6 ambientes gráficos para o teu Linux
Os ambientes de trabalho tendem a definir a usabilidade e produtividade que um sistema operativo pode oferecer . Cada um com as suas características únicas, mas todos com bases similares. No caso das diferentes distribuições Linux, os ambientes de trabalho que têm dominado, nos últimos, anos são o Gnome e o KDE apesar do Xfce, Mint e Cinnamon terem ganho ultimamente alguma popularidade. Cada um com as suas particularidades e com as suas qualidades. O utilizador é livre de escolher o que pretende usar e pode facilmente alternar entre eles.
É utilizador Linux? Então escolha qual o ambiente gráfico que mais lhe agrada.
Uma das características que sempre me fascinou no mundo Linux é a possibilidade que o utilizador tem em personalizar o seu sistema. Por exemplo, se não gosta do ambiente gráfico, então pode facilmente trocar por outro que se adapte as suas necessidades, que tenha para si a interface mais agradável, ou simplesmente aquele que garante uma melhor performance.
GNOME
O GNome é provavelmente o ambiente de trabalho mais popular no segmento Linux.As versões Gnome 2.x foram usadas por omissão no Ubuntu, Dedora, Debian e outras grandes e populares distribuições. Este ambiente gráfico de trabalho é simples de usar e oferece uma interface muita limpa.
O anuncio do novo Gnome 3, com a interface Gnome Shell, algumas distribuições abandonaram este ambiente gráfico de trabalho (ex. Ubuntu) . No entanto, o Gnome 3 oferece muita funcionalidades interessantes, oferecendo um ambiente de trabalho muito funcional e robusto.
KDE
A par com o Gnome, o KDE é um dos mais populares ambientes gráficos de trabalho. Oferece uma interface bonita e atraente (um pouco ao estilo do Windows) e em muitas situações, este ambiente gráfico é muito mais funcional que o Gnome. Para quem gosta do Ubuntu mas não gosta muito do Unity ou Gnome…então o KDE é sem duvida uma óptima alternativa.
Em Fevereiro foi lançada a versão KDE 4.10 que incluiu uma variedade de widgets e muitas outras novidades. Saiba tudo aqui. O KDE é baseado no toolkit QT ao contrário do GNOME e do Unity que é baseado no toolkit GTK.
XFCE
No segmento dos ambientes gráficos os mais conhecidos são sem duvida o Gnome e KDE. No entanto, devido à sua leveza, simplicidade e funcionalidades, o XFCE tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos e este é actualmente um dos ambientes de trabalho favoritos dos utilizadores. Esta ambiente gráfico é ideal para máquinas que não possuem bons recursos a nível de hardware, especialmente ao nível da placa gráfica.o Xfce faz uso do GTK toolkit mas inclui as suas próprias aplicações, tais como o gestor de ficheiros, editor de texto ou o visualizador de imagens.
Cinnamon
O Cinnamon Desktop é um ambiente de trabalho bastante moderno e leve, considerado como um pseudo fork do Gnome. Este projecto tem vindo a ganhar muitos adeptos devido à usabilidade e personalização que este ambiente de trabalho oferece.
Uma vez que é baseado no GNOME, o Cinnamon vem com muitas ferramentas do mesmo mas também possui as suas próprias ferramentas.
Recentemente o Cinnamon chegou à versão 1.8 que traz muitas muitas melhorias ao nível do gestor de ficheiros, Control Center, Desklets, etc.
MATE
O Mate é um fork do (original) GNOME 2, que nasceu em 2011 com o objectivo de preserver o GNOME 2 de modo a que este possa estar presente nas mais recentes distribuições Linux. O projecto Mate investe qualidade e estabilidade do ambiente gráfico e está presente na distribuição Linux mais popular, o Mint.
Ao contrário do Cinnamon que é baseado em novas tecnologias, como por exemplo o GTK 3, o Mate ainda usa o “antigo” GTK 2.
Razor-qt
O Razor-qt é um ambiente gráfico simplista, mas com uma excelente performance. Este ambiente gráfico recorre a tecnologia QT e é excelente para usar em máquinas com menor poder computacional.
Breve Sondagem
Este artigo tem mais de um ano
Bons dias;
Não deveria estar ai incluido o unity?
Cumps
C.S.
Estive mesmo para incluir. Mas o Unity não pode ser considerado como uma ambiente gráfico…mas sim uma interface.
Ai e? Entao o que faz o cinnamon nesta lista?
Dou razão! No entanto a inclusão do Cinnamon deve-se ao facto de recentemente ter saído uma nova versão. Apesar de reconhecer também que a ultima versão do Unity me agradou em termos de performance.
LXDE?
concordo. falta o LXDE e o Unity tb acho q seja, já q está o Cinnamon.
P.S.: qd corrigem este erro de nao poder responder à 4ª resposta?
Se nao incluis o unity por ser uma interface tambem nao deverias incluir o cinnamon, que tambem e’ uma interface ao nivel do unity assente em gnome 3.
A meu ver, o Unity está incluído, logo em primeiro. O Gnome é que não terá sido incluído.
Já na lista de votação terá sido o contrário. Porquê?
É mais ai contrário. O unity assenta no Gnome …e não o contrário
Verdade, mas o screenshot parece-me exibir Unity, não simples Gnome.
Nop, é Gnome…
E completamente simples.
@Pedro Pinto, sem dúvida o @camsarria tem razão. E o porquê de não ser um ambiente gráfico? E o que é uma interface? Não serão os 2 o mesmo? Acho que existe uma confusão ai qualquer da vossa parte.
No final é tudo a mesma coisa…mas interface considero quando assenta sobre um ambiente de trabalho. É esta a “pequena” diferença
Alguém sabe explicar a diferença entre ambiente gráfico e interface?
O Unity acho o pior deles todos, só o facto dos menus e títulos das aplicações estarem na barra do topo e não na própria janela, e a barra lateral para incluir as aplicações e não na barra do topo, merece o descrédito.
tenho tido um certos problemas com o unity é muito pesado.
aquilo que uso de momento e Gnome with no effects e estou feliz da vida, com um computador super estável.
xFCE é o meu ambiente preferido quando usava um EEEPC. Pratico, leve e funcional.
Unity…
Porquê? Em que é melhor?
Não concordo, eu uso o Unity, então que ambiente gráfico devo chamar-lhe?
chama-lhe um pimped gnome… =P .. eu prefiro mate… leve simples e agradavel.
Mate é muito bom… Experimentei Mate no Mint e espectacular.
Tou é à espera do que eventualmente pode surgir deste OS. http://elementaryos.org/
Ainda não percebi foi bem a base do “Pantheon Desktop”
Mas tambem se foi caso de falar em cinnamon, tambem podiam falar do Pantheon.
Demorei algum tempo a adoptar o KDE, mas quando se experimenta a sério, não se quer outra coisa…Isto claro, se os recursos da máquina permitirem utilizar todas as potencialidades desse ambiente gráfico, senão penso que o xFCE possa ser a melhor solução!
Cinnamon!
Simples e personalizável. É um DE confortável de se usar.
Unity sem duvida…
Depois do Unity só mesmo Xfce, como o Unity não esta incluído, vou votar no Xfce…
Para quem está a falar do Unity, também existem muitos outros ambientes a faltar aí. LXDE, E17.
Faltam alguns e o facto é que Unity é exclusivo de Ubuntu enquanto estes outros não.
Verdade, existem muitos mais, mas acho que eles aqui tentaram por os mais conhecidos…
O Unity não é exclusivo do Ubuntu, pois já existe Unity para Arch, o Unity é é dos mais complicados de portar para outras distribuições.
Concordo, LXDE deveria ter sido incluído. E17 e outros acredito que ainda não sejam adoptados por muitos.
Mas na lista de votação também deveriam ter acrescentado uma opção “outros”. Falha do Peopleware aí.
e o Ubuntu Netbook Edition? é uma pena ter sido esquecido, tinha muito potencial.
Fica registado para próximos artigos do género. Obrigado
ola a todos.
pedro podias me dizer como instalo o cinnamon no ubunto 13.04.
ja fui ao site da cinnamon mas aquilo e confuso.
obrigado
ps espero que este inquerito tenha algo a ver com
distribuiçao linux ppware
sudo add-apt-repository ppa:gwendal-lebihan-dev/cinnamon-stable
sudo apt-get update
sudo apt-get install cinnamon
=)
obrigado jp pela dica.
o k vale no mundo linux a sempre ajuda .
Sim!! Como base do sistema e depois, com ambiente gráfico jolicloud ainda melhor!!
Eu cá uso o Awesome isso sim é pra Homens
Cinnamon
LXDE
Finalmente o tópico que eu esperava com uma certa impaciência chegou. Isto porque instalar centenas de Linux só para ver os ambientes gráficos torna-se monótono. Adoro a forma como o Xubuntu funciona mas estou inclinado a começar em modo definitivo para o Mint 14 Mate (posso votar nos xFCE e no Mate? Não? Ohhhh tenho de escolher um)…
Escolha dificil. MATE ganhaste o meu voto…
eh eh eh, é uma boa e acertada escolha. De facto o Mate tem demonstrado ser um excelente ambiente de trabalho…mas o Cinnamon é o que anda na moda.ora testa la 🙂
Sacando a versão Cinnamon do Mint 14. Podias era dar-me umas dicas a um tópico que criei na nossa comunidade do G+?
O puto giro da barbinha sou eu e precisava daquelas dicas com uma certa brevidade se fosse possível pode ser? Ou devo perguntar no nosso fórum?
https://plus.google.com/u/0/communities/102276020881787853656
KDE,o preferido, mas agora a testar o mint Olivia RC, estou a usar o MATE,e estou bastante agradado, apesar desta versao RC me estar a dar muitas dores de cabeça.
A mim também … constantes freezes e é pena porque gosto muito do Oliviazinha!?
E partilhar a foto do periquito que fica espectacular com qualquer um deles 😉
Para quem quiser o periquito, aqui está ele http://goo.gl/9yC2Q
Carissimo Pedro Pinto precisava de entrar em contacto consigo. Posso enviar mail através do fórum? Cumprimentos
Boas Paulo,
Eu ando por todo o lado 🙂 FAcebook, twitter, Comunidade Linux Pplware..e afins. Mas pode ser por mail: ppinto [at] pplware.com
enviado 🙂 obrigado
Pois não duvido mas não tenho qualquer contacto 😛
Infelizmente não está listado. Na minha opinião, definitivamente Enlightenmnent 17 aka E17
Bem visto, esqueci-me desse 🙂
pantheon shell <3
pantheon shell <3
OPENBOX
+1
Mate. Rápido, leve e funcional. Depois do desastre Gnome 3, Mate é o mesmo que regressar a casa depois de uma viagem cansativa 🙂
boas…
sim é verdade, o Mate, vai melhoando a pouco e pouco e tornando-se cada vez melhor e cada vez mais opção pois os developers de DE’s andam esquesitos e so pensam nos tables, e na malta que faz “artes marciais com os membros superiores apenas” no ecran…
Para maquina de trabalho desktop, com requesitos minimamente actuais, Mate sem duvida. 😉
cmps
Ele disse 6 Ambientes Graficos galera. e não 20!!
muito bom.
Desses uso o Gnome e não troco por nada.
7. lxde
Unity e Pantheon la em casa, como nem um nem o outro estão na lista votei KDE que é o meu favorito em 3º lugar, em quarto XFCE
ainda não brinquei com o cinnamon
Ja agora, quem usa unity tem FPS’s baixos em wine?
Mudei para o linux mint mate para maximizar FPS’s , o ubuntu com drivers proprietarios em open gl wine é muito muito lento 🙁
Peço a V.Exias., que me desculpem mas a julgar pela opiniões aqui expressas acho que anda por aqui uma grande confusão…
Confunde-se entre gestores de desktops (Desktop environment – Ex. KDE) e gestores de janelas (Window Manager) 🙂
Qualquer dia ainda escrevo sobre este assunto…
Por acaso rendi-me recentemente ao Cinnamon e estou satisfeito 😉
Xfce 4 sem dúvida, pela simplicidade e velocidade do ambiente.
E pela sua consistência ao longo dos anos. Não me lembro de ter ficado com o sistema lento ou partido com updates ao Xfce. Espero que nunca se metam a inventar como os tipos do Gnome que conseguiram implodir-se com as mudanças radicais.
Uso o Gnome shell, faz algum tempo, e apesar de estar sempre a testar distros com outros desktop enviroments, não prescindo dele…são gostos… 😉
Utilizo Openbox, http://openbox.org/wiki/Openbox:Screenshots .
Sem dúvida o Gnome,támbem gosto bastante do Xfce,quanto ão KDE sempre achei meio infantil…
Tenho saudades de usar o X11. Aquilo é que era … até se conseguia ter o terminal grafico dum servidor remoto na maquina local. Os velhinhos Pentium não se faziam rogados, mesmo com as velhinhas graficas S3.
E onde anda o LXDE???
Parecendo que não, é O ambiente de trabalho ESTAVEL, mais leve actualmente…
XFCE há muitos anos por aqui 😉
E já ouviram do ambiente gráfico jolicloud… Acho que é o que está dar!! O que acham??
Jolycloud é um desktop na nuvem.
https://drive.jolicloud.com/#/desktop
Apesar de ser muito legal, acho que não pode ser classificado na mesma categoria dos ambientes gráficos aqui levantados.
Um breve comentário sobre:
-Gnome3: pouco funcional, “engessado”
-KDE: o melhor para máquinas potentes
-XFCE: o melhor para máquinas modestas ou antigas
-Unity: pesado
Opiniões baseadas em meu uso e experiências diárias, posso afirmar que o meu predileto é o Xfce, o qual é muito ágil e produtivo.
Acho interessante fazerem estes questionários, mas podiam colocar os resultados logo disponiveis para vermos a opiniao geral das pessoas.
Cumprimentos
Uso o Aka E17.
Uso GNOME actualmente e estou satisfeito. O primeiro Linux que usei já vão 10 anos, era com KDE 3, numa época em que o KDE ainda era rei.
Depois, claro rendi-me ao grande ambiente gráfico que era o GNOME 2 embora a adaptação para a (tão polémica) versão 3 me tenha causado alguma estranheza, posso dizer que isso agora são águas passadas. O GNOME 2 foi muito bom, mas é já passado e não vale a pena ser saudosista. O futuro está na shell do GNOME 3.
Gnome-shell é 5*
“”Confunde-se entre gestores de desktops (Desktop environment – Ex. KDE) e gestores de janelas (Window Manager)
Qualquer dia ainda escrevo sobre este assunto “”
arch + iceWM the best(X11) + mesa 3d, in update to wayland or mir <— ???
vou mudar para o melhor Xwindows server.
1 Window Manager ira ser sempre rapido.
ex: http://techbase.kde.org/Projects/KDE_on_Windows/Installation
o linux tem servidores Xwindows e devem usar os melhores digo eu….
como Desktop environment xfce pq old grfic.card.
Ora aí está uma ideia interessante. Gostaria saber mais sobre gestores de janelas (Window Manager) e sobre gestores de ambiente de trabalho (Desktop environment).
Que polêmica hein! Como leigo, o que vale pra mim é como o sistema operacional me é apresentado. Acho a organização do Unity muito boa. A ideia do dash funciona, coisa parecida no gnome shell,não sei o que veio primeiro. Então, em primeiro vem o Unity, depois o Gnome que parecem estar com mais disposição às novidades. Depois vem o KDE que é muito bonito, mas parece ter estagnado no conceito: “canto esquerdo, clica e abre menu”… prefiro novidade.
Entao e o bem dito openbox?
Será que já passei a historia?
Cinnamon 1.8 aqui.
Depois de passar de Gnome 2 para unity (via update de ubuntu) comecei a procurar alternativas. A primeira foi Gnome 3, e não gostei, achei pouco prático e ocupava muito espaço no ecrã. Instalei o Lubuntu que trazia o LXDE, e voltei a ter máquina disponível. Contudo, deixava algo a desejar. Lembrei-me de há uns anos ter experimentado o XFCE e lembro-me da rapidez. Foi também altura de deixar o ubuntu, e passei para o Mint com XFCE4. Desde então que não troco, está estável, rápido, bonito e não ocupa quase espaço nenhum no ecrã.
Votei XFCE4, mas ainda não experimentei o MATE, que se for como dizem que é, ou seja Gnome 2, também seria uma opção.
Cumprimentos,
Mate 1.6 – 5*****
Eterno novato em Linux uso o Mint 14 XFCE mais atual (versão estável, pois já ha o RC 15)
Motivo: depois de pesquisar muito descobrí que era o adequado para o laptop da patroa, que é antigo e com 1 gb de memoria. Ela não gostou nada de ter mudado de windows para Mint, mas depois de convence-la, por horas a fio, a convencí de que era mais leve e rápido. E é mesmo. Impressionante. A conexão coma internet, não sei porque, é muitas vezes mais rápida que quando tinha o Windows 7.
Eu só não me livro de vez do Windows pelo Mint porque acho que é obrigatório ter um windows na máquina, sempre.
Nisso até os usuários do MacOx devem concordar….ou não ? hahaha
Abraços !
Como instalo o Gnome 3.8 no Ubuntu 13,10 ?
Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Se ainda não tiver o repositório, adicione-o digitando o seguinte comando:
sudo add-apt-repository ppa:gnome3-team/gnome3
Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:
sudo apt-get update
Passo 4. Agora instale o ambiente com o comando:
sudo apt-get install gnome-shell ubuntu-gnome-desktop
MATE definitivamente é INCRÍVEL.