WormGPT: o “chatgpt” dos criminosos! PJ detém jovem…
A Polícia Judiciária deteve, esta quarta-feira, na zona Norte do país, um jovem, de 22 anos, responsável pelo desenvolvimento de um modelo de Inteligência Artificial (IA), denominado “WormGPT”, e que estaria a ser comercializado em fóruns de hacking para atividades ilícitas.
WormGPT foi lançado em 2023
O “WormGPT” é um modelo de linguagem análogo ao do “ChatGPT”, mas sem as limitações do original e com funcionalidades adicionais.
O modelo foi lançado no início de 2023, cedendo aos seus utilizadores formas de automatizar atividades maliciosas e facilitando o acesso a essas soluções como forma de diminuir a barreira de entrada no mundo do cibercrime.
Tal modelo, como “Dark LLM”, podia ser adquirido em fóruns de cibercriminosos (hacking) e permitia aos criminosos, mesmo com pouco conhecimento técnico, criar guiões para enganar pessoas, desenvolver vírus e outro tipo de software malicioso (malware) de forma quase instantânea e, assim, desenvolver elaboradas fraudes financeiras, ciberataques, espionagem corporativa e até campanhas de desinformação direcionadas.
No decurso da operação "Neural Kill Switch", a Unidade Nacional de Cibercrime e Criminalidade Tecnológica, unidade da PJ responsável pela investigação, apreendeu toda a estrutura informática base do sistema, bem como documentos e outras informações pertinentes para a investigação.
O detido será presente a primeiro interrogatório judicial de arguido detido para aplicação de medidas de coação.
Empreendorismos…
Mas afinal é acusado de quê?
Porque se for por desenvolver uma LLM que ajuda a criar software é estranho.
Porque LLMs que não são limitadas aos tipos de prompts existe várias e são usadas para criar software forense, hacking ético, etc…
Se lesses a notícia, saberias que ele foi convidado a permanecer algum tempo nas instalações da polícia judiciária para receber um prémio, pela forma como se destacou nos últimos tempos, ao serviço do hacking ético.
Eu li mas não vi qual a acusação que o levou a ser detido.
Por isso acho que deve existir algo mais que não está aqui descrito.
Então toda a comunidade que faz o Kali Linux estava toda presa pois a ideia é o
Teste de Intrusão (Pentest) e Forense Digital é o uso que o pessoal de bem dá a esse OS.
É como fazer uma faca ou até ter um carro não quer dizer que vás matar alguém, mas podem servir para isso.
Eh pá porque não colocam esse gajo naquela coisa do inem que os outros fugiram a sete pés
Surprised pikachu!
Se ao menos houvesse tanto afinco para deter donos de stands que adulteram os KMs, Entidades de pagamento ligadas aos diversos emails de phishing, burlas com o MB WAY, carteis anti concorrência (seguros, créditos, retalho, etc…), negócios que se esquivam de declarar rendimentos, especulação imobiliária. Mas não, vamos condenar uma agulha num palheiro que terá 0 impacto no mundo real porque existem outros modelos LLM para fazer a mesma coisa e sempre vão existir!
Concordo a 400%
Totalmente de acordo!!!