Dispositivos com Firefox OS chegam oficialmente às lojas!
O sistema operativo que a Mozilla esteve a criar nos últimos dois anos começou agora a chegar ao mercado, para que todos possam ter acesso a ele.
Foi no início deste mês que a Telefónica colocou no mercado a possibilidade de os seus clientes adquirirem equipamentos com Firefox OS.
Ontem, de forma oficial, a Mozilla anunciou a disponibilização de equipamentos com Firefox OS em lojas.
O Firefox OS pretende democratizar o acesso a smartphones, permitindo que equipamentos de gama baixa tenham acesso a um sistema operativo gratuito e assente em tecnologias abertas.
Depois do sucesso que foi a sua comercialização em Espanha, existem já outros países a preparar-se para o lançamento de equipamentos com este SO.
A Polónia, a Colômbia e a Venezuela vão ser os próximos a ter equipamentos com Firefox OS a serem comercializados. Mas mais países se vão seguir em breve.
Para além de dar essa possibilidade a possibilidade de ser usado em equipamentos baratos, o Firefox OS e a sua loja de aplicações vão também permitir que os programadores tenham acesso a uma plataforma onde podem desenvolver e comercializar as suas aplicações.
As tecnologias usadas para a criação dessas aplicações assentam em standards que hoje são já usados na Web e que por isso podem ser facilmente reciclados e reaproveitados.
Também nessa loja as aplicações vão poder ser compradas pelos utilizadores, havendo a possibilidade de serem feitas compras directas ou dentro das próprias aplicações.
Para além do anúncio da chegada do Firefox OS às lojas, a Mozilla anunciou para amanhã a disponibilização de mais uma versão do Firefox OS Simulator, uma extensão para Firefox, onde podem testar o Firefox OS e testar as aplicações que criarem.
As novidades estão talhadas para a melhoria da criação e testes com as aplicações desenhadas para o Firefox OS e para darem aos programadores tudo o que necessitam para impulsionar este novo sistema operativo.
A batalha da Mozilla e do seu novo sistema operativo ainda agora começou. A entrada pela gama mais baixa pretende conquistar mercado para depois alargarem a sua base e concorrer no mercado dos dispositivos de gama mais elevada.
Os standards abertos que usa fazem do Firefox OS uma plataforma onde desenvolver aplicações será mais simples e onde muitos têm já a experiência necessária para as criar
Independentemente do que venha a ser comercializado, a chegada do Firefox OS ao mercado veio alargar a oferta e dar mais hipótese de escolha a todos os que procuram um smartphone com um mercado associado e com aplicações que podem fazer a diferença.
Homepage: Firefox OS
Este artigo tem mais de um ano
Acho que o seu sucesso depende da forma como for distribuído, e depende também de quem é o seu mercado alvo.
Se seguir o caminho do Android em que cada um faz o que quiser e que se desenrasque, talvez o seu futuro seja ter uma pequena quota de mercado.
Uma pessoa que procure um smartphone barato como porta de entrada para o “mundo dos ecossistemas” não quer um telemóvel que obrigue a “mexer nas entranhas”.
O seu futuro e representação no mercado dependerá do caminho que seguir.
Tem tudo para ser um sucesso!
Um SO que vai ficar nas mãos dos operadores móveis, os mesmos que sempre que podem bloqueiam as atualizações e que nem entidades bem mais poderosas conseguiram dar a volta (vide a trapalhada que foram as primeiras atualizações do Windows Phone) ou pura e simplesmente terminam os produtos quando começam a dar trabalho (vide o serviço Vodafone 360 e os 2 telemóveis que o utilizavam) tem tudo para correr bem!
E vai concorrer com a gama baixa da Nokia (os Asha) que tem mais ou menos o mesmo preço (o Asha mais barato custa uns 50 euros…) é um Nokia. Com o Symbian. Que já tem dezenas de milhares de aplicações e jogos.
Agora, tirando isso, não vejo o que possa correr mal.
Espero que o pplware faça um tutorial como programar uma aplicação para Firefox OS, aparentemente as ferramentas da Mozilla estão ao alcance de todos e fácil de usar
+1
Para quando em Portugal?
Mais uma aposta neste mercado é sempre bem vinda, principalmente para nós consumidores.
E se for assim tão acessível desenvolver apps ainda melhor.
Espero que venhamos a ter mais uma boa opção neste mundo móvel, estou curioso
Venha mas e o ubuntu phone e desbloqueado para as operadoras não o encherem de lixo.