Silverlight 2.0
Segundo informações veiculadas por alguns órgãos oficiais da casa de Redmond, a Microsoft lança hoje a versão final do Silverlight 2.0.
Microsoft Silverlight é a resposta da Microsoft à evolução dos plugins, estes causaram alterações profundas no modo de navegar. Os mais cépticos rotulam a nova tecnologia como “concorrência” ao Adobe Flash, o mais entusiastas apelidam como a nova geração de “veículos” multimédia ao serviço dos browsers.
O anúncio deverá ser feito pelo vice presidente da .NET Developer Division, Scott Guthrie. Como referimos aqui, o Silverlight 2.0 para Windows e Mac OS X, é substancialmente diferente da versão 1.0, esta nova versão inclui uma versão multi plataforma e multi-browsers do .NET Framework.
O Silverlight permite que os programadores criem aplicações utilizando linguagem .NET, como por exemplo JavaScript, IronPython e IronRuby. O Silverlight 2.0 também possui um framework baseado em WPF (Windows Presentation Foundation) para desenvolvimento de ferramentas web e para suporte a serviços tipo REST, WS*/SOAP, POX, RSS e ainda serviços HTTP padrão.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows/Mac Download [win]: Microsoft Silverlight 2 2.0.31005.0 RTW [4.63MB] Download [mac]: Microsoft Silverlight 2 2.0.31005.0 RTW [7.13MB] Homepage: Silverlight
Este artigo tem mais de um ano
Como não funciona em linux, não deve ser usado aliás enquanto a M$ não mudar de filosofia, nada deles deve ser usado, e acreditem pela boca morre o peixe.
Windows Mobile 7?
http://microsoft.blognewschannel.com/archives/2008/01/06/exclusive-windows-mobile-7-to-focus-on-touch-and-motion-gestures/
@Nuno José
Concordo, mas apenas em parte, o Moonlight (http://www.mono-project.com/Moonlight), está a ser desenvolvido pela Novell com o consentimento da Microsoft para Linux. Creio neste caso será de todo o interesse para a microsoft que o Silverlight, seja usado em o maior número de plataformas, mesmo se tratanto de linux. Agora se me perguntares que preferes qual preferes que tenha mais utilização, entre Flash e Silverlight, eu prefiro o Flash sem dúvida.
Ainda não experimentei programar “nisso”, mas a minha opinão é de que, a nível de quem usa (não de quem programa) ainda tem de amadurecer, lançaram para o público demasiado cedo, já vai na versão 2.0 e ainda falta tanta coisa… (principalmente na filosofia e novidades)
Não consigo é deixar de adorar o logo do silverlight 🙂
Vou ver se um dia destes instalo o plugin para o monodevelop e faço qualquer coisinha em moonlight 😀
Não é por não gostar da Microsoft, mas acho que esta se devia dedicar ao que sabe fazer bem, e não se devia concentrar no que não domina… Acaba por perder tempo que podia ser usado a melhorar os SO’s; o IE, q precisa de mta reformulação, etc…
oh nao! a isto chama-se um cancro!!!!
ainda por cima nao suportado em linux.
com certeza o Silverlight é um potente concorrente concorrente do Flash, a interoperabilidade entre XAML (XML da Microsoft) e as linguagens .NET é fantástica. Para quem conhece alguma linguagem .NET como C Sharp ou VB.NET fica fácil construir páginas com Silverlight. A Macromedia que se cuide.