17 de Maio – Dia Mundial da Internet
A Internet é hoje um elo que nos liga à vida. Poderá ter uma entoação sonante mas na realidade a nossa vida hoje passa muito pelo o que a Internet possibilita. A nossa vida profissional, a nossa vida social, a nossa actividade lúdica, informativa e todo um vasto leque de serviços em que nos apoiamos... influencia intimamente a nossa relação com o mundo.
Nasceu como um projecto militar, é uma das 10 invenções DARP e veio para assegurar as comunicações em caso de ataque nuclear mas essa situação nunca aconteceu e a Internet tornou-se numa ferramenta imprescindível na vida de milhões de pessoas.
Foi há pouco mais de 19 anos que a Internet se generalizou e, nesse curto período, tornou-se um meio privilegiado para a realização de tarefas tão simples como manter contacto com amigos, encontrar uma casa para comprar ou arrendar ou decidir onde jantar.
Sem a DARPA, a Internet não existiria. Em Agosto de 1962, o paper de JCR Licklider entitulado “On-Line Man Computer Communication”, descrevia uma rede global conectada. Em Outuro, Licklider é designado director do Information Processing Techniques Office (IPTO) na ARPA, onde o seu objectivo passava por criar uma rede que ligasse os computadores do Departamento de Defesa em 3 localizações diferentes. Tal não aconteceu até outro pioneiro da Internet, Robert Taylor, substituir Licklider e trazer Larry Roberts do MIT.
A primeira ligação ponto-a-ponto entre PCs na nova Arpanet foi estabelecida às 22h30 do dia 29 de Outubro de 1969, criando a primeira rede operacional de pacotes do mundo. Em Dezembro, já estava operacional uma rede de 4 nós. Em 1972, o primeiro e-mail foi enviado. Apenas em 1973 se começou a chamar “internet” a estes mecanismos.
O aparecimento da Internet em Portugal
A Universidade de Lisboa foi a primeira entidade em Portugal a ter uma ligação à Internet. Pouco depois, a Universidade do Minho também o fez, usando uma linha de 64Kb (da Telepac, IP sobre X.25) para a França. Em 1990, o PUUG (Portuguese Unix Users Group) começa a comercializar ligações à Internet em Portugal.
Em 1992 a FCCN inicia registos de domínios em .pt e em Dezembro de 1993 existem 40 domínios .pt registados. O primeiro servidor Web nacional foi activado pelo LNEC (Laboratório Nacional de Engenharia Civil) em 1992. Em 1993 o acesso à Internet é aberto aos alunos da Universidade do Minho. Em 1996 existem 10 entidades com licença para prestação de Serviços de Telecomunicações Complementares Fixos, no âmbito dos quais se pôde enquadrar o acesso à Internet.
A Internet à escala mundial
No final de 2011 os utilizadores da Internet já ultrapassavam os 2.1 mil milhões. Só a China tem mais de 485 milhões de utilizadores, sendo esta a maior "potência" ao nível de utilizadores no ciber mundo.
Todo este universo de utilizadores movimenta um número gigantesco de vídeos, imagens, emails e informação diversa. Por exemplo, no final de 2011 existiam já 555 milhões de sites e existiam mais de 3.146 mil milhões contas de email.
Esta é a realidade e estima-se que em 2016, 74% da população mundial esteja a navegar na Internet, o que fará deste meio de comunicação o mais influente e poderoso até hoje desenvolvido.
No dia 19 de Janeiro de 2006 a ONU (Organização das Nações Unidas) estabeleceu que no dia 17 de Maio seria comemorado o dia mundial da Internet.
Este artigo tem mais de um ano
Em Outubro faço 18 anos de internet. Eia! Como isto evoluiu!
n ligo
De facto é um bom dia para comerar essa data… Logo hoje que alguém entrou via internet na minha conta de email e teve o descaramento de enviar emails fraduleentos para os meus contactos. São estes os problemas do mundo virtual, gente que só está interessada em fazer mal ao outros, sem se importar com as consequências!
Às vezes apetece voltar à idade da pedra, não haveriam problemas destes com certeza…
…comemorar… XD
Fábio a guerra das TRIBOS, na idade da pedra, ainda não acabou, é atual
É um bom dia para comemorar a PUR das operadores, estamos a regredir a passos largos, 128kbps, após 15Gb de tráfego, fantástico em 2012…
Querias dizer PUA (politica de utilização aceitável) , de facto uma vergonha o que se está a fazer nos tarifários moveis , teos velocidade , mas não podemos usar , eu também confesso que é um retrocesso para além de todos os fantasmas que estão neste momento na ordem do dia e que pretendem controlar a internet e expiar tudo o que nela fazemos .
Cumprimentos
Serva
Na verdade acho que ainda temos sorte… não sei se vocês tem dado uma olhada nos operadores dos outros paises mas são mesmo muito poucos que oferecem tarifários que nos permitem continuar a usar e não pagar nada mais. A grande maioria deles nem sequer chega a 15GB e tudo o que usar a mais é pago, além disso as velocidade de 3G e 4G são menores em muitos. Por isso até não estamos nada mal… mas não se preocupem, mais tarde ou mais cedo isto vai acabar e teremos também internet móvel com muito mais liberdade. Já agora Serva, é mesmo PUR, Política de Utilização Responsável!
Oh e… quem tiver medo de ser expiado, fiquem a saber que as operadoras móveis registam tudo o que fazem no caso de haver uma investigação criminal mais tarde, num período de 10 anos se não me engano… no entanto podem proteger-se disso e de redes wifi inseguras usando um VPN ou Rede Privada Virtual. Recomendo o hotspot shield pois é gratuito para mac e windows (versão elite paga disponível) e também está disponível para iPhone por 80 centimos por mês! Encripta todas as ligações e esconde o vosso IP.
A primeira ligação à internet em Portugal foi na Universidade do Minho, em janeiro de 1985. Podem ver em http://www.cienciahoje.pt/index.php?oid=50330&op=all.
E logo no meu dia de anos… 😀
Os meus parabéns então 😉
Obrigado eheh 🙂