Os atalhos de teclado do Windows 8
A chegada da versão de testes para os consumidores do Windows 8 veio relançar o interesse de todos sobre o mais recente sistema operativo da Microsoft.
Esta versão está muito próxima do que será a final e a própria Microsoft incentiva os utilizadores a testarem-na para que sejam descobertos problemas, levando a que a versão final seja ainda mais perfeita.
Provavelmente muitos de vós descarregaram já esta versão e instalaram para que a testassem e vissem o que futuro que a Microsoft prepara para os seus sistemas operativos e para as interfaces de utilizador.
A interface Metro é a grande novidade deste sistema operativo e muitos especulam que será a principal a ser disponibilizada na versão final.
Uma vez que é um novo sistema operativo existem também outras novidades na interface. Para vos ajudar a usar melhor e a conviver melhor com as novidades apresentadas, deixamos abaixo a lista de atalhos de teclado que a Microsoft disponibilizou de forma oficial.
- Tecla Windows – Traz para destaque o ecrã principal da interface Metro. Podem aí começar a escrever o nome da aplicação que pretendem usar, tal como o fazem no Menu Iniciar do Windows 7.
- Win + B – Muda para o Desktop classico e selecciona a área de notificação.
- Win + C – Chama para o ecrã o menu Charms, onde podem pesquisar, partilhar e alterar as definições.
- Win + D – Muda para o Desktop classico do Windows.
- Win + E – Lança o Explorador de Ficheiros, na zona O Meu Computador.
- Win + F – Chama o ecrã de pesquisa de ficheiro da interface Metro.
- Win + H – Abre o painel de partilha do Metro.
- Win + I – Abre o painel de Definições, onde podem mudar as definições para a aplicação actual, do volume, das redes sem fios, desligar e ajuste do brilho.
- Win + J – Muda o foco entre aplicações Metro coladas.
- Win + K – Abre o painel de dispositivos (para ligar um projector ou outro dispositivo).
- Win + L – Bloqueia o PC e volta ao ecrã de bloqueio.
- Win + M - Minimiza todas as janelas de aplicações no Ambiente de Trabalho.
- Win + O – Bloqueia a orientação do dispositivo.
- Win + P - Permite a escolha entre ecrãs disponíveis.
- Win + Q – Abre o ecrã de pesquisa de aplicações Metro.
- Win + R – Muda para o Desktop classico e mostra a caixa de execução (Run).
- Win + U – Muda para o Desktop classico e mostra o Ease of Access Center.
- Win + V – Alterna entre toasts.
- Win + W – Chama o ecrã de pesquisa de Definições Metro.
- Win + X – Lança o menu Iniciar.
- Win + Y – Permite espreitar o Ambiente de Trabalho.
- Win + Z – Abre a barra da aplicação para a aplicação Metro actualmente em utilização.
- Win + Seta Cima / Baixo – Move os tiles para a Esquerda / Direita.
- Win + Tab – Abre o menu para alternar entre aplicações Metro.
- Win + , (virgula) – Aero Peek no desktop.
- Win + . (ponto) – Cola a aplicação Metro em utilização a um dos lados do ecrã (Lado direito)
- Win + Shift + . (ponto) – Cola a aplicação Metro em utilização ao lado oposto do ecrã (Lado esquerdo)
- Win + Espaço – Muda o idioma de input e o layout do teclado.
- Win + Shift + V – Alterna entre toasts, de forma inversa.
- Win + Enter – Lança o Narrator
- Win + Teclas de Setas– Switch to the (classic) Windows desktop and enable Aero Snap
- Ctrl+Tab - Lança todas as aplicações listadas no Start Screen
- Ctrl+F1 - Minimiza / Maximiza a ribbon no Windows Explorer
Agora que estão apresentados todos os atalhos de teclado do novo Windows 8 esperamos que a adaptação à interface Metro seja um pouco mais simples.
Muitos desses atalhos são já conhecidos de outras versões do Windows, o que facilita ainda mais a adaptação. As funções são as mesmas logo é lógico que o atalho se mantenha.
Caso tenham conhecimento de outros atalhos específicos do Windows 8 pedimos que os deixem nos comentários para que os possamos adicionar a esta lista.
A pergunta que se impõe, agora que já passaram duas semanas desde a disponibilização da versão Consumer Preview do Windows 8, é se já a testaram e se já se conseguiram adaptar à interface Metro e à sua forma de disponibilizar a informação e funções.
Homepage: Windows 8 Consumer Preview
Este artigo tem mais de um ano
Não consigo de forma alguma habituar-me a este Windows.
Ainda bem que testei numa máquina virtual… Um amigo meu instalou e arrependeu-se.
Também não me acostumei….. acredito que mesmo no modo Desktop, deveria ter o menu Iniciar……
Mas está praticamente igual 😐
Só o menu iniciar “não existe”, mas até isso eu pouco ou nada uso no windows actual.
É só fazeres download desta aplicação “Starmenu 8” e tens o menu iniciar, rapido e eficaz. Ficas basicamente com o aspeto total do windows 8, acedes na mesma ao metro, se assim o desejares.. e as vantagens é que tens bem mais performance do que no windows 7 🙂 … Tenta 😉
*aspeto total do windows 7
Existe uma opção para retirar o Metro e funcionar apenas como Windows, com menu Iniciar, etc etc…
Leva um pouco a criar o hábito de encontrar as coisas agora noutro local e de outra forma.
Nesta versão foi retirada a possibilidade de poder usar a interface tradicional com o botão start antigo.
Parece-me que assim deste jeito vou ter de suportar uma desempenho mais pesado. Alguns aplicativos do SO demoram muito tempo a arrancar. Um caso típico é o IE10 em relação ao Firefox que testei.
A estabilidade foi um dos pormenores que saltou à vista. Nunca tive uma quebra de desempenho depois dos programas arrancarem nem ecran azul.
A ver vamos…
Penso que o windows 7 vai permanecer na minha maq. tanto tempo qt o windows xp =) e sem arrependimento….. os dois melhores windows já feitos 98 SE, xp e 7…. em cada um bom sai sp 2 maus, penso que o 8 vai manter se na tradição da microsoft =)
corrijo os 3 melhores e não 2 melhores =)
Eu quando volto ao Windows 7 é que atrofio… de tao habituado que estou ao windows 8 mas mantenho o Win7 só por causa do BattleField 3
Mas já estou muito adaptado ao MetroStyle
Então o MetroStyle, mesmo para utilização com rato e teclado, é produtivo?
se estiveres habituado msm sem atalhos do teclado… eu como atalhos só uso a tecla windows ou o atalho para procurar ficheiros em Metro Style ou então para pesquisar dentro das apps em metro style
Eu acho produtivo… mexo muito mais rapido com o win8 do que com o win7 custa um bocado ao inicio… mas depois é sempre a andar…
Sim, claro que leva tempo a habituar, mas não é um bicho de sete cabeças como as pessoas dizem.
Pelo menos para mim nao foi… então utilizando o rato sabendo onde estão as coisas é extremamente rapido… na minha opinião… eu já nao consigo voltar facilmente à ideia do Windows7 estou tão habituado à rapidez de trabalho do Win8 mesmo no metro style
Claro eu andei os primeiros 2/3 dias a passo de caracol… mas dps quando mais o utilizava mas rapido eu ficava…. penso que é o que vai acontecer à maioria dos utilizadores… mesmo aqueles contra o Metro UI
O MetroStyle não foi construído para ser usado com rato/teclado. Por isso não poderemos ser exigentes ao ponto de dizer mal do SO nesta situação.
Mesmo assim acho que está muito bem conseguido… para os users que nao tem touch screen.
Simples de usar e rapido… com o rato e teclado no metrostyle trabalha-se muito bem….
Pelo menos é a minha opinião
É mesmo uma questão da habituação.
Eu no inicio andava mesmo perdido dentro do sistema, mas depois comecei a perceber o funcionamento e agora não quero outra coisa.
No entanto, a tecla Windows é-me essencial. Não consigo atinar com o atalho “invisível” do Start Center no canto if esq. do ecrã… Parece que o modo de abertura muda sempre que se lá vai e não consigo arranjar um “movimento padrão” para que sempre que clico, ele abra.
O que eu acho que deveria ser feito, era uma melhor integração da interface “desktop” com a interface Metro. Os botões, as cores etc. podem ser todos modificados (como se de um tema se tratasse), tornando o sistema muito mais coeso e homogéneo, pois a interface Metro e o Windows Aero não combinam de todo.
com tantos atalhos fica-se baralhado :S:S LOL
Não é que eu costume ter problemas de adaptação a novos ambientes de trabalho, mas desta vez já não me senti “em casa”… creio que neste momento os ambientes em que me sinto mais “em casa” é o KDE e o Windows 7/Vista… o Windows 8 tornou algumas coisas mais práticas, e melhorou o desempenho nalgumas situações, é verdade, mas também complicou as tarefas que anteriormente eram mais básicas… Por este andar o Windows 8 vai ser mais um “Vista”… muita coisa mudou e ninguém tem tempo para se habituar a tantas mudanças… e por este andar também vou para o Linux de vez… já nada me impedia, mas com esta situação começo mas é a ser “impedido” de usar Windows…
PS: mas claro, esta é a minha opinião pessoal, cada um sabe de si… eu cá já tomei uma decisão…
O Windows 7 também trouxe muitas coisas novas face ao Windows XP, e os utilizadores adaptaram-se às novas funcionalidades e ao novo design, apesar de que é um design melhorado do que o Windows XP tinha.
No Windows 8 será a mesma coisa, a adaptação será um pouco mais longa certamente, mas as novas funcionalidades e os grandes melhoramentos do sistema irão superar as controvérsias à volta do Metro UI.
Apesar de também não ser o maior adepto do Metro UI no Windows 8, o Metro certamente a longo prazo irá fazer mudar muitas mentes. O Metro UI dá uma imagem mais organizada do nosso ambiente de trabalho e uma forma muito melhor para organizar-mos os nossos programas, jogos e ficheiros / pastas.
A adaptação vem com o prolongado uso.
Também os gestores de redes diziam o mesmo quando saiu o Windows Server 2008. Muita coisa mudou no WS08, apesar de ainda haver muitas empresas que usem o Windows Server 2003, as que passaram para o Windows Server 2008, ao longo do tempo de uso, ficaram a conhecer onde as coisas ficavam e como funcionavam as novas ferramentas, etc.
As pessoas estão a ligar mais ao visual do que às novas funcionalidades e às novas grandes melhorias.
De que interessa um sistema ter um design que todos gostam, se o sistema for um “fail”?
Este windows 8 está brutal, com o descktop tradicional faço tudo o que faço com o windows 7. O metro style é simplesmente brutal, lindo e muito muito funcional, dá para fazer pin to start a pastas e todo o tipo de programas, estou curioso para começar a ver as minhas aplicações favoritas feitas para o metro, acho que tem muito potencial. O search está muito bom tudo o que pesquisei foi encontrado. A maneira que está feito a mudança de aplicações e voltar ao home com o rato esta muito boa, muito bem pensado por parte da microsoft. Apesar de todos os defeitos que esta versão tem e, de ter de estar a usar as aplicações de desktop, só tiro esta versão do windows 8 para a versão final.
Esqueci de referir a minha funcionalidade preferida, a instalação e desinstalação de aplicações, a instalação de aplicações metro é em apenas um click, a desinstalação de aplicações(versão descktop e metro) que estejam afixadas no metro é tão simples como click com o botão direito e escolher a opção desinstalar, brutal! Como é possível a malta dizer que a interface é complicada. Na minha opinião este S.O. para mim vai ser o melhor que a microsoft já fez.
impressionante…,
o melhor q a microsoft já fez, e mesmo assim é mau!…, haja orgulho em manifestar tão pouca exigencia!
não digo que seja o melhor, mas porque acha que é assim tão mau?
Mesmo assim é mau? lol.
Tanto tecnicamente, como em questões de usabilidade, é claramente o melhor sistema operativo para o utilizador comum.
Não percebi o teu comentário, e sinceramente acho que nem tu sabes porque o disseste, visto que nem te deste ao trabalho de argumentar.
O Lourenço cheira-me a fanboy da Apple e, muito provavelmente falas sem saber o que dizes, coitado, argumenta lá as tuas afirmações.
as aplicações metro são apenas pedaços de html+javascript. duvido que vás ter muitas apps assim LOLOL
Eu jogo battlefield 3 no Windows 8 Com uma AMD RADEON HD 6450 OC de 1GB DDR3 jogo em Full HD nas configuraçoes medias a unica coisa que noto no jogo e um ligeiro lag no som de resto nada
Tenho tido o Windows 8 a correr na minha máquina desde o dia em que foi lançado e acho que está formidável em termos de desempenho. Não só está bastante mais leve como é bem mais rápido que o Windows 7 a arrancar. Também não tive grandes dificuldades a adaptar-me à ausência do menu “Iniciar” e ao interface “Metro”. No entanto, na minha opinião a Microsoft devia separar as águas e lançar uma versão “Metro” para dispositivos como tablets e smartphones e outra com o interface tradicional para desktops e laptops, pois tenho consciência que a maioria dos utilizadores vai ter bastantas dificuldades a adaptar-se a este sistema hibrido. Neste já tenho o windows 7 instalado na minha máquina novamente, mas apenas porque sendo uma versão beta, o Windows 8 ainda tem algumas incompatibilidades com alguns programas e igualmente alguns bugs que certamente serão corrigidos. Só o desinstalei por isso mesmo, senão ainda estava a trabalhar com ele. Não sei se será o “flop” que muitos insistem, porque tem realmente potencial para se tornar no melhor sistema que a Microsoft já lançou. E olhem que sou um fã assumido do Windows 7, o que é dizer pouco…
Concordo plenamente contigo Paulo C. eu mantenho-me a usar o Windows8 para tudo até que nao encontrei grandes bugs ou incompatibilidades com programas que me obrigassem a voltar para o Win7, mas continuo com o Win7 instalado apenas para jogar BattleField 3 pois ainda não me perdi tempo a sacar as drivers da ATI. Mas todos os outros jogos Call of Duty BO, MW2, MW3 correm na perfeição com as Drivers BETA da ATI no Windows8 por isso agr é esperar pela versão final…
também concordo contigo, deveria de existir 2 versões. acho que não faz sentido usar este novo design num computador que não seja suportado touchscreen.
instalei em dual-boot, a para já posso dizer que gostei muito desta versão… iniciar e desligar muito mas muitooo mais rápidos em relação ao win7, muita fluidez, e até um certo aumento de autonomia da bateria do portátil…
Para quem testar o win 8 em cima do hardware, mas sem apagar fazer partições/fazer upgrade/formatar a maquina, aqui fica um post do Scott Hanselman de como criar e instalar o win 8 em vhd.
http://www.hanselman.com/blog/HowToGuideToInstallingAndBootingWindows8ConsumerPreviewOffAVHDVirtualHardDisk.aspx
Fiz isto na minha maquina e funciona na perfeição, mas como ele diz no site: “Works on my machine”, não quer dizer que funcione na vossa 😉
Por muito bom que esteja o windows8, nem tão cedo o irei usar pois não estou disposto a desembolsar muitos € por esse sistema, e ao contrário de muito pessoal,”incluindo os que postaram aqui”, eu não gosto de usar sistemas ,”piratas”, por isso vou continuar a usar o windows7 que veio com o meu pc para jogos e o Linux para trabalhar no dia a dia. Também só uso o Windows para jogos… 🙂
Saiu hoje dia 14/03/2012 novos drivers para Amd e Nvidia RC0/1 com os devidos issues resolvidos que tinha os primeiros que sairam para esta nova versão do Windows so quando chegar a casa e que os vou testar tanto no portatil com Nvidia como no desktop em casa com Amd.
como desinstalo agora esta versao. quero remover e nao sei fazer isso, podiao me dizer como se faz
Instalei o Windows 8, primeiro em dual boot, mas rapidamente percebi que a versão BETA é perfeitamente capaz de correr todas as aplicações que preciso (acrobat pro, photoshop, indesign, ilustrator, revit) Só o autocad teimou em não instalar.
não sinto falta do botão iniciar no desktop, como já não sentia no Windows 7, mesmo que ele existisse. a adaptação foi rápida (num portátil usando teclado e touchpad), e penso que todos aqueles que estranham, rapidamente vão entranhar.
acima de tudo, penso que a nova interface vai abrir verdadeiramente o computador ao consumidor menos experiente, nomeadamente as camadas mais idosas! e considerando que a maior parte da base de computadores instalada é windows, isso pode mudar muita coisa, nomeadamente abalar o actual mercado de tablets (que as pessoas adoram!, mas volta e meia têm de voltar ao pc para qq coisa que não conseguem fazer no tablet…)
O Windows 8 terá a capacidade de colmatar esse problema
a interface metro está bastante bem conseguida, é muito limpa, e cria um ambiente similar em todas as aplicações que permite aos menos experientes navegar facilmente, o que nem sempre se pode dizer das aplicações tradicionais.
e não concordo que o metro seja só útil para touchscreens…
embora ainda não tenha drivers específicos para o touchpad (o que limita as funcionalidades sobretudo em aplicações metro), rapidamente me converti a este novo modo de usar o PC, e já não quero voltar ao Windows 7
Concordo com quem diz que METRO e AERO n casam. mas duvido que a Microsoft trate disso….
o mais certo é que na próxima versão o actual desktop desapareça, ou seja substituído…
e nos entretantos de certeza que haverá montes de gente a fazer temas METRO para o desktop.
Excelente post Pedro Simões , acredita que andava a procura deste tema porque no próximo fim de semana tenho de instalar o 8 , a minha empresa vai ter este SO , portanto como imaginas tenho que me por ao corrente , já se fala em uma pequena formação , mas até quero conhecer o melhor possível este SO .
Cumprimentos
Serva
Caro @alexandre ,
Boa tarde , concordo inteiramente com o que escreveste , penso que uma das armas que este SO vai trazer é a sua total integração smartphones / tablets /portaeis / desktops , são os primeiros a ter este tipo de integração e isto irá fazer abanar o mercado dos tablets , que ainda não têm SOs adultos embutidos , sei que vai haver muitas novidades em Linux , mas para empresas que usem Microsoft não sei se irá pegar .
Cumprimentos
Serva
é óbvio que este windows foi feito a pensar na moda dos gadgets, smartphones, tablets, ultrabooks, etc. tudo menos os PCs, pois aí dominará sempre o teclado e rato.
a única coisa que eu preciso que ele tenha é a barra de tarefas para poder ter rápido acesso a todos os programas abertos em simultâneo e rápida transição entre eles.
o menu iniciar é isso mesmo, um menu para iniciar coisas, pode ser alterado à vontade ou desaparecer e se substituído por algo, não é grave, é só uma maneira diferente.
Quem nao se habitou ao windows 8 é porque nao o quis, instalei, no 1º dia andei um pouco à nora, no segundo dia ja conseguia manejar bem e agora nao conseguiria voltar ao windows7 provavelmente devido a todas as ferramentas que ele dispoe, as aplicaçoes apenas a ocuparem 15% do ecran é brutal. o SO é eficiente, é rapido, o metro só nao é funcional para quem nao quer
Completamente de acordo! Bastante mais rápido que o 7!
Win + X – Lança o menu Iniciar.
Lança o menu Iniciar ?? O que é que é suposto fazer este atalho mesmo ? Aqui não fez nada…
mais uma vez, aparece-me um post do pplware destacado no facebook, que já tem uns meses largos :/
No entanto é óptimo pois não conhecia grande parte dos atalhos, especialmente os mais “novos”.
Bom trabalho 😛
Por norma fazemos isso, repara, temos mais de 20 mil artigos, o tempo vai-os colocando para trás e não quer com isso dizer que esses mesmo artigos percam a validade, apenas estão menos expostos. Usando as redes sociais, podemos mostrar esses artigos e dar a conhecer muitas das vezes novidade a muita gente que nos segue também aí.
Ainda bem que foi o teu caso. 😀
Sou o único que não consegue usar todos atalhos? Será que estou a usá-los incorretamente? (ps: ainda sou novato no w8)
Já agora, existe algum atalho que permita fechar as aplicações abertas?