Chakra 2013.05 “Benz”– O poder do Arch Linux
…numa distribuição intuitiva e com versão LiveCD
Desde há algum tempo que tenho tido alguma curiosidade em experimentar o Chakra Linux. Esta distribuição é um fork do Arch Linux e focada nas ultimas versões do ambiente gráfico KDE. O objectivo desta distribuição é oferecer aos utilizadores um sistema operativo intuitivo, com vários recursos e com o poder do Arch Linux.
O Chakra foi iniciado por programadores do KDEmod que decidiram criar uma versão live CD baseada no Arch Linux. A primeira impressão desta distribuição é muito positiva, já que o sistema é muito fluido, bonito e user-friendly. Esta distribuição é por omissão uma distro GTK free, desenhada para correr especificamente frameworks e aplicações baseadas em QT, sempre com a melhor performance.
Recentemente foi lançada a terceira versão da serie “Benz” que traz algumas novidades, das quais se destacam:
- Oktopi uma promissora interface gráfica para o Pacman – saber mais aqui
- kio-mtp – que oferece suporte para dispositivos móveis no Dolphin
- Konversation que substitui o Quassel como cliente de IRC por omissão
A nível de software, o Chakra traz o mais popular software nas diversas secções
- KDE Software Compilation 4.10.3
- Web:
- Multimedia:
- Music:
- Development:
- Office:
- Finances:
- Other:
Depois da nossa análise ao Cinnarch e Manjaro Linux, aqui fica mais uma distribuição baseada no potente e cada vez mais usado Arch Linux. O Chakra está disponível em versão LiveCD. Experimentem e deem-nos o vosso feedback.
Download: Chakra 2013.05
Homepage: Manjaro
Este artigo tem mais de um ano
Ainda não tive tempo nem paciência para experimentar, mas tenho umas dúvidas: aqueles browsers vêm instalados de origem ou podemos escolher qual queremos ao instalar? Assim como os editores de texto e os reprodutores de multimedia… Para que é que “eles” deixam tanto bloatware nas distribuições? Já na minha análise ao mint14/cinnamon falei disso… Acho que é uma tentação dos programadores ao criar as distros 🙂 btw estou à espera da análise pedro pinto 😉
Boas César, podes escolher outros.
A maioria dos softwares listados não vem pré-instalado, mas estão disponíveis nos repositórios, e e muito simples de instalar.
Manjaro vs Chakra vs Antergos
Pros Cons ?
Para KDE qual o melhor ?
Ainda que não tenha usado de forma intensiva nenhum deles, penso que o Chakra dá mais atenção ao KDE do que as outras distros.
Alias, até penso que o Antergos é apenas Gnome3 (corrijam-me se estiver enganado sff)
Boas ppl =) alguem me sabe dizer se haverá mais alguma distro de linux com a possibilidade de recorrer a uma pré-instalação no windows, tipo como acontece com o mint “mint 4 win” e o ubuntu.. obgd pela ajuda
Sim, poder, podia… (in)felizmente tenho demasiado por onde escolher. Mas acho que não há necessidade de encher uma distribuição com milhentos programas iguais ou que exerçam exactamente a mesma tarefa! O problema é que até gostei desta distro e só não a vou instalar por causa do bloatware… Enfim, se não estivesse numa prova a 6 horas de casa e a escrever de um nokia 5130 até me explicava melhor 🙂 bom fds
Esta distro é das que melhor integra o KDE.
2 pequenos pormenores: Só tem versão 64bit e o link da homepage está correcto mas o nome está mal 🙂
Homepage: Manjaro ?
http://manjaro.org/
ops, achei q era isso q você estava procurando, mas vi ques estava referindo-se ao comentário anterior
Não, no artigo esta Hopepage : Manjaro … E devia ser Homapage : Chakra… Mas obrigado na mesma 🙂
Gosto do Chakra Linux, mas tive alguns problemas com a atualização, pois as vezes surgiam conflitos entre os pacotes, e eu realmente não sabia o que fazer, geralmente eu aceitava todas as substituições, porém a última que fiz isto, o Bundles parou de funcionar e também não consegui mas assistir vídeos flash. Espero que com implementação do gerenciador de pacotes gráfico, tenha proporcionado melhorias. vou testá-lo novamente.
Atenção!! Esta distribuição NÃO É BASEADA NO ARCH LINUX!
É UMA FORK!
Consultem a distrowatch sff…
E se repararem, são repositórios separados!
Sendo um fork é sinal que é baseada…nao?
Posso estar enganado, mas na minha opinião ainda esta muito cru!!