Football Manager 2013 quase a chegar!
Sim! A espera está quase a terminar!
Para todos os que, tal como eu, anseiam pelo lançamento de Football Manager 2013, o sofrimento acaba ainda antes do Natal.
Entretanto, numa conferência de imprensa dedicada ao jogo, a Sports Interactive na voz de Miles Jacobson um dos fundadores da marca adiantou variadas novidades que a edição deste ano irá trazer consigo. Ao todo são mais de 900 inovações ...
Creio que após ouvir as palavras de Jacobson não será difícil chegar à conclusão que a Sports Interactive estará a tentar dar um novo rumo à série de forma a evitar que o jogo caia numa sequência de meras actualizações de Bases de Dados. Sinto-me com bastante curiosidade acerca dos novos modos de jogo, Challenge e Classic embora o primeiro me cative mais atenção, especialmente pela curiosidade em saber como vai ser a mecânica desse modo.
Além de proporcionar um conjunto de aperfeiçoamentos e melhoramentos sobre as versões anteriores, o novo lançamento também incorpora uma série de mudanças radicais e novos modos de jogo que, para alguns, irão revolucionar a forma como o jogo se desenrola.
Talvez o aspecto mais notável seja a introdução de um modo Clássico totalmente novo… ou o “FMC”, como ficou conhecido na Sports Interactive. O FMC proporciona, pela primeira vez na longa e bem-sucedida história do Football Manager, uma forma alternativa e menos morosa de abordar o jogo. O novo modo simplifica a maneira como os jogadores gerem o seu clube e permite-lhes concentrarem-se em levar a sua equipa ao topo.
“A introdução do FMC é um salto em frente na evolução do Football Manager”, afirma o Director de Estúdio da Sports Interactive, Miles Jacobson. “Nos anos mais recentes, ficou claro que existe um grande grupo de pessoas que queriam jogar Football Manager, mas que simplesmente não podem dedicar o tempo exigido para tirar maior partido do jogo – de facto, agora que têm família e outros compromissos, até alguns membros da SI se vêem nessa situação. Deste modo, decidimos tentar encontrar uma forma de acomodar jogadores com tempo livre limitado, sem diluir muito a experiência. Acreditamos que o FMC cumpre isto na perfeição.” afirmou Jacobson.
“No entanto, quero deixar claro aos nossos muitos fãs de todo o mundo que a introdução do FMC não afecta de forma nenhuma o jogo que conhecem e adoram. Para aqueles que ainda querem a experiência completa, o FM13 proporciona exactamente aquilo que procuram – uma maior, melhor e mais envolvente versão da melhor simulação de gestão de futebol do mundo.”
Além de reestruturar o papel do manager – ao ponto de uma época inteira poder ser jogada entre 8 a 10 horas – o FMC proporciona também duas formas distintas de jogo aos seus jogadores; eles podem enveredar por uma carreira de final aberto ou testar a sua coragem no novo modo Challenge.
No modo Challenge, o jogador enfrenta um cenário particular concebido para testar as suas capacidades de gestão num determinado período de tempo – normalmente meia época. Os desafios reproduzem exactamente uma variedade de circunstâncias reais… É possível alcançar o sucesso com uma equipa constituída inteiramente por miúdos, por exemplo, ou pode uma equipa do fundo da tabela no dia de Natal ser salva da descida de divisão no fim da época?
O modo Challenge foi introduzido no Football Manager pela primeira vez no Football Manager Handheld 2012 (para iPhone e Android) e tornou-se tão popular que foi incorporado no jogo para PC e Mac. O FM13 será lançado com cinco desafios incluídos, e ao longo do ano, mais serão tornados disponíveis, dependendo do nível de exigência dos jogadores de todo o mundo.
Juntamente com o modo Challenge, o FMC também incorpora uma série de características “desbloqueáveis” que, se utilizadas, tornam o jogo mais fácil de jogar – os managers podem remover a necessidade de autorizações de trabalho, por exemplo, ou adicionar alguns milhões ao seu orçamento de transferências. Os jogadores podem “ganhar” alguns destes desbloqueáveis atingindo marcas importantes no jogo, embora estejam todos disponíveis para compra se o jogador o desejar.
O FM13 inclui também a introdução de uma série de características completamente novas e melhorias significativas em alguns dos elementos do jogo. Alguns dos destaques incluem:
- um motor de jogo 3D melhorado - Talvez uma das melhorias mais visíveis do FM13 será aquela relacionada com o motor de jogo 3D. No lançamento deste ano, tudo dentro e à volta do campo parecerá mais realístico; desde os estádios e multidões através dos movimentos dos jogadores até à maneira como a bola se movimenta no ar. Uma variedade de animações novas e melhoradas conferem aos jogos uma sensação realística, enquanto uma renovação do sistema da câmara torna a experiência de jogo do dia mais “televisiva”. Estas melhorias visuais são sustentadas por um melhoramento impressionante no sistema de inteligência artificial do motor do jogo.
- novas funções do staff técnico - O FM13 compreende uma reestruturação significativa do staff técnico do manager e uma renovação das suas funções. Isto inclui a introdução de um Director de Futebol que irá (se necessário) assumir algum do volume de trabalho do manager, tais como negociações de contratos ou a dispensa de jogadores indesejados. Além disso, o número de treinadores especialistas aumentou e o manager tem maior flexibilidade na escolha dos treinadores a quem pode pedir conselhos e quando o fazer, bem como mais treinadores especializados e a capacidade de melhorar as capacidades de treinador à medida que eles se qualificam para os diplomas de treino.
- interacção com os media melhorada - A interacção entre o gestor e os media foi renovada. Um aspecto importante é que os managers podem agora adoptar diferentes tons de voz quando lidam com a imprensa – escolhendo entre uma variedade de estados de espírito, desde o “calmo” ao “agressivo”.
- jogo em rede - O FM13 inclui uma enorme renovação no jogo multijogador, que agora aplica totalmente a funcionalidade de rede do sistema Steam, permitindo aos jogadores aproximarem-se e divertirem-se em jogos contra outros managers mais facilmente do que antes. O jogo em rede melhorado também inclui uma série de opções customizadas de ligas especiais e de taças, juntamente com a versão carreira standard, incluindo um modo que permite ao jogador pegar na equipa que ele ou ela construiu e desenvolveu no seu jogo de jogador-único e testá-la no ambiente de multijogador.
- Quadros de honra de todo o mundo - A maior integração do FM13 com o Steam também permite a introdução de quadros de honra de todo o mundo, o que significa que, pela primeira vez, os jogadores podem ver exactamente como se posicionam comparados com outros gestores em todo o mundo. Além da tabela classificativa totalmente global, existirá também uma série de quadros de honra individuais que abrangem os diferentes modos de jogo e cada nação e divisão jogáveis. Os quadros de honra utilizam um sistema de pontuação sofisticado que toma em consideração uma variedade de factores, incluindo o nível que o gestor escolheu competir, a performance financeira do seu clube e até mesmo os salários do jogo – o que torna a nova característica de negociação de contratos verdadeiramente importante para o jogo.
- Interface com o utilizador - O FM13 exibe uma nova interface e skin no modo “carreira” e um aspecto novo e rejuvenescido no modo “clássico”, bem como muito trabalho na navegação, uma interface animada e um novo sistema de pesquisa significam que seja qual for o modo de jogo escolhido, o FM13 será o jogo mais fácil de utilizar e com melhor aspecto da série até à data.
- treino melhorado - No FM13, os managers terão a capacidade de aprofundar o treino da equipa e escolher um horário que satisfaça as suas necessidades. O treino é agora gerido através de um painel geral simplificado que combina treino geral com preparação mais detalhada. Os managers podem agora escolher onde querem concentrar o treino da sua equipa, seja em rotinas mais gerais ou na preparação de jogos mais específicos.
- regimes fiscais realísticos - Um dos factores mais importantes que influencia os futebolistas reais quando escolhem assinar por um clube é o diferente nível de impostos pagável de país para país. Isto está agora retratado no FM13, que inclui regimes fiscais actualizados para cada um dos países apresentados – algo que os jogadores do FM13 terão em consideração aquando da assinatura de contratos.
Resumidamente, e a analisar pelas palavras indicadas por Miles Jacobson, Football Manager 2013 promete começar a apostar noutras direcções que não apenas no próprio jogo em si. Com novos modos, com alterações a nível de comunidade será de crer que os responsáveis da SI também se aperceberam do perigo que corriam de cair numa mera situação de actualização de bases de dados anuais com alguns toques de maquilhagem. Penso, no entanto, que a excelência e realismo que Football Manager tem mostrado nas ultimas edições é tal, que certamente haverá pouco por onde evoluir. Mas ainda há ... e a prova poderá ser FM 2013 quando sair. Vamos aguardar!
O Football Manager 2013 será editado pela Sega em Windows PC e Mac antes do Natal de 2012.
Homepage Football Manager
Este artigo tem mais de um ano
Finalmente novidades!
que chege em breve…aguardemos!
Sim … é também para mim um daqueles jogos que aguardo ansiosamente, especialmente a partir do momento em que o mercado fecha (31 de Agosto) …
Por mim o jogo devia sair imediatamente a seguir ao fecho do mercado de transferências, no inicio de Setembro.
Todos os anos jogo a versão do FM, gostando mais de umas que outras como é normal, mas este ano estou com especial interesse talvez por não ter jogado profundamente a versão 2012 e pelas novidades que foram anunciadas.
As melhorias no sistema de treinos e o modo challenge penso que é o que eu mais curioso estou de ver, não ignorando é claro as restantes novidades.
Seguindo a lógica dos lançamentos anteriores, este ano deve ser no inicio de Novembro.
Lá vai aumentar o “nível de vício” 🙂
De qualquer forma fico com duas ideias em mente, tendo em conta as novidades apresentadas até agora:
1º A equipa da Sports Interactive começou a apostar em áreas periféricas do jogo. Ou seja, não no próprio cerne do jogo e da sua jogabilidade.
2º Por outro lado, penso que a série Football Manager, já atingiu um ponto de maturação tal que, certamente, começará a ser cada vez mais dificil arranjar por onde inovar.
De qualquer forma acho que ainda há muito por onde criar, inovar, alterar, …
Por exemplo, o sistema de exploração das instalações circundantes do estádio. Lembram-se do FourFourTwo. Este jogo explorava duma forma mais aprofundada os estabelecimentos comerciais e os estacionamentos em volta do estádio.
Creio que será um possivel caminho a explorar.
Ainda de manhã, falava com um colega sobre as inovações do jogo e sobre o que poderia aindas ser feito e uma outra ideia que surgiu em conversa foi precisamente a de que o Football Manager é algo limitado no que toca aos métodos de obtenção de receitas. Se não for através de vendas de jogadores ou reduções de salários, acaba por não haver muito mais. Por exemplo o Marketing e Publicidade é quase automático e sem muita interacção do jogador. Creio que isso poderia também ser melhorado, tal como esse meu colega mencionou.
Gostaria de indicar novamente que estas minhas observações são apenas referentes às ideias apresentadas na conferência de imprensa.
Parece-me que vou voltar a dar uma portunidade ao FM.
Nos últimos anos, pessoalmente, achei que a forma de jogar FM tornou-se um completo exagero e bastante extensivo para pessoas como eu que apenas querem passar um pouco de tempo a jogar nos tempos livres e que dispensam completamente todas estas últimas “novidades” que tornam o jogo demasiado extensivo e complicado.
Mas pelos vistos o FMC irá acabar com tudo isto e vou voltar a por o meu AC Viseu de novo na 1ª liga 😉
uma grande notícia, quando houver data de lançamento digam!! pplware sempre na frente.
Pois … essa é uma questão à qual o Miles Jacobson fugiu e bem …
(ainda devemos ter de esperar mais um mesito ou dois)
Bem por que li este ano promete, espero que este seja mesmo melhor que aos anteriores que de a mim e aos outros jogadores uma vontade que jogar constante que já não encontro nos anos anteriores do FM
Apenas acho que a parte dos desbloqueáveis será usada como batota por parte de alguns.
“regimes fiscais realísticos – Um dos factores mais importantes que influencia os futebolistas reais quando escolhem assinar por um clube é o diferente nível de impostos pagável de país para país. Isto está agora retratado no FM13, que inclui regimes fiscais actualizados para cada um dos países apresentados – algo que os jogadores do FM13 terão em consideração aquando da assinatura de contratos.”
Tou lixado para treinar em Portugal… lol
🙂 … ainda para mais depois das medidas anunciadas ontem pelo nosso primeiro-ministro!
Na minha opinião ainda existem algumas coisas a melhor…como a possibiliadade de poder comprar partes de passes(no caso de não termos o passe do jogador por inteiro)assim como vender partes de passes a fundos(p.e.). Penso que devia ser possivel nós próprios renegociarmos os direitos de TV e o que a msm oferece estar relacionado com os exitos desportivos. Tambem era interessante especificarem mais os treinos, podermos definir o numero de treinos e a especificidade. Poder definir algumas jogadas de bolas paradas(p.e.). A nivel de taticas, poder definir os momentos de jogo da equipa, como deve atacar e como deve defender, o papel/movimentações de cada jogador quer no movimento atacante/defensivo, quer nos diversos momentos do jogo.
Paulo, concordo contigo e acho que a ideia que dás de melhorar os treinos de bolas paradas seria uma boa aquisição, à semelhança do que o FIFA e o PES fizeram no ano passado. É uma boa ideia.
Sempre pensei nessa hipótese de comprar apenas parte do passe de jogadores e também seria interessante poder arranjar investidores para ajudar a comprar um jogador para o teu clube. Outra coisa que podia melhorar era os empréstimos. Poderia ser possível pedir ao agente do jogador para procurar um clube para o seu cliente em vez de ter que o despachar para as reservas ou rescindir contrato por ninguém o querer. Outra situação é o facto de certos jogadores nem ouvirem a proposta de empréstimo e por isso acho que deviam optar por um sistema idêntico ao de transferências normais, onde um bom prémio de assinatura tanto para o agente como para o jogador poderia fazer o jogador aceitar o empréstimo. Há situações dessas no futebol e por isso acho que seria mais realista.
Excelente notícia!
Espero com grande expectativa por este magnifico jogo todos os anos mas penso que este ano é que me vai impressionar mesmo, pois os últimos lançamentos não passaram de meras actualizações da base de dados futebolistica do próprio jogo.
Realmente, acerca dos regimes fiscais realiticos estamos bem tramados para treinar em Portugal!!!
Eheheheheh…
A imagem depois do video contém um grande erro eheh
– Remates à baliza: 44%
– Remates ao lado: 55%
No total temos 99% e para onde foi o 1%…eheh
É uma área que ainda está Under Construction também … 🙂
Esse 1% poede referir-se aos remates aos postes e trave ou até mesmo intersectados pelos adversários, embora nalgumas áreas do FM2012 os remates ao poste sejam contados como remates ao lado
Supostamente os remates ao poste, ou trave devem ser considerados remates à baliza, pois fazem parte da mesma digo eu :P, mas os remates intercetados não vão à baliza nem para fora, mas não deixam de ser remates. Pode ser o caso.
Para mim trata-se simplesmente de um problema de arredondamentos, levando a esta discrepância de resultados…não é muito comum que acontece, no entanto não era o primeiro jogo e não será de certo o último a ter este tipo de lapso…claro que ninguém liga a este tipo de erros :p
Foi ao poste lool
Apesar disso, sem dúvida um jogo com muita qualidade ao longo destes anos.
Simplesmente o melhor atualmente na minha opinião.
Disso não há qualquer dúvida, creio. Pelo menos na minha opinião é o melhor desde os tempos em que eles se encontravam ainda com o nome de Championship Manager … Lembram-se dos CMIta, CMEng, … que cabia numa diskette de HD?? Já desde essa altura … depois, e gosto de acreditar que foi para o melhor, quando se lançaram com a Sega e criaram a Sports Interactive lançando o Football Manager a qualidade não baixou … e pelo contrário … cresceu.
O Championship Manager é que sofreu um grave revés com a saída da equipa … e nunca mais se recompôs na totalidade.
Só espero que as contratações estejam mais realísticas!! Facilmente os clubes pediam cento e tal milhões por um jogador que na realidade saía por 30!
Alguém também acha isto?
O que eu espero ver corrigido no que se refere a transferências era a diferença de valores entre jogadores que vendias e jogadores que compravas…tu para venderes uma estrela tua nunca conseguias mais que 50 milhões, no entanto para comprar uma estrela de outra equipa tinhas que pagar 150 milhões, quando não era mais (uma vez chegaram a pedir-me 300 milhões pelo Pato)!! eheh vamos lá ver
É disso mesmo que falo! para comprar o ramsey tive de pagar 100 milhões!! É abuso!! acho que o melhor sistema de transferências ainda foi o do CM 01/02!! Era o mais equilibrado!! havia uma ou outra compra astronómica mas dentro do aceitável!
também o considero o melhor jogo do género da actualidade. Contudo sempre apreciei bastante o jogo da EA Sports, Fifa Manager…quem não conhece que dê uma vista de olhos neste jogo, abordava todos os aspectos periféricos como construções nos arredores do estádio, maketing do clube, entrada na bolsa de valores…enfim continha um pouco de tudo e sempre gostei desse jogo por isso. Já para não falar dos gráficos do jogo em que a EA usa o motor gráfico do FIFA!
O melhor jogo de sempre. Nem sou fanático do futebol nem lá perto mas este jogo vicia-me. Este ano vou comprar o jogo pela primeira vez apesar de jogar há mais de 10 anos (Desde o CM 01-02). A dica é comprarem em sites online por exemplo na amazon… é logo metade do preço quando o jogo sai (30 euros)… 😉
Não precisas de comprar agora! O jogo já é gratuito a algum tempo!
http://www.cmportugal.com/index.php?showtopic=104881
ENJOY!
“Este ano vou comprar o jogo pela primeira vez apesar de jogar há mais de 10 anos (Desde o CM 01-02). A dica é comprarem em sites online por exemplo na amazon… é logo metade do preço quando o jogo sai (30 euros)… ” O jogo que é gratuito é o CM0102 e não o FM13 😛 repara bem que ele diz que este ano vai comprar o jogo, logo está a falar do FM13
A frase que mais gostei foi : uma época poder ser jogada em 8 ou 10 horas, isso é exelente ! tou ansioso para que este jogo saia 😀
Ainda falta amigo…apenas dia 2 de Novembro…falta uma eternidade :d…por mim saia hoje!!!:D
Um grande jogo que ai vem como era de prever
o jogo da para o windows xp
Estão a fazer alguma análise ao fifa manager 2013? procurei aqui no site e não encontrei