Recebeu um e-mail para pagar multa? Muito cuidado é uma burla
As fraudes que tiram proveito dos canais digitais têm vindo a aumentar. Nesse sentido, todo o cuidado é pouco e a literacia é, sem dúvida, uma "arma" no combate às ameaças. Atenção à fraude que circula em nome da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).
ANSR e Ministério Público alertam para Burla
A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) alertou para a recente circulação de emails fraudulentos que se apresentam como oriundos da ANSR e da AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P. Estes emails notificam os destinatários sobre a existência de coimas e incluem um link para o suposto pagamento.
Estes são casos de “Phishing”, ou seja, tentativas de obter informações pessoais em nome de uma entidade oficial. Como se pode ler, o texto é ameaçador, definindo prazos para o pagamento e até a possibilidade de perda de pontos na carta.
A ANSR reforça que não deve clicar nos links contidos nesses emails nem realizar nenhum pagamento. As notificações da ANSR são sempre enviadas por correio físico.
Numa nota publicada na página da Procuradoria-Geral da República (PGR), é referido que esta campanha não é uma “mera campanha criminosa para obtenção de dados de cartões bancários”, mas sim uma “iniciativa mais sofisticada e agressiva”.
A própria multa é uma burla “humanizada”…
Recebi duas multas vindas de espanha onde costumo ir passar ferias, A coima se pagares imediatamente é 50% do valor total da multa, se só pagares após um mês passa para 100%. e as multas deles ao contrario das nossas já vêm com certificação dos radares em causa.
Aproveitam-se da ineficácia do estado. O estado poderia ter um portal centralizado de multas e uma caixa postal eletrotónica. Ainda houve os planos para ter a ViaCTT mas não avançou.
Multa Estacionamento ainda são piores. Se estiver visitar município nem sabe a quem pagar, se município ou empresa. Ainda tem a policia passa multa mas não recebe.
Há um portal centralizado – o Portal das Contraordenações.
A entidade que passa a multa é que notifica (EMEL, Polícia Municipal, PSP, GNR) com a ANSR a notificar as multas dos radares, exceto os das Polícias Municipais. Todos usam as notificações pelo correio.
Se a bandidagem envia uma “notificação” por e-mail, dizendo que é da “Agência Nacional de Gestão de Infrações” e o pessoal cair – não é haver ou não o ViaCTT que evita.
1- Por acaso nesse portal centralizado aparece Multa Estacionamento por exemplo?
2- Entidade que passou multa não notificou, foi município. Melhor nem se quer
enviaram referencia de MB. Por acaso conheço caso, enviaram carta para ir pagar no
município, quando pessoa nem sequer residia la, foi simplesmente passar ferias.
3- Vais dizer que não existe ineficiência quando a notificação que demora por vezes um ano ou mais.
4- Claro cair depende das pessoas. O elemento mais fraco de um sistema é as pessoas.
Estão a melhorar, mas mesmo assim a frase sem o artigo definido mostra logo a origem dos meliantes.