PplWare Mobile

Internet Explorer 8 – Mitos versus Factos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. bertolo says:

    que tentativa fraca de me comprar. até pode ser mais rapido mas não nem de perto tao simples e funcional como o firefox

  2. Morbus says:

    Achei piada ao “no meu ponto de vista”. Não tenham vergonha de assumir e dizerem o que acreditam ser verdade, porque a microsoft acabou com a equipa do browser depois do lançamento do IE6. Descuidou-se, e isso é inegável.

    Essas benchmarks são uma fraude. Primeiro, não importa a que carrega mais depressa. Importa a que funciona mais rápido, que é bem diferente. Por outro lado, o Firefox e o Chrome (o IE não) têm um delay induzido no rendering das páginas para se ver tudo de uma vez. No Firefox tenho a ideia que é de 250ms, mas posso estar enganado…

    A partir do momento em que o IE8 não é standard compliant como todos os outros, não quero mais ouvir falar nele. Não importa o que ele traz de “novo”, porque sei que tudo o que ele tem o Firefox (pelo menos) também tem, e melhor, muitas vezes. Quando for standard compliant, aí falamos.

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  3. Zé Infeliz says:

    Queria era ver a MS a lançar um video a falar mal dos seus produtos… enfim…

    De resto acho que o Morbus disse tudo…

  4. Rui Oliveira says:

    Vou ter de concordar, com o Morbus… estes testes parecem-me puro marketing de uma empresa que pensa que é com marketing que vai conquistar o mercado de browsers. E se é tão rápido assim porque não meteu a Opera nos testes?

    Isto parece-me muito parecido com a campanha “Get the facts” que a microsoft fazia ou o “highly Reliable Times”, que era puro marting, e mentiras pregadas (isto é estudos de mercados que comapravam linux com windows em grandes empresas). Claro que essas empresas eram partners da microsoft, pelo que os resultados eram sempre os mesmos.

    Todos os testes que tenho visto, apontam para o IE ser o pior dos 4, a fazer rendering de aplicações javascript, que começa a ser a tecnologia de grosso modo dominante da nossa internet. E só porque a Microsoft faz um anuncio catita eu vou acreditar… Está bem está… Os utilizadores não são parvos.

  5. faustino says:

    Se o IE8 ainda não foi lançado, porque não o comparam com o firefox 3.5(ex 3.1) que também ainda não saiu , em vez de o compararem com o 3.05, que já vai em 3.07, o mesmo se passa com o chrome que já vai na versão 2.0 que por acaso, já anda por aí há alguns dias?

  6. Tome' says:

    metam ai benchmarks de javascript pa ver se o IE8 é rapido
    lol

  7. Emannxx says:

    Eu cá, acho que o IE continua demasiado “esquisito”

    Isso de ser mais rápido a abrir paginas, eu não consigo acreditar nisso!
    Eu tenho uma ligação à Internet de 20 mb da Cabovisão (raramente passa dos 17 mb! lol) e no Chrome/Opera é muito mais rapido a abrir esses sites do que o IE8!

    É difícil de acreditar em tais que vocês apresentaram aqui.

  8. Emannxx says:

    *Tais dados

    Peço desculpa pelo doublepost!

  9. Redin says:

    Bom,,, lá vem mais uma guerrinha do “meu é melhor que o teu”.
    vamos aproveitar e apostar para quem dá mais.

    Aposto uns 84 comentários.

    Quem dá mais???

  10. CáVai says:

    1º – Não, e repito, não é mais rápido. Tanto o chrome, como o Firefox ou Opera são mais rápidos. De facto, o motor de renderização do IE fica bem atrás da concorrência; quanto ao processamento de javascript nem vou comentar.

    2º – Sim é seguro, agora, enquanto beta. Sejamos realistas, este browser será sempre o alvo preferido dos hackers e nada que a Microsoft crie os vai impedir de aproveitar as suas falhas. E por falar em falhas, o relatório da Secunia, aquele que diz que o IE é o browser mais seguro, já experimentaram perguntar aos milhões (sim milhões) de utilizadores lesados pela última falha do IE qual é a opinião deles?

    3º – O IE continua a ignorar tudo o que é standard. E não me venham com tretas, pois seria de esperar que, passados todos estes anos, o líder de mercado tentasse, pelo menos, respeitar as regras básicas. Admite-se que este browser obtenha uma pontuação tão medíocre no acidtest?

    4º – Inovação? Meus caros, o facto deste browser fazer as coisas de forma diferente não significa que esteja a fazer coisas que os outros não façam.
    São poucas as coisas que este browser faz que o Opera e o Safari não façam, na sua versão actual. Quanto ao Firefox (de tão estagnado que está) já me permite fazer tudo o que este faz mais qualquer coisita.

    5º – Continua a ser um browser pesado; tentem usá-lo por mais de vinte minutos e vejam por vocês mesmos. A isto tudo podemos acrescentar que é um download enorme e ainda somos brindados com uma instalação demorada…

    Admiro o esforço da Microsoft (isto é bem verdade), mas enquanto estes não olharem para a comunidade de utilizadores com o respeito que esta merece nunca conseguirão criar um produto merecedor do respeito destes…

    Fiquem bem…

  11. Brunomz says:

    Bem podem tentar, mas ainda ha mt a fazer no IE8, por acaso esta um pouco mais rápido mas ainda esta muito longe do firefox!!
    IE8 mais rapido??? BULLSHIT

  12. Fernando2 says:

    IE – morreu e se esqueceu de enterrar, mais um produto que subsiste devido ao desinteresse de aprendizado de informática, devido à resistência por mudança e puro comodismo dos usuários que nem imaginam o que se passa fora das telas…

    Agora, se me disserem que na discada ele é mais rápido que o Opera, acredito, pois já comprovei isso…

  13. kardos says:

    Acho qe o Morbus disse tudo! : )

    E outra coisa:

    Porque é qe estão a comparar uma versão beta (IE8), com duas versões finais (Firefox e Chrome)? Porque não comparar o IE8 com o Firefox 3.5, já que saem, sensivelmente na mesma altura?

  14. A friend says:

    Enfim… todos os testes que venham das proprias companhias para mim são sempre invalidos.. mesmo com aquela jogada do ” foi enbaraçoso perder-mos no nosso site e tal… ” porque claro… tinham que perder em algo para dar a credebilidade… Mas uma coisa é certa, todos reclamam ser os mais rapidos…

    Para mim, até agora o Firefox continua a ser a minha eleição, pela rapidez, addons, estabilidade, segurança… e porque gosto! Segundo reconheço que o Opera é muitissimo rápido e estavel, mas por algum motivo não me agrada mais que o Firefox… puro gosto…. de resto agrada-me bastante o Safari 4 Beta, embora para mim continue a faltar muita coisa, acho um browser simples, rápido e seguro…

    Mas resumindo, com fracções de segundos, mesmo que o IE fosse o mais rápido, é nisso que eles reclamam ser o melhor browser ?! … … .. ?! … ?! ..

  15. Mrodrigues says:

    Pois testar com os sites da Microsoft…até aposto que atrasam de proposito todos os browsers que não o IE8 ..não sejamos mauzinhos vá la..
    Agora a sério, a mim não me importa só qual o que abre a pagina mais rápido até porque como vimos são diferenças tão mínimas que não merecem sequer ser mencionadas… Vejamos ok abro 100 paginas por dia com o firefox, supondo que em 60% se usasse o IE8 pouparia 2 décimas de seg, por cada página.Ora 2 décimas x 60 páginas isto da 120 décimas de segundo, ou seja perdia 12 segundos num dia.. Uaiii que pena.. 12 seg que perdi pk o coitadinho do firefox e mais lento. E quantos segundos ganhei com a configuração que o firefox proporciona,quantas páginas apareceram desfiguradas porque useri o firefox? quantos segundos ganhei com os plugins fantásticos que tem, quantos segundos ganhei em fazer coisas banais como o Session Manager?, etc etc.. A rapidez com que um browser abre as páginas não deverá ser método de comparação, para eleger o melhor… Navegar na Internet é muito mais que abrir páginas, e cada vez mais essa actividade torna.se complexa e é nesse sentido que o Firefox é melhor que os outros globalmente é melhor. Ah mas o Firefox consome mais 30000Kbytes de ram que o IE e o que me importa eu tenho 2 Gigas dispenso muito bem 120 MB só para o Firefox…e faço tudo e mais alguma coisa….
    Desde que conheci o Firefox, so usei o IE quanto era obrigado…e até hoje tou muito bem…

  16. jose says:

    Ainda nao saiu e já estão a criticar …..

  17. Vasco Silva says:

    A todos os comentários acima feitos contra o IE8 só digo uma coisa:

    Usem-no no Win7 e vejam com os vossos prórprios olhos

  18. jose says:

    Depois dele sair metade das pessoas daki n podem criticar porque n o usam
    por isso n tem voto na materia..

    sorry pelo double post

  19. Miguel Guerra says:

    Puro markting!

    Não vi a compararem a rapidez do IE com Opera ou Safari.

    Se formos ao site da Apple ver os gráficos de desempenho, vemos que dizem precisamente o contrário, ou seja que o IE é o mais lento de todos!

    Vamos acreditar em quem? Cada um puxa a brasa à sua sardinha.

    Em pesquisas pela net sobre “browser speed tests”, não encontro nenhum onde o IE seja rápido. Pelo contrário, é o mais lento de todos!

    Um exemplo aqui que nos mostra a “rapidez” do IE.

    “O pior cego é aquele que não quer ver.”

  20. Mrodrigues says:

    @Vasco Silva

    Ate aposto que o Win7 beneficia o IE8 em prol dos restantes browsers…Algures no código está escondido:
    if browser==IE8 then
    delay=0;
    else
    if browser==firefox then
    delay=10
    else
    delay=5
    end
    end

    ehehhe Brincadeirinha…Depois experimento o IE8 porque até tou esperançado em experimentar o 7 e largar o XP ehehe

  21. J.C says:

    Minha experiencia é que o IE8 é bastante mais rapido que o IE7. E o IE8 a trabalhar no W7 é ainda mais rapido. Comparando com o FF devo dizer que usar o IE8 ou usar o FF3 por exemplo, acaba por ser quase indiferente. Digo quase porque eu por norma sou dos que não gosta de instalar mais do que o indispensavel na minha maquina de trabalho por isso normalmente só instalo o FF, o Opera e mais recentemente o Chrome quando preciso fazer testes. Para o uso normal que faço no dia a dia o IE7/8 é mais que suficiente. E é por isso que a grande maioria das pessoas acaba por ficar com o IE. para que instalar mais alguma coisa quando o IE faz o que é preciso?

    Também digo quase indiferente porque hoje em dia com as maquinas actuais e com as velocidades de internet que há, é quase ridiculo andar a comparar centesimas de segundos para ver qual é o mais rapido. O que interessa é que sejam competentes a fazer aquilo que se propõem a fazer.

    Uma nota a parte…. Agora que o W7 vai permitir aos utilizadores remover o Media Player e o IE8, sempre quero ver quantos utilizadores o vao fazer. Eu sei que nao o farei e a grande maioria também não o fará. O que vai acontecer agora eventualmente é que quem gosta de usar mais um browser diferente vai poder remover o IE8 porque não está lá a fazer nada. Porreiro. Mas para quem já usava o browser por defeito do FF, opera ou outro, já nem tocava no IE mesmo. Era peso morto. Que real diferença vai haver nisto? Pouca.

    Alguns defendem que o windows nao devia trazer por defeito nenhum browser. Porreiro. Deveria ser o unico SO do mercado a faze-lo. Outros defendem que devia trazer produtos concorrenciais instalados. A maior idiotisse que já li, dado que para que possam distribuir esses produtos, também os devem lógicamente incluir no pacoted e actualizações do windows para evitar possíveis falhas de segurança. Estão a ver onde isto vai dar certo? Penso que a solução encontrada pela MS é a mais equilibrada mas se pensam que é isto que vai fazer com que as pessoas deixem de usar o IE… enfim… é como os testes de velocidade… só se preocupa com esses testes e em fazer os mesmos quem não tem nada melhor para fazer. É como comparar a velocidade de arranque do vista e do windows 7. Porreiro… o 7 é 10s mais rapido? Usem esses 10s para limpar a secretária quando chegam de manha ao trabalho 🙂

    Cheers

  22. J.C says:

    @Mrodrigues : espero que nao sejas programador. Porque esse código nem a brincar se escreve 🙂

  23. aver says:

    Acho que posso falar do IE sem facciosismos. Na empresa usamos IE e não pensamos permitir outro browser. Em casa não uso o IE nem para fazer downloads do site da Microsoft.

    Mas tenho andado a reparar numa coisa. O “seco” IE que se usa nos locais de trabalho, sem addons de qualquer espécie afinal permite bastantes. Com alguns clics, instalando o Trixie até os scripts Greasemonkey para Firefox.

  24. CáVai says:

    @Vasco Silva:

    Sim, é a primeira coisa que vou fazer pela manhã: formatar o meu pc para me livrar da minha cópia legal do vista; então aí instalo a beta do Seven para, posteriormente, poder experimentar a beta do IE.

    Outra opção seria um dual-boot, então quando necessitasse de fazer uma simples pesquisa, terminava a minha base de trabalho no Vista, iniciava o Seven, fazia a tal pesquisa e voltava a iniciar o Vista para utilizar o resultado (se ainda me recordasse) num projecto qualquer…

    Quem sabe, com sorte este browser é tão espectacular que me vai fazer desembolsar mais umas centenas de euros pelo novo sistema operativo da Microsoft…

    Ele há cada um!

  25. BlinZK says:

    Bla Bla Bla…

    Numa fase em que cada vez existem mais browsers, é lamentável que o líder de mercado não respeite os standards!!
    A Comissão Europeia (e outros) deviam era começar a cobrar multas a quem não respeita os standards…. em defesa do utilizador!
    Enfim…

  26. PTMblogger says:

    De facto, fiquei horrorizado com tal artigo num blog que eu considerava estudar o que pensa antes de dizer. Se formos ver qualquer artigo que não tenha sido feito por empresas compradas, como este do Lifehacker e este que foi apresentado no Lifehacker, pode-se ver que o Internet Explorer, tanto 7 como 8, tem menor performance a cuase todos os pontos em relação a todos os outros navegadores.

    Também aponto que o suporte fraco do Internet Explorer (6, 7 e 8) a CSS, Javascript, e a XHTML servido como “application/xhtml+xml” desvaloriza-lhe qualquer mérito de performance que este possa ter.

    Além disso, o estudo da Secunia sobre a segurança dava uma vantagem injusta ao Internet Explorer, pois apesar deste ter menos problemas de segurança, estes eram mais graves e tinham uma média de tempo maior a ser corrigida, algo que esse estudo omitiu.

    Resumindo e concluindo: eu tenho uma preferência pelo Firefox, mas de bom grado usava qualquer outro dos actuais navegadores famosos ao invés do Internet Explorer.

  27. hydrogenated says:

    Bom pelos post’s do ppl aqui presente acho que é só gritaria porque a ms vai lançar um browser que até pode ser melhor que o firefox.

    Isto é patético eu sempre usei o IE desde a versão hm… desde de sempre e não me considero um utilizador comodista.

    Trabalho na area da informática e tenho visto muitos clientes a optar pelo Firefox e sinceramente tem os mesmos problemas que os que usam o IE.

    A mudança de browser ocorreu muito quando o firefox apareceu e o IE6 estava a dar barraca atrás de barraca!

    Agora com o IE7 as coisas tem corrido muito melhor de tal forma que não vejo necessidade mais uma vez de “evoluir” para o firefox nem para outro browser da concorrencia.

  28. PTMblogger says:

    Ups, parece que uns smileys decidiram aparecer sem aviso: corrigo desde já:

    …tem menor performance a quase todos os pontos em relação a todos os outros navegadores.

    Também aponto que o suporte fraco do Internet Explorer (6, 7 e 8 ) a CSS, Javascript, e a XHTML…

  29. hydrogenated says:

    PTMblogger, tudo bem o que dizes acho que está tudo fantástico agora sff arranja ai os links mágicos que fundamem o que dizes era bom para a audiencia desde “blog”.

    P.S.: Sites Activistas não vale…

  30. P3t3rU5 says:

    Proponho o seguinte:
    Cada um faça os testes com os 5 browsers:
    1. IE8
    2. Firefox 3.07 (ou uma beta mais avançada)
    3. Chrome 1.x ou 2.x
    4. Opera 9.x ou 10.x
    5. Safari 4
    e poste nos blogs pessoais, twitters, fóruns o que quiserem, mas mandem os links.

    Cheguei a usar IE quando não conhecia o mundo da internet – não me interessava. Depois comecei a usar Firefox por razões óbvias – add-ons, mas depois com o acumular destes o browser ficou super pesado, foi então que descobri o safari 3, que na altura era o mais rápido sem dúvida, mas tinha dois problemas – não tinha add-ons e era pesado para o sistema. Em Setembro o google lançou o Chrome, (mas como sou maluquinho pelos produtos do google :P) resolvi experimentar – é leve, prático, rápido, tem uma espécie de Prism incorporado que funciona com o google gears (com um firefox não conseguia) e é primo do safari e do firefox. Para dizer a verdade tenho estes 5 instalados para testes, mas os de eleição são o chrome e firefox (pelo menos até chegar Maio) o Opera não gosto mas pode ver que é estável em PC’s antigos.

  31. PTMblogger says:

    @hydrogenated

    Eu deixei links acima, foram estes:

    http://lifehacker.com/5160709/browser-speed-tests-how-safari-4-stacks-up
    e
    http://www.maximumpc.com/article/features/browser_brouhaha_your_maximum_guide_browsers_today_and_tomorrow

    E se são de sites activistas ou não não interessa, pois eles têm (pelo menos no primeiro caso) todas as instruções de realização dos testes e todas as variáveis para que seja possível que o utilizador também possa fazer os testes e indicar diferenças.
    Também, como digo acima, a falta de capacidades do navegador (principalmente no tratamento do XML) tiram-lhe qualquer mérito que este possa ter na área da performance (se isso de facto acontecer) na minha opinião.

    Também concordo que o avanço da versão 6 para a versão 7 foi exponencial e extremamente útil para qualquer web developer, mas ainda não atinge o aceitável no tratamento dos standards (é só ver o Acid 3 Test com o Internet Explorer 8 e todos os outros navegadores, o IE8 é o único abaixo dos 50%).

    Que melhorou muito, sim, que ainda precisa de evoluir mais, também sim, é a minha resposta.

  32. Miguel Guerra says:

    Quando já há browsers a atingirem os 100% no acid 3 test, um browser que não passa dos 20% quer ser candidadto a melhor browser?
    Essa é para rir. Só pode.
    É que neste teste não há forma de “faralhar” os resultados.

    IE8 acid 3 test
    Safari acid 3 test
    Opera acid 3 test

  33. Tiago Salgado says:

    É mais rápido, ok, aceito. Mas estamos a falar de décimas de segundo! Fazer um post a vangloriar o IE com base nisto é no mínimo demagógico… ao menos que se vá buscar outros argumentos, que acredito que o IE tenha… e mesmo assim continua bem atrás de alguns browsers que souberam acompanhar a evolução e estão bem mais maduros e funcionais…

    O mais grave do IE é o facto de ter demorado mais de 10 anos (14 mais precisamente) para ter a maturidade de outros que demoraram muito, mas muito menos tempo, e sem os recursos humanos e financeiros que a microsoft tem. Dai a sua credibilidade ser o que realmente é…

  34. Tiago Salgado says:

    Agora é que reparei no título… “Mito vs factos”… hilariante!

  35. UKN says:

    O 8 não sei que nunca testei, a não ser uma ou outra janela no W7. Logo não emito pareceres.

    Agora se for como o 7 no qual a minha experiência foi tudo menos boa … pela quantidade de crashes que tive com ele (sim eram versões finais) no Vista (que tb é outra bela cagada (o W7 conseguiu pelo menos suavizar a minha má experiência com o Vista) …

    Venha ele e mais meia dúzia que quanto mais elevado o patamar estiver … melhor. Mas algo me diz que o Firefox só será abandonado se houver algum cataclismo. E por outro lado sempre tenho o Opera ao qual não tenho mostrado o amor necessário.

  36. Xiwiipe says:

    Um browser tão rápido que abri-se a página antes de eu digitar o url é k era!

    Ou melhor ainda… antes de eu pensar nele!

  37. ALL says:

    O vídeo ate me pareceu mt imparcial. So o facto de testarem o Google em 1# fiquei espantado.

    Vocês matam-se aqui a defender os vossos browser’s lol melhor mm é pessoas a dizerem ficar desiludidas por o pplware postar este artigo O.o’ ?

    Anyway, passando ao q interessa, comentar o artigo.
    Fico contente por o IE8 já estar mais ao pé dos outros browser’s, contudo vejo gente a criticar a sua performance em javascript e o facto de se afastar bastante do acid3 tb n é nada bom (n digo q o acid3 sejam os padrões correctos ou n, mas a verdade é q eles devem de haver).
    Outra coisa é os pluings, ou a MS mete o IE8 a ter plugins do firefox ou outros ou é me impensável mudar.

  38. A friend says:

    A primeira vez que vejo num teste o Internet Explorer ser mais rapido que os outros browsers…. mesmo numa tanga de benchmark…. e por coecidencia o unico teste que dá essa vitoria é feito na Microsoft…

    É preciso dizer mais alguma coisa ?.. lol.. acho que 90% dos que aqui comentaram captaram isso… é preciso ser mesmo muito leigo em informatica para afirmar que o IE é o mais rapido ( sem contar com estes da Microsoft porque como é obvio estão a puxar a brasa à sua sardinha.. lol.. )

    Seja ele em Windows Xp, Vista ou Windows 7 (e sim, afirmo o que digo porque baseio-me nos meus proprios testes, não me limito em convicções nem em benchmarks feitos por Site A.. Y ou Z ..)

    Windows 7… sem duvida um brilhante trabalho pela Microsoft, mas o IE continua a deixar muito a desejar..e nem falo pelos plugins, falo pela segurança, rapidez e fiabilidade.

  39. BigLord says:

    Sou o único a achar piada que no próprio teste da Microsoft, o Firefox seja aquele que carrega mais rápido… o site da Microsoft? xD

  40. Alexandre Pinto says:

    Eu devo ser um caso á parte.
    Trabalho com webdesign e realmente é de ter paciencia a falta de respeito pelos standards e mesmo pelas alterações entre versoes. Isto para mim é o verdadeiro calcanhar de aquiles dos IE’s.

    Tem também um outro defeito. O Javascript é tão lento que até enjoa.

    Mas temos todos de ser coerentes com as analises. O facto de ser respeitar os standards não introduz qq interferencia ao utilizador na expriencia de navegação, já que os sites são feitos tendo e conta essas ‘nuances’.

    Já o javascript é outra historia. Este ponto sim afecta a navegação tornando-a mais lenta e pesada.

    Tem o contra de não ter um suporte tão grande para plugins como o IE ou até o Opera. Mas toda a gente concorda que esse suporte é o que está a matar o firefox por exemplo.

    Eu falo por expriencia propria. Uso habitualmente o IE8 mas tenho o IE6, Safari, Firefox e Opera e Chrome instalados por motivos de testes dos meus sites.

    Não considero o IE8 o melhor, mas é o que me dá melhor experiencia de navegação a par do Opera. É claro que a habituação aos IE’s tambem contam.

    O IE ainda esta em beta, mas apesar ja o começo a sentir bastante estável e muito seguro. E confesso que nunca percebi as criticas que dizem que não é funcional… Esssa nunca vou mesmo perceber…

    O firefox nunca foi uma opção para mim. Sempre foi mais pesado e instavel que o meu IE7 que deixei de usar á pouco tempo. Pela minha experiencia é extremamente lento e nem sequer tenho addons instalados.

    Mas para concluir, axo que o melhor browser é mesmo o Opera. E isto é uma coisa que eu não compreendo. Todos aqui vêm ferverosamente defender o firefox porque é melhor mais leve etc. Mas se essas são as razoes porque não usam o Opera? Esse entao é ainda mais leve e rapido.

    Axo que a opiniao geral por aqui é apenas de que o meu é melhor que o teu e metem a coerencia de parte…

  41. hydrogenated says:

    Alexandre Pinto, concordo com tudo o que dizes.

    Quanto ao Opera ser o melhor acho provavel que seja por se estar a falar de uma empresa privada que dedica praticamente todo o seu know how e recursos a desenvolver um browser.

    Não é uma cueca open source onde toda a gente manda para lá a sua crap!

    É certo que a Microsoft é enorme e tem recursos para fazer o melhor browser do mundo mas a microsoft não é independente dos seus clientes e das suas tecnologias. Para a Micrsoft há sempre questões com tecnologias algumas bem manhosas como: ActiveX, Java, JScript, VBScript etc etc é o mal de ter que responder a um mercado maior.

    P.S.: Como já referi o open source é uma doença e vai matar-nos a todos 🙁

  42. Joaquim Almeida says:

    A microsoft poderá fazer o que quiser, no entanto, enquanto não tiver uma biblioteca de addons com metado do tamanho do firefox não vai a lado nenhum, mesmo sendo mais rápido (não acredito, veja-se o caso do javascript) e mais leve…

  43. ALL says:

    IE8 acabdo de instalar no Vista

    Acid3=20/100 :S (vai lá vai)

    Accelerator e InPrivate são enovações no IE que me agradam face ao FF q é o meu brownser de sp.

  44. ara says:

    Desde que a Microsoft faça algo para melhorar o IE é sempre bom.
    A maioria das pessoas nunca vai usar outro browser por isso ao menos que tenham em atenção os a segurança e os standards , para ver se não temos de continuar a fazer css’s manhosos por causa do IE e para tentar limitar alguns dos ataques pela web.

  45. vMORAIS says:

    até acredito na noticia, no entanto faltam add-ons e nesta matéria já vão com um certo atraso em comparação com a mais directa concorrência.

    e depois disto, acredito sempre que o Firefox continue a sua evolução. Ninguem anda aqui a dormir.. =P

  46. carlos rajas says:

    Beleza de post. Como um amigo lá encima disse, ele suscita discussões, talvez válidas, talvez não, mas sempre vale a pena e aprendemos com isso.
    Pessoalmente será dificil deixar o firefox mas não podemos jamais desprezar o potencial do adversario ou concorrente. Isso é impredunte. Tambem não vejo diferença alguma se meu browser abre 1 ou2 ou3 segundos depois do Ie8 ou qualquer que seja. Afinal ele é só o veículo. Temos que tuna-lo e torna-lo mais rápido. Eu disse antes, adversario ou concorrente. Retiro. Considerar a MIcrosoft e seus produtos como tais é mais do que imprudente, é burrice da minha parte. Sempre deveremos a esses grandes desbravadores, como tambem aos outros. Pioneiros são pioneiros. Valeu ! 🙂

    http://www.delaorden.blogspot.com

  47. jose says:

    se kerem um browser mesmo rapido

    Façam um lool 😉

  48. Marco Monteiro says:

    Até podia abrir tudo quanto é página em 0.05 segundos enquanto não cumprir com webstandards para mim continua a não ser opção. Daí os meus browsers de eleição serem Firefox e Opera…

  49. ALeitora says:

    Vocês perdem tempo a discutir cada coisa!! Arrrre que casmurros!

  50. Spulva says:

    Eu aposto nas centenas neste post

    Eu uso o Firefox, e condeno a Microsoft por ter «fechado» o desenvolviemnto do Ie a quando do 6, mas a realidade e que esta esta a mudar a consiencia, e como eu li, se nao se importam com a rapidez do browser, ao ler as paginas, pois actualmente temos ser mais que mtab aberta e enquanto abre uma tamos a ver outra, tambem nao se importam que o IE seja na realidade masi lento, agora, o IE tem evoluido muito muitos sao os realatorios que o dissem masi seguro de 2008, nao vamos duvidar de tudo, eu axo que o problema d emuita gente e mesmo ser Microsoft Product, se nao fosse, era o maior, e esse o vosso problema e nao venham com anedotas, e a realidade, axo que apasar de nao gostarmos de uma coisa ou outra nao pdoemos criticar assim tudo que é microsoft, sejamos realistas, sejamos neutros.
    Ainda se lembram do lançamento do Chrome? Ja repararam nas politicas do google segundo este browser, lança uma versao linux meio ano depois, mas ninguem critica (ou os que o fazem sao poucos), pois não e microsoft.

    Vamos la mesmo que o IE nao seja o mais rapido, nao signigica que nao seja mais seguro, e axo que a microsoft tem dado provas que trabalha arduamente nesta materia nos ultimos tempos, como tal temos de dar o braço a torcer, e nao podemos esquecer a responsabilidade que a Microsoft tem em amnter os seus produtos seguros com milhoes de utilizadores, e ataques de todo lado, naoe facil, nao e facil suportaqra multiplo hardware, nao, e verdade, o linux vai suportando, mas cria tantos problemas com o novo como o Windows, sejamos realistas, e como o outro dizia, « Ver, ver, é que as banheiras…»

    Keep going

  51. Mrodrigues says:

    @J.C.
    Sim não sou programador a tempo inteiro mas tenho programado em, html,php,javascript,matlab,java,c++,C,visual Basic….

    Pensei que era óbvio que aquilo era só para “picar”….enfim….

  52. CáVai says:

    @ALL:

    Alternativa à funcionalidade accelerator – Select-n-Go.

    Alternativa ao InPrivate – Stealther.

    Alternativa à funcionalidade Web Slices – WebChunks.

  53. Não tem o Opera para comparação, portanto para mim já não é um estudo decente.

  54. Alexandre Pinto says:

    @Marco Monteiro

    A não ser que sejas web developer, não vejo porque razao é que cumprir standards ou não vai influenciar a tua experiencia de navegação. Ainda por cima quando todos os sites são feitos para correrem bem especificamente nestes browsers… (IE6, IE7, IE8)

    A nevagar nunca fiz essa critica do genero “este browser não mostra isto ou aquilo porque não cumpre os standards”

  55. vitor says:

    Eu até não acho o IE mau, mas enquanto não suportar addons como o firefox, ( como por exemplo o ABP e o greasemonkey ) não tenho interesse nenhum em mudar. Alem de que falta dois grandes nesse video, o Opera e o Safari. E não acho a velocidade assim tão importante hoje em dia, pois a velocidade da net que nos temos ao nosso dispor torna esses segundos de diferença quase insignificante (quem usou net na era dos 52k ou ate inferior sabe porque digo isto).

  56. keops says:

    Isto resume-se facilmente: ie não tem suporte para addons externos = firefox and opera win. E concordo com o Sílvio, um estudo que não tem o Opera, que raio de estudo mais fraco.

  57. Eu cá acho que… cada um usa o que quer. Ponto. Parágrafo.

    Agora que o IE8 é mais rápido que o Chrome… Gostei de saber.

    PS: É só impressão minha ou, pela leve vista de olhos que dei no relatório da Secunia, o browser mais seguro é o Opera?

  58. phoenux says:

    Desculpem, para mim é só mais uma campanha “Get the facts”… Além disso o teste refere-se apenas a sites de conteúdos sem grande javascript. Acho que seria pertinente ter o carregamento de sites como o Gmail, Google docs, Netvibes, etc, para sabermos qual a real velocidade de renderização em outras plataformas.

    Eu irei continuar com o Firefox enquanto este continuar a liderar em inovação e funcionalidades.

  59. Ah, e esqueci-me de referir que achei extraordinário o facto de ser o browser da Microsoft o mais rápido a carregar os serviços da Google (Google Search, Blogger e YouTube). Ora portanto, seja como for, Google wins. 😛

  60. Miguel Guerra says:

    @Alexandre Pinto

    Não cumprir os standards web também influencia a navegação.
    O IE6, por exemplo não interpreta transparências em imagens PNG. Quando o design de um site tem imagens PNG com transparências, o conteúdo apresentado no IE6 é diferente do apresentado nos outros browsers.

    Já existem muitos efeitos em CSS que ainda não são sopurtados pelo IE8.
    O programador pode optar por não incluir esses efeitos no site ou, pode optar por inclui-los se o browser não for IE. Nesse caso temos experiências de navegação diferentes.

    Ainda mais crítico é em Javascript. Existe uma quantidade significativa de Javasrcipt que o IE não reconhece. E a que reconhece, muitas vezes é interpretada de forma difrente dos outros browsers.
    Isto obriga os programadores a fazerem blocos de código diferentes consoante o browser que o utilizador está a utilizar.
    Numa página web com bastante javascript, na maioria das vezes, o código apresentado na página vista no IE é diferente do código apresentado pelos outros browsers. E isto faz com que a navegação no IE se torne mais lenta. Por vezes muito mais lenta. Foi por este motivo que recentemente a google estava a desaconselhar o uso do IE, porque as páginas do google, como por exemplo a página do Gmail, têm muito javascript e a navegação torna-se mesmo muito diferente.

    Se quiseres ver um pequeno exemplo das diferenças da navegação reletivamente a Javascript, tens este exemplo dos paineis deslizantes:
    http://www.pt.eurosport.com/

    Ao clicarmos nas setas que nos mostram a programação diária, vemos grandes diferenças entre os browsers.
    Do IE (o mais lento) para o Safari (o mais rápido), a diferença é enorme.

    Este é apenas um pequeno exemplo visível. Existem muitos outros por trás das páginas web que não são visíveis e que tornam as experiências de navegação completamente diferentes.

  61. R. Campachi says:

    Sou fã do FF3, utilizo tanto no linux como no windows. É lento no primeiro “first start”, depois disso fica melhor, não percebo esse problema de ser pesado pois meu PC da conta do recado. Quanto a funcionalidades, tenho tudo que quero com seus complementos (plugins).

    Depois de Ouvir vários elogios ao Opera 9.6, resolvi testa-lo, me encantei com a leveza e rapidez de navegação, não gostei do modelo de widgets, prefiro no estilo de plugins. Não tem dicionário integrado. Tem sincronização integrada que achei bem fácil. Estou me acostumando, mas já uso mais que o FF3.

    Estou usando o IE8-RC1 pq não gostei do IE7. O IE8 abre rápido desdo “first start” e não percebo esse problema de ser pesado pois meu PC da conta do recado. É o mais lento em abrir páginas da internet. No quesito de funcionalidade deixa a desejar, mas resolvo esse problema instalando um add-on, http://www.ie7pro.com/

    O Google Chrome 1 é rápido para abrir e para navegar. Não gostei da interface e não dá para customiza-la. Não tem plugins ou widgets, é bem duro. Não gostei dos Termos de Serviço. Parece com um produto da Apple bonito e preso.

    O meu eleito atual é o Opera 9.6, e estou muito ansioso pelo Opera 10 e pelo FF 3.5.

    Ah! O melhor navegador é aquele que se encaixa no seu gosto.

  62. Tijó says:

    O IE mais seguro face á concorrência?
    Mais rápido que os outros?
    O Melhor de todos?
    Um momento……..Hahahahahahahahahahahahahahahah.
    Prontos, já desabafei.

    Agora mais a sério,cheira-me a testes/estudos “encomendados”,até porque estes acima,para mim, não valem nada.
    Porquê é que se “esqueceram” de incluir o Opera??Ou mesmo o Safari?? ,na minha opiniâo,bem melhores.
    Estão a “bater” no FF mas ele vai sempre aguentar estas investidas.
    Desistam.

    Cumps,
    Tijó

  63. mario says:

    mais rápido? tretas! que o firefox tenha morte anunciada, até aceito. É o mercado e o google a trabalhar. Agora q me mintam como os vendedores de aspiradores não. Vitor, pplware independente da Microsoft ok?

  64. Cláudio Miguel says:

    Viva! 😀
    Olhem, eu cá acho que nem deveriam criticar nem elogiar. Simplesmente ainda não saiu.
    Sabem porque é que se fartam dos browsers? Poem-se a usar permanentemente as betas e quando se fartam desinstalam-na. Porque também não vêem a versão final?? Por alguma razão se chamam beta (tem bugs e erros e também arestas a serem limadas).
    Por amor de Deus, parem de criticar e esperem pela versão final para continuar a elogiar profundaaaamenteeeeeee o chrome e o firefox. Isso já irrita. Já se sabe bem que uma pessoa nem vai criticar as coisas que gosta (tal como voces a maior parte defendem o chrome e o firefox). Eu estou com o Internet Explorer 7 e não vos tiro a razão. Simplesmente não acho bem que critiquem uma coisa que ainda nem sequer é final.
    Um merceeiro não vai falar mal das suas maçãs pôdres, assim como vocês não falam mal dos browsers concorrentes (os que gostam) e eu não falo mal do meu Internet Explorer.
    Já vi tantos profissionais em informática a usarem sempre o Internet Explorer… porque será?? : / Eis a questao.
    Será melhor??
    Não sei… Mas também não critico os outros. Só digo isto: a meu ver o Internet Explorer está correcto e esses testes não são marketing nenhum, pois o Internet Explorer nem é para compra. É disponibilizado gratuitamente e a Microsoft também não tem razões para nos estar a enganar.
    A minha opinião não irá mudar. A meu ver, a Microsoft não ia dar um produto que não fosse minimamente melhor que o anterior. Se o Internet Explorer ocupa muita RAM por alguma razão é. Pode ter processos necessários à segurança da navegação em aberto.
    eheh
    Já tenho os dedos a doer, por isso, boa tarde! xD

  65. mario says:

    @claudio miguel
    Desculpa, mas és um bocado santinho. a microsoft tem td a ganhar ao anunciar o IE. O mercado não gira só á volta dos produtos pagos. E muita coisa existe á volta que nao vale a pena estar agr aqui a falar. Mas numa coisa tens razao. produtos beta nao sao comparaveis com versoes finais. Mas, de qq maneira sempre dá para verificar de um modo nao lato o que aí virá.. O que conta é a tua opinião e gosto, desde que nao penses que nao haja quem se aproveite, porque há!! 😉

  66. João says:

    Vocês também falam a torto e direito do IE8, sem nunca terem instalado e explorado decentemente. But still, I use Firefox so..

  67. Alexandre Pinto says:

    @Miguel Guerra
    Concordo plenamente contigo, alias como podes ver pelo meu comentário anterior em que falava exactamente dessas questões.

    Confesso que agora ao ler bem o que escrevi não tem mta logica. A questão foi mais um desabafo e relação ás criticas cegas que são aqui feitas por pessoas que provavelmente nunca mais tocaram no IE desdo o IE6. (Nem no IE nem noutro qualquer)

    Faz-me confusão o facto de toda a gente andar á procura do melhor browser, mas no fim escolhem é o da moda. Porque não usam o Opera?
    Para a grande maioria os addons que usam no FF existem em equivalente no Opera. Para mim ser adepto do firefox é como ser do Sporting… O que é muito mau! 🙂

    Em relação aos IE’s é extremamente obvio que por serem os browsers dominantes vão afectar a implementação de outras tecnologias por parte dos seus concorrentes.

    Mais uma vez, não podia estar mais de acordo ctg, principalmente quando me coloco no meu lugar. A quesão do IE6 não suportar PNG’s por exemplo… Obrigou-me a repensar um site por inteiro apenas por esse facto… 🙁

  68. Miguel Guerra says:

    @Alexandre Pinto

    Se quiseres , eu tenho uma solução para PNG’s no IE6. Por coíncidência, quando escrevi o meu cometário anterior, estava a desenvolver uma solução para PNG’s em background para fazer sombras.

  69. José Lopes says:

    @Cláudio Miguel Se quer esperar até a versão final para iniciarmos as críticas, espere até a versão final para publicar os textos. Se fez o texto com comentários ativados, haverá crítica.

    Aff…

  70. Cláudio Miguel says:

    Se a Microsoft pretende vendas, não vai colocar um browser da treta nem programas parvos sem utilidade no SO ne?
    Original–>qualidade (maior parte das vezes)
    sempre usei produtos da microsoft e confesso que estou muito satisfeito (gratuitos ou não). Dentre eles os programas que veem no SO (nomeadamente o IE) e os que não veem (pagos).

  71. boas a todos,

    ó victor em nenhuma das situações que apresentas tens razão, excepto talvez nos números totais das vulnerabilidades, agora não as podes é meter todas no mesmo saco, aliás se olhaste para o pdf da secunia perceberias isso.

    1º em todos os testes efectuados por empresas independentes quer o motor de rendering de html que o de ecmascript/jscript o ms-ie qualquer versão é muito mais lento que qualquer um dos outros browsers, leva verdadeiras tareias mesmo de todos eles, quer o firefox, quer o opera, quer os baseados em webkit como o safari e o chrome.

    2º o teres menos vulnerabilidades detectadas não implica que tenhas mais segurança, por diversas razões.
    * depende do tipo de vulnerabilidade
    * depende se aparecem antes de haver patchs, 0 day
    * depende da velocidade em que saem updates e estas são resolvidas

    em todos os casos a microsoft perde, aliás basta consultares os quadros da secunia do teu pdf.

    quadro 5 pag 12

    Mozilla has released patches for 3 out of
    3 Firefox-related advisories, which are all
    concerning low-risk vulnerabilities.
    Microsoft has released patches for 3 out of
    6 IE-related advisories, albeit with several
    serious threats going unpatched for up to as
    much as 110 days after disclosure.
    Three low-risk IE-related threats have been
    left unpatched during all of 2008.

    e isto sem falar no plugin activex que aí é mesmo o descalabro, 366 vulnerabilidades.

    por tudo isto, acho que devias ter descansado um bocadito em veres de teres escrito o artigo 😉

    acredito que o gazelle seja algo muito interessante, não o ms-ie, aliás os proprios investigadores da ms que estão a desenvolver o gazelle afirmam que o ms-ie é um buraco.

    abs

  72. Alexandre Pinto says:

    @Miguel Guerra

    Por acaso eu consegui á pouco tempo uma solução que encontrei num site, mas devido á lentidão do javascript do IE, acabava por ser lento e acabei por desistir. No entanto esse é um problema com o qual teremos de viver e se não te importares de partilhar seria muito bom.

    Se quiseres adiciona-me alexandrempinto[at]hotmail.com

  73. Cláudio Miguel says:

    É um buraco…. é o que se tem

  74. Cláudio Miguel says:

    Sinceramente, eu penso que a microsoft nao vai investir dinheiro num produto k nao vale pena n eh?

  75. Spulva says:

    LOL Claudio Miguel, tu estas mesmo zangado com o IE, doble post assim do nada XD, anyway, seja a bosta que seja, gostem ou nao gostem, ela vai sair agora so usa quem quer ou que nao se da ao trabalho de usar outro, entao, para que complicar mais. Muito falam do Javascript, mas a internet nao e so javascript, tem bastante, mas uma pagina nunca tem tudo que e testado num teste ou seja, as diferenças de velocidade sentidas, nunca vao ser assim tao elevadas, e e como o outro que tinha uma calculadora que tinha 8mhz e comprou outra de 16mhz para fazer contas mais rapidas, a velociade teoricamente duplicou, mas em quartos de segundo…(historia veridica, eu conheço gente inteligente).

  76. Miguel Guerra says:

    @Alexandre Pinto

    Pois, a solução que falas deve ser a mesma que eu há tempo encontrei e, que tem esse problema do javascript, além de não permitir atribuir um background com PNG. Para eliminar esse problema da lentidão, e permitir tabém backgrounds com PNG’s eu contruí a minha solução com base nesse site, mas sem recurso a javascript. Só html e css.

    Vou tentar publicar aqui no comentário, pois pode ser muito útil a quem desenvolve para a web.

    Espero que o WordPress não elimine nenhum código.

    Solução para PNG’s no IE6:

    Tag de imagem normal:

    Tag para imagens PNG em IE6:

    Também podemos atribuir um background, por exemplo a uma a um elemento html:

    Nota: É possível atribuir uma imagem de background a uma td, mas esta não vai ser repetida. Vai se ajustar ao tamanho da td.

    Vou dar um exemplo em php de como podemos definir a tag de imagem conforme o browser:


    <?php

    function imagem_png($imagem, $largura, $altura){
    if(strpos($_SERVER['HTTP_USER_AGENT'], 'MSIE 6') == true || strpos($_SERVER['HTTP_USER_AGENT'], 'MSIE 5')==true)
    $res = '';
    else
    $res = '';
    return $res;
    }

    ?>

    Depois é só chamar a imagem:

  77. Miguel Guerra says:

    Pois, como eu já previa, o WordPress, “comeu” parte do código.

    Ignora o comentário anterior.

  78. Bek says:

    Serve para o básico. É o que interessa… Grande parte dos utilizadores não está preocupado com rapidez ou segurança ou plugins… Desde que dê para ir ao Google e procurar certas coisas (como Opera)…

  79. Cláudio Miguel says:

    Exactamente. Quem gosta gosta que nao gosta nao critique.

  80. lmnd says:

    Ok, acredito que o novo IE seja mais rápido, a abrir páginas…. Mas ponham, as aplicações que o Firefox tem por cima, ponham-no a ocupar a memória que o FF ocupa… FF é livre, existem milhares de pessoas, a trabalhar para ele, a criar Add-Ons, temas para os que gostam de por o browser todo pimpo.
    Eu não uso IE por ser lento, não o uso, hoje em dia um browser, não é apenas, um browser.

  81. Redin says:

    Conforme disse no meu ultimo comentário, https://pplware.sapo.pt/2009/03/10/internet-explorer-8-mitos-versus-factos/#comment-188838
    facilmente se atingiu esta fasquia para a discussão agora presente.
    Até quando isto vai parar?
    LOL

  82. Cláudio Duarte says:

    aiai… enfim… ele ha kada coisa…………….. eu abstenho-me… mas fique ja claro….. nao concordo que critiquem construtiva e distrutivamente sem conhecer a versão final.
    Penso que esta publicação foi um erro, até porque o video tem as estatisticas mal.

  83. Rafael says:

    Houve dizer que o IE vai ser abandonado em troca de outro browser que a Microsoft irá desenvolver?

    Me falem algo sobre isso.

  84. David Costa says:

    Realmente Víctor, é uma vergonha. Não lês os comentários que te deixamos? Está claro aqui que todos nós reparámos que este post não passa de mera propaganda. E o que nos apresentas não tem qualquer tipo de fundamento. Como podemos falar de bugs e segurança num browser cuja versão final ainda nem saiu? Já para não falar que esses testes de velocidade me parecem muito pouco rigorosos. Teste de JavaScript? CSS? Onde? Isso sim, importa.

    Artigo de fraca qualidade e totalmente dispensável. Muito abaixo daquilo a que me habituaram.

  85. Vítor M. says:

    Olá David Costa… novo por cá!!! Mas está mal disposto é? Os dados não fui eu que os produzi! Se reparar (se quiser reparar claro) existe a minha opinião, essa sim perfeitamente alinhada com a minha experiência, sem “palas” nos olhos (sem ofensa).

    O artigo é, como dos outros intervenientes nesta guerra de browser, sério até provar o contrário por agentes independentes, assim como a Secuna o mostra ser. Os comentários que o amigo fala, a mim dizem-me bastante mas… com o devido cuidado de os filtrar!

    “Como podemos falar de bugs e segurança num browser cuja versão final ainda nem saiu?”, meu caro então as versões que antecedem a versão final servem para que? Raios, o David vai redescobrir o desenvolvimento de aplicações (a roda)… a malta anda toda errada!!!

    “Já para não falar que esses testes de velocidade me parecem muito pouco rigorosos.” Parecem a si pouco rigorosos? Estamos falar então com um expert, certo? O “parecer” é vago e sujeito a criticas meu caro… tocar pela gaita dos outros é puro demagogismo.

    “Artigo de fraca qualidade e totalmente dispensável. Muito abaixo daquilo a que me habituaram.” Já não falo neste comentário que nada trouxe de novo nem de construtivo… mas pronto.

    Estamos perante dados que a Microsoft lançou ao mundo e que (caso sejam fictícios) pode ter um efeito prejudicial, ou pensa o amigo que as esferas do comércio compadecem-se de… “me parecem muito pouco rigorosos”. Ai ai ai…

    Vamos ser sinceros, estamos a falar no maior browser que existe, do maior browser que serve pessoas. Há uma leque de tecnologias que pouco servem para a maioria das pessoas meu caro.

    Eu, sou utilizador Firefox, severamente dependente deste e que não vê qualquer interesse em mudar, não vejo melhor que o Firefox no momento (por causa dos plugins), mas não deixo de dizer que é um browser pesado, que tem dificuldades em lidar com os múltiplos separadores carregados e que de vez em quando cracha.

    Para este melhorar tem de haver concorrência e espero seriamente que a Microsoft coloque o novo IE 8 como forte competidor para esta luta (pelo melhor browser)… pense nisso. Tenha uma boa noite 😉

  86. boas victor,

    eu já provei com alguns dos dados que colocaste no post que estás enganado. vê lá o meu comentário acima, só fiz um, dois com este.

    abraço

  87. eu says:

    Bela propaganda…
    Não sabia que o pplware tinha contrato de publicidade com a M$ 🙂

  88. Cláudio Duarte says:

    Acham que gente séria como é a que escreve as entradas neste site ia pôr coisas da propaganda ou mesmo fictícias??
    Pensem no que escrevem e ponderem (não vou pedir que se calem pois não tenho esse direito, mas se tivesse, fá-lo-ia com todo o gosto).

  89. Cláudio Duarte says:

    PS: Para mim o artigo não é de fraca qualidade. Apenas pelo facto de ser pertinente já lhe dá muita qualidade! 😀
    (peço desculpa os 2 coments mas so me lembrei disto agora)

  90. David Costa says:

    Caro Vítor,

    Parafraseando-o, se quiser reparar, verá que não sou o único com esta opinião. Não, não estou mal disposto, ao contrário do que você parecer demonstrar com o seu comentário. Ficou com azia por ter ido directo ao assunto? Sim, sou novo por cá, pelo menos a comentar, pois sou visitante assíduo há já algum tempo. Lamenta que as teorias da conspiração que diaramente o assolam não lhe tenham permitido, neste caso, acusar-me de actuar por parte da “concorrência”. Ao contrário do que pensa, esta é apenas a minha opinião (que, mais uma vez, se quiser reparar, claro, verá que não destoa muito dos restantes comentários neste artigo), sem clubismos.

    Quando fala, no artigo, em “segurança” apresenta uma hiperligação para um documento onde se pode ler, no segundo parágrafo da segunda página:

    “The information contained in this document represents the current view of Microsoft Corporation on the issues discussed as of the date of publication.”

    Ou seja, o documento que supostamente comprova que o Internet Explorer 8 se prepara para “para bater a concorrência em diversas frentes” foi redigido pela Microsoft e representa apenas o seu ponto de vista. Já o relatório que nos apresenta, da Secunia, analisa o Internet Explorer 7 e, como tal, não sei como pode sustentar o que aqui defendem. E ainda que aqui se falasse dessa antiga versão deste browser, em lado algum, nesse relatório, encontro a conclusão segundo a qual “o Internet Explorer foi o mais seguro”.

    Por fim, queria apenas lamentar a sua atitude segundo a qual eu quero apenas redescobrir a roda ou tocar pela gaita dos outros. O amigo não me conhece de parte alguma nem tem qualquer tipo de razão com tais afirmações. Quanto ao facto de os testes serem pouco rigorosos, estamos já, acho eu, esclarecidos. Afinal, como lhe disse, não há testes de JavaScript, CSS, já para não falar nos habituais Acid, onde, como é de conhecimento geral, o Internet Explorer tem, por hábito, resultados miseráveis.

    Agora diga-me: acha que, tomando por princípio que o seu objectivo é transmitir aos leitores uma opinião isenta, deve basear-se em dados “que a Microsoft lançou ao mundo”? Acha por acaso que a Microsoft revela também os pontos fracos do seu produto? Ou estes não existem? Como pode a informação, vinda desta empresa, ser imparcial quando o seu propósito é apenas o de promover o seu próprio web browser?

    Repare-se, a título de exemplo, neste parágrafo:

    “A conclusão pode parecer adversa, mas tem uma credibilidade sobre os mesmos pressupostos que todos os outros estudos feitos: o Internet Explorer 8 é o mais rápido navegador em comparação com os seus mais directos concorrentes.”

    Que outros estudos comprovam que o Internet Explorer 8 é mais rápido? Porque não estão referidos no artigo? Porque razão terão mais credibilidade que outros estudos, dirigidos igualmente por “agentes independentes”?

    É por estas razões que considero este artigo de fraca qualidade. Num post que tencionava comparar “mitos versus factos”, esperava uma comparação directa com os adversários deste web browser e, principalmente, mais argumentos. Sabe, é como acreditar nos números do governo…

  91. Vítor M. says:

    Meu caro David… começou logo mal, vergonha?

    David, no artigo tem a minha opinião, somente expus o que a Microsoft irá lançar com a versão Final do Internet Explorer 8, depois foi a cegueira e o fanatismo que inflamou algumas análises ao post. Por isso, só não achei correcto a sua entrada, trabalhar com seriedade nunca foi vergonha… se bem que agora com as manobras à Sócrates, tudo é possível…

  92. Sombra says:

    Ora cá está.

    Mais uma “guerrinha” de que o meu é que é melhor que o teu e aonde ninguém chega a lado nenhum hahahaha

    Cumps.

  93. Cláudio Duarte says:

    mais uma…
    artigo pertinente…

    Isto vai ter fim -Sombra-. E quem irá ganhar??
    Vamos ver quem é ;-).

    Eu como gosto de guerras tbm me meto no meio! xD

  94. Dark Raider says:

    Oh Vítor, desculpa lá mas parei de ler aqui “… este será o browser mais seguro e mais rápido.” 😉

  95. Carlos says:

    Isto já deve ter sido dito mas o IE 8 tem uma coisa que o FX não tem: o funcionamento “loosely coupled” dos tabs. Que funciona mesmo, ainda ontem um jogo em flash marado fez o Flash rebentar e só a tab onde ele estava foi afetada, todas as outras nem piscaram. No FX 3.x tinha ido tudo abaixo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.