Wavecom – Case Study SL BENFICA Wireless
As redes sem fios (redes wireless) têm nos últimos anos ganho uma posição de destaque no mundo das comunicações! Considerada por muitos como uma tecnologia de recurso quando não existe infraestrutura cablada, a verdade é que nos dias de hoje temos conhecimentos de grandes projectos que assentam sobre esta fantástica tecnologia e a ela se deve também o “boom” do segmento dos dispositivos móveis.
Os desafios são imensos e hoje damos a conhecer um Case Study, realizado pela Wavecom, com o objectivo de implementar uma solução Wifi para o estádio da Luz.
Case Study – Implementação de uma solução Wifi para o estádio da Luz
Objectivos
Implementação de uma solução de Wi-Fi, permitindo mobilidade, densidade de utilizadores, qualidade de serviço, escalabilidade e segurança da solução.
Desafio
A solução, a ser implementada, teria que permitir gerir centralmente e de forma dinâmica a componente rádio, a fim de superar as fontes existentes de interferência, uma vez que, o ambiente é incontrolável e congestionado. Além disso, era obrigatório ter o controlo da rede a partir de um local centralizado, sendo o controlo agnóstico em relação ao tipo de tráfego de dados, permitindo o crescimento mais fácil sem ter que redimensionar toda a rede.
As políticas de QoS devem ser implementadas a fim de priorizar o tráfego de voz e vídeo.
O planeamento da solução, tanto em termos de rádio e características de rede, deve ser capaz de superar as dificuldades inerentes a uma cobertura de estádio (a estrutura é fundamentalmente composta por aço e betão).
A equipa de engenharia da Wavecom tinha que providenciar uma solução que permitisse que entidades como a Benfica TV e profissionais dos media conseguissem, rápida e continuamente, transmitir e manipular conteúdos pesados de multimédia.
A segurança também é um ponto-chave, dado o nível extremo de competitividade de um clube desportivo, como o Sport Lisboa e Benfica e as informações sensíveis que são veiculadas neste tipo de rede Wi-Fi. Esta foi, desde o primeiro momento, uma grande preocupação neste projecto.
Solução
A solução de apoio às tecnologias Single Cell e Virtual Cell foi implantada. Estas tecnologias permitem uma melhor utilização de recursos Wi-Fi.
Uma vez que toda a rede opera no mesmo canal rádio, não há espaço para um aumento em serviços que utilizam os restantes canais. Isto implica um aumento em dobro, ou triplo, da sua capacidade. Além disso, a expansão da cobertura da rede torna-se extremamente simples, consistindo em adicionar apenas um AP no local pretendido – sem que haja necessidade de redimensionar toda a rede, como acontece com outras tecnologias.
A tecnologia Single Cell elimina os handoffs entre APs, que são penalizadores quando se tratam de dados sensíveis às variações de latência, tais como voz e vídeo.
A solução final é constituída por um controlador central, localizado no Estádio da Luz em Lisboa, e AP’s distribuídos ao longo do Estádio e também na Caixa Futebol Campus, centro de formação jovem e academia de futebol do Benfica, no Seixal.
Depoimento do Cliente
Vantagens: desempenho da solução, satisfação com o planeamento, implantação e apoio dado para a solução.
"Desde a instalação da rede sem fios pela Wavecom, temos utilizado esta rede como o nosso principal sistema de comunicações nos escritórios Benfica TV e áreas do estúdio.
A solução tem lidado perfeitamente com as nossas necessidades de cobertura e capacidade:
Temos vindo a aumentar os serviços e o número de pessoas que utilizam a rede. A rede tem ainda lidado sem qualquer perda de desempenho com as dinâmicas e frequentes mudanças nos escritórios e estúdios.
A rede Wi-Fi é uma obrigação para as áreas de trabalho dos media, nós começamos a cobrir estes áreas com a colaboração da Wavecom, lidando com os desafios de cada área presente, aplicando a melhor e mais adequada solução a cada um dos espaços.”
Considerações Finais
A segurança da rede é assegurada através das técnicas de segurança mais avançadas. A totalidade da solução é gerenciada centralmente, permitindo ao gestor da rede saber estatísticas precisas sobre o uso dos seus equipamentos.
SLB
O Sport Lisboa e Benfica é um clube desportivo Português com sede em Lisboa, Portugal. Fundado em 28 de Fevereiro de 1904, o Benfica é um dos três grandes clubes de futebol Portugal. A equipa joga os seus jogos em casa, no Estádio da Luz, com uma capacidade de 65.647 espectadores. O Benfica é o clube com mais sócios pagadores no Mundo e o 22º clube mais rico. É o clube de futebol mais bem-sucedido em competições portuguesas, com 67 títulos e ganhou, entre outros, duas Ligas dos Campeões da UEFA.
Wavecom
Fundada em 2000, a Wavecom é uma empresa de engenharia com forte componente de Integração e Desenvolvimento, que suporta um portfólio de soluções nas áreas de Redes Wireless e Comunicações Unificadas. A Wavecom é caracterizada por uma sólida experiência, versatilidade e competência na concepção e implementação de sistemas e aplicações completas, integradas e adaptada às necessidades de cada cliente. O conhecimento e a experiência acumulado ao longo dos anos, devido ao número e complexidade dos projectos implementados, fortalece a experiência multidisciplinar da nossa equipa técnica, o que representa o valor diferenciador da Wavecom no mercado.
Download: Sport Lisboa e Benfica, deploy a Wi-fi solution on Luz
Este artigo tem mais de um ano
Gostava de saber qual foi a solução implementada, para conseguir cobrir com sinal Wi-Fi um estádio com as dimensões do estádio da luz. Para além das dimensões do estádio, a capacidade da rede tem que ser suficiente para que quando estádio está cheio garanta qualidade de serviço.
Rede de dados Ethernet está fora!
Aposto que utilizaram um sistema de antenas distribuídas, com base na tecnologia rádio sobre fibra.
Agradecia que o Pedro Pinto esclarece-se/ apresenta-se mais informação acerca da solução implementada.
“Rede de dados Ethernet está fora!”
Desculpa????
Qual a distância máxima que se pode localizar um AP desde de um bastidor? Qual as dimensões do estádio?
Redes de dados Ethernet por fios de cobre torcidos está fora! devido ao custo que implicava ter vários bastidores. Porque tb existe transmissão de Gigabit Ethernet e 10Gigabit Ethernet por fibra ótica.
Estou errado Tiago?
Pedro quando for oportuno, esclarece a malta.
Agora já compreendi o que queres dizer…o ethernet é que está ai a fazer confusão…
E qual o problema de haver varios bastidores? O estadio deve ter imensos pontos de rede espalhados, logo têm que ter varios technical rooms para suportar uma infraestrutura de acesso daquelas.
a capacidade da rede tem que ser suficiente para que quando estádio está cheio garanta qualidade de serviço???
O serviço como está perfeitamente claro no artigo destina-se a uso interno. Não há assim variação de utilizadores mas sim de interferencia.
A rede funciona para funcionarios e TV BENFICA.
Uma entrevista em directo de qualquer ponto do estadio ode chegar ao estudio sem cabos, apenas por Wifi.
Esse é um dos objectivos
A VQ Vision Lda. é uma empresa que desenvolve um novo protocolo de comunicações, o RRDP, que permite redes mesh escaláveis a milhões de nós, especialmente adequada a redes wireless. Este protocolo suporta handover, mesmo em tecnologias fixas wireless, usando equipamentos standard como vulgares APs WiFi. Com tempos de convergenciada na ordem dos 8 ms em caso de falha, não depende de protocolos STP como ethernet. A tecnologia suporta circuitos MP2MP, escaláveis, mas vai mais longe na classificação de fluxos de dados, suportando diferentes fluxos, em circuitos mesmo tendo origem na mesma máquina cliente, sme segmentação de redes lógicas. Este protocolo, por exemplo, conseguiria cobrir todo o estádio do SLB sem necessidade de infraestruturas cabladas, possívelmente a 1/10 do custo, e permitiria muito mais funcionalidades, e serviços, que qualquer outra tecnologia. Permitiria até substituir todas as redes informáticas do estádio do SLB por uma única rede, sem fios, garantindo SLA por cada fluxo de dados, e um nível de redundancia só possível de obter em redes mesh.
meru networks amigo
Aposto que foi usado material cisco, quando o material microtik/omnitik é muito mais barato e a meu entender muito melhor.
Não… foi usado material da Meru Networks.
Eu teria feito com mikrotiks sem duvida
“”Single Cell e Virtual Cell foi implantada. Estas tecnologias permitem uma melhor utilização de recursos Wi-Fi.”” sim é verdade <–
""Uma vez que toda a rede opera no mesmo canal rádio, não há espaço para um aumento em serviços que utilizam os restantes canais."
<— toda a rede ? 1 canal? como ?
é publica ? para todos? se sim como 20000 (#$%&/") eu sou do S. usão só 1 canal? parece + 1 ddos atake.
zzzeezzzeeez + uma tdt.
Se a nossa juventude caminho para este dialeto, imagino daqui a 20 anos…
/* Quem lhe disse que era portuguesa ou que estudei português?
Isso é do corrector ortográfico do Linux ,hehe.
*/
Link , off http://www.wavecom.pt/pt/pdf_case/12.pdf
Gostava era de ver um relatório…..
ui que a PT WiFi vai á vida LOL e eu sei pq. ahahah
So um erro o Benfica ja não é o clube português com mais titulos a nivel interno 😛
precisas do excel para fazer a conta?
Esta gente nao le os artigos so pode.
ESTA REDE É PARA CONSUMO INTERNO E NAO DOS ADEPTOS QUANDO VAO VER O JOGO…
Quando vou ao estadio vou para ver futebol, “nao para ir para o facebook” –‘
Tentem viver um bocadinho!
5 minutos sem Facebook? Como é que alguém pode viver assim? 😉
a pergunta mais importante e que ninguem fez é se isso tudo esta ligado ao sistema de rega e luzes. se sim, vai abaixo rapidinho, lel.
Era engraçado. Ficaria rico num instante 🙂
tudo bem desde que não ponham rede wireless (rede sem fios) nas balizas, é que fica difícil perceber se a bola entrou ou não!