E se o seu Android ficasse moribundo em 2013?
2013… o ano do madware para Android
O inicio do ano é sempre um momento para previsões. No mundo tecnológico são muitas as “apostas” para as tendências de 2013 (ver aqui) mas é mais que certo que o segmento dos dispositivos móveis continuará a crescer de forma exponencial. A venda de PC’s está em queda,de acordo com dados revelados pela IDC e Gartner, e cada vez menos existe o interesse por parte dos hackers em atacar este tipo de sistemas.
Será o segmento dos dispositivos móveis, e em concreto o Android, o alvo dos hackers em 2013?
Estudos realizadas por várias empresas da área da segurança apontam que no ano de 2013 existirá um aumento significativo de Vírus para dispositivos Android. Esta nova geração de virus poderá levar a perda total do controlo dos equipamentos transformando-os em autênticos Zombies.
A empresa Cloudmark alertou recentemente para um cavalo de troia (vulgarmente designado de trojan) com o nome Android.Pikspam, e que tem a capacidade de transformar qualquer Android num equipamento “moribumbo/escravo”. Este trojan copia alguma táticas de alguns malwares para PC’s, criando uma rede rede de smartphones infectados, ou seja uma botnet. Neste caso, uma botnet é uma rede de smartphones infectados por malware, mais propriamente um “bot”, a qual é controlada remotamente. Esse tipo de malware pode-se propagar automaticamente, caso reconheça o ambiente, no qual está, automaticamente ou através dos canais de propagação do próprio cracker.
O ataque inicia-se com um simples SMS, solicitando ao utilizador que faça download de uma aplicação/jogo popular, como por exemplo Angry Birds ou Need for Speed: Most Wanted., etc. Se o utilizador cometer o erro de carregar no link, o smartphone descarrega o ficheiro de instalação (que inclui o trojan) de um servidor não fidedigno, em vez do download ser efectuado a partir do Google Play.
Após o smartphone ficar infectado, este passa a ser controlado remotamente pelo hacker, que envia pedidos (SPAM) a outros utilizadores, usando a lista de contactos. Esta novo tipo de ameaça é designada de madware.
Para mais informações sobre o trojan Pikspam, aconselhamos a lerem o artigo da Symantec aqui.
Agradecimento ao Carlos Carvalho aka Serva, pela sugestão do tema.
Acha que o segmento dos dispositivos móveis poderá ser fortemente atacado por este tipo de ameaças em 2013?
Este artigo tem mais de um ano
Noto que a play store tem tido anti vírus gratuitos para fazer o download, até que ponto compensa ter no sistema android?
Eu não uso anti-vírus e nem vou usar. Só instalo aplicações necessárias.
Cheguei a usar anti-vírus mas nunca me alertou de nada de perigoso, pode é ser mais útil quando se faz downloads de sites desconhecidos ou desse género, para além disso não preciso dele, e agora também já não uso.
A nivel de Sistema operativo móvel não existe nada melhor que android , tanto ios , wp8 são uma vergonha e uma valente bosta cheia de limitações e interfaces de porcaria …
Podem correr e saltar mas a nível mundial o Android vai continuar a liderar …
Não digas isso sem experimentares primeiro
falas limitações, interfaces, personalizções …
Experimenta o WP8 mas com olhos de ver vais ver que o andriod leva 30 – 0
E então se formos falar de performance leva 80 – 0
Virus não podem se propagar por smartphones android como no PCs Windows isso porque precisa ser instalado primeiro , além disso aplicativos instalados não tem permissão ROOT, então não podem modificar o sistema !!
ou fazer como nos PCs com windows onde virus pode obriga-lo até a formatar seu PC !!
“Será o segmento dos dispositivos móveis, e em concreto o Android, o alvo dos hackers em 2012?”
Será 2013?
Sim, em 2012 já não interessa. Só comecei a dar conta que estava em 2013…depois de saírem as novas tabelas de IRS 🙂
Agora que vejo isto… fiquei a pensar nas muitas das vezes que recebi mensagens de contactos da minha lista que não tinham nem uma letra O.O acho que já posso começar a ficar em pânico!
Moribundo porquê? Os PC’s (leia-se, o Windows) passou exatamente pelo mesmo tipo de “ataque” e os problemas foram sendo resolvidos. Se este foco no Android vai mudar alguma coisa vai ser melhorar as condições de segurança das plataformas móveis. Fazer especulações sobre a “morte” do Android por causa de virus que têm que ser executados manualmente, nem sequer backdoors são, não passa de uma estratégia de marketing negativo encomendada pela Maça.
agora estas a fazer uma afirmação errada(e refiro-me a parte da maça)! Se não sabes de onde vem não mandes “papaias” pro ar como se soubesses do assunto.
pensa assim “calado até um idiota passa por intelectual”
Concordo plenamente;
Matérias como estas: http://www.forbes.com/sites/larissafaw/2013/01/09/is-apples-iphone-no-longer-cool-to-teens/
http://online.wsj.com/article/SB10001424127887323596204578240440691304344.html acredito que nunca veremos aqui no pplware.
Cumps!
Lê isto e ficas a perceber o porquê dessas notícias
http://www.macnn.com/articles/13/01/16/institutional.buyers.others.may.have.a.fix.in.against.aapl/
Se é encomendado pela Maçã não sei mas concordo contigo quando dás o exemplo do Windows (que eu já cheguei a usar sem antivirus nenhum durante quase um ano sem apanhar virus nenhum) e de como os problemas vão sendo resolvidos.
É por isto que fico sempre receoso quando tenho muitos dados importantes no android… agora só os passo no iphone…
Então no iPhone não acontecem estas cenas?
claro que nao o iphone tem um sistema extremamente seguro é tão seguro que nem um gestor de ficheiro tem … e sem contar com a quantidade de celebridades que usam (“iphone”) que já sofreram ataques no passado …. é uma coisa normal o malware existe em praticamente todas as plataformas o facto de o android já disponibilizar antivirus gratuitamente sempre é melhor que continuar a negar que estes ataques existem ..
Existem gestor de ficheiros na Store, para que queres? Sinceramente não acho nenhuma utilidade.
Quanto ao IOS ser mais seguro que o Android, penso que não existe duvidas em relação a isso…ou existe?
Windows Phone é o mais seguro 😀
“e sem contar com a quantidade de celebridades que usam (“iphone”) que já sofreram ataques no passado”
Explica lá essa melhor que não percebi mesmo. Falar só por falar é o mesmo que zero.
E sim, existem gestores de ficheiros para iPhone, ao contrário do que dizes.
não fazes ideia como é que esses ataques a celebridades aconteceram! Os casos mais mediáticos foram pelas contas de email (por tentativa) e não pelo telemóvel!
Quanto ao gestor de ficheiros, estás a confundir “não ser apresentado” com “não ter”!!!
Os factos falam por si! é quase impossível inserir malware no iPhone sem que o hacker tenha acesso físico ao telemóvel, e mesmo assim é cada vez mais complicado!
No Android basta enganar o utilizador e já está!
Mas tão se a esquecer que isso é uma opção no Android?
Se não quiseres instalar de fontes que não sejam o Market não instalas.
Anda tudo maluco?
@Jarda
queres dizer que não há aplicações maliciosas no Google Play? Se fosse a ti revia essa teoria, há várias histórias de aplicações maliciosas na loja da Google!
Vê mais a baixo uma das histórias.
Não, porque no iPhone instalas directamente da Store. E ao contrário do Android, não entra qualquer coisa na store, bem pelo contrário…
Em principio nao, so é possível instalar apps da app Store e essas são validadas pela Apple. Quem faz jailbreak é que poderá estar por sua conta e risco 🙂
Se tens muitos dados importantes, não os devias ter só num único sítio, ponto. Independentemente de ser iphone, android, windows ou escrito a tinta em papel no teu caderno de confiança.
O teu iphone não está livre de ser roubado, perdido, cair, avariar, combustão espontânea, etc. Assim como qualquer outra forma de armazenamento.
+1
Não sei porquê…
O melhor antivirus és tu mesmo…
SMS com jogos e tal..
Apps crackadas free e tal…
Tudo sources de virus…
So os apanha quem é desleixado…
não esquecendo que além do método da SMS também podem ser infectados com os APKs para instalação de cenas (pagas, tipo Navigon) em sites tipo ****.blogspot.com. É ilegal?.. correcto. Mas o controlo do código fonte no Google Play (nas aplicações legais) também não é lá grande coisa..
Nisto partilho a opinião do João Cardoso.
Mesmo com a opção “instalar apps de origens desconhecidas” desligada podemos ser infectados?
Podes, mas reduzes as hipoteses de tal em… 99%?
Pois. O problema é que quem tem Android, e quem faz uso dele não só para instalar Facebook e Twitter, tem essa opção ligada.
Caso para dizer, Power Users têm de ter cuidado. Normal Users estão quase à vontade 😛
Ponto 1 e 2. PEBKAC. Bastante comum e afecta várias plataformas incluindo as ditas “seguras”. Juntar o nome Android a isso apenas serve para vender jornais/criar polémica/agitar fanboys/gerar pânico.
Nos dias de hoje até a minha mãe que é relativamente novata nestas andanças de tecnologia sabe perfeitamente bem que fazer as coisas descritas nos pontos 1 e 2, fundamentais para a existência da dita ameaça, são a morte do artista.
Já exploits como o recente “USSD TEL Attack” são uma coisa completamente diferente e de facto preocupantes. Mas até aí o nome Android/iPhone/Windows Phone/Apple/Windows/etc apenas é ligado a tal coisa no reino do “será possível que aconteça?” para criar pânico/polémica já que todos são passíveis a ter falhas e consequentemente exploits.
No fundo cabe ao utilizador tentar manter-se a par do que vai aparecendo e como melhor se precaver. Penso que para isso podemos contar aqui com o nosso pplware 🙂
Boas.
É engraçado porque ainda o ano passado fiz um trabalho para uma cadeira de mestrado acerca dos ataques a sistemas mobile e a falta de segurança nos dispositivos.
Este tipo de ataque que fala no artigo já existe a muito anos mesmo, sendo que já nos iniciais Nokias isto era possível, não neste sistema de downloads mas do género de infetar o sistema e ser possível ao hacker, por exemplo, desviar sms ou mesmo chamadas feitas para aquele telemóvel/contacto.
Vou procurar o documento que fiz e caso o encontre poderei sempre enviar para a administração do pplware, caso pretendam aprofundar um pouco mais o assunto, isto se o meu documento tiver algo que vos interesse claro xD
Cumprimentos,
César Teixeira
Bom dia César. Forcça envia isso sff
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=4UWWycBtrAE
Alguem conhece alguem que tenha alguma vez tido 1 aparelho infectado?
I rest my case, dito isso nao quer dizer que nao possa acontecer
Eu já tive, mas já foi à uns anos e com um nokia, mas resolvi o problema reinstalando o firmware.
No telemóvel actual não apanho virus, pois não instalo nada. Portanto estou livre dessas raças 😛
Como já foi referido, ainda antes de existir o Android, os equipamentos mobile poderia estar sujeitos a terem vírus. E se calhar os métodos utilizados para infectar um equipamento, também vinha por SMS. Portanto isto não é nada de novo.
Logicamente a “morte” ou a “queda” do Android não será por causa de eventuais vírus que possam surgir.
Temos que ter em mente, que os criadores de vírus fazem com o objectivo de afectar o maior numero de utilizadores, de forma a poderem realmente beneficiar em algo. Por isso todos os sistemas informáticos que tem um grande numero de utilizadores, tendencialmente tem maior probabilidade de ter vírus. Visto o Windows ser um sistema mundialmente utilizado e “aberto” tendo o utilizador mais liberdade de utilização, permite surgir mais vírus nesta plataforma. O mesmo acontece no Android, visto ser amplamente utilizado e ser de certa forma mais “aberto” que outros SO moveis, a possibilidade de surgirem vírus é maior.
Mas este problema de vírus, não irá afectar unicamente o Android, acredito que a médio prazo, outros sistemas comecem a ter também este tipo de problemas. O GNU/Linux, tem evoluído muito e começa a ter um numero significativo de utilizadores, mais cedo ou mais tarde poderá deparar-se com este tipo de situação com maior gravide. A própria Appel, apesar de ter sistemas muito fechados e restritivos, também poderá ter um aumento deste tipo de problemas.
No fundo isto é algo que evolui naturalmente, sendo com muitas das coisas que nós rodeiam, foram criadas para serem boas e a sempre quem as use para o mal…
Pelo que entendi podemos precaver isto…
1- nao permitindo a instalação de apks k nao sejam da google store.
2- https://play.google.com/store/apps/details?id=com.stericson.permissionfix&feature=search_result
com um programa deste genero, poderemos até bloquear o acesso do qualquer jogo à nossa lista de contactos, chamadas etc.
😉 antivirus para android serve de pouco..
Ubunto chega rápido..
Não sei a fonte desta noticia, mas parece-me claramente uma noticia mais uma vez paga, contra a Google.
E porque não…será 2013 o ano da maçã podre?
É que tanto um como o outro são vulneráveis, basta haver interesse.
Enfim…e este site continua com noticias deste género lol
Gostava de saber se quando os artigos são a mandar a Apple abaixo a tua também é a mesma ou seja alguém esta a pagar para difamar a maça.
Open your mind…
Cumprimentos…
Quem confia em sms para fazer downloads?
E confiar em aplicações não vindas da playstore??
Por este método só é apanhado quem e muito parvinho mesmo.
as operadoras móveis ainda usam essa técnica. volta e meia a TMN envia sms aos clientes para descarregar músicas ou jogos. Não é de todo ultrapassado..
Acredito na sapiência de muitos dos que aqui deixam as suas dicas. Mas, lamentavelmente, há mestres ou mestrandos que nem português sabem escrever. Utilizam “a” em vez de “”há””. Estes nossos licenciados e mestres são umas nulidades.
Já algures em 2005, numa conferencia sobre segurança de sistemas promovida pela Panda Software no CCB, um dos temas abordados foi a segurança dos smartphones, e nessa altura ainda não se falava em Android nem em IOS.
Na realidade, qualquer sistema que comunique com outro, seja sob a forma de sms, mms ou através do acesso à internet está sujeito a ser infectado.
O melhor antivirus é, sem dúvida, uma atitude responsável e conscenciosa dos utilizadores.
Bem vou relatar uma situação que aconteceu comigo…
Tinha um tlm com o android com umas aplicações meio… digamos
Durante uma promoção na play store comprei registei um cartão de crédito pelo tlm e comprei as aplicações nada de estranho se passou….
No final do mês quando recebo o extracto verifico que me fartei de viajar Paris, Melbourne, USA e mais uns quantos sítios que nem sei onde ficam….
Já perceberam os dados do cartão vazaram para a internet e eu fiquei a arder…..
Tenho a certeza absoluta que foi pelo tlm… que devia estar infectado por um trojan ou spyware apesar de ter o Zoner antivirus….
Resumindo fiz reset ao tlm, cancelei o cartão de imediato apresentei queixa no banco e polícia e tive de pagar a despesa (o banco disse logo que tinha de pagar até se provar que tinha sido fraude) e aguardo ainda a resolução da situação….
Por isso muito cuidadinho com aquilo que instalam no tlm poupar uns centimos ou poucos euros por portas travessas saiu me caro…..
Acho isto mais uma vez não passa de guerras, e nenhum sistema é seguro, nem mesmo o IOS, na verdade como já foi dito, os sistemas mais afectados, é onde há mais utilizadores e uma comunidade maior, onde há mais produtividade de apps.
O android tece o azar de ser demasiado popular e demasiado aberto, tornando mais vulnerável. Acho como o Windows os hackers concentram-se mais em sistemas mais propagados e usados, e onde a diversidade da comunidade de apps é maior e por mais locais.
E claro, acho que o android é seguro também, o utilizador é que o torna inseguro, fazendo Downloads de aplicações que não tem credibilidade de onde é.
Se os utilizadores de que sistema seja, pc ou móvel tivessem esse cuidado com as aplicações e por onde andam, acho que nem os antivírus sobreviviam.
“Se os utilizadores de que sistema seja, pc ou móvel tivessem esse cuidado com as aplicações e por onde andam, acho que nem os antivírus sobreviviam.”
Isso é verdade…
Tento em conta que a probabilidade de um vírus ter sido “encomendado” por uma empresa de antivírus, ser alguma.
isso não é bem assim! Se os telemóveis actuais aplicassem só as medidas de segurança que existem nos PCs (antes da última versão de Windows e Mac) estariam em muito maus lençóis.
Quando adquiri o Galaxy Note após o seu lançamento muitos diziam para instalar anti-virus e por normal correr das coisas, não cheguei nunca a instalar qualquer tipo de anti-virus. Até hoje nunca tive qualquer problema e não tenho receio de usar e abusar de homebanking. De salientar que faço uma utilização abusiva do telemóvel. Utilizo bastante a Drive e a Skydrive e volto o repetir, até hoje nenhuma ocorrência negativa em termos de segurança.
Isto é como as seguradoras, tentam vender-nos o “medo”…
o problema é quando se precisa de seguro e não se tem.. 😉
o pior malware é e são dos aplicativos que se dizem gratuitos e enviam sua posição, pegam seus dados como jogabilidade, manuseio, e colocam aquelas estrelazinhas vermelhas de propaganda.
fora é claro, o menor criterio do googleplay de por aplicativos, é so ser do android que eles colocam, exemplo disso é do pega trouxa: wireless hack, lancei o lá só por lançar e o povo acredita que conseguira invadir redes sem fio.
E pior, ganho com propaganda enquanto ficam mexendo!
para quem dúvida que há problemas com aplicações do Google Play peguem nesta notícia!
http://www.bbc.co.uk/news/technology-21042379
“In one of the more extreme cases, it was reported that children had downloaded counterfeit versions of games from Google’s Android app store.
These games were infected with malware which, whenever opened, billed £15 to the user’s phone bill without their knowledge.”
Skynet…
Todos os SO (IOS, Android, Windows) têm pros e contras. Ém questão de tempo para que sejam “quebrados” ou #reforçads# em termos de segurança/fiabilidade.
Como dizia um irmão de armas que já cá não está, “quem te medo de morrer, deixa de viver…”
Se gostas disto ou daquila, força. SÊ FELIZ!
Ao rapaz que foi vitima de fraude pelo cartão de crédito.
Informa o teu banco que não tens de pagar absolutamente nada até o problema estar resolvido!não entres nessa…
Independentemente de utilizares o cartão de crédito para fazeres uma compra via internet, o Banco é o UNICO responsável pela segurança desse mesmo cartão, por isso subscreveu determinados protocolos de segurança que se falharam não foi por tua causa! Aparentemente o mês passado também andei a fazer pagamentos para frança de uma qq rede móvel, cerca de 20 pagamentos com exactamente os mesmos valores!Porque raio o Banco não detectou estes movimentos? Obviamente que só pago quando estiver resolvido, não pago as dividas dos outros, era o que faltava…
Informa-te bem!!
não sei onde foste buscar essa informação, mas as regras não são assim e depende do cartão
http://clientebancario.bportugal.pt/pt-PT/ProdutosBancarios/Cartoes/Paginas/Perdafurtooufalsificacao.aspx
http://www.deco.proteste.pt/dinheiro/cartoes-credito/dicas/evitar-fraudes-com-cartoes
Tu és responsável pelo uso devido do cartão! Se demorares a comunicar o problema podes acabar por pagar a despesa