PplWare Mobile

10 truques essenciais para optimizar o nosso PC…

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Mário Sousa


  1. Paulo p. says:

    Boas, já faz muito tempo que realizo todas essas dicas no meu pc de jogos, mas para quem não sabe está 5*.
    Já agora um pequeno reparo, “..Por outro lado, hoje em dia todas as placas base contam com mecanismos que apagam automaticamente o PC, com o propósito de qualquer dano. Em todas as provas realizadas no teste, somente a sobrecarga…”, não será com o propósito de evitar qualquer dano..?

    cumps

    • pedro says:

      não achas que é um exagero tares a corrigir este tipo de coisas?acho que todos chegavam lá sem tu estares a apontar o lapso..enfim! é não ter nada que fazer e querer ajudar á força…completamente desnecessário..

      • Cenas says:

        não achas que é um exagero tares a corrigir este tipo de coisas?acho que todos chegavam lá sem tu estares a apontar o lapso..enfim! é não ter nada que fazer e querer ajudar á força…completamente desnecessário..

        Aplica-se a ti também

        • Je says:

          “não achas que é um exagero tares a corrigir este tipo de coisas?acho que todos chegavam lá sem tu estares a apontar o lapso..enfim! é não ter nada que fazer e querer ajudar á força…completamente desnecessário..

          Aplica-se a ti também”

          Aplica-se a ti também lol

  2. Filipe says:

    Uma dica mesmo muito boa é usarem linux!! Mt bom o artigo para quem usa windows.
    cumps

  3. Pinto says:

    Optimização segmentada: Esta opção deve estar sempre Activada para os modernos processadores “multi-core”;

    como se chama esta opcao em ingles?

  4. Nuim says:

    Existem mais algumas coisas que se podem fazer… mas realmente as indicadas no artigo serão mesmo as principais.

    Para quem não tem o dito programa e não o quer instalar, eis algumas dicas extra (que provavelmente o dito programa também faz):
    – Desativar os temas do windows;
    – Desativar o restauro do windows;
    – Remover o Windows Search;
    – Desativar o Prefetch e SuperPrefetch;
    – Reparar o sistema de registo e desfragmentá-lo frequentemente (por exemplo com os gratuitos Auslogics Registry Cleaner e Auslogics Registry Defrag);
    – Desativar o arranque do máximo número de programas desnecessários usando o Autoruns da Microsoft;
    – No gestor de dispositivos, remover todos os drivers desnecessários. Para tal é necessário acrescentar nas variáveis de sistema: devmgr_show_nonpresent_devices e no valor: 1 e depois no gestor clicar em mostrar os dispositivos ocultos… de notar que não devem apagar nada se não tiverem absoluta certeza que não é necessário… ou podem acabar por ter de reinstalar tudo;
    – Limpar os ficheiros temporários com o gratuito CCleaner… ajuda a reduzir o espaço ocupado.

    • Miguel says:

      1º – Não há melhor desfragmentador a não ser o do Windows

      e 2ª – Nunca se deve remover driver nenhuma, se estão lá é porque são necessários.

      • m4x says:

        Mentira, o do windows na verdade nem é grande coisa, tens muitos bem mais rápidos e/ou com algoritmos melhores em termos de arrumação/desfragmentação do disco.

        Para não falar que maior parte dos outros têm opções como desfragmentar apenas uma certa pasta/ficheiro, o que muitas vezes é mais que suficiente, porque as pessoas desfragmentam para meter algo mais rápido, ora se a única coisa que acho que está a ficar lenta é um certo programa, posso apenas desfragmentar esse programa para que fiquem todos os ficheiros necessários juntinhos.

      • Nuims says:

        Se souber o que faz, pode remover drivers sim! Faço-o regularmente e nunca tive problemas! Claro que tem de saber o que faz. Uma maneira de saber que não precisa do driver é ver pela cor, os que não são usados estão a um cinzento mais clarinho. Mas claro, algumas coisas como impressoras, webcams e outros similares poderão não estar ligados ao computador, mas precisam de drivers para funcionar, pelo que é preciso saber quais são os drivers, e para que servem, antes de começar a remover.
        Remover drivers tem a vantagem de além de acelerar o arranque, ainda por vezes resolve problemas de instalação de dispositivos USB e similares. Mas não é para iniciantes.

      • Lop says:

        Em relação ao primeiro ponto isso é essencialmente mentira. O desfragmentador do Windows é francamente muito genérico e pouco mais faz do que por as coisas no sitio e tentar, sem grande esforço, organizar a enciclopedia por ordem alfabética, mas ainda assim deixa o trabalho um pouco a meio.

        Há varias opções, muitas certamente melhores, que não só são mais pro-activas no modo como desfragmentam os discos como permitem o uso de funcionalidades que, a troco de poucos recursos (Muitas vezes aproveitando periodos pre-defenidos, ou aqueles momentos de idling), pervinem de ante-mão que haja fragmentação de todo.

        Em relação ao segundo ponto: Se os drivers estão lá… é porque o Windows os deixou lá. Obviamente se instalamos equipamento e o Windows carrega os drivers é porque vamos precisar deles – À partida. Muitas vezes os portateis têm camera integrada que as pessoas não usam de todo, logo porque não desactivar o carregamento desse driver. Ou então trocaste a placa gráfica, e se calhar de ATI para NVidia; acredita que os drivers antigos não estão a fazer lá nada a não ser criar possiveis problemas.

      • Mário Sousa says:

        Miguel, o melhor desfragmentador gratuito que alguma vez conheci é, na minha opinião e sem margem para dúvidas, o Puran Defrag (http://www.kerodownload.com/s-fx_info-id-44898.html).

        Quanto aos drivers aparentemente tens tido alguma sorte pois a mim já tive as mais mirabolantes histórias com a instalação e desinstalação de drivers e/ou respectivos updates.

        • Nuims says:

          Não é sorte… é experiência e investigação prévia… não apago por apagar, investiguei na net, fiz experiências em computadores de testes e cheguei à conclusão do que é e não é seguro apagar.
          O Windows deixa lá os drivers porque… porque sim… por exemplo drivers cuja utilidade é óbviamente nenhuma: os deixados por aplicações antimalware e que já não se encontram mais instalados, aqueles de dispositivos desconhecidos nas unidades de disco, placas sem fios instaladas em tempos e não mais utilizadas, unidades de DVD/CDrom previamente instalados de pens de internet não mais utilizadas, etc.

        • Miguel says:

          Eu não digo que esse ou outros desfragmentadores não sejam bons, mas pelas minhas experiências continuo a achar que o do Windows é o melhor que há, pelo menos até hoje é o que penso.

  5. Rafael Paiva says:

    No gestor de tarefas pode-se definir prioridade do jogo para “alta”, assim o windows vai dar prioridade ao jogo, retirando recursos aos restantes processos para os dedicar ao jogo.
    Isto resultava muito bem no meu antigo P4 com o Half-Life 2, com o HL2-EP1 e HL2-EP2, ficava com mais FPS.

  6. Osvaldo Fernandes says:

    Game Booster rules! 😉

    http://www.iobit.com/gamebooster.html

    • Ricardo says:

      Ora agora é que arruinaste o tópico eheheh!!!!

      Basta substituir tudo o que foi dito acima pelo programa Game Booster, esse programa coloca o computador dedicado ao jogo, nem sequer o windows explorer fica activo, dedicação 99,99%.

      Mas podem aproveitar o tópico para gerir a “casa” do lixo que vai acumulando.

      RS

    • YellowManOnFire says:

      Olha…esta sim foi uma boa dica 😀

      Brutais os resultados… 5 estrelas

    • Bruno Espinhal says:

      Já cá mora há uns dias e recomendo! 🙂

    • António says:

      Exatamente o que ia dizer hehehe
      Desliga até o Windows update e spotify (:(). E dá para veres os fps que está a rodar, em modo default é Ctrl + Alt + F
      Passei a jogar Rome II total war de 47 fps para 60 e qualquer coisa.

  7. Luís Santos says:

    Outra dica muito boa que estou sempre a dizer ao pessoal é… Cuidado com as camas e superficies com pó.

    Ás vezes vêm ter comigo a perguntar porque é que o computador desliga por vezes ou a ventoinha (cooler) faz um barulho diferente de há uns tempos atrás.

    A minha pergunta é sempre a mesma:

    Costuma usar o pc quando está sentado ou deitado na cama, ou sofás?

    O cotão e pó libertado por essas superficies, quando pousamos o computador, vai-se acumulando no interior do computador até que, a ventilação do computador torna-se fraca, ou seja, o sistema de refrigeração não funciona a 100% e o computador bloqueia ou, pura e simplesmente desliga-se.

  8. Apaxe says:

    “Esta ferramenta funciona como o novo sistema start&stop dos carros: quando um carro pára o motor também. Logo, quando se pisa no acelerador novamente o carro liga no mesmo instante.”

    No meu carro o motor só desliga se largar o pedal da embraiagem com o carro parado. O motor só volta novamente a ligar ao premir novamente o pedal da embraiagem e não tem nada a ver com o pedal do acelerador 🙂

    • Mário Sousa says:

      Apaxe depende dos modelos e do tipo de caixa de velocidades…numa viatura com caixa automática até ver não existe embraiagem de pedal pelo que o acelerador é o impulsionador do arranque da viatura.

      De qualquer das formas trata-se apenas de uma metáfora, nada mais do que isso, pois quis fazer a analogia para melhor interpretação, pensei que tivesse ficado claro no texto e nem vejo o porquê de puxar o assunto se um é na embraiagem se noutro é no acelerador.

  9. John says:

    Não pude deixar de achar piada como são contabilizados 2 pontos em configurações gráficas, uma da ATI e outra da nVidia.

    Uma pessoa ou tem uma ou tem outra, não faz muito sentido 🙂

  10. Mauro says:

    Fantástico o artigo.

    Já to seguindo alguns passos e instalei o TuneUp Utilities…Agora tá td perfeito para jogar no meu PC 🙂

  11. Dário Silva says:

    Isto terá algum efeito no Football manager»?

  12. Nuno says:

    A melhor otimização que fiz foi a a 4 anos quando formatei o meu PC e coloquei Ubuntu invés de windows. Tomb raider 2013 por exemplo funciona melhor com o wine do que nativamente no windows…

  13. Nelson says:

    O feixo das tarefas deixo a cargo do Razer Game Booster. 😛

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.