E já lá vão 15 anos …. para Gran Turismo!
... e sempre em altas rotações.
Um dos mais emblemáticos e bem sucedidos jogos de sempre da consola da Sony encontra-se a fazer o seu 15º aniversário.
Gran Turismo já cá anda entre nós desde 1998 e desde então que se tem mantido na linha da frente no que toca a simuladores automóveis nas várias versões de consolas Playstation pelas quais tem passado.
Agora por alturas de apagar as suas primeiras 15 velas de existência, Gran Turismo traz uma surpresa especial para os fãs da série....
A Sony Computer Entertainment Europe vai realizar um evento comemorativo para celebrar o 15º aniversário de Gran Turismo, no famoso circuito de Silverstone, no Reino Unido, a 15 de Maio.
O primeiro jogo Gran Turismo foi visto pela primeira vez no Japão, em Dezembro de 1997, após cinco anos de desenvolvimento pelo lendário designer Kazunori Yamauchi, sendo depois lançado em todo o mundo em 1998. A franchise evoluiu bastante para se tornar amplamente premiada e receber o título do jogo PlayStation mais vendido de sempre e um dos mais viciantes.
Pessoalmente uma das criticas a colocar no jogo, e que com o ultimo lançamento foi corrigido (em parte), era a ausência de danos nos veículos.
Yamauchi-san vai atualizar o mundo em relação ao futuro do jogo Gran Turismo, em Silverstone. A sua paixão por tudo o que se relaciona com automóveis é bastante evidente nos níveis sempre crescentes de realismo e na atenção dada aos detalhes do Gran Turismo, assim como na vasta gama de carros por que é famoso. Relações fortes com os principais fabricantes apresentados no franchise levaram a algumas parcerias fascinantes com o mundo automóvel, como o derradeiro carro de corrida Red Bull X2010, o protótipo GTbyCitroën, uma cooperação de design para uma mostra com um Nissan GT-R real e uma inovadora aplicação desenvolvida para o Toyota GT86.
Gran Turismo sempre foi um jogo que assentou a sua beleza, numa representação perfeita dos diversos modelos automóveis presentes, em associação a uma condução bastante realista e diferenciada. Com o aparecimento do online, ganhou outra dimensão, não perdendo nunca os seus pontos de referência, restando apenas saber como vai ser o futuro da série e se continuará a manter-se como O Rei do Asfalto nas consolas da Sony.
Na parceria realizada com a Nissan, que o Pplware acompanhou aqui, aqui, aqui ou aqui, a PlayStation deu o salto do virtual para o real, inspirado pelo Gran Turismo, para um novo campo, na forma da GT Academy da Nissan e PlayStation. O famoso programa de desenvolvimento de pilotos selecciona os jogadores de GT mais rápidos de todo o mundo e transfere os seus talentos para a corrida do mundo real. A competição começou em 2008 e tornou-se cada vez mais forte. Mais de três milhões de jogadores participaram desde o seu início, e os graduados da Academy conseguiram resultados impressionantes, incluindo um segundo lugar nas 24 Horas de Le Mans de 2011 na classe LMP2. Cinco grandes jogadores de Gran Turismo que foram classificados como campeões da GT Academy vão marcar presença em Silverstone e os ‘Atletas Nismo’ vão mostrar as suas capacidades de corrida real, com algumas voltas de alta velocidade no famoso circuito, que até agora nunca tinham sido exploradas no Gran Turismo.
Poderão estar os videojogos a criar novos dinâmicas e realidades nos próprios desportos através destes eventos e competições?
Este respeito mútuo e o desvanecer da linha entre o virtual e o real levaram a que o evento em Silverstone seja também apoiado por vários fabricantes, como Audi, BMW, Ford, Honda, Jaguar, KTM, Mercedes-Benz, Tesla e Toyota. As versões reais dos seus carros, antigos ou novos, familiares a legiões de fãs apaixonados do Gran Turismo, estarão expostos na pista como parte do evento.
“A franchise Gran Turismo continua a ser extremamente importante para a PlayStation”, explicou Jim Ryan, presidente da Sony Computer Entertainment Europe. “Sentimos que os 15 anos de Gran Turismo era um evento que valia a pena comemorar com os nossos colegas das Américas, Ásia e Japão. Estamos muito agradecidos aos nossos parceiros por nos ajudarem a organizar um evento fantástico. Para além de vermos o desenvolvimento da franchise e compararmos o virtual com o real, vai ser um prazer ver Yamauchi-san e ouvir o que se segue para o Gran Turismo.”
Homepage Gran Turismo
Este artigo tem mais de um ano
Muitos daqui são mais novos do que o Gran Turismo!
Realmente, acredito bem que essa afirmação anda bem perto da verdade. 🙂
O Pplware orgulha-se de ter uma audiência vasta quer em termos demográficos como etários.
E ainda bem que é assim, não concordas?
Sim.
Ainda me lembro de jogar o velhinho GT1 e GT2 na minha ps1. Desde ai que fiquei agarrado à série e tenho todos (perdi o 4 infelizmente).
A segunda foto com o Honda Civic fez-me lembrar quando iniciei o GT5, pois foi com o mesmo carro e que máquina! Ainda o vou buscar para fazer umas corridas de vez em quando.
Tenho pena de jogar isto com o comando, pois merece um bom volante mas há outras prioridades. Parabéns GT já estás a ficar “grandinho” xD
Cumps
No ano passado o seu arqui-rival da consola adversária, Forza apresentou uma mini-revolução com Horizon.
Será este o caminho também para GT?
Espero que lancem algo do género.. Sempre fui fã da série GT mas sempre preferi jogos em estrada aberta ao invés de circuitos.
É mais real e menos cansativo.
Agora o que faz mesmo falta é alguém lançar um jogo onde se possa conduzir em estradas reais de todo o mundo. Não sei até que ponto seria “fácil” adaptar os dados do StreetView a um jogo mas isso seria uma revolução autêntica. Poder conduzir em todas as estradas “mapeadas” no Street View.
Isso sim, sem dúvida que compraria o jogo.
Há um GRANDE jogo, lançado para uma consola que se desvaneceu no tempo. MSR (Metropolis Stree Racer), para a Dreamcast, jogavas nas ruas de Londres, San Francisco e Tokio, com os respectivos fusos horários e estradas reais (os circuitos eram delimitados por barreiras, como se vê nas provas de ciclismo). Os carros eram bastante detalhados:
http://en.wikipedia.org/wiki/Metropolis_Street_Racer