Aprenda a instalar o poderoso Debian 7.0 “Wheezy”
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições com um pequeno tutorial do processo de instalação. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe até ficar fã da distribuição.
O Debian 7.0 “Wheezy” foi disponibilizado recentemente, e inclui funcionalidades muitos interessantes, direcionadas para as cloud privadas, melhorias no instalador, suporte melhorado à reprodução de conteúdos multimédia e suporte para multiarch.
Com um instalador semelhante ao do Kali Linux, hoje vamos aprender como podem instalar o “verdadeiro” Debian!
Processo de instalação
Para a instalação do Kali Linux recorri à tecnologia de virtualização, usando desta vez o VMWare. Nesse sentido, criei um perfil da máquina (virtual) com as seguintes características:
- Memória RAM – 1024 MB
- Disco: 8 GB
Além disso activei também a opção: 3D Acceleration que se encontra nas opções da máquina virtual, no separador Display.
Lets start…
Passo 0 – Início do processo de instalação… Para este tutorial vamos escolher a opção Graphical Install
Passo 1 – Escolhemos agora o idioma para o processo de instalação
Passo 2 – Definimos agora a nossa localização
Passo 3 – E agora indicamos qual o layout do nosso teclado
…o sistema irá por uns breves segundos carregar alguns componentes do instalador
Passo 4 – Vamos agora definir um nome para o computador.
(Reparem na descrição completa daquilo que o utilizador deve fazer)
Passo 5 – E agora indicamos o nome de um domínio. Se estivermos a configurar o sistema para operar numa rede doméstica podemos definir qualquer domínio
Passo 6 – Vamos agora escolher uma password para o utilizador root. Não se esqueçam que devem definir uma password forte, com (no mínimo) oito caracteres, com números e letras, não devendo ser a password uma palavra “normal/óbvia”
Passo 7 – O próximo passo permite que se crie já o seu próprio utilizador para acesso ao sistema. Para isso basta indicar o nome completo
…um username
…e uma password
Passo 8 – Definimos agora o fuso horário
Passo 9 – E chegamos agora à fase Particionamento do Disco (caso pretendem efectuar essa alteração). Quem pretender definir partições, poderá ver aqui como fazer. Para este exemplo, definimos a opção Guiado – utilizar o disco inteiro que irá proceder a formatação de todo o disco e instalação do Debian 7.
Atenção: Ao escolher esta opção, toda a informação do disco será apagada. Caso pretenda usar uma determinada partição, deverá escolher a opção Manual.
O utilizador dispõe também também das opções:
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM (Logical Volume Management)
- Guiado – utilizar o disco inteiro e instalar o LVM encriptado
Passo 10 – Escolhermos qual o disco onde pretendemos instalar
Passo 11– Uma opção muito interessante é a possibilidade do utilizador indicar como pretende definir que o particionamento seja realizado, podendo separar as diretorias: /home,, /var e /tmp.
Para este tutorial vamos escolher a opção: Todos os ficheiros numa partição (desta forma todo o sistema de ficheiros será colocado numa partição única)
….O Debian oferece ainda um passo intermédio para que o utilizador tenha uma visão geral do particionamento a ser realizado.
Passo 12 – Se tudo estiver OK, deverá então seleccionar a opção SIM para gravar as alterações de particionamento do disco.
Passo 13 – O sistema dará início ao processo de instalação que demorará cerca de 20 minutos (tempo dependo da performance da máquina).
Quase a terminar a instalação, o sistema questiona se existe o utilizador tem algum CD/DVD adicional:
Se tem algum mirror (máquina) na rede que concentre as actualizações. Como não temos, vamos escolher a opção Não.
Se quer dar algum feedback anonimamente aos criadores da distribuição
Passo 13 – Como neste momento apenas o kernel está instalado, é necessário afinar o sistema de acordo com as nossas necessidades, instalando software e algumas ferramentas.
Passo 14 – A seguir indicamos que pretendemos instalar o Grub no disco rígido (no master boot record do primeiro disco)
Passo 15 – Instalação concluída
Depois de feita a instalação, mandamos reiniciar a máquina e escolhermos o utilizador criado para entrar no sistema
Nos próximos dias iremos trazer um artigo com a apresentação das ferramentas que vêm com esta distribuição. Estejam atentos.
Download: Debian 32-bit | Debian 64-bit (Com Gnome) Download: Debian KDE 32-bit | Debian KDE 64-bit Download: Debian Xfce 32-bit| Debian Xfce 64-bit Download: Debian LXDE 32-bit| Debian LXDE 64-bit Homepage: Debian
Este artigo tem mais de um ano
Acabei de criar umar Vagrantbox com Debian7 : http://db.tt/0gbQOtcr
Have fun
Excelente 🙂
Boa 🙂
Para quem não sabe o que é Vagrant, fiz uma apresentação no Codebits http://videos.sapo.pt/pky7qdvlT35cIvmgmaNc
Recomendo para ambientes de desenvolviment 🙂 quem tiver duvidas é so perguntar pelo Twitter @igama
O @iGama, faz aí um artigo para o Pplware. Manda para o meu e-mail sff
ok, envia-me o teu email
Mando-te o artigo para a semana 😉
Oh Marco vê lá se evitas o cantarolar no artigo! Fiquei curioso em relação ao Vagrant, acho que pode ser útil para os projetos em que estou envolvido. A ver se me dás umas luzes depois. Continuas por Lisboa?
Entra em contacto cmg, e posso explicar-te melhor e as vantagens. Para mim o Vagrant tornou-se uma ferramenta indispensável para desenvolvimento em equipas.
ja deste uma vista de olhos para kvm, os seus xml e por exemplo virsh ?
cmps
lmx tudo o que o Vagrant faz tb pode ser feito directamente no kvm, xen, vmware, vbox. O Vagrant por base , funciona em cima de Vbox. A grande vantagem é mesmo o workflow entre varios developers e ser multi-plataforma – Win, Mac e Linux. Tenta fazer isto com directamente com kvm, para varios utilizadores/sistemas e com o minimo de comandos possivel 😉
ontem instalei no meu portatil 🙂 a parte mais chata é no particionamento do disco, de resto 5 estrelas
Boas.
Alguém me pode dizer que dá para instalar num disco SATA?
Pode paracer uma dúvida estupida, mas não tenho conseguido instalar nenhuma distro de linux no meu SATA, tendo obrigatoriamente que ficar com a trata do W7, e se for tentar este e não funcionar vou ter que formata-lo de novo e não tenho vontade nenhuma de instalar o Windows de novo.
Não percebo por que não consegues instalar em um disco SATA. O que é que se passa para não conseguires?
Primeiro de tudo tens que ter uma partição livre (não alocada de preferência) no teu disco. Depois basta correr uma instalação de qualquer distro (recente) a teu gosto e instalar.
Ubuntu, Fedora, OpenSUSE, Mint, etc…
Da-me um erro qualquer a instalar seja que distro for…
Já exprimentei o Ubuntu, o mint e xubuntu, e nenhum deles funcionou…
Se não me engano, o erro de dava era sobre algo de GRUB, acho eu…
Estamos portanto na presença de um produto “original” e não de um “mod” (Linux modificado)…
Boa tarde.
E instalar Debian numa máquina com Windows? (dual-boot) Será possível e será tão fácil como com ubuntu, mint, etc?
Boas,
Penso que o debian não irá detectar automaticamente o windows e ter isso em conta. Provavelmente terás que fazer shrink à partição do windows e aí sim o debian vai te dar possibilidade de automaticamente criar as partições necessárias no espaço vazio do disco.
Isto obviamente se apenas tiveres um disco com uma partição actualmente.
Não terás problemas de maior, porque no último passo da instalação, é perguntado se queres ou não instalar o GRUB, contando que o faças, não há problema nenhum, ele detecta-te os S.O. já instalados e cria-te um boot screen. Fácil!
Debian!
su
Travou na carga, parece incompatibilidade da placa de vídeo, gforce 6150 ou o processador amd64 bits.
Alguma ideia?
tens que utilizar a versão iso amd64!aqui vai o link.
http://gensho.acc.umu.se/debian-cd/7.0.0/amd64/iso-cd/debian-7.0.0-amd64-netinst.iso
Debian é muito bom. O novo Gnome é que é uma bela bosta. Para quem se queixa que o Ubuntu com Unity não dá liberdade de personalização, a instalação raiz do Debian com Gnome é, digamos, sofrível. Infelizmente não confio no KDE em termos de estabilidade. Acho que está na hora do Debian desenvolver um ambiente próprio, e deixar de andar ao sabor da vontade e desvarios do pessoal que desenvolve estes ambientes gráfico. No caso do Ubuntu, que se goste ou não do Unity, acho que a Canonical fez muito em apostar num ambiente próprio.
Não gostas do gnome-shell? Eu não consigo viver sem isso!
O pessoal daqui sabe bastante sobre Linux, recentemente meu HD parou de funcionar e quando não chega outro estou usando o Ubuntu instalado num pendrive (não é um LiveUSB) mas ele está lerdo e as janelas “escurecendo e voltando”. Qual Linux deve ser melhor utilizado para instalar num pendrive, que tenha uma ambiente gráfico bonito e seja para iniciantes? O computador não é ruim, rodava Windows 8 Pro liso.
Isso deve-se ao facto da tua pen ser lenta. Como o SO fica muito tempo a ler do “disco”, as janelas ficam pretas porque “não respondem”, voltando depois ao normal quando o SO tiver tudo o que precisa.
Qualquer distribuição que uses nessa pen vai ter esse problema. Solução: trocar de pen 😉
Pediu um tal de espelho e disse não. O que era?
Uma dúvida.. Há alguma vantagem em instalar os restantes DVDs? Parte-se do princípio que o 1º bastará certo?
Sim.
Lendo o artigo com atenção. fiquei sem perceber se é a instalação do debian ou do kali linux.
É do Debian…que tem tem processo idêntico ao do Kali
Instalei o debian 7.0 mas nao consigo fazer a internet pegar de maneira nenhuma. Li em alguns sites que tem q configurar a eth0 mas eu nao consigo pedi ajuda para meu professor de sistemas operacionais ja que ele tem o debian em sua maquina mas ainda assim nao consegui instalar a net nem se quer configurar a eth0. Alguem pode me dar uma ajuda. Sou novo no linux mas gostei muito do debian.
Ps: Usava ele no pc de mesa mas acabei formatando a maquina para colocar o Ruindows com alguns dizem.
Agradeço desde ja.
Boas.
Alguém com problemas com gráficas ATI?! Tenho um Toshiba com uma ATI HD2600 e o Gnome não corre de jeito e não encontro solução para resolver… há solução?
Obrigado.
Continuação de um excelente trabalho 😀
Ola pessoal,
Sera que podem me ajudar ?
Estou com problema na instalação do debian, no iniciar na opção GRAPHICAL INSTALL, seleciono essa opção e quando dou ENTER ele trava.
alguem sabe a solução para esse problema ?
Agradeço desde já
Todos os links de download estão quebrados.
Muito bom, instalei direto no disco rigido, muito facil de instalar.