PplWare Mobile

Facebook altera os endereço de email dos utilizadores

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Simões


  1. “And It’s Gone!”

    É caso para dizer.. ZUCKERBERG?!?!?!

  2. Masahiro says:

    Preparem-se vem ai os comentários anti-facebook… Brace your selfs for impact….

    • Com medidas destas não sei se esses comentários não são bem merecidos…

      • Masahiro says:

        Sim, ano deixo de discordar, mas certamente muita gente já vai exagerar. Pessoalmente não achei esta situação muito má, até porque prefiro ter um email aleatório a ser apresentado no meu perfil, do que o meu e-mail pessoal. Muita gente esquece-se que existem pessoas que usam o facebook como método de trabalho, onde se inclui divulgação da sua empresa, divulgação de portfolio, trabalhos pessoais, etc… devo dizer que o mundo audiovisual (da qual eu pertenço) cresceu muito nos últimos anos e grande parte sob a influencia do facebook, quem discordar disto certamente não conhece o mundo tecnológico em que vivemos. E quem diz o mundo audiovisual diz outras muitas áreas que pode ser aplicado. Eu tenho a minha lista de empresas que gosto de acompanhar os seus trabalhos e em vez de estar sempre a verificar se existe algum novo simplesmente tenho o feed no facebook que me mostra cada vez que essa empresa faz um post. Facilitismo. Onde quero chegar é, se eu tiver o meu portfolio no facebook e alguem me quiser contactar para ter acesso a minha area profissional nada melhor que ter um email disponível. Poderia ter um email de trabalho? claro e tenho, mas mesmo esse email não tem que ser publico para o mundo, então porque não ter um email associado a conta do facebook? A unica coisa que discordo é que realmente poderiam ter dado um aviso sobre o que iam fazer, porque acime de tudo são dados pessoais.

        • Masahiro says:

          erro em cima, no inicio, é “não” em vez de “ano”

        • Zé Dalí says:

          In DN – “Esta decisão da rede social não é contrária às regras de utilização que todas as pessoas têm de declarar aceitar no momento em que se inscrevem – na qual é declarado, designadamente, que todo o conteúdo colocado na rede passa também a ser propriedade do Facebook.”

          Existem outros sítios para despejar portfólios e que não reclamam o direito de propriedade…mas cada um é que sabe o que lhe dá mais jeito.

        • Luis Marques says:

          Eu acho esta medida um pouco agressiva de mais. Podendo ou nao o Facebook nao deveria tomar esta decisão sem pelo menos dar um alerta ao utilizador.

          Eu quase que aposto que as empresas que tem o seu email de contacto para serviços nas paginas de fas nem vao reparar nesta mundança :S

      • ElectroescadaS says:

        A mim não me afeta minimamente até porque uso um registo de email descartavel…

        • Redin says:

          Redin 1 – Protocolos EMAIL 0

          Porque é que continuamos a ter medo de divulgar o nosso email?

          • Me says:

            Pelo mesmo motivo que se coloca na caixa do correio um autocolante amarelo a dizer: “Pubicidade NÃO”.

          • Redin says:

            Estou a querer responder ao “Me” mas o botão “Responder” não está visivel.

            A minha questão não era para ser respondida, era apenas uma forma de pedir ponderação a uma realidade com a qual temos de considerar, mas que seria resolvida com o meu projecto.
            Mas esse motivo não me parece que esteja adequada à minha pergunta.

  3. Mula says:

    Ta de sacanagem né??
    Desde quando alguem quer seu email pessoal divulgado?
    Saiba decisão do Facebook.

    • Permite-me que discorde do que disseste.

      Deve aparecer o email que eu indiquei que deveria aparecer, não o que eles decidem que deve aparecer.

      Esta mudança foi mesmo só para empurrarem o serviço de email deles e que não está a ter o uso que pretendem.

      • Bruno Gonçalves says:

        Permite-me que discorde também, a partir do momento que eles são os programadores eles têm o poder de decidir certas regras.

        Eles não apagaram os emails, esconderam uns e apenas mostraram o deles.

        Se é correcto? Claro que não, mas podem-no fazer.. alias até se quisessem que apenas o email do facebook fosse usado, era assim que funcionaria mesmo que se arriscassem a perder “clientes”.

        • Pedro Vaz says:

          Permite-me que discorde também. O Pedro Simões parece-me ser a única pessoa suficientemente consciente da “gravidade” desta tomada.
          A dimensão da empresa não deve estar relacionada com o poder de decisão que é tomada. E esta é evidentemente uma tomada de decisão estratégica do FB. Padronizar um serviço, instituindo-o de raiz é uma medida efectivamente eficaz, basta perceber porque é que o explorer foi durante décadas o browser mais utilizado. E o FB está consciente desta estratégia, que com certeza lhes impulsará enormemente o serviço de e-mail.
          Agora, claro que isto é gravíssimo, suprimir uma decisão do utilizador é ditar uma obrigatoriedade, fazê-lo sem o consentimento do cliente (porque sim, somos clientes do FB) é mentir, é baixo nível, e é ditadura. Porque antes tínhamos lá a nossa opção! Não importa se era correcto, mais ou menos seguro, pior ou melhor conta de email, era a nossa opção. E essa foi violada sem o nosso consentimento.

          • Bruno Gonçalves says:

            Não percebi onde discordaste 😉

          • Serva says:

            Boa tarde ,

            Estas medidas são muito gravosas de facto , mas outras tantas que esta rede social tem igualmente gravosas os seus utilizadores ou por ingenuidade ou porque acham que não se passa nada não ligam as várias advertências que têm sido feitas a nível Internacional revelando uma falta de ética atroz por parte do FB , esta é só mais uma a somar a todas as outras irregularidades que por ali existem , já li acima quem escrevesse sobre feeds , bom isso hoje é normalíssimo termos se quisermos estar informados e não andarmos sempre a correr todas as nossas sítios preferidos e sem o FB que não foi quem inventou os FEEDS , por isso digo cm moralidade nunca usei o FB e não penso usar e a minha dependência da BLOGOSFERA é cada vez maior .

            Aceitem os meus sinceros cumprimentos

            Serva

    • Nuno says:

      Só ve o teu mail quem tu deixas. Claro se essa info for pública na tua cronologia qualquer um pode aceder. Mas podes restringir quem tem acesso e mesmo que conta de email queres que apareça.

      No meu caso já fiz a alteração recomendada. Obrigado pela dica.
      Desculpem passar pelo velho do restelo, mas o FB é um verdadeiro mal (des)necessário…

    • Rui "ALL" Sousa says:

      Se n querem o email divulgado é só escolher para n divulgar…

    • popy says:

      Quem quer ter o mail divulgado, divulga, quem não quer, não divulga.

      Isso não dá direito ao facebook de estar a criar um endereço de email aos seus utilizadores SEM QUALQUER AVISO PRÉVIO e a mudar aquele que está divulgado.

  4. Rui "ALL" Sousa says:

    Ja mandei ocultar esse email “facebook”.

    Tks pelo aviso…

  5. Ricardo says:

    Só espero que os mails que eles mandam vão todos lá parar. Se assim for melhor.

  6. Alberto says:

    Ainda bem que não uso essa coisa tosca.

  7. Menu Maker says:

    Uma medida demasiado extremista, impor um serviço desta maneira… e a justificação é consistência/coerência no serviço… o que raio há de incoerente com os mails que já estavam registados, ou se estavam ou não ocultos?
    Nunca possuí conta no Facebook, não por ter problemas com o serviço mas porque nunca senti necessidade de aderir. Isto, na minha opinião, não ajuda a imagem da administração.

  8. jack says:

    Estão a queixar-se?? de que?? tomem lá com o Livro na Cara!!

  9. Blizard says:

    Esta mudança já serviu para o facebook relembrar que tem um serviço de email!

  10. patCRUZ says:

    E para quem não tem timeline? É a mesma coisa? Pode ocultar/trocar o endereço e email visível?

  11. Olly says:

    O mais chato é que mesmo as páginas públicas (de empresas e etc.) foram alteradas.
    É, no mínimo, uma falta de respeito pelos utilizadores…

  12. Nuno José Almeida says:

    Eu queria era NÃO ter email do facebook, email é email, parvoíce (fb) é parvoíce.

  13. farto de redes sociais says:

    Bom dia. Muito sinceramente acho que a esmagadora maioria das pessoas está a assentar a sua vida pessoal e emocional nesta plataforma “social”, colocando-a demasiadas vezes à frente das pessoas reais. faz-me confusão como se vangloriam dizendo “…eu tenho x amigos no facebook” e quando as questionamos de quantos conhece mesmo e falou e vi e conviveu não chega a 10%. É a fuga total à realidade e a aproximação da pessoa não social.
    Já chega de fakebook. Saiam para a rua e conversem com os vossos amigos de carne e osso. É enervante ouvir muitas vezes “ok vou-me embora e encontramo-nos já no face”.
    Muito sinceramente acho que devemos colocar de parte esta forma de “vida” e mandar às couves esse Zuckerberg, que cada vez está mais parvo e ganancioso.
    Se isto fosse da Microsoft o Planeta já se teria movimentado para a colocar em tribunal 

    Ex-técnico/gestor de redes informáticas

    • Bruno Gonçalves says:

      Facebook é muito mais que “amigos” que conheces e não conheces…

    • Carlos says:

      “Saiam para a rua e conversem com os vossos amigos de carne e osso.”

      Excelente ideia.

      Pagas-me a viagem aos States para visitar a famelga que tenho lá? Não? Então vou continuar a conversar com eles e seguir a vida deles pelo Fuças.

      • farto de redes sociais says:

        messenger, skype, google talk. Existem outras alternativas. Eu não estou a radicalizar a situação. É necessário saber ler entre as entrelinhas. Eu sei que o facebook não é APENAS para as cusquices. Serve para “aproximar” as pessoas que estão longe umas das outras; para empresas apresentarem os seus serviços/produtos (se bem que existe uma “coisa” que se chama “site”); etc. cmps

        • Daniel says:

          Os meus familiares não estão interessados em aprender a usar as “alternativas” que ainda por cima nem metade das pessoas utilizam. Que conversa sem sentido.

    • Serva says:

      100% de acordo

      Serva

  14. RRMINHOTO says:

    Concordo com esta alteração. Quanto ao dar conhecimento ou não aos utilizadores??!! Bom… Só utiliza o Facebook quem quer, ninguém obriga ninguém. Aquelas pessoas que estão “contra” tem uma solução fácil de resolver o problema, fecham a página do facebook que têm e desistem desta rede, simples….

    • Helena says:

      Não concordo com a alteração. O Facebook é do Mark Zuckerbeg, mas isso não quer dizer que ele se torne num déspota apenas porque o FB é a rede social que está a ser mais utilizada no mundo. E se passarmos para o Google+ ou para outro? Ele talvez não se sentisse tão à vontade para fazer o que lhe apetece. Até porque hé páginas de empresas e essas também foram alteradas! Quanto a só ter uma página no FB quem quer, não é bem assim… O Presidente da República e o Primeiro-Ministro fazem comunicações através dele e não através da páginas oficiais… Sendo assim, um jornalista (por exemplo) mesmo que não queira, tem que ter uma página para aceder às comunicações das duas pessoas que estão a comandar este país!Penso que o FB já está a abusar do poer que tem…

      • Serva says:

        Helena ,

        Essa questão que colocas sobre o nosso Presidente é extremamente pertinente , nunca percebi como é que um homem que tem quase a mania da perseguição de exploits na sua network , comunica com a Imprensa e com o Povo Português através de uma rede social que foi criada com um objectivo bem especifico e que depois se globalizou , mas as origens estão todas lá , diria sem grandes sacrifícios que esta rede social não só por este acto ,mas por todos os outros que tem vindo a ser acusada não merece a credibilidade de instituições como a nossa Presidência .

        Cumprimentos

        Serva

    • Rui says:

      Há aqui muita gente que diz, de boca cheia, CONCORDO COM ESTA ALTERAÇÃO!

      Esquecem-se, talvez, que a par com a legalidade, há a MORALIDADE, coisa que muita gente se esquece ao avaliar a acção de empresas. A partir do momento em que um mecanismo de comunicação atinge um dado tamanho MUNDIAL, uma certa importância, a partir do momento em que (e esta imbecilidade é infelizmente ensinada também em formação relevante a tal área) as empresas se convencem que estar no facebook é que é, é a nova geração da presença online, e a partir do momento que o comum utilizador acredita nisso, o responsável pelo dito mecanismo de comunicação tem certas responsabilidades intrínsecas.

      Se uma pessoa, profissional ou não, PUBLICA online, no mecanismo que ELES oferecem, uma forma de contacto legítima, para o seu negócio ou assuntos pessoais, acho de moralidade (e talvez até legalidade) duvidosa, o facebook vir dizer, na prática: não, a informação de contacto supostamente legítima que a empresa X ou o Sr. Y deram não é correcta. O VERDADEIRO email dessa entidade é este aqui, o não sei quantos.

      ONDE está a razoabilidade desta medida? Agora o sapo começava a mudar o email e os nomes das pessoas, ou a PT a pôr outro numero qualquer nas listas telefónicas, não?

    • Viperz0r says:

      Existe uma coisa chamada feedback. Existem positivos e negativos. E é vantajoso para o facebook, saber este tipo de opiniões, porque é do interesse deles que o utilizadores não migrem para outras redes sociais.

  15. Diogo says:

    Totalmente Falso! O Facebook avisou, eu recebi o aviso, e os emails associados à conta continuam a estar disponiveis, com a possibilidade de serem mostrados ou escondidos. Esta medida já se deu há muitos meses, esta notícia não passa de mais uma ‘espalha-brasas’ completamente desprovida de informação correcta. Para além disso, o facebook não tem nenhum serviço de email como os outros, apenas serve para comunicar dentro do facebook e por serviço de mansagens, etc. Não é um concorrente dos outros serviços de email. Esforcem-se mais, pseudo-jornalistas!

  16. Helena says:

    Errata:
    “Até porque há páginas de empresas…”
    “Penso que o FB já está a abusar do poder que tem…”

  17. Redin says:

    … Coloquei um comment em cima e era para ter colocado aqui nesta posição…

    Redin 1 – Protocolos EMAIL 0

    Porque é que continuamos a ter medo de divulgar o nosso email?

  18. Eduardo Pires says:

    Esta funcionalidade já existe a muito tempo no facebook! E antes quero que me apareça um mail qualquer que eles criaram do que o meu pessoal!

  19. Joao says:

    olá,
    todos tiveram a informação no topo da página quando entraram no FB.
    até incluía as instruções…
    o endereço FB é um alias do vosso, mas também têm instruções para o ocultarem…
    tanta discussão para quê?

  20. Android2.2 says:

    Eu acho mesmo é que o FB é uma m++++ e as pessoas vivem demasiado à volta de um site de Internet. Como já foi dito, saiam à rua, bebam uns canecos e o resto é conversa (mas cá fora na vida real).

  21. Ibn Erriq says:

    Facebook o que é isso?

  22. Ognito says:

    A mim alteraram mais do que isso. Alteraram-me o nome da conta. Como fui pioneiro tinha algo assim: http://www.facebook.com/omeunome. Passaram para http://www.facebook.com/omeu.nome125
    Não gostei.
    Mesmo nada.

  23. Jorge Pereira says:

    Além de novo mail, também se pode ganhar um novo nome. No meu caso, ganhei um ponto separador pelo meio.
    Muuuuuuuuuiiiiiiiiiitooooooo boooooommmmmmmmmmmm

  24. David Santiago says:

    VAMOS todos po google plus!!!!

  25. Redin says:

    Na Pagina da Panda Security tem um comentario que diz assim:

    “O Facebook tem destas coisas. Recentemente decidiram ocultar todos os emails pessoais das cronilogias substituindo-os pelos emails nativos do facebook. Só que se esqueceram (ou não) que ninguém usa esses emails e assim ninguém vai receber contactos por essa via. Consultem este artigo da Gizmodo que explica tudo e também como alterar esta situação.”

    http://gizmodo.com/5921085/facebook-just-changed-your-email-without-asking++heres-how-to-fix-it

  26. Paulo Bastos says:

    O Zuckerberg não tem respeito por ninguém, é por isso e por outras que dizem que o facebook tem o destino traçado: FAIL

  27. Marcos says:

    Para mim a questão é muito simples. Quem deve decidir o que é mostrado ou não é o user da conta e não o proprietário do sistema. A conta não de quem a cria e não do servidor onde ela está, mas ao que parece e não é só o facebook, os donos das contas não são perdidos nem achados aquando da alteração e manutenção das contas. Facebboks, Google+ e outros que tais só pensam nos utilizadores para vender publicidade e impôr os seus serviços. É assim que funciona o negócio e não tem mal nisso, pois só entra quem quer.

  28. Viriato says:

    Por mim o FaceBook pode acabar amanhã!

    Esta rede social não passa de um bando de codrelheiros.

  29. Dnaboy says:

    Acho esta onda e protesto algo exagerada.

    A mim o facebook não me alterou coisa nenhuma, adicionou o mail deles que nada mais é que um “atalho” para os outros nos enviarem mensagens para o facebook. O meu mail principal continua o mesmo, e se quiser mudar, mudo.

    Também não me mudaram o nome, continuo com o que coloquei desde que criei a conta e não me adicionaram pontos nenhuns.

  30. Bruno Bastos says:

    Não vejo problema! Deu para perceber que o mail é perfil@facebook.com, ou seja, qualquer pessoa que queira mandar uma mail para a conta do facebook so precisa de ver o nome do perfil (o que está a seguir ao facebook.com/xxxxx) e enviar para xxxxx@facebook.com

  31. Sergio says:

    nao percebo a polemica. Tenho 3 emails no facebook. O pessoal, o profissional e o do facebook. Neste momento só tinha visivel o do facebook com visibilidade só para mim. Se quiser alterar vou lá e altero. Afinal qual é a crise? Pior era se tivessem feito o contrario, tornar publico os pessoas quando tinhamos com oculto. Portanto nao percebo a polemica

  32. João Gonçalves says:

    Tanto exagero à volta de uma questão onde não se vê problema nenhum… e depois claro que vem os aziados, só não consigo entender o porquê de virem aqui dizerem mal ou dizerem que não usam o FB…

    Nunca vi nenhum funcionário do FB a apontar uma pistola a alguem a obrigar uma pessoa a criar um perfil…

  33. Nelson says:

    Obrigado pela dica pplware.

  34. Resumindo.. apenas usam o FB se quiserem e nem sequer estão a pagar, ou melhor até estão mas de forma indirecta… se estão mal, removam a conta do FB e está feito 🙂

  35. Pedro Domingues says:

    Colocando as coisas de forma simples: quem usa o facebook de vez em quando só por lazer nem repara e nem quer saber que eles alteraram o mail. Quem passa a vida lá, qualquer alteração que eles façam terá um impacto profundo que vos tirará o sono.

    Basicamente: Meio mundo não quer saber o que o facebook faz.

  36. says:

    Mais um “Facebook drama”… O Facebook é uma rede privada, controlada por uma entidade privada e regida por interesses privados. Os utilizadores do FB são a matéria prima do negócio, não são os clientes. O FB não existe para vos agradar. Os utilizadores é que trabalham para o FB, de graça!

    É como ter a ovelha a reclamar com o pastor por ele lhe cortar a lâ aos zig zags…

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.