Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin Beta 1 disponível
Simplesmente Fantástico!
A equipa responsável pelo Ubuntu tem trabalhado arduamente nos últimos tempos de modo a trazer até nós o melhor do Open Source com a disponibilização da versão final do Ubuntu 12.04 Precise Pangolin que está prevista para 26 de Abril de 2012.
Enquanto isso, continuando o ciclos de lançamentos e também de modo a obter algum feedback por parte dos utilizadores, o Ubuntu 12.04 LTS Beta 1 está actualmente disponível (disponibilizado ontem) e são muitas as novidades relativamente ao Ubuntu 12.04 Alpha.
Ao longo dos vários ciclos de lançamento, a Canonical tem levantado o véu sobre aquilo que será a versão final do Ubuntu 12.04 LTS Precise Pangolin Beta 1. Actualmente o Ubuntu 12.04 está na versão Beta 1 e são muitas as funcionalidades incorporadas nesta versão. Uma das principais novidades nesta versão é a Incorporação do HUD, ou Head-Up Display, uma alternativa aos menus tradicionais, que permite resolver um conjunto de limitações dos menus actuais e ligar directamente os utilizadores àquilo que pretendem”.
O HUD funciona em qualquer parte do menu global e permite ao utilizador invoca funcionalidades das aplicações e do sistema. Por exemplo, utilizador pode definir o seu estado numa rede social, efectuar pesquisas na Internet, invocar funções de uma determinada aplicação, etc.
Numa altura em que já se conhece a versão beta do Windows 8, consideram que as funcionalidades que têm vindo a ser apresentadas pela Canonical irão ser suficientes para atrair os utilizadores?
Download: (i386) Ubuntu 12.04 [702 MB] | (amd64) Ubuntu 12.04 [700 MB] Homepage: Ubuntu
Este artigo tem mais de um ano
a mim eram mas ta dificil :X
Pedro ,
Boa noite eu já te ia enviar um email , eu já tenho esta versão desde ontem a noite é o que faz estar de férias .
Avanços muito significativos , o HUD é qualquer coisa de fantástico , gostei também da melhoria que foi feita nas opções da dash quando permaneces com o cursor em cima do ícone dando-te muito mais opções , a pesquisa está com um layout mais inteligente que te permite fazeres menos cliques que nas versões anteriores , e gostei também das alterações feitas ao nível do Unity 2D .
Grandes avanços de facto , se somarmos que começam a estar disponíveis ferramentas que nos facilitam em muito a customização , este Ubuntu 12,04 está a tornar-se num caso muito sério .
Como sabem tenho sido um critico desta interface , mas confesso estar a gostar desta beta 1 , vamos ver como é que as coisas evoluem até a versão final em Abril se não me engano dia 26 mais concretamente .
Quanto a pergunta que fazes eu sou muito suspeito , mas acredito que quem veja um sistema gratuito com todo um conjunto de aplicações igualmente gratuitas com esta qualidade , certamente que pensarão mais que uma vez , a comunidade Open Source está de parabéns .
Tenho notado nos meus colegas de trabalho que sabem que eu uso até no meu portátil Linux , um interesse cada vez mais intenso sobre este SO , já ajudei alguns deles numa primeira etapa a terem o Linux em Dual Boot com o Windows e sei que muitos deles só fazem boot no Windows quando necessitam mesmo de algum programa que eles ainda não sabem como trabalhar em Linux , já lá tenho outros que têm lido os teus tutorias ” Linux para totós” e já não querem outra coisa , o que eles me dizem é que primeiro estranha-se mas depois entranha-se , agora quando têm de estar no trabalho em ambiente Windows só os ouço a praguejar , neste momento existem 2 Sos da Microsoft a coabitarem nos 346 postos de trabalho fixos da empresa XP ( grande maioria ) e Windows 7 , ambos com freezs constantes é por vezes desesperante , a mim a malta da TI não me restringiu os poderes de administrador , estava sempre a partir-lhes a cabeça , alguns são mesmo calões , coisas básicas como fazer updates de browsers ou até mesmo do antivírus alocado na maquina , não o fazem pura e simplesmente , consequência ainda existem pessoas que usam o IE 6 , bom sem comentários , senão na segunda feira se eles lêem isto ainda me chateiam .
Cumprimentos
Serva
Como é que abro o HUD? O alt não me abre nada.
a mim está a funcionar. atenção que há aplicações como as definições do sistema que não tem menu, ten que experimentar no firefox ou no nautilus.
nem no firefox nem no nautilus em lado nenhum nem no alt+tab tenho as janelas a rodar e está tudo atualizado. o launcher estava fixo já o coloquei a esconder-se por isso deve-me faltar algo.
Continuo a não gostar da barra lateral, preferia a versão LTS vou experimentar o kubuntu.
Devo ser só eu o maluquinho da Tech , está tudo a ver o futebol ????
O pessoal já volta 🙂
Lá vai o reboot da praxe para voltar ao jardim sem muros para ver o hud em funcionamento
Está fabulastico
Serva
Eu hoje quase que te passava um cartão vermelho imperdoável a noticia tardia desta Distro .
Abraço
Serva
Foi só uma questão de agendamento. O artigo já está pronto deste ontem.
Está fantástica esta versão beta de facto , hoje os SOs Linux para além de uma dinâmica difícil de igualar pelas grandes corporações aonde deve (suponho) imperar a burocracia e os AMÉNS de todos os departamentos ,a comunidade Open Source consegue estando distante uns dos outros trabalhar melhor e com uma criatividade assinalável , a 7 anos quando comecei com o Linux instalei um CD que vinha com uma revista de informática Portuguesa que eu comprava todos os meses e instalei em primeiro lugar a Suse não me recordo qual a versão e já na altura fiquei muito admirado porque estava a espera de algo muito mau , a minha curiosidade levou-me a ir cada vez mais longe , a época se te lembras a Internet em Portugal estava a dar os primeiros passos e a informação existente ainda era muito pouca e os custos por ligação RDIS eram altíssimos , aliás essa panorama era igual também quase em todo o mundo a Internet disparou de facto a partir mais ou menos dessa altura e quando surgiu as primeiras ligações de banda larga o nr de paginas e informação passou a ser exponencial , eu fui um felizardo porque na altura a TVCABO , quando surgiu a zona aonde morava na altura foi das primeiras a ter esse serviço , depois foi o Ubuntu que veio democratizar o Linux , ainda me lembro das discussões acesas entre os puristas e os que queriam de facto um Linux que pudesse ser mais massificado , eu optei na altura pelo Ubuntu , entretanto a comunidade cresceu muito e com a Gnome foram anos fantásticos de progressos .
Hoje temos de tudo um pouco , os puristas já não se fazem tanto ouvir mesmo assim ainda existem os adeptos que para cada pacote instalado o deveríamos compilar , são visões que respeito , mas que a comunidade soube dar uma resposta a altura , essa democratização devemos muito a Canonical que tem tido este target sempre em mente .
Aceitem os meus sinceros cumprimentos
Serva
estou a instalar agora. Tenho vindo a reparar neste bug
https://bugs.launchpad.net/unity/+bug/773197
já me tem vindo a chatear desde o inicio do unity. alguém reparou se já está resolvido?
Boas,
Esta versao como vai funcionar com os pcs que nao tem aquele tipo de grafico “alternate… ” ?? nas versoes 11.04 e 11.10 eu nao as consigo correr no meu acer 5732z porque a imagem fica toda preta…
Boas
pelo menos no meu Samsung np300v3a-s04pt também tinha ecrã a piscar no boot e não arrancava devido ao SandyBridge, agora tenho instalado, e corre tudo bem, porque eles (Kernel>Intel) já resolveram incluir o R6 patch no proprio kernel. Desta vez, estão de parabéns.
humm ok entao vou testar. Obrigado
Tenho o mesmo portátil e estou tentado em por esta nova versão do Ubuntu.
As function keys funcionam bem?
O mesmo acontece comigo, se voce já tiver uma solução por favor me ajuda. o meu notebook e acer 5732z também.
valeu.
veja e isso eu não entendi.
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Notebooks/Acer-4736z-5752-instalar-ubuntu
é melhor esperar pelo Kernel 3.4 final, talvez melhor esta situação com o SandyBridge.
Instalei o ubuntu no meu pc com dual boot e visto que sou novato nisto. Visto que tens um portátil igual ao meu podes me indicar alguns passos sobre o que posso fazer para usufruir ao máximo deste SO?
Vou esperar pela versão final pois não tenho máquina para testar. E recuso-me a usar máquina virtual… é demasiado lento.
Estou à espera do Pangolin. Pelo que vou lendo e acompanhando por essa internet fora parece ser um sistema que vem mais fluído. Espero que sim pois a minha conversão ao Unity não tem sido pacífica mas já me rendi. Espero não ficar desiludido.
Estou a gostar bastante do Pangolin. Depois de tantos anos com o disco partido ao meio com Ubuntu/Windows, sinto-me cada vez mais tentado a romper definitivamente com o Windows…
Tal como imaginei o Unity vai dar frutos e quem usa e abusa do linux é que vai sair a ganhar, aposto que daqui a 2 anos vamos ter o open source a rebentar por tudo o que é pc..
Continuo a não gostar do unity.. Mas verdade seja dita o Unity está muito melhor e a canonical está de parabéns por criar mais uma excelente alternativa ao gnome e ao kde.
Vou esperar pela versão final do Ubuntu 12.04.. Até porque o meu 10.04 LTS ainda está ai para as curvas e a deixar o pessoal curioso quando veem o velhinho amd turion a dar cartas.. Não faz nada de especial mas com as brincadeiras do Compiz é suficiente para convencer a malta a experimentar.. 😀
Agora sim está quase “perfeito”. Para mim o maior defeito do Unity era o “zeitgeist” que “bisbilhotava” tudo. Agora com a ferramenta “Privacy” podes controlar tudo o que “activity log manager” pode fazer. Nas versões antigas a única coisa que se podia fazer era apagar manualmente o activity.sqlite e reiniciar o daemon do zeitgeist. E o pior e que não dava para desligar o zeitgeist sem afectar o resto do sistema.
Agora temos mais controlo, e não é preciso “tweaks” 🙂
Também gostei do HUD. Ele tem muito potencial. Faz me lembrar “search menu” utilizado no Blender (versão > 2.5). Esse tipo de “menu de pesquisa” aumenta muito a produtividade. Principalmente em programas com extensos menus.
Sem dúvida , a produtividade saiu muito beneficiada com esta nova funcionalidade , hoje de manhã já o bichinho começou logo a roer e já andei a dar umas voltinhas , agora a minha maquina de testes passou a ser um quad core , que era a minha antiga maquina , agora vou ter um pouco mais de dificuldade em perceber se as Distros são mais ou menos pesadas , só posso avaliar pela carga no Cpus e pela ram consumida .
Cumprimentos
Serva
Boa tarde ,
Esta Distro não está colocada na Distrowatch , aqui fica o Link , vou experimentar agora .
http://www.sourceslist.eu/blog/habemus-gnomint-2/
Cumprimentos
Serva
Infelizmente enquanto não houver um Ubuntu, ou outra distribuição linux que como padrão já utilize a tecnologia Optimus da Nvidia no meu Asus 1215n, não poderei instalar linux. É que assim apenas aproveito metade da capacidade do meu portátil tem.Sei que existe algumas alternativas, mas sinceramente alem de complicadas de instalar nem sempre funcionam, tal como o Bumblebee e o Ironhide. Tive a experança que o novo Ubuntu resolve-se esta situação, mas pelos vistos não, como tal terei que aguardar mais algum tempo, isto se algum dia irá haver suporte para este tipo de netbooks. Fora isso excelente artigo para divulgação de um excelente sistema operativo em constante inovação
Cumpriments
gostaria de reportar um bug no ubuntu 12.04
Quando desliga, suspende, reiniciar, encerra sessão mostra uma tela muito estranha, no notebook SIM+ 1455…. isso começou depois da versão 10.10…
https://www.youtube.com/watch?v=Mn0qD-At7oU&feature=youtu.be
Eu sou grande fã do Ubuntu, apesar de não ser grande fã do Unity, começo a entender o seu potencial.
Costumo, principalmente em casa, usar sempre o linux para uso pessoal
Infelizmente, durante anos os nossos governos promoveram os softwares Microsoft, impondo tanto a nível do Programa da disciplina como promovendo manuais no mesmo sentido, pelo que… faz parte da minha profissão ensinar o que me pedem para ensinar…
Penso que algo está para mudar, pelo que este governo já proibiu as escolas de comprarem licenças, o que me parece um grande passo para o Open Source… claro que foi com fins economicistas mas pode resultar ^^
A meu ver, se ensinarmos os nossos jovens Linux e o software com ele adjacente, o mais certo é elas usarem essas ferramentas no futuro e não deixa-los ainda mais monopolizados pelo sistema actual
Eu ainda encontro algumas ferramentas nas plataformas Windows quase insubstituíveis ou mal substituídas noutras plataformas
Acho que o ideal seria a criação de um SDK que conseguisse impor-se ao VS e partir daí…
já sei que vão colocar-me aqui uma lista enorme de alternativas….. mas…