Fritzing – Crie os seus protótipos para Arduino, Raspberry Pi…
…e muitos outros circuitos
Procura uma ferramenta para criar os seus próprios protótipos baseados nos mais diversos circuitos? Então hoje temos uma excelente novidade para lhe mostrar….o Fritzing. Esta ferramenta open source foi criada com o objectivo de dar suporte ao trabalho dos designers, artistas, investigadores, professores, criativos…oferecendo a possibilidade de criar, documentar, partilhar e ensinar os nossos próprios circuitos electrónicos.
Fascinado? Vamos conhecer melhor esta ferramenta.
A criação de um projecto electrónico funcional passa normalmente por uma fase de prototipagem. Nesse campo, a ferramenta Fritzing é um must have uma vez que permite desenhar os nossos próprio protótipos, podendo estes ter como base um conjunto vasto de placas já disponíveis no mercado. Arduino, Parallax, SpakFun, Raspberry PI, são algumas das marcas/componentes que estão disponíveis no Fritzing.
O software permite a visualização da Breadboard, Esquema e respectivo PCB (Placa de Circuito Impresso)
Depois da criação do protótipo, o utilizador pode partilhar facilmente o projecto, exportar para PCB, etc.
A utilização requer essencialmente imaginação por parte do utilizador e claro, conhecimentos de electrónica. No site principal do Fritzing podemos encontrar já diversos projectos desenhados nesta ferramentas, sendo que alguns incluem inclusive o código para experimentar de imediato numa placa real.
Com o Fritzing o utilizador pode criar os seus próprios protótipos mas também aprender com os que são partilhados por toda a comunidade. Por exemplo, se o utilizador pretender criar um Sensor d’água baseado no Raspberry PI, basta, por exemplo, que tenha como base este projecto “RASPBERRY PI WATER SENSOR”. Como ponto fraco, apenas referir que este software não permite a simulação dos circuitos criados.
Licença: GNU GPL
Sistemas Operativos: Windows, MacOS, Linux
Download: Escolha aqui o seu sistema
Homepage: Fritzing
Este artigo tem mais de um ano
recomendado da muito jeito 😀
Excelente !!!!! vou pesquisar
ainda esta semana usei-o para um trabalho 🙂
Boas,
de facto este projecto é fantastico, embora faltem ainda muitos componentes, principalmente da Microchip, mas cada vez esta melhor, eu criei um package para o pinguino 26j50, mas ainda não foi integrado.
Um dos problemas deste projecto é mesmo a falta de compatiblidade com outros formatos principalmente com Kicad, e com eagle, mas principalmente com Kicad, que já é suportado em fabricantes de boards um pouco por todo o Mundo.
O facto de usar qt como base é muito bom, da-lhe um aspecto muito profissinal.
cmps
Ja conhecia e usava no linux. Agora ando numa de win8. Vou experimentar aqui. 😉
muito bom…. também uso…..
Estou justamente procurando um software que me permita simular, sem eu ter que comprar as peças.
Esse não faz isso né?
Conhecem algum que faça?
Este programa faz a simulação do funcionamento dos componentes que queremos adicionar ao nosso projecto. O objectivo é mesmo esse, sem comprar os componentes podemos testar. No entanto poderá haver componentes reais que não estão nas bibliotecas do programa, o que significa que não os podemos usar. Esse é um dos problemas de alguns simuladores: poucas bibliotecas de componentes.
Este site é muito bom para fazer simulações online
https://www.circuitlab.com/
Há um “bom” programa para o que pretendes:
Proteus
http://www.labcenter.com/products/vsm/vsm_overview.cfm
Cumprimentos
Adorei está aplicação……não a conhecia!!!!!!