Dead Space – Análise
Desenvolvido pela Redwood Shores California, Dead Space vai fazer as delícias de todos os apreciadores de jogos de terror, acção, ficção científica e de muitos momentos de cortar a respiração.
Dead Space coloca-nos na pele de Isaac Clarke, um engenheiro espacial que responde a um pedido de ajuda emitido por uma estação de exploração mineira, após esta ter sido invadida por extraterrestres conhecidos por Necromorphs, que mataram e transformaram toda a tripulação em assustadoras e monstruosas criaturas.
Uma das coisas que salta logo à vista é a forma como toda a informação do jogo nos é apresentada. Tanto o estado de saúde de Isaac, como a quantidade de munições, nos é mostrado directamente na armadura ou nas próprias armas. Os menus e inventários são apresentados sobre forma de hologramas, não havendo qualquer quebra no ritmo de jogo. Pequenos detalhes como estes, ajudam o jogador a integrar-se de forma perfeita no ambiente envolvente.
O jogo é visto na terceira pessoa, por cima do ombro do personagem, que controlamos através dos inúmeros corredores e salas da estação espacial, matando criaturas verdadeiramente intimidadoras, capazes de nos perseguir através da nave.
As armas são bastante originais, sendo elas instrumentos adaptados de exploração de minério, tendo efeitos realmente destrutivos quando usadas contra matéria orgânica. No entanto e ao contrário da maior parte dos jogos do género, não devemos apontar para a cabeça dos monstros, mas sim para os braços, pernas ou tentáculos, desmembrando-os e incapacitando-os de se movimentarem e de nos atacarem.
Este nosso engenheiro não só usa armas, como também consegue movimentar objectos apenas com o pensamento, algo particularmente divertido quando usado em secções sem gravidade. Nessas mesmas secções, damos uso às botas magnéticas, que nos mantêm colados ao chão ou tecto, dando assim uma perspectiva bem diferente do ambiente em redor, podendo porém, ser um pouco desorientador.
As lutas contra os boss's são incríveis, pois eles são deveras enormes! Só é pena estes confrontos não serem tão frequentes ao longo dos 12 capítulos do jogo.
Graficamente o jogo está muito bom. Os cenários e a arquitectura da estação espacial estão recheados de detalhes, bem como as monstruosidades que nela habitam. As secções sem gravidade tornam-se particularmente belas devido aos objectos a flutuarem e ao realismo do fluido sanguíneo que paira no vácuo, "horrendamente" espectacular diga-se. Igualmente espectacular é toda a parte sonora. Não há bom jogo de terror que se preze sem os sons adequados, e Dead Space consegue isso na perfeição! Quando jogado com um bom sistema de som e o volume bem alto, o jogador é completamente envolvido no ambiente ameaçador. Totalmente impróprio para cardíacos!
_________________________________________________________________________________________________________
_________________________________________________________________________________________________________Dead Space é sem dúvida um grande jogo de acção e terror, inovador no estilo de combate, som e gráficos incríveis, e uma história atraente. O único ponto negativo é a inexistência de modo multiplayer. No entanto este factor não impede de forma alguma de que Dead Space se torne um grande êxito neste natal. Altamente recomendado.Classificação: 8.9 / 10Plataformas: PC (Windows), Playstation 3 e Xbox 360.
NOTA: Este artigo foi escrito pelo Ricardo Afonso para Pplware.
Homepage: Dead Space
Este artigo tem mais de um ano
Podem-me explicar em que é que Dead Space tem um combate inovador? 😐
Tipo, é Gears of War, e nas partes que não são Gears of War, é um shooter normal. Combate inovador?
Mas o ambiente é excelente. E mete sustos que chegue 😛
bem…com uma analise destas…so me da vontade de o jogar….
=P
Muito boa análise! Deu-me bastante vontade de experimentar. Assim que conseguir largar o Far Cry 2 e o Fifa 09 :p
[ http://www.revolucaodigital.net ]
eu ajo que jogo e maneiro nunca joquei
@Morbus
Claro que posso 🙂
Acho inovador o estilo de combate por diversas razões. Ao contrario da maior parte dos shooters, neste não basta disparar à toa ou apontar para a cabeça mas sim desmembrando as criaturas, e descobrindo os seus pontos mais fracos. Depois se conciliarmos as armas com com o facto de podermos abrandar os monstros e movimentar objectos, torna as coisas muito mais interessantes quando usadas com imaginação. Até a própria forma de usarmos as armas é diferente do normal, o facto de podermos passar da mira horizontal para vertical, adaptando-se às diferentes situações, dá logo um ar diferente à coisa 😉
_________________________
http://onlinestuff.blogs.sapo.pt
não é em primeira pessoa? er…..
mas mesmo assim parece ser um jogo incrível! é compra certa! assim que chegar aqui vou comprar!
vou já comprar!
Parece interessante, bom post 😉
“Poderoso” é uma boa descrição para este jogo.
vou no chapter 4:)
Boas Pessoal, é assim eu tenho este jogo para a xbox360 e tenho andado a joga-lo e pelo que reparei o jogo esta muito bem feito para os apreciadores de terror…e este pode se dizer que vale apena jogar nao so pela sua historia, mas sim por tem um grafismo bom e a nivel de sistema de cenarios e som esta muito bem feito…Fikem bem e Cumpz.
@ Ricardo
Tens razão ao ver o combate sob esse ponto de vista. Realmente esse aspecto é muito porreiro, mas não é inovador. Já se fez por várias vezes noutros jogos, alguns deles muito, muito antigos.
Eu tenho jogado FarCry2, vou experimentar isto agora mesmo =)
jogos na 3 pessoa no pc?
ñ obrigado.
Conforme eu ja falei na sua analise de um jogo o farcry2, o dead space supera e muito o lixo do farcry2….
deadspace depois de 1semana jogando 4h por dia zerei-o !!!!
recomendadissimo….enredo, clima, e tudo mais.
Para dar mais enfase recomendo que assistam o filme dead space, que é ou melhor que termina justamente no ponto de inicio do jogo dead space.
muito bom
Só é uma tremenda pena não ter a opção de o jogar na primeira pessoa como o Fallout 3.
Para mim, só perde pontos nesse capítulo. No entanto, é um capítulo importante para mim.
eu ja vi e juguei para mim e um pouco parecido ao resident evil 4, melhor claro, pelo menos e o ke eu axo
Saudades do Resident Evil 1 e Silent Hill 1. Nada como a primeira experiência, depois ficaram fracos. Mas vamos testar esse.
Realmente não acho que seja tão inovador, se calhar juntou várias features que já existiam noutros jogos.
Ser na terceira pessoa costuma a ser mais lento em PC e mais difícil de controlar, contudo, por exemplo, no Max Payne funcionou perfeitamente.
Bom post Ricardo, volta mais vezes 😉
cumps
Vi todos os videos disponiveis deste jogo no Gamespot, e sinceramente ficquei abismado com o nível de stress e pressão que este jogo implica no jogador, só de ver os vídeos borrava-me todo…
Estou moritnho para traçar umas pernas e uns braços, o Strategic Desmenbrament é realmente inovador. E as cenas em Gravidade Zero são originais. Muito bom. Aconselho a verem o filme que saiu com o jogo, sempre percebem melhor a historia que dos comics.
Sem dúvida um forte candidato ao jogo do ano ponto para a EA, pela criação desta obra prima gráfica, que deve seguar até a chegada de RESIDENT EVIL 5.
Alguem que já tenha jogado Dead Space, pode me dizer como faço pra passar da sala em que tem duas pontes que correm em direção à parede e uma delas não fica presa, e nada aconteçe, é logo no início do jogo.
Obrigado
Manoel nessa parte é só você usar a granada temporal nesse braço que não fica preso correr pra parte de cima onde tem um monitor grande e apertar ele antes que o braço volte.
Jogo excepcional…adquiri ele no sabado a tarde e fechei ele no domingo as meia noite…Foram 11 horas de jogatina fantástica e com muitos susto….
Detalhe …fechei rápido pa caramba assim pq tava no lvl easy e revesando com um amigo…Xbox 360 tava fervendo auhauahu…agora já abri a armadura suit 6..muito louca!!!
sem duvida um dos melhores jogos k ja joguei ta de longe muito louco perfeito em tudo….. o problema é k nao da oara jogar em multiplayer………..
Ola, estou jogando o 1 e o 2, como faço paa mudar os cointroles no dead space 1, pois uso a mouse na mao esquerda, no 2 consegui, se algume pudr me ajudar
obrigado