Adobe disponibiliza o Photoshop gratuitamente…
...mas apenas a versão 1!
O PhotoShop é uma das ferramentas mais conhecidas dos utilizadores de computadores. Mesmo que não sejam utilizadores desta excelente ferramenta de edição de imagem com certeza que a conhecem e às suas capacidades.
Pois agora a primeira versão do PhotoShop foi disponibilizada para todos e está, 23 anos depois, com o seu código disponível.
A disponibilização do código fonte da primeira versão do PhotoShop foi feita em conjunto com a Adobe e o Computer History Museum. São 128000 linhas de código a que todos podemos agora aceder e ver o trabalho que foi realizado há 23 anos, em 1990, por Thomas Knoll, co-fundador da Adobe.
A título de curiosidade, todas as linhas de código e a própria estrutura da primeira versão do PhotoShop foram obra exclusiva de Thomas Knoll. Foi ele que criou de raiz e programou a primeira versão deste software.
O PhotoShop é dos poucos softwares que conseguiu sair da esfera do computadores e da computação gráfica e teve o direito de se tornar um verbo, que todos sabem bem o que significa.
pho·to·shop, transitive verb, often capitalized \ˈfō-(ˌ)tō-ˌshäp\
to alter (a digital image) with Photoshop software or other image-editing software especially in a way that distorts reality (as for deliberately deceptive purposes)
– Merriam-Webster online dictionary, 2012
A primeira versão do PhotoShop foi criada para correr em Mac e apenas depois foi construída e criada a versão para o Windows, uns bons anos mais tarde. A versão agora disponibilizada é por isso uma versão para Mac.
Não é esperado que os utilizadores a compilem ou que a usem pois algumas bibliotecas proprietárias da Apple e que à altura foram compradas não estão disponíveis.
É sim um pedaço interessante e importante de história e que permite que tenhamos acesso a uma das primeiras versões do que é hoje um dos maiores softwares de edição gráfica.
Se são programadores ou apenas simples curiosos vejam então as 128 mil linhas de código que tornaram o PhotoShop possível. Desse código cerca de 75% é Pascal, 15% em Assembler e as restantes são dados de diferentes tipos.
Está então disponibilizado pelo Computer History Museum e acessível a todos o código fonte da primeira versão do PhotoShop. A história também tem lugar na Internet e no nosso dia-a-dia e este é um perfeito exemplo do que pode ser feito por outras empresa e para outros produtos.
Homepage: Photoshop 1.0.1 Source Code
Homepage: Photoshop 1.0.1 Guia do utilizador
Homepage: Tutorial PhotoShop 1.0.1
Este artigo tem mais de um ano
O CS2 está todo de borla no site da Adobe
Pela última vez.
NÃO É LEGAL ESSE PHOTOSHOP CS2 “GRÁTIS”.
Essa versão só é legal para quem possuir uma chave original do mesmo
eles disponibilizam ao chave la no site. podem nao oficialmente dar a borla o CS2, mas claramente nao se importam. vai dar tudo ao mesmo: o CS2 esta à borla disponivel no FTP deles. o resto é semantica
Lembrando que o CS2 esta disponível para download no site da Adobe de forma FREE!!!! Mas sem source …rs…
http://www.adobe.com/downloads/cs2_downloads/index.html
Antigamente eles não tinha nenhum aviso,
agora já tem:
“Adobe has disabled the activation server for CS2 products, including Acrobat 7, because of a technical issue. These products were released more than seven years ago, do not run on many modern operating systems, and are no longer supported.
Adobe strongly advises against running unsupported and outdated software. The serial numbers below should only be used by customers who legitimately purchased CS2 or Acrobat 7 and need to maintain their current use of these products. “
Neste momento ninguém quer versão 1 free, há programas bem melhores do que isto.
Pois não, é mais uma prenda/curiosidade que qualquer outra coisa…
Só leste o título
e????
O objectivo não é teres melhores ou piores programas. É dissecares o código
Pois, e precisamente por cause disso para maioria dos utilizadores nem aquece nem arrefece.
és pouco inteligente, nao é?
Mesmo, leu o titulo e pouco mais!
Ganhaste alguma coisa com isso? Se sim parabéns lol
o teu ego impede-te de alguma vez estar enganado, e fazer figura de urso… mas mesmo assim insistes. merece aplauso
São 128000 linhas de código?? A versão 1?
Então a ultima versão quantas linhas terá? 1 milhão? ahahah
O que importa o numero de linhas num programa. dah
E pra que diabos vão querer o código fonte disso?
há diversos motivos um deles por exemplo é curiosidade para ver o que faz mexer o editor de imagens mais conhecido, mesmo que o código esteja desactualizado é sempre interessante ver o que está por detrás de algo que revolucionou a edição de imagem
Pplware engana leitores…
…com estes títulos.
Como assim engana os leitores? O titulo é pura verdade.
Não disse nenhuma mentira. Existem muitas pessoas que só lêm os títulos…
… e depois ficam assim.
Os títulos engodo do costume..
Apanharam mais um, admito.
Admito que o titulo tb me enganou um pouco. Mas, logo pensei que estava no pplware e os titulos são só um chamariz.
É uma opção editorial do Pplware. Podemos não gostar, mas o que interessa é o conteúdo e esse é muito muito bom. Tudo bem que as vezes à facciosismo, mas tb é isso que puxa muitas vezes para que vejamos outras vertentes
a partir de hoje acrescento um J ao meu nome. Porque somos tantos Sérgio por aqui
Não cabe tudo no título, e o título não é uma peça única, faz parte de todo o artigo 😉
Realmente concordo, a Pplware usou mal o português para este titulo, o titulo para não enganar as pessoas deveria ser: “Adobe disponibiliza a 1ª versão do Photoshop gratuitamente”.
Errado, o título está correcto. Não deixa de dizer tudo o que é verdade, A Adobe disponibiliza o Photoshop gratuitamente… depois diz qual, tendo em conta que já lançou várias versões. A interpretação é livre, cada um que faça a sua 😉
Esse tipo de títulos chama mais atenção, se metessem tal como dizes maioria das pessoas se calhar nem abria artigo.
E mais um viva para o ObjectPascal!