Tardes de Cinema
Nesta semana cinematográfica, o destaque vai para a estreia do filme "Battleship – Batalha Naval", um épico filme de ação e aventura que se desenrola entre o mar, o ar e a terra, no momento em que o nosso planeta luta pela sobrevivência contra uma força superior.
Estreia ainda a curta-metragem portuguesa "Assim Assim"; o filme brasileiro "Capitães da Areia", que narra o quotidiano de um grupo de adolescentes que moram no cais do porto, em Salvador, Bahia, na década de 1950; a comédia "O Exótico Hotel Marigold"; baseado no best-seller da escritora e argumentista inglesa Deborah Moggach; a comédia britânica "Salmon Fishing in the Yemen" , que conta com Ewan McGregor e Emily Blunt no elenco; e por fim, o filme "Terraferma", um drama italiano sobre a imigração clandestina.
BATALHA NAVAL M12|ACÇÃO, AVENTURA, FICÇÃO CIENTÍFICA, GUERRA, THRILLER|EUA
Realizador: Peter Berg Argumento: Erich Hoeber, Jon Hoeber Intérpretes: Taylor Kitsch, Liam Neeson, Alexander Skarsgård, Brooklyn Decker, Rihanna, Jesse Plemons, John Bell, Peter MacNicol, Tadanobu Asano, Josh Pence, Hamish Linklater, Leni Ito IMDB: 6,5 /10 (6 216 votos)
Peter Berg (Hancock) produz e realiza "Battleship – Batalha Naval", um épico filme de ação e aventura que se desenrola entre o mar, o ar e a terra, no momento em que o nosso planeta luta pela sobrevivência contra uma força superior. Berg realiza este grandioso filme de ação, produzido também por Brian Goldner e Bennett Schneir da Hasbro (da saga Transformers), junto com Scott Stuber (Terapia para Casais), Sarah Aubrey (O Reino) e Duncan Henderson (Master & Commander – O Lado Longínquo do Mundo).
O combate pela Terra começa no mar Peter Berg ("Hancock") produz e realiza "Battleship - Batalha Naval", um épico filme de ação e aventura que se desenrola entre o mar, o ar e a terra, no momento em que o nosso planeta luta pela sobrevivência contra uma força superior.
Baseado no clássico jogo de guerra naval da Hasbro, Batalha Naval, o filme conta com Taylor Kitsch como Hopper, um oficial da Marinha destacado para o USS John Paul Jones; Brooklyn Decker como Sam, uma fisioterapeuta e noiva de Hopper; Alexander Skarsgård no papel de irmão mais velho de Hopper e oficial no USS Samson; Rihanna como Ten. Raikes, parceira de Hopper especialista em armas no USS John Paul Jones e o ator reconhecido Liam Neeson, no papel do Almirante Shane, superior desta tripulação e pai de Sam.
Em 2012 terá lugar o maior confronto de sempre: "Battleship ? Batalha Naval".
ASSIM ASSIM M12|COMÉDIA, DRAMA|PORTUGAL|91m
Realizador: Sérgio Graciano Argumento: Pedro Lopes Intérpretes: Ivo Canelas, Nuno Lopes, Rita Blanco, Joaquim Horta, Cleia Almeida, Albano Jerónimo, João Arrais, Gonçalo Waddington IMDB: (ainda sem votação)
Em 2010, Sérgio Graciano vencia a primeira edição do Shortcutz Lisboa, com a curta-metragem "Assim Assim". Esta curta premiada foi então transposta para longa num filme que, ao seguir cinco pessoas que se cruzam numa esplanada em Lisboa, parte do pressuposto de que "as relações são complicadas porque as pessoas pensam demasiado" e porque "no fundo, já ninguém acredita no amor". Desta maneira são revistos os seus amores, desejos e decepções nas relações com todos os outros ou consigo mesmos.
Cinco personagens cruzam-se numa esplanada dando início a uma viagem pelas suas vidas. “Assim Assim” é um filme sobre relações, sobre aquilo que queremos para nós e o que não conseguimos alcançar.
Entre boas e más relações, amores e complicações, tudo pode acontecer.
CAPITÃES DA AREIA M12|DRAMA|BRASIL|96m
Realizador: Cecília Amado, Guy Gonçalves Argumento: Cecília Amado, Jorge Amado Intérpretes: Jean Luis Amorim, Ana Graciela, Roberio Lima, Israel Gouvea, Paulo Abade, Marinho Gonçalves, Ana Cecília, Jussilene Santana IMDB: 7,1 /10 (10 688 votos)
"Capitães da Areia", um dos maiores sucessos de Jorge Amado, é um filme realizado pela sua neta, Cecília Amado. O filme narra o quotidiano de um grupo de adolescentes que moram no cais do porto, em Salvador, Bahia, na década de 1950. São chamados “Capitães da Areia”, porque o cais é o seu quartel general. O bando nunca teve uma figura feminina e a chegada de Dora vem mexer com a vida dos Capitães.
Década de 30 em São Salvador da Bahia, Brasil. Os Capitães de Areia são um grupo de meninos abandonados e marginalizados que, ao tentar sobreviver nas ruas à custa de pequenos crimes, aterrorizam a cidade. Pedro Bala (Jean Luís Amorim) é uma espécie de pai para os outros que descobre ser filho de um sindicalista morto durante uma greve.
O Professor (Robério Lima) adora ler e possui um enorme talento como desenhista. Gato (Paulo Abade) é o sedutor nato que acaba por conquistar a prostituta Dalva (Ana Cecília). Sem- Pernas (Israel Gouvêa) é um menino coxo que odeia a polícia e Dora (Ana Graciela), a única capitã de Areia alguma vez aceite no grupo, é a menina doce que se tornou na "irmã" dos mais velhos e na "mãe" dos mais pequenos. E será por ela que tanto Pedro Bala como o Professor se apaixonam.
Primeira longa-metragem de Cecília Amado e de Guy Gonçalves, "Capitães de Areia" baseia-se na obra homónima de Jorge Amado, avô de Cecília. O livro foi, na altura da sua publicação em 1937, perseguido pelo Governo brasileiro que o acusava de se tratar de propaganda comunista: 808 exemplares foram queimados em praça pública.
A banda sonora original do filme pertence ao conhecido cantor baiano Carlinhos Brown.
O EXÓTICO HOTEL MARIGOLD M12|COMÉDIA, DRAMA|REINO UNIDO|124m
Realizador: John Madden Argumento: Ol Parker, Deborah Moggach Intérpretes: Judi Dench, Bill Nighy, Maggie Smith, Dev Patel, Penelope Wilton, Tom Wilkinson, Celia Imrie, Tena Desae, Ronald Pickup, Ramona Marquez IMDB: 7,5 /10 (3 180 votos)
O filme "O Exótico Hotel Marigold" é uma comédia de 2012 realizada por John Madden com a participação de Judi Dench, Bill Nighy e Maggie Smith. No filme, Dunroamin é um lar de idosos em Bangalore (Índia) onde os seus trabalhadores de diferentes idades, tentam oferecer aos residentes do lar o maior conforto possível. O filme é adaptado do livro de Deborah Moggach.
Já reformados, sete ingleses (Bill Nighy, Maggie Smith, Judi Dench, Tom Wilkinson, Penelope Wilton, Celia Imrie e Ronald Pickup) são aliciados a viver o resto dos seus dias num sumptuoso hotel na Índia.
Uma vida luxuosa a um preço acessível, segundo a agência que lhes vende o pacote. Porém, lá chegados, descobrem que o antigo palácio, agora transformado Hotel Marigol, já não tem o esplendor do passado.
Desiludidos e sentindo-se enganados, os sete revelam algumas dificuldades em adaptar-se a uma cultura totalmente diferente da sua. Porém, será ali mesmo, com a preciosa ajuda do jovem indiano Sonny (Dev Patel), que cada um descobrirá que não existe idade limite para redescobrir a alegria de viver.
Uma comédia romântica realizada por John Madden ("A Paixão de Shakespeare", "O Capitão Corelli"), que tem como base o best-seller da escritora e argumentista inglesa Deborah Moggach.
SALMON FISHING IN THE YEMEN M12|COMÉDIA, DRAMA, ROMANCE|REINO UNIDO|111m
Realizador: Lasse Hallström Argumento: Simon Beaufoy, Paul Torday Intérpretes: Ewan McGregor, Emily Blunt, Amr Waked, Catherine Steadman, Tom Mison, Rachael Stirling, Kristin Scott Thomas, Tom Beard, Conleth Hill IMDB: 7,0 /10 (1 597 votos)
O filme "Salmon Fishing in the Yemen" é uma comédia britânica sobre uma mulher que vai ajudar um Sheik a construir um viveiro de salmão inglês no Iémen, facto que é aproveitado pelo governo inglês, ao mesmo tempo que as relações amorosas dos envolvidos vão sendo postas em causa. O filme conta com os atores Ewan McGregor, Emily Blunt e Amr Waked nos principais papeis.
No filme "Salmon Fishing in the Yemen" um perito em pesca (Ewan McGregor) é abordado por um consultor para ajudar a pôr em prática a visão de um xeque de trazer o desporto da pesca para o deserto e embarca numa viagem de fé e pesca, para provar que o impossível é possível.
O filme é realizado por Lasse Hallström ("Chocolate", "Gilbert Grape"), com argumento de Simon Beaufoy ("Quem Quer Ser Bilionário?").
TERRAFERMA M12|DRAMA|ITÁLIA|88m
Realizador: Emanuele Crialese Argumento: Emanuele Crialese, Vittorio Moroni Intérpretes: Filippo Pucillo, Donatella Finocchiaro, Beppe Fiorello, Mimmo Cuticchio, Martina Codecasa, Tiziana Lodato, Claudio Santamaria, Filippo Scarafia, Francesco Casisa IMDB: 6,8 /10 (588 votos)
O filme "Terraferma" é um drama sobre a imigração clandestina, uma realidade recente que se intensificou com as revoltas no mundo árabe e as vagas sucessivas de imigrantes na ilha italiana de Lampedusa, claro que aqui neste filme não se esqueceu da morte de muitos que não chegam a ver terra firme e a sonhada vida na Europa. O argumento tem por base a verdadeira história de Timnit T., que protagoniza Sara.
Filippo (Filippo Pucillo) tem 20 anos e nunca saiu de Lampedusa, a pequena ilha onde nasceu. O pai desapareceu dois anos antes, deixando viúva sua mãe Giulietta (Donatella Finocchiaro). O avô ensinou-o a respeitar o mar de forma a sobreviver através da pesca e a viver apenas daquilo que a Natureza lhe podia dar.
Giulietta, porém, quer que o filho tenha uma vida diferente e seja poupado ao destino daquela gente. Por isso, com o subsídio estatal para abater barcos velhos, almeja reconstruir a sua vida no continente, em terra firme.
Mas Filippo não quer destruir o barco do pai e tenta convencê-la a usá-lo para passear turistas durante a época balnear. Certo dia, durante uma expedição de pesca, Filippo e o avô deparam-se com um barco de um grupo de imigrantes africanos.
Entre estes encontra-se Sara (Timnit T.), uma mulher em fim de gravidez com um filho pequeno, que levam para casa, aos cuidados de Giulietta. E é assim que, sem o saberem, os três se tornam cúmplices de um novo crime: "ajudar e instigar a imigração ilegal".
Realizado por Emanuele Crialese ("Respiro", "A Porta da Fortuna") e rodado na ilha siciliana onde tinha sido filmado "Respiro" em 2002, um filme sobre a difícil vida dos pescadores pobres e dos imigrantes ilegais que todos os dias se esforçam por chegar à Europa. O argumento tem por base a verdadeira história de Timnit T., que protagoniza Sara.
Este artigo tem mais de um ano
Bons filmes! O Battleship cheira-me a Independence Day e Transformers style, etc…
Deve valer pelos efeitos especiais, pelas boazonas, e no fim, os U. S. of A. salvam o mundo de uns desgraçados quaisquer.
Capitães de Areia, estou curioso. Uma obra singular do grande Jorge Amado, o filme deve ter a sua piada!
Bom artigo, como de costume!
A curta do assim assim esta muito muito boa ! O guião esta excelente 😉
Estou a espera de ter um tempo para ir ver o filme 🙂
Arruma o juízo, respeita os disparates, evita velhos inconvenientes, não chegues tarde às asneiras, faz os trabalhos de cama, estuda as más companhias, come a secretária, agasalha uma peça de fruta, faz um estranho e não venhas no teu quarto.
https://www.youtube.com/watch?v=nrWaEk9Qh7Q
A minha namorada é que me puxou para ver o Battleship (por causa da Rihanna) e no final disse toda contente que foi melhor do que esperava. E eu entretive-me com um filme cheio de efeitos especiais. Que mais se pode pedir?