poderia opinar, mas não chega para remediar todo mal que a humanidade pratica, cada vez somos mais egoístas e nos tornamos mais individualistas, a liberdade se fosse bem concedida, reconecida e respeitada, qui ça, poderia mudar tudo! é o miudo que vai no comboio e não dá o lugar ao mais velho e porqué’ porque os pais não incutem esses valores, ñ têm tempo, treta, eles não tiveram também essas bases e esperam ser os professores a fazer esse trabalho, é passar por alguém, cumprimentar e não haver reciprocidade, é ter medo de andar na rua, são leis que ñ se cumprem, é a criança que faz o que quer e não se pode dar um açoite porque é considerado mau trato, dps surram nos pais e,e… é a droga a tomar conta da juventude, são os suicídios a aumentar e falamos nós da ditadura como o lado negativo? antigamente como algém refere: havia uma sardinha para 4 pessoas! hoje mtos nem essa sardinha têm e achamos nós que tdo melhorou! pois eu acho que o k melhorou foi sim a parte cientifica, tecnológica ,esperança de vida, mas o resto continua igual, marginalização, racismo,xenofobia, desigulaldade, etc, e por mto que se faça, tudo tende a piorar, basta para isso que a raça humana habite este belíssimo planeta…..,em alguns aspectos ñ haja sombra de dúvida que Salazar deve dar voltas no túmulo…,é um nosso filho que se apresenta ao trabalho ( bomba gasolina) e por 50€ leva um balasio e vai desta para a melhor, sem ser em defesa da pátria,simplesmente porque aquele individuo, sabe aparentemente que dado a liberdade que tem, acha que tirar uma vida é uma lberdade e porquê? porque se calhar não vai ser oprimido, castigado, imaginem isto no tempo do salazar :), e onde esta a justiça do apoós 25 de abril? são julgados ,dia seguinte estão na rua a sorrir….ou porque sao filhinhos de papas ou pque têm cunhas…e dps´são só os negros que são assassinos, sim porque os brancos ~~sao uns santos… onde esta a igualdade de direitos , respeito pelo semelhante? condenam a homossexualidade, pergunto porquê? ha um sro que chega mesmo a escreve; qualquer dia dizem que nós normais, somos anormais!!!!!! peço desculpa mas tenho que pôr esta expressão: DAAAAAHHHH!!!! se nos singirmos por estas criticas e pensamentos, visões retrógadas e não soubermos respeitar a individualidade de cada um, então para quê lutar pelos direitos humanos????? ou falar deles tão pouco?, pensei que mundialmente as pessoas fossem evoluindo e progredindo na construçao de um mundo melhor ,mas….dúvído, haverá sempre a “ovelha negra e a discórdia”. deixo aqui uma citação biblica ;” quem ñ tem pecados que atire a primeira pedra ” lol, pois eu acho que actualmente ,muitos atirariam, mesmo sabendo que estariam corrompidos de pecado (…basta ver o que se passa nas notícias…), o ser humano é assim e nunca vai mudar,nunca, é uma esperança que sinceramente ñ tenho, aqui diria: pau que nasce torto,torto morrerà, cada um pensa e continuará a pensar no seu umbigo,´já há poucas madres Teresa de calucúta….Obrigado a todos os que tentam mudar o mundo com igualdade, sem racismo, xenofobia,preconceito,respeito, isto sim , é liberdade, é evoluçao e quem não pensa assim lamento, é triste viver nesse mundo,mas, nunca esquecer que o ser humano é imprivisível… e sobretudo lembrar. antes de criticar, opinar, que não é só o vizinho que tem telhados de vidro. para bom entendedor meia palavra basta.

    • Arth says:

      @humberto w.aguiam

      Gostei de ler o que escreveu. de facto vc tem muita razão. Sou português, branco, só estive em Angola e Moçambique de visita, nasci antes do 25a, mas pouco senti o que foi o antigo regime.

      Bem haja pelas suas palavras. Muita gente deveria pensar sobre aquilo que escreveu.

  53. A revolucao portuguesa de 25 de abril 2.. Very nice 🙂

  54. José says:

    Salazar bem dizia, no dia em que a oposição vir ao poder, Portugal estaria condenado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.