Como obtém a Google os seus resultados de pesquisas?
O motor de pesquisa da Google foi uma das invenções e criações que mais mudaram a Internet desde a sua criação. Conseguimos ter acesso a milhares de links dos conteúdos que procuramos em poucos segundos, sempre com a certeza de que os resultados apresentados são os mais relevantes e os que mais coincidem com o que pretendemos.
Mas e como funciona este mecanismo de pesquisa e que processos estão por trás destas simples pesquisas? Matt Cutts explica e de forma muito simples, para que todos entendamos.
Matt Cutts, engenheiro da Google, associado ao grupo de qualidade de pesquisa e especialista em assuntos de optimização de motores de pesquisa é por norma quem dá a cara sempre que o assunto se relaciona sobre processos e funcionamento geral deste tipo de motores de pesquisa.
Desta vez a pergunta era simples, apesar de muito complexa de responder e mostra um pouco como os processos que ocorrem por atrás dos olhos de quem usa a mais poderosa ferramenta de pesquisa da Internet e um dos locais que mais tráfego gera em toda a rede.
Como devem perceber, uma simples pesquisa de conteúdos no Google, não é uma simples consulta a uma base de dados e a apresentação desses mesmos resultados.
Envolve um processo muito mas importante e que é a recolha e a categorização de toda a informação que a Google recolhe da Internet.
em primeiro lugar é necessário que a informação seja recolhida, o que inicialmente acontecia de forma semanal, mas com o evoluir da própria Google e dos processos envolvidos, passou para constante.
Depois da informação recolhida, e porque esta não pode ser apenas guardada, e necessário categorizá-la, usando os algoritmos que a própria Google desenvolveu e melhorou.
Parece simples, verdade? Mas vejam o vídeo para entenderem o que está escondido e a funcionar sempre para que tenham a melhor pesquisa possível e os melhores resultados sempre que necessitam de usar o motor de pesquisa da Google.
Fica assim entendido mais um pouco sobre a forma como a Google recolher, processa e apresenta os resultados das pesquisas que efectuamos, tendo sempre acesso aos melhores resultados e com a maior precisão possível.
As técnicas e a tecnologia envolvida fazem da Google o melhor motor de pesquisa da Internet, por muito que outros tentem roubar este lugar. Temos de concordar que a Google, com a integração que faz do seu motor de pesquisa com os restantes serviços que oferece é uma das maiores companhias da Internet.
Este é o maior trunfo da empresa e o que iniciou o gigante que hoje é. As alterações são frequentes e procuram apenas melhorar a utilização e a obtenção de resultados. No final é o consumidor que ganha pois obtém os melhores resultados possíveis.
Homepage: Google
Este artigo tem mais de um ano
É o único lugar onde procuro o que preciso.
E encontro sempre!
Excelente artigo, os meus parabéns, é sempre importante saber o modo de funcionamento de um motor de busca.
Não me parece tão simples desvendar um truque de magia sem mais nem menos, seria fácil demais para futuros motores de pesquisa ter o algoritmo na mão.
O problema é conseguirem desenvolver os restantes milhares de algoritmos e conseguirem criar o sistema final. xD
Ele só explicou como funciona o sistema, não como é feito e que tecnologias são usadas e como foram feitas, aqui é que reside o maior segredo.
Se a Google revelasse a parte de código, construção concreta do sistema, era a ruína da Google xD
Se fores programador, saberás que um algoritmo em si, não tem grande importância para se conseguir chegar à resolução final se não houver conhecimentos e estudos científicos / computacionais para tal.
x2
realmente há boas invenções
Interessante, embora esteja a falar assim muito por alto deixa-nos uma pequena ideia do processo que eles usam.
gostei do artigo
E com esta ideia “conquistaram” o mundo…