Diabetes Tracker – Registar a diabetes no Ubuntu
…sabia quem em 2012 há 346 milhões de pessoas afectadas com diabetes?
A diabetes é uma doença crónica que se caracteriza pelo aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue e pela incapacidade do organismo em transformar toda a glicose proveniente dos alimentos. À quantidade de glicose no sangue chama-se glicemia e quando esta aumenta diz-se que o doente está com hiperglicemia. Devidamente tratada, a diabetes não impede o doente de ter uma vida perfeitamente normal e autónoma. Contudo, é fundamental que o diabético se ajude a si mesmo, autocontrolando a sua doença.
Para quem, infelizmente esta doença, saiba que agora existe uma ferramenta para Ubuntu que permite registar a diabetes. Vamos conhecer as funcionalidades.
Quem está em risco de ser diabético?
A diabetes é uma doença em crescimento, que atinge cada vez mais pessoas em todo o mundo e em idades mais jovens. No entanto, há grupos de risco com fortes probabilidades de se tornarem diabéticos:
- Pessoas com familiares directos com diabetes;
- Homens e mulheres obesos;
- Homens e mulheres com tensão arterial alta ou níveis elevados de colesterol no sangue;
- Mulheres que contraíram a diabetes gestacional na gravidez;
- Crianças com peso igual ou superior a quatro quilogramas à nascença;
- Doentes com problemas no pâncreas ou com doenças endócrinas.
Nos adultos a diabetes é, geralmente, do tipo 2 e manifesta-se através dos mais diversos sintomas (ex. urina, sede, fadiga, comichão)
Diabetes Tracker é uma aplicação extremamente útil que permite registar, gerir e observar os níveis de açúcar no sangue (num determinado período de tempo). A interface da aplicação é muito simples e intuitiva, bastando apenas ao utilizador indicar qual o período actual (data/hora) de registo e nível de glicose.
Após a introdução dos valores , a aplicação tem a capacidade de produzir um gráfico que apresenta a evolução dos níveis de glicose no sangue. A aplicação apresenta ainda o valor médio de açucar no sangue (Average Blood Glucose) e também uma estimativa do HbA1c (hemoglobina glicosilada)
No separador List, podemos visualizar os parâmetros introduzidos e respectiva data/hora. A aplicação permitem que os valores sejam apresentados em mmol/l.
Como instalar a Diabetes Tracker no Ubuntu?
Para instalar a aplicação Diabetes Tracker no Ubuntu, basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:markjtully/ppa sudo apt-get update sudo apt-get install diabetes-tracker |
Segundo o responsável pela aplicação, Mark Tully, este projecto ainda está em desenvolvimento e todos podem contribuir com ideia, sugestões e indicar também possível bugs.
Este artigo tem mais de um ano
o dbees.com é uma óptima alternativa, pois é online e pode-se aceder em qualquer dispositivo.
http://www.dbees.com/
Bom dia ,
Excelente post , muito útil de facto , o @Lavadinho também apresentou uma excelente alternativa , esta doença é terrível e é uma das chamadas doenças silenciosas , as pessoas que se encontram no grupos de risco no post devidamente identificados deveriam periodicamente fazer um controle do nível de glicemia no sangue .
Cumprimentos
Serva
Boa aplicaçao, desconhecia (sou diabetico tipo 1).
PPLWARE sempre com excelentes artigos!
Interessante de facto, mas quem é diabético e faz controle de glicemias com medidor, normalmente este tem software associado que torna a gestão muito mais pratica, ora neste caso temos de introduzir os valores à unha, o que ao fim de algum tempo cansa. Não deixa de ser uma boa ferramenta para linux.
Muito bom o artigo.
Sou diabético tipo 1 e aplicação parece bastante interessante.
Mas excelente, seria uma aplicação que convertesse a quantidade de hidratos carbono que consumimos em unidades de insulina necessárias injectar.
Ajudaria as pessoas, que tal como eu, usam a insulina novarapid, que se baseia num sistema de compensação rápida.
Imaginem que ao lanche consumo um compal e umas bolachas. Faço a contagem dos hidratos de carbono, no caso das bolachas ate tenho que fazer uma regra 3 simples, porque o rotulo só informa os hidratos de carbono para “x” quantidade.
E depois de ter a quantidade de hidratos de carbono adapto a minha dose , por exemplo 2 unidades de insulina por 10 gramas de hidratos.
Uma aplicação que fizesse todo este processo ou parte dele seria uma mais valia principalmente para os diabeticos adolescentes, que por norma são os maiores utilizadores desta insulina rápida.
Podemos fazer chegar estas sugestões ao autor da aplicação
Olá,
A APDP tem uma tabela de equivalencias de porções de Hidratos de Carbono em função do tipo de comida e respectivas quantidades.
Em breve, a Universidade Lusófona, em parceria com a APDP, lançará uma aplicação para Android e Smart TV com diversa informação sobre a doença, mas também com a possibilidade de registar várias medições e fazer cálculos deste género.
Boas!
Existem algumas aplicações para dispositivos móveis para calcular as unidades de insulina.
Procura por “calculador de bolus” ou “bolus calculator”. É preciso inserir diversos factores (p.ex. factor de sensibilidade à insulina, razão insulina/hidratos de carbono) mas depois de estar tudo definido faz-te as contas que precisas! Fala com o teu endocrinologista antes de usares para saberes se está tudo ok.
Uma vez que és jovem, aconselho-te também a falar com o teu médico endocrinologista no sentido de passares a usar uma bomba de insulina. Para além das já conhecidas vantagens para a saúde, algumas já trazem calculador de bolus integrado e uma grande base de dados de alimentos, o que facilita bastante o processo de cálculo das dosagens.
Cumps,
Nuno
Um extra nestes artigos seria incluir, também, os comandos de desinstalação, para o caso da experiência não resultar.
Olá,
Pelo que vejo a aplicação é útil para utilizadores de linux em particular, pois as máquinas de medir a glicemia já tem a capacidade de transferir para PC os dados recolhidos, mas creio que a maioria apenas para Windows.
Tenho uma filha diabética tipo 1 e todas as máquinas que teve, têm essa capacidade.
O grande vantagem seria que pudesse calcular a quantidade de Hidratos de Carbono e correspondente quantidade de insulina.
Também poderia ser interessante poder calcular a HbA1c.
No entanto, esta aplicação faz muito mais sentido num dispositivo móvel em vez de PC.
Caso haja alguém interessado em desenvolver este tipo de aplicações, disponho-me a ajudar com todo o gosto, usando a minha experiência pessoal como familiar de um diabético.
Parabéns PPLWARE
Obrigado pela sugestão.
Uso o lifescan que se liga e sincroniza com o medidor de glicemia (Marcas Registadas, até aqui…) gera cerca de uma dezena de gráficos e logs tem ainda a possibilidade de enviar os dados diretamente por fax ou email.
Sou diabético tipo 1 à 11 anos, e tenho utilizado o dbees.com no meu smartphone, só peca, por não dar uma estimativa do HbA1c (hemoglobina glicosilada).