Como configurar a placa 3G da vodafone no Ubuntu 12.10
Por João Nascimento da Comunidade Linux Pplware
Há uns dias depois de instalar o Ubuntu 12.10 tentei configurar a minha placa de banda larga aqui no portátil, mas sem saber ainda bem o porque dava problemas. Ou não reconhecia a placa, ou ao tentava ligar esta estava tempos infinitos a tentar-se ligar à rede. Com este cenário tive de tentar encontrar uma solução que funcionasse, o que foi muito difícil já que ainda sou novato no mundo Linux.
Depois de algumas pesquisas recorri à ajuda do grupo Linux do Pplware e depois de lá colocar uma questão foi-me aconselhado o uso do Sakis3g. O Sakis3g é um ficheiro shell script que permite que qualquer modem 3G se ligue ao nosso computador com apenas alguns cliques.
Para utilizarmos o Sakis3g podemos fazer download aqui. Iremos então ser redireccionados para uma página idêntica à apresentada na seguinte imagem.
Ai devemos ter em atenção qual a versão que queremos fazer download. No meu caso fiz o download da versão “amd64 – Full version”.
Podemos fazer a instalação de duas maneiras, uma se clicarmos sobre a opção “Download” ai faz-se o download do repositório, ou então ir a opção “Instructions” e a partir da consola instalar e configurar a aplicação. Neste tutorial irei abordar a segunda parte já que é a que mais prefiro.
Ao abrirmos a opção “Intructions” aparece algo como o seguinte conjunto de comandos:
Depois devemos abrir a consola e entrar como root para ser mais fácil a instalação. Por isso basta carregar em Control+Alt+T e escrevemos o comando:
sudo su |
Depois devemos colocar a nossa password e pronto entramos como root. De seguida devemos indicar a pasta onde queremos que o ficheiro fique acessível, no meu caso como o quero no ambiente de trabalho faço:
cd Área\ de\ Trabalho/ |
De seguida escrevemos os comandos que nos são apresentados acima para a configuração do Sakis3g:
wget “http://www.sakis3g.org/versions/latest/amd64/sakis3g.gz” echo “fd44ceb5336ef5cdab785d9301f39942 sakis3g.gz” | md5sum -c gunzip sakis3g.gz chmod +x sakis3g ./sakis3g –interactive |
Este ultimo comando invoca a interface gráfica do Sakis3g que deve da seguinte forma:
Para nos ligarmos com o nosso ISP devemos então seleccionar a opção “Connect with 3G”. Seguidamente ele pede-nos que identifiquemos a interface onde a nossa banda larga esta ligada.
Isso vai depender sempre de pessoa para pessoa, o que podemos fazer é ir por tentativas e se não funcionar fechar a aplicação e voltar a correr de novo.
Depois de seleccionada a opção pretendida, no meu caso a “Interface #3” surgirá uma janela para colocarmos o pin do nosso serviço.
Nota: Cuidado que a senha não aparece escondida por uma mascara. Depois de colocarmos o pin aparece uma janela para escolhermos o ISP (no meu caso, a Vodafone):
Ao escolhermos devemos aguardar um pouco e finalmente aparece a seguinte mensagem:
E pronto assim já podemos aceder a Internet. Sei que não é a melhor maneira devido a necessidade da consola que temos, mas depois destas configurações é tudo igual. Ir a consola como root, escolher a pasta onde temos o ficheiro do Sakis3g e correr o comando ./sakis3g.
Este artigo tem mais de um ano
alguma coisa para Arch?
https://wiki.archlinux.org/index.php/Wicd
pacman -S wicd-gtk
ok, em xfce4
Configurar o que?
Aqui foi ligar e só. Plug & Play.
Melhor ainda Cláudio…afinal as coisas também são fáceis em Linux. Pessoalmente desconhecia esta aplicação. “Configurar” é uma forma de dizer.
telefonaste para vodafone ?
uma vez esteva com uns problemas não conseguia ligar a pen 3g a net , liguei apar meu operador neste caso era a kanguro e deram instruções de como configurar a ligação , não preciso instalar nada .
O bom é linux é quando as coisas são compatíveis é Plug & Play , não é preciso instalar drivers e já é assim ha muito tempo . eu mudei para linux não por causa dos vírus, mas sim por uma placa pcmcia com duas portas usb não funcionava no windows, foi ai que me lembrei de um sistema que já tinha visto num computador com o redhat e fiz uma pesquisa e instalei o fedora core , qual foi o meu espanto , vendo a placa funcionado no sistema operativo sem precisar de instalar a driver, gratuito quando no windows a mesma placa bloqueava o sistema , foi ai que pensei mas que raio um sistema que se paga as coisas não funcionam e num gratuito funcionam ? nesse dia acabou-se o windows , ainda tentei voltar ao windows a coisa era esquisita , ate hoje utilizo sistemas linux .
Eu nunca precisei de algo assim,
após ligar a pen 3G no menu de rede aparece lá a pen com uma rede (a 3G) basta clicar, ele pede o pin e done !!! E nunca tive problemas, inclusive ele avisa com uma notificação sempre que a rede cai ou reconecta, dá-nos bastantes informações sobre o que se vai passando com a pen 3G.
Pode não ser preciso agora, mas nunca se sabe o dia de amanha.
Obrigado pelo Post.
Hmmm será essa pen “demasiado” nova. Isso no próximo kernel já deve dar.
Eu com o ubuntu 12.04 n tenho tido problemas, mas a minha pen vodafone já tem 2 anos…pena não ter serviço de sms, ja tentei com o smstolls e da erro ao ler o dispositivo (tambem com o wammu). A melhor solução foi um router my-fi, gestão pelo browser.
Isto funciona em todo o lado (linux) e com grande maioria das pens 😉
Vivo em Cabo Verde e acabei de instalar o linux ubuntu 10.5, pois parece ser um bom sistema operativo.
Mas estou as aranhas para instalar o meu pen de Internet 3G HSPA USB MODEM-operadora unitel-tmais.
Será que alguém pode ajudar, ou vou ter de voltar para o windows
um abraço