Como será disponibilizada a primeira versão do Windows 8.1?
Com a chegada do Windows 8.1 quase iminente, já no próximo dia 26, e com a Microsoft a disponibilizar cada vez mais informação sobre o que este sistema operativo vai trazer de novo, é natural que muitos se comecem a interrogar como vão poder testar esta novidade e se ela vai ou não estar disponível para todos.
As respostas começam também agora a surgir e pelo que foi apresentado ontem, a actualização para a versão de testes será feita de forma simples mas com alguns cuidados a serem tomados.
De acordo com informação disponibilizada pelo site ZDNet, num das sessões da conferencia TechEd North America, da Microsoft, este assunto foi levantado e alguma informação foi adiantada.
Pelo que foi dito todos vão ter acesso à primeira versão public preview do Windows 8.1 logo no dia 26 de Junho. Esta estará disponível, como adiantado, através da loja de aplicações do Windows e de forma gratuita.
Todos os utilizadores do Windows 8 e do Windows RT vão ser notificados da existência desta novidade no seu sistema operativo e mediante a decisão de avançarem ou não com a sua instalação esta irá estar disponível na loja de aplicações do Windows.
Caberá aos utilizadores ler as informações disponibilizadas e decidir se pretendem instalar a versão de testes do Windows 8.1, sempre com a certeza de que será uma versão de testes e propensa a erros e problemas.
No entanto, e segundo foi também anunciado, todos os que fizerem a instalação da public preview do Windows 8.1 vão ser obrigados a reinstalar as suas aplicações quando a versão definitiva for disponibilizada.
A versão final vai ser mostrada a todos os que testaram a public preview e os seus dados guardados para posterior utilização, mas as aplicações vão ter e ser reinstaladas.
Mesmo que os utilizadores revertam o seu Windows novamente para a versão 8, aquando da disponibilização da versão final do Windows 8.1 este processo de reinstalação será necessário.
Na prática isto levará a que no Windows RT todas as aplicações que foram instaladas pela loja de aplicações do Windows necessitam de ser instaladas e no Windows 8 serão as da ModernUI e as do desktop tradicional.
Esta situação não será aplicada aos utilizadores que resolverem esperar pela versão final do Windows 8.1, que será disponibilizada nos mesmos moldes.
Segundo a Microsoft a migração do Windows 8 para o 8.1 será muito similar à que foi efectuado pelos utilizadores na actualização do Windows 7 para o Windows 8, na forma como lidará com definições, dados e aplicações.
A Microsoft tem trabalhado também no que descreve como a pegada que o Windows 8.1 ocupará. Vão ser necessários apenas 4GB para instalar a public preview do Windows 8.1.
Estes trabalhos incidiram na remoção de componentes antigos, na eliminação de ficheiros temporários e na melhoria da compressão NTFS para conseguir libertar espaço adicional nas máquinas dos utilizadores.
Ponderem então muito bem se vão pretender fazer a instalação da primeira versão do Windows 8.1 a estar disponível. O preço a pagar por essa antecipação é a reinstalação de todas as aplicações que tenham instaladas.
Este artigo tem mais de um ano
Vamos la ver se percebi bem… a única desvantagem de instalar a preview é ter de mais tarde reinstalar as aplicações, e por aplicações estamos a falar das aplicações da interface metro apenas, certo?
É claro que pode surgir bugs, etc.. mas isso é óbvio.
Quando dizem aplicações tbm se inclui programas?
Boa questão, está ambígua a notícia, porque os programas também são aplicações!!
“…no Windows 8 serão as da ModernUI e as do desktop tradicional”
Pelo que está escrito no texto deduzo, são todas as “apps” do MetroUI e no caso do windows 8 incluem-se também os “programas” que estão instalado no computador…
Só as aplicações da loja do Windows.
Mas então, será mais que um update à interface?!
É mesmo preciso tanta coisa? Espero que venha mais situações de compatibilidade.
A licensa do windows é automaticamemte transportada ou precisamos de a inserir novamente?
Se for semelhante ao update para o “Media Center”, pode ser preciso adicionar novamente a licença. Mas acredito que não seja necessário.
É CLARO QUE NÃO VAI SER PRECISO, voltar a colocar a licença…
Não é necessário ser “brusco” (dedução através do uso de maiúsculas).
Abraço
I see what you did there! 🙂
ahahahah, found youuuuuuuuuuuuuu ! 😀
São só as apps da loja? Tenho que apontar num papel quais as que tenho para voltar a instalar ou o windows fará isso automaticamente? Vou perder a organização dos tiles ?
Não é necessário escrever, consegues saber o histórico de apps
Bom artigo, contudo uma pequena correcção, na primeira linha deveria ser iminente (=algo que vai ocorrer em breve) e não eminente (=ilustre)
Correcção feita. Obrigado pelo reparo.
Pode ser mesmo muito importante, mas não é eminente… Está é iminente….
Como o que vai ser posto a público no dia 26-06-2013 é a versão de teste, prefiro esperar pela versão deficnitiva do Windows 8.1 , e assim instalar.
Vai ser disponibilizado em formato diskete de 8´
será que no wp8 vai ser atualizado da mesma maneira, no mesmo dia?
Windows Phone 8.1 ainda está longe de ser liberado. E como sabem, não virá uma versão preview antecipada. Ela será lançada numa versão definitiva.
Ainda há poucas informações sobre o WP8.1, mas sabem que ele é real.
Os rumores apontam que ele será lançado entre fim de 2013 e início de 2014 e todos os aparelhos da 3 geração dos LUMIAS com wp8 receberão primeiro a atualização.
há uma coisa que ainda não percebi, o windows 8.1 também irá estar disponível como os outros?. ou seja temos um dvd com o windows instalamos e já está?
Ou termos sempre que instalar o windows 8 e depois fazer a actualização?
Até onde sei, terá que ter o Windows 8 licenciado pré instalado.
Vai funcionar como o Windows 98 SE.
Corrigindo, será como a atualização para o Pro com Windows Media Center