Opera 10.0 Build 1456 Alpha
O mundo não gira em torno do Firefox e do Internet Explorer, há mais qualidade para lá dos muito publicitados browsers.
Para quem o acompanha , o Opera mostra e oferece tecnologias inovadoras na navegação web. Está claro que é uma questão de marketing que atira para uma escolha secundária o que provavelmente será o melhor browser da actualidade.
Este browser é o mais rápido e o mais completo em termos de ferramentas acessórias à navegação.
Características:
Além da sua capacidade de inovação, o Opera é provavelmente o mais completo em termos de funções e ferramentas para a Internet, das quais destaco:
- Bloqueio de pop-up e conteúdos
- Navegação por separadores
- Pesquisa integrada (Google, Alltheweb, Lycos, eBay, Amazon, etc.)
- Navegação por gestos (o rato simula as acções dos botões)
- Navegação/leitura de conteúdos por voz
- Cliente de correio electrónico
- Leitor RSS
- Cliente IRC
- Gestor de passwords
- Gestor de contactos
- Zoom e enquadramento automático
- Gestor de downloads, incluindo cliente de torrents
- Preenchimento automático de formulários, etc.
Limpo de botões e barras confusas, tornado o aspecto equilibrado e leve, o Opera mantém uma linha sempre com um ar fresco e clássico.
O Opera e a história
Recuando um pouco, pois alguns utilizadores têm-no como uma recente aparição, podemos ter presente na memória que o Opera começou com um projecto de pesquisa na maior empresa de telecomunicações da Noruega, a Telenor em 1994, tendo em 1995 derivado numa empresa independente de desenvolvimento chamada Opera Software ASA.
Um browser actual e moderno
A Opera Software desenvolve o Opera browser, um produto de alta qualidade para muitas plataformas, sistemas operativos e produtos integrados de Internet.
Bem vindos ao Standard da navegação com o Opera 10. Explorando algumas das novas funcionalidades:
- Procura rápida - não se perca em pesquisas desesperadas sobre aquele site que tanto o interessou, pela ajuda à pesquisa rápida do Opera, em segundos encontrará o que procura, vasculhando no seu histórico de visitas.
- Opera Link - este serviço permite ter acesso aos nossos favoritos de qualquer computador, podendo sincronizar os favoritos mesmo com o Opera mobile phone.
- Novo motor do browser - fizeram o mais rápido browser à face da Terra, além disso, fizeram-no a suportar todos os standards web existentes. Rápido a abrir e rápido a carregar os elementos das páginas.
- Duas vezes mais rápido que o Opera 9.2 a renderizar JavaScript e HTML.
- Rápido a funcionar com plugins de terceiros.
- Superior suporte para os tão referidos Web standards.
- Resultado 100 no Acid3.
Poderá encontrar uma experiência de navegação diferente, não faltando um vasto leque de plugins e add-ons disponíveis.
O que há de novo na versão do Opera 10.0:
- Novo motor Presto 2.2
- Melhor performance
- Perfeição 100/100 no Acid3 test
- Nova função auto-actualização
- Corrector ortográfico
- Melhoramentos no Opera Mail, inclui agora compositor rich text e função de apagar mensagens de mail após x dias
- Implementados Widget em Linux
Faça como eu, dedique algum tempo a explorar este browser, dê algum tempo para se habituar e depois nunca mais quererá nenhum outro, nem mesmo os mais famosos e publicitados.
Para ver todas as novidades veja o Changelog detalhado.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac/Linux Download [win]: Opera 10.0 Build 1456 Alpha [8.33MB] Homepage: Opera
Este artigo tem mais de um ano
Bem, na realidade o mundo gira à volta do IE e do Firefox 😛 Do IE por causa de ser o mais usado, e do Firefox por causa do Mozilla labs e extensões 😛
—–
http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam
Firefox 4 ever!! (espero q o google n retire o patrocinio por causa do chrome)
http://www.tagravado.com
o mundo gira à volta do Firefox e do IE por uma pura questão de marketing. o IE, bemm, metade das pessas compra um PC na box ou na staples, vem com qual? o IE. qual vão usar? o IE!
o firefox, bem, é mozila, muitos utilizadores de Linuz o usam, e voltando também para o windows, a malta dos linuxes vai espalhando a palavra.
eu ate digo mais: o meu mundo gira a volta do opera, tanto em windows como no ubuntu
Alpha…Beta…Charlie…Delta…. 😀
Deve ser, decididamente o nome que a geração hi-tech vai dar aos filhos… poh… sei, como é obvio, a importancia de lançamentos de novas builds… mas uma pessoa fica tão ansioso pelos produtos finais que morre pelo cansaço… é como no caso do Vitor M. que tanto aguarda o seu Firefox 3.1 que agora é “aKa 3.5”!!! 😀
e outros, como eu, pelo tão esperado Windows 7 RTM!
Realmente,está em Alpha à n tempo,mas mais vale ser assim e sair uma coisa de jeito.
Eu só uso o IE uma única vez de tempos a tempos e é quando formato o PC e uso-o para fazer download do Firefox xD
Para mim o único problema do opera é que não existem tantas extensões para ele como há para o Firefox, quando estiverem no mesmo patamar em relação a extensões penso que o opera ultrapassa o Firefox
Por vezes não é a eficacia do programa em si… porque tanto o Firefox como o Opera são browsers excelentes..
Mas a forma como nos familiarizamos com um browser diz muito, até o proprio nome influencia, o logotipo…. a arrumação dos menus, etc… e é nisso que o Firefox ganha mais a confiança dos utilizadores, inclusive eu 😀 … E seguro por Seguro, seguimos sempre a nossa intuição e gostos 😉
perfeito, concordo 100%.
http://www.delaorden9.com
Gran Torino
Há muito tempo que uso o Opera e sinceramente é o melhor. Mas atenção que não é perfeito, pois não consigo aceder a alguns bancos online, caso do BPI Net, optando por entrar sempre em todos os bancos no Firefox. Também não consigo entrar no mail da minha empresa desde a versão 9, sendo que as anteriores eram do melhor para entrar neste mail, devido a ser o único que gravava o utilizador e a passe no exchange da Microsoft.
Tenho-o instalado no XP em dois computadores, no Ubuntu em dois computadores, no PDA e até no Seven que desinstalei hoje, sincronizando os favoritos duma forma bastante fácil e rápida. Tem mail, feeds dos podcasts, e o Speed Dial que é do melhor.
Experimentei há pouco tempo uma versão beta do Opera 10 e não gostei da forma como as páginas eram ordenadas. Espero que tenham alterado isso.
As vezes as paginas que nao funcionam com o opera, basta mudar a funçao de camuflagem embutida no opera.
Clicar na pagina com o botao direito do rato, ir a editar preferencias do sitio» Ligaçoes» Identificar como» IE ou Firefox.
Obrigado pela dica. Nos primeiros Operas existia essa opção nas preferências rápidas, mas depois desapareceu. Dá bastante jeito.
Já consigo mascarar o BPI Net e entrar, mas no do mail não consigo. Isso seria maravilhoso. Se me puderem ajudar a entrar neste site https://mail.sonaedistribuicao.pt/ , agradeço.
Viva o Opera! E espero que nunca venha a ser mais usado, e quem perto disse venha a estar. E pela simples razão que quanto menos for usado, menos será alvo de ataques. 😉
Abraço
É também por isso que estou com o Opera em Linux.
Mais segurança para quê?
Enquanto isso, na sala de justiça…
Gecko 1.9.1 / Firefox 3.5 Milestones
Date Description
Alpha 1 28 July 2008
Alpha 2 5 September 2008
Beta 1 14 October 2008
Beta 2 9 December 2008
Beta 3 12 March 2009
Beta 4 24 April 2009
https://wiki.mozilla.org/Firefox3.5/Schedule
Eu não gostei muito do sistema de widgets do Opera, se bem que não utilizei as versões mais recentes (ultima vez que o usei foi há um mês ou assim). Uso o FF há tanto tempo… com estas extensões todas, uma pessoa cria uma marca do rabo (lol) no browser e já não quer outra coisa.
Caro Victor só uma pequena /grande correcção na frase:
“…o que provavelmente será o melhor browser da actualidade.”.
Eu escreveria: “…o que SEM DÚVIDA SEMPRE FOI o melhor browser.”;-)
Bom trabalho e bom fim-de-semana!
Sempre foi?… Eu lembro-me do Opera não abrir metade das páginas correctamente há pouco mais de um ano… Se calhar mais, não me recordo bem.
Não abre porque respeita os standards,que ironia,não é?
Isto pq não ponderam o Opera na equação, na hora de construção do site.
vai dizer isso aos testes Acid então o.o que ele cá nao tem pena dos browsers heh
Ja usei ele anteriormente e por causa do uso adictivo do firefox não dei a importância que realmente tem. Vou ver se tem uma versão portable no site (creio que não) e usa-lo mais frequentemente…agora, cá pra nós, esse negocio de Betas e Alphas 3.1, 3.5 e sei mais la o que, esta uma confusão…para mim não passa de uma estratégia para prender a atenção e aumentar a ansiedade dos usuarios…que seja então.. !
Valeu Vitor, no hard feelings, please.. 😉
Pessoal, ficou parecendo no meu comentario acima que a estratégia seria do pplware….não eu quero dizer estrategia da Mozilla found ou quem quer que seja por lá….
Espero(pacientemente)que tenha maior compatibilidade com certos sites(bancos,finanças)porque assim vou utilizá-lo a 100% e não a 99 como tem acontecido até agora.Até adorava,mas não tou a ver esses sites a “aceitarem” o Opera,nem que mande uma carrada de mails a reclamar…. será incompetência ou comodismo?
Se melhorar bastante o comportamento com javascript como anunciam,para mim já é um grande passo,este é talvez o defeito mais evidente,mas não é por isso que o largo,adoro o Opera e utilizo-o à 4 anos e não me arrependo.
Cumps,
Tijó
Onde o opera não ganha ao Firefox por exemplo é a nível de addons. Faz falta ao Opera ferramentas como firebugs, muito útil para web designs, entre outras viradas mais para os utilizadores comuns.
O que posso gabar no Opera é a suavidade do scroll.. Logo na primeira vez que o fiz fiquei apaixonado… 😀
Para quem trabalha com web design sobretudo com CSS o Opera tem uma versao chamada Opera Dragonfly.
http://dev.opera.com/
http://www.opera.com/dragonfly/