Vem aí o Ubuntu 14.04 Trusty Tahr
Mais performance, fiabilidade e mais segurança
Enquanto alguns utilizadores ainda se preparam para instalar o Ubuntu 13.10 Saucy Salamander já se fala no novo Ubuntu 14.04 que terá o nome Trusty Tahr. Mais o vez o anuncio partiu de Mark Shuttleworth que colocou um post no seu site com o titulo Quantal, raring, saucy… Vamos conhecer os planos para esta nova versão.
O Ubuntu 14.04 será a próxima versão LTS (long-term support). Isto quer dizer, segundo referiu Mark Shuttleworth, que esta será uma versão com suporte durante 5 anos (ideal para ser adoptada na área empresarial). Esta nova versão estará disponível, segundo o calendário da Canonical, a 17 de Abril de 2014.
Além desta “novidade”, Shuttleworth referiu que muitas das novidades (ex. scopes) que agora fazem parte do Ubuntu 13.10 estarão também presentes em todas as versões do Ubuntu 14.04. Mas há duas novidades que Shuttleworth: “updates baseados em imagens” e o Mir.
Relativamente à funcionalidade “updates baseados em imagens”, Shuttleworth refeiru que pela primeira vez será possível garantir a integridade de um dispositivo que corra Ubuntu, sabendo exactamente qual a versão do SO que tem instalado.
For the first time we can guarantee the integrity of a device running Ubuntu, knowing exactly what version of the OS is installed. I can’t wait to get that on my laptop. Yes, it will be a big change, but I can already see how it’s going to make things easier for me
Relativamente ao Mir, Shuttleworth espera que esta interface traga velocidade, qualidade, fiabilidade e eficiência ao sistema.
The agenda of the Mir team is speed, quality, reliability, efficiency. That’s it. From what I’ve seen on the smartphone, Mir is going to be a huge leap forward for gaming performance, battery life and next-generation display capabilities. So thank you for the many contributions we had to Mir, and to everyone who is testing it in more challenging environments than the smartphone. I'm enjoying it on my laptop and loving the gaming benchmarks for native Mir,
O Mir será o substituto do X-Window e X.org e oferecerá uma nova experiência aos utilizadores (de referir que a não adopção do Wayland – projecto idêntico desenvolvido por um grupo de programadores da Redhat, se deveu a incompatibilidades com os objectivos traçados pela Canonical). O Mir não veio por omissão no Ubuntu 13.10 devido a um problema, ainda não resolvido, ao nível do XMir (camada que permitirá a compatibilidade entre o servidor X e o Mir), ou seja, na prática não há ainda suporte a 100% para o modo multi-monitor que permitirá estender o monitor.
No geral, Shuttleworth espera que o Ubuntu 14.04 seja sinonimo de “..desempenho, refinamento e manutenção”.
E porquê Trusty Tahr?
Como sabemos é habitual por parte da Canonical recorrer a nomes de animais mais um adjectivo para baptizar as novas versões do Ubuntu. Como uma das características do Ubuntu 14.04 é ser mais seguro/fiável/confiável, daí o nome Trusty. O Tahr faz referência às espécies de mamíferos ungulados asiáticos relacionados às cabras-selvagens…Shuttleworth descreve este tipo de animais como sendo determinados. No geral, podemos traduzir Trusty Tahr como “….uma cabra de confiança”
E são estas as novidades anunciadas já por Mark Shuttleworth. Espera-se que o Ubuntu 14.04 marque também a presença do Ubuntu nas TVs e quem sabe nos veículos…algo que ainda não foi totalmente confirmado pela Canonical.
Gostaram do nome escolhido para esta nova versão do Ubuntu?
Este artigo tem mais de um ano
“… um cabra de confianca!”
kakakakakaakakakakakakakakakakakakakak gostei!
Se eu gostasse de Ubuntu era caso para dizer aos amigos ” vou para casa ter com a minha cabra de confiança ” portanto fico-me pelo 13.1 da openSUSE que estou super bem servido.
Boas, quando for possível vou testar, mas fico pelo meu CM20.
Sabes que o CM é baseado em Ubuntu, certo ? Desde da versão 16.
A Caixa Mágica sendo um fork do Ubuntu evitava era estar repleta de bugs, tinha boas razões para isso.
penso que nos dias de hoje, escolher esse termo, pode ser arriscado 😀
mas pronto…espero que realmente a próxima versão LTS possa finalmente trazer o mir…
Em relação ao desempenho, é sempre melhor ter mais claro, mas o unity, que tantos apaixonados tem, a mim ainda não me convence…graças a deus alguém criou o MATE…se não no limite seria forçado a ir para MACOS…que sendo bom, prefiro linux…
a ver vamos..
cmps
Não vai ter Mir, só disponivel a partir da versão 14.10 (se a Canonical não optar pela rolling release. É possível que o Mir venha para essa LTS numa altura em que já esteja estável e a lancem por atualizações e também na 14.04.1 ou 14.04.2
Gosto do Ubuntu, mais ta muito pesado ultimamente.
Mesmo com uma maquina consideravel ainda acho meio lerdo.
Prefiro usar o Elementary OS.
Experimente o 13.10 , vais notar a diferença.
Não é a mesma coisa, primeiro porque a 13.10 não é LTS e segundo não é tão estável como o Elementary que apesar de ser baseado no Ubuntu tem muitos bugs corrigidos. Uma grande vantagem que se tem é que podem ser instalados quantos PPA quiser e o sistema continuará estável e 100% atualizado em tudo.
Cabra de confiaça? Esta gente está doida ahah
Vẽ esta lista de nomes que a Canonical já escolheu para os futuros lançamentos:
– https://wiki.ubuntu.com/DevelopmentCodeNames
Eu cá queria era um fork do Nemo(Mint) para o Ubuntu ou então o Nemo a funcionar sem lixar o unity
boas…
O nemo é o máximo 😉
Adorava vê-lo no MATE, mas apenas se tiver uma performance idêntica ao Caja.
É Simplesmente fantástico, é o explorador de ficheiros perfeito 😉
cmps
Fiquei sem perceber o que é em concreto “updates baseados em imagens” ? Alguém tem a amabilidade de me trocar por miúdos?
É assim, em vez de fazer daqui a 2 anos fazer o download do Ubuntu 14.04 e fazer todos os updates até essa data, apenas faz o download do Ubuntu 14.04.1 ou 14.04.2 que já tem todos os últimos updates incluidos.
Na altura em que sair o 14.10 vai sair o 14.04.1
Quando sair o 15.04 sairá o 14.04.2.
Como a LTS tem 2 anos de suporte ara a versão desktop e 5 anos para a versão server só vai existir até 14.04.4 porque por essa altura sairá o Ubuntu 16.04 LTS.
Caaabrita…. 😀
O que interessa é que atinja os supostos objectivos a cumprir.
cuidado com esses objectivos…depois anda dizer que a cabra não é de confiança… lol 😀
cmps
Espero que seja bom no momento uso o 13.04
Gostei sim do nome dado ao Sistema, contudo espero que essa confiança não seja “traída” por alguma vulnerabilidade, sendo um sistema para efeito empresarial.
O melhor sistema operacional eh do norte, eh cabra de confiança oxi!