PplWare Mobile

Tutorial C# – Referencia vs Valor… parte I

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pplware


  1. Daniel says:

    Obrigado:)

    Excelente trabalho!

    Cumprimentos

  2. aospapéis says:

    Aprecio sinceramente o teu esforço mas… tem mais cuidado com a ortografia, por favor. Essa “guerra” com os acentos… 🙂

    http://aospapeis.blogspot.com

  3. Muito bom, continua assim.

    Só tenho 1 reparo a fazer, mas pode ser problema só meu: O som do vídeo está MUITO BAIXO!!! Não consigo ouvir quase nada 😐

  4. Shogun says:

    Tutorial bastante porreiro para kem ja sabe umas coisitas, só um reparo, por uma questao de boas praticas e n por embirracao, pk pretendo k seja uma critica construtiva, as classes nc devem ter fields publicos, podias usar algo que o c# permite que é o get set, para kem n sabe public a {get; set; } , outra questao e visto isto ser um tutorial, reparei que falas em apontadores, digamos que alg k comecou a programar recentemente n sabe o k é um apontador pk hj em dia o uso de apontadores e feito explicitamente em linguagens como o java ou o C# devido ao facto de terem uma virtual machine que faz toda a gestao da memoria, portanto uma breve explicacao seria util para algumas pessoas.

    Espero que recebas a minha critica como uma critica construtiva e nc destrutiva, pk sinceramente axo k e uma excelente iniciativa e n e kk pessoa k faz um tutorial. Parabéns e a ideia dos webcasts foi excelente.

  5. Henrique Graça says:

    @Shogun
    Mais uma vez muito obrigado pelos reparos.
    Eu não coloquei propriedades para ser mais simples de se interpretar o conceito mas no segundo video já os vez em acção. 🙂
    E vejo que realmente percebes disto e por isso agradeço todos os teus comentarios, se tiveres algumas sugestões ou ideias ou mesmo participar, para melhorarmos ainda mais esta rubrica, fala com o Vitor.

    @Bruno Bernardino
    Eu sei tive um problema com o micro o proximo dos ficheiros ainda vai sofrer do mesmo problema mas os outros ja não.

    Obrigado

  6. carlos rajas says:

    bom post, para os que estão iniciando, ótimo, valeu…gosataria de saber,contudo,qual seria a linguagem mais accessível e de maior uso…ou deve-se de saber varias linguagens…? 😉

    ______________________________
    http://is.gd/lpKL

  7. Henrique Graça says:

    @carlos rajas
    Se for para iniciar recomendo o VB.NET é muito simples de começar a fazer programas mas se for para apostar logo em grande começava com o C#.
    Respondendo a ultima questão, sim nunca se pode saber so uma linguagem, o que eu recomendo para quem queira programar em .NET tem de saber VB.NET, C# e ASP.NET, e as diferenças de sintaxe que existem.
    Fora .NET recomendo Java.

  8. BESTCINE says:

    Mais um excelente tutorial!!! Parabéns…

    Abraço

  9. carlos rajas says:

    @henrique graça, muito obrigado amigo, anotei e seguirei os conselhos. 🙂

    wild horses acustico
    http://www.delaorden.blogspot.com

  10. Shogun says:

    @carlos rajas

    Um reparo ao conselho do henrique graça, é importante saberes varias linguagens como ele diz, o meu reparo baseia-se no seguinte, se estás a aprender n keiras saber tudo de uma vez,tenta aprender como funcionam as coisas independentemente da linguagem, pk de projecto para projecto podes usar linguagens que nc viste na vida portanto o importante é saberes os 3 grandes paradigmas das linguagens de programacao que na minha opiniao sao, procedimental, funcional e orientado a objectos, quando falo em saber refiro-me a perceberes como funcionam as linguagens em cada um desses paradigmas e depois dependendo do projecto adaptareste a elas, um programador que perceba estes 3 paradigmas programa em qualquer linguagem, para comecares o VB.Net pareceme ser uma opcao como o henrique disse, eu comecei em VB 5.0 a cerca de 10 anos atras e axo k foi mt util.

    @Henrique Graça
    Penso que para já estás a ir no bom caminho, eu não sabia aquela cena do ref que explicas-te neste tutorial, a realidade é que ainda n tive necessidade de a usar em C# visto tb n programar a mt tempo em C# mas é sp util.Não me importo de participar, kd xegares a parte do entity model e linq que ainda deves ir demorar um bom tempo se kiseres posso fazer um webcast, ainda a pouco tempo tive por remote desktop a explicar a um amigo por isso n deve ser dificil reproduzir.Qualquer ajuda k precises estou sp disponivel, manda-me um mail pelo forum ou assim.

  11. Henrique Graça says:

    @Shogun
    Nessa altura vou precisar então da tua ajuda porque nunca trabalhei com isso do entity model e vejo que já estás bem a vontade.

  12. Toni Almeida says:

    Txi, isto veio mesmo mesmo na altura certa, eu acabei de dar isso hoje em Programação LOOL e já vinha para casa a pensar em passar o que dei hoje nas aulas, até que vejo isto, apetecia-me mesmo sacar, mas o tráfego que tenho não da para tanto LOOL (TMN 1Gb).
    Porreiro era partilhar os ficheiros source com a gente 😛

  13. Bruno Santos says:

    Boas. Olha será que me consegues arranjar material sobre C# para trabalhar aplicações visual ou gráficamente???

  14. Shogun says:

    @Bruno Santos
    Procura por Windows presentation foundation, muito bom mesmo, senao tens sp windows forms.

    @Toni Almeida
    Tenta reproduzir é mais produtivo.

    @Henrique Graça
    Na boa é só dizeres.Não estou 100% a vontade mas consigo fazer o basico,ha sp coisas k falham mas o google é nosso amigo.

  15. mm says:

    muito bom, já trabalho à 2 anos em .net e encontrei aqui alguns pormenores que não sabia… continua o bom trabalho

  16. mm says:

    reparei que usas o underscore como prefixo para a as variáveis privadas, eu também o faço para não as usar mais em lado nenhum excepto no construtor, é uma regra tua ou baseias-te em algum sitio?

  17. José Romão says:

    @mm

    isso provavelmente sao regras de boa programação tipo ninguem sabe de onde veem mas toda agente usa k da jeito.
    tal como o facto de normalmente constantes serem sempre em CAPS e cenas do genero. são pequenas regras que quando tamos a programas nos dizem muito sobre uma variavel mas que nao sao obrigatorias.

    @bruno santos

    Procura no google por Blend 2 =)

  18. Henrique Graça says:

    @mm
    Tal como o José Romão respondeu, é uma regra (não obrigatória) mas fica sempre bem e quem pegar no teu codigo não diz mal de ti 🙂

    @Bruno Santos
    Pesquisa sobre o Blend e saca o microsoft expression Blend com isso tens controlo sobre os controlos do windows e podes tambem fazer aplicações Web em silverlight, tens de saber Xaml.

    Cumprimentos a todos

  19. Henrique Graça says:

    @Toni Almeida
    O código não coloquei porque desta vez achei que não seria necessário, mas o próximo já terá o código completo de duas aplicações prontas a funcionar.

  20. Shogun says:

    Lembrei-me de uma kestao k poderias abordar ja que estas agora a comecar,a criacao de dll´s em c# k sao mt faceis e podem depois ser usadas em qualquer programa,ou seja,aproveitares para ajudares o ppl a contruir uma especie de framework propria tas a entender?

  21. lfspaulo says:

    A dada altura foi referido no segundo vídeo que uma das coisas que se podia fazer com uma Hashtable era instaciá-la com um Dictionary. Mas não foi referido em que é que essa operação iria beneficiar a aplicação. Será que podes explicar qual a vantagem em instanciar uma Hashtable com um Dictionary?

  22. Luciano says:

    Muito bom mesmo!

    Os meus parabéns, estou a adorar o tutorial.

    Continua!

  23. Cristina says:

    Buna ziua,
    Am introdus windows 7 si nu -mi merge internetul.Imi cere sa introduc draivarul campatibil cu unitatea centrala care este LPK2-30 seria CO61111188,450W.Va rog mult,cum pot rezolva problema?
    Cu respect,
    Cristina.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.