PplWare Mobile

MEO lança novos routers Fiber X7 e FiberGateway WiFi 7 made in Portugal

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. lol says:

    E retirarem a saída do cabo coaxial para forçar os clientes a instalar a app para ver TV.

    • Ze says:

      Tens muito mais vantagens de usar a app do que o coaxial, por isso, deixa-te de disparates.
      A promessa deste router é melhorar o Wi-Fi principalmente para quem tem pacotes de 10gb. O resto é usar o router da geração anterior

      • Aziado says:

        Nem todas as televisões permitem a app. Mesmo nas Smart TVs, só as de 2023 para a frente é que a app, está disponivel.

      • Manuel da Rocha says:

        E pagar 6000 euros pelos equipamentos novos, que gastam 70000%, mais electricidade, além de 800000 a 60 milhões de euros, “doados” em serviços, para a operadora, por usar a app e levar com 600000 biliões de empresas publicitárias, a sacar dados?

      • Ok says:

        Não digas tu disparates. Desde quando as TVs de casa têm todas oportunidade de instalar a APP da MEO???
        Em maior parte tem a box da operadora TV e o resto é coaxial.
        Sabes lá o que dizes

    • Aziado says:

      A falta de uma saida RF, é só ridiculo. Mas mais ridiculo ainda, é não colocarem uma saida RF, mas colocarem duas portas FX, de telefone fixo, quando já ninguém usa uma, quanto mais duas.
      E lançam 2 routers, quando só o X7 bastava. Visto que o outro, ridiculamente, faz 2500Mbps de download, mas está limitado a 1250 Mbps de upload.
      Coisas à Altice Labs.

    • Joao Ptt says:

      Será que voltaram ao aparelho separador de sinal de TV da fibra para o transmitir para o cabo coaxial antes do modem?

      Aqui tenho o separador de sinal separado do modem e mesmo quando ontem o modem deixou de ter Internet, telefone fixo e televisão através da box, os canais televisivos por cabo coaxial continuaram a funcionar sem problemas (quer dizer, a CNN Portugal pareceu deixar de dar durante algum tempo, mas os restantes estavam a funcionar).

      Por mim também separavam o sinal do telefone fixo antes do modem, assim mesmo que o modem avarie ou exista algum problema com a Internet, o telefone fixo continuaria a funcionar para se conseguir telefonar a reclamar. De qualquer das formas no modem não dá para fazer nada de útil como sei lá: bloquear/ autorizar números de telefone, etc. Se for possível terá de ser feito no telefone em si, que normalmente tem de ser comprado à parte que os dos operadores não costumam ter nada disso.

    • frogisdead says:

      Atualiza-te, com FTTH a 100Gbps tens tv pela internet tão em direto como por RF e excusa-se de usar cabos e mais cabos, poupa-se espaço nas ruas, etc

      Evoluam…atualizme-se, é por malta que não quer deixar o RF (e outras atrasidices mentais ou peças de museu) que temos uma das internets mais lentas da Europa qui sa do Mundo. Embora em casos pontuais até se atinge velocidades idênticas a Noruegas e Suécias, mas é só para uns é?

      Deve ser só para Montenegros e amigos? Então e o resto da população?
      Votam no Chega é? Pensam que um pateta venturado que vive na Gare do Oriente não tem já internet de 10 ou 100Gbps? Cambada de burrinhos este povo tuga de 3 neurónios e 2 estão de folga.

    • Dinis Domingos says:

      Tudo a queixarem-se do co axial… Então as vossas tv não têm entrada RF?

  2. PTO says:

    Eles lançar, lançam, mas se alguém lhes pedir para trocar o velho que tem em casa por esse eles fazem um manguito. Eu ainda tenho o mesmo FiberGateway há mais de 5 anos. E a meobox deve ter ainda mais.

    • Joao Ptt says:

      Provavelmente terá de pedir o modem/ router novo em uma renegociação do contrato para estender o mesmo por mais 2 anos… aqui tentaram meter mesmo sem eu querer, mas recusei porque já mexi em modems mais recentes em casa de outras pessoas e não gostei nada (este aqui da notícia ainda não, mas suponho que seja mais uma porcaria).

    • Manuel da Rocha says:

      Tenho esse desde 2014. Na altura era novidade.
      Na última renovação, queriam 165 euros, para trocar pela versão 5, destes… e 280 pelo WIFI6. Como a linha aqui não passa dos 30mbps, não me faz diferença. Pago 10gbps, para qualquer router, na rua, não passar dos 30mbps. Coisas maravilhosas de operadoras que usam o “até”, tendo centrais com 600%, das capacidades pensadas. É que 99,999999%, dos clientes, não usam 1%, daí ser fácil pagar 10gbps mas, só 1, em cada 5 milhões, chega aos 2gbps.

    • Dinis Domingos says:

      Com paciência consegues trocar eu consegui…

    • Marcelinho says:

      Para trocar foi o cabo dos trabalhos andei um mês a ligar para o apoio do cliente , que aceitou trocar , mas depois a parte técnica , os que vêm cá a casa recusavam, já estava quase a mandá-los á m…e depois de ameaças , um belo dia telefonam-me a dizer que vinham cá no dia seguinte …ser educado com esta gente não resulta , há que ser bruto…

  3. Ricardo says:

    E as desvantagens? Um router que retira a possibilidade de ter tv por RF, mas que palhaçada.

  4. Maria João says:

    A troca para esse router novo, tem custo adicionais ao utilizador?

  5. frogisdead says:

    E a NOS continua a ter mais de 50% (ou mais) dos clientes com HFC em vez de FTTH. Andam com a treta do 10Gbps ser uma grande cois,a já a MEO vai nos 100Gbps.

    Qualquer dia telefono pra retenção outra vez a malhar neles, bem naquele lombo que eles têm de não atualizar os clientes antigos. Víboras da pior eespécie 😡

    • Aziado says:

      Os 100Gb é só para clientes empresariais. E o valor é extremamente elevado, visto ser um acesso para infraestruturas tipo datacenter. Para o utilizador comum nem os 10Gb justifica, visto serem muito poucos os equipamentos que trazem portas, de 10Gb.

    • Manuel da Rocha says:

      Pago 10gbps… router, só 1 vez (em 12 anos) se registou a 38mbps. É que a central fica a 7480 metros daqui e tem 120000 clientes, quando foi pensada para 15000. De resto o bom é 29991kbps. Ao anoitecer chega a cair para 8mbps.

  6. Pedro says:

    para quando a MEO lançar um router com mpcie para placas wifi e 4G???

  7. Test User says:

    modo bridge ?
    Ao que parece Fiber X7 não tem e FiberGateway WiFi 7 não deve ter opção.
    Nos antigos retiraram da configuração

  8. PC says:

    Esse router tem saída para cabo coaxial!

  9. jonh says:

    E quantas Apps permintem da meo pelo que sei só permitiam 4 ligaçoes incuindo boxs e apps.

  10. Nuno Magalhães says:

    “Os routers devem abandonar a saída RF porque eu não uso”
    Excelente argumento.

    – A app MEO não está disponível amplamente para a mais diversidade de aparelhos, ao contrário do que a concorrência consegue e até mesmo a app Uzo TV.
    – Certamente serão ínfimas as tv’s com acesso à internet que conseguem as velocidades para tornar a velocidade por cabo/Wi-Fi comparando com o cabo coaxial.
    – Existe ainda uma imensidão de TV’s que não têm se quer acesso à net, e que esta funcionalidade ainda continuará a fazer sentido em muitos lares.

    Se as 3 “grandes operadoras” começarem todas as fazer como as suas 3 sub-marcas, certamente a Worten e a Fnac agradecem, mas mais um argumento a favor da Digi.

    • Manuel da Rocha says:

      As operadoras querem os 980000 milhões, do mercado publicitário e 50000 milhões, dos estudos de mercado. Com o RF, precisam de usar os dados, das box, conjugados com inquéritos presenciais.
      Se 100%, dos clientes, usarem apps, a receita publicitária, dispara 5000000%, na pior das piores hipóteses, além de poderem vender estudos de mercado (quantos filmes viram, que tipo de filmes aquela zona vê, famílias grandes, consumo web), por milhões de euros. É tudo lucro, pois o custo é 1 euro por cada 5000 milhões, de receitas e podem reduzir, as visitas, para reparações, em 99,9%, dispensando 90%, dos técnicos, contratando call centers, no Brasil, a 10%, dos preços nacionais.

  11. Dinis Domingos says:

    Só tenho uma pergunta: faz Jumbo Frames?
    Routers Gigabit sem jumbo frames…

    • Aziado says:

      Isso iria fazer com que toda a infraestrutura do cliente tivesse de suportar jumbo frames, caso não suporte a velocidade, pode-se deteriorar.

      • Dinis Domingos says:

        Isso não é bem verdade. tem auto negociação… só o meu nas e os 3 pc em casa é que fazem jumbo frames. A PS4, a box (quando tinha) e a TV não fazem jumbo frames e nunca tive problemas…

    • Joao Ptt says:

      Jumbo Frames geralmente só é aconselhado para redes internas de alto desempenho, já que na Internet tal pode criar problemas difíceis de diagnosticar, do género: um site pode carregar normal, mas um download apresenta problemas; recebe e envia e-mails pequenos, mas se tiver anexo não transmite; a ligação estabelece, mas não consegue transferir dados.

      • Dinis Domingos says:

        Eu tenho uma rede dessas… tenho um NAS que parece um caracol no router da meo e uma lebre no meu router pessoal…
        Na internet não tenho jumbo frames mas, se o ISP permitir, posso ter um MTU mais elevado… Não sei se há algum ISP em Portugal que permita um MTU diferente do standard (1500 bits menos o header).
        Mas claro que o que eu quero é Jumbo frames para a rede caseira.
        E quando vocês dizem “de alto desempenho” quer dizer 1Gb. O meu router da DLink tem 20 anos quase e faz Jumbo Frames…

      • Dinis Domingos says:

        Qualquer das formas wifi 7 e jumbo frames nada? Já desde 1998 que existem…

      • Dinis Domingos says:

        E agora lembrei-me: há uns bons 10 anos eu fui da Vodafone (muito melhor que a porcaria da MEO) e o router deles normal, oferecido, já fazia jumbo frames.

  12. Dinis Domingos says:

    “A ativação do modo bridge no Fiber X7 não está disponível.”
    LOLOLOLOLOL

    • Aziado says:

      Pois, fiquei agora a saber disso. Muiito mau. Os anteriores tinham mais funcionalidades, que estes novos. Sem RF e se modo bridge, boa sorte, para a MEO.

    • frogisdead says:

      Até nisso vocês são uns manés ou tótós. O que é que substitui o modo bridge no século XXI? Sabem?? já existe há mais de 10 anos…

      A sério pá.

  13. Edgar says:

    A Falta do Rf nos router com wifi7 é uma falha grande quando não se tem preparado o acesso via app para nr de equipamentos ilimitado dentro de nossa casa e apenas se possa usar em 4 equipamentos /boxes ou smart tv.
    Dessa forma nunca puderei ter router com wifi 7 , tenho mais que 4 equipamentos .
    A solução é tirar o limite de equipamentos via app ou fabricarem router wifi7 com Rf.
    Caso contrário estamos a regredir ..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.