Artigo para “totós”: como funciona a tecnologia Blockchain?
Antes de passarmos para conceitos e exposições mais complexas, consideramos ser importante e interessante explicar como funciona a tecnologia Blockchain. Se ainda não conhece esta tecnologia, veja um exemplo de funcionamento.
Tal como referimos aqui, o Blockchain é uma tecnologia que funciona como um registo digital descentralizado e distribuído, usada para armazenar informações de forma segura, transparente e imutável. É composta por blocos de dados ligados que formam uma cadeia (daí o nome “blockchain”). No Pplware também já falamos dos principais mecanismos de consenso.
Processo da utilização da tecnologia Blockchain
Do processo de utilização da tecnologia Blockchain, há elementos que são fundamentais e dos quais se destacam:
- Blocos
- São unidades estruturais da blockchain, onde os dados são armazenados.
- Cada bloco contém um conjunto de transações e outras informações essenciais.
- Os blocos são interligados numa sequência linear e imutável, formando a cadeia (blockchain).
- Pode saber mais aqui.
- Transações
- São as operações realizadas pelos utilizadores da blockchain.
- Cada transação é um registo de dados, como transferência de criptomoedas, armazenamento de informações ou execução de contratos inteligentes (smart contracts)
- Livro razão distribuído (Distributed Ledger)
- é essencialmente um registo que mantém informações sobre transações ou dados (ao estilo do que os comerciantes usavam no passado nas mercearias e outros negócios)
- Cópias do livro-razão são armazenadas em vários nós (computadores) da rede
- Todos os nós têm uma cópia do registo.
- Algoritmos criptográficos
- São técnicas matemáticas usadas para proteger os dados na blockchain e garantir a sua integridade e segurança.
- Mecanismos de consenso
- O consenso em Blockchain refere-se a mecanismos que garantem que todos os participantes da rede (nós) concordam sobre o estado atual do sistema, mesmo sem confiarem uns nos outros.
Exemplo do processo de Blockchain
Para saber como o Blockchain funciona de uma forma muito simples considere a imagem seguinte. Um utilizador inicia uma transação, por exemplo, uma transferência de criptomoedas. Para a transação é criado um bloco que tem informações sobre a mesma. O bloco é enviado para todos os nós da rede que posteriormente procedem à validação do mesmo.
Cada nó verifica a transação, através de métodos de consenso, como a prova de trabalho (PoW) ou outros algoritmos de consenso. Após a validação, os nós podem receber uma recompensa, dependendo do protocolo usado pela blockchain. O bloco que foi validado é depois adicionado à cadeia existente de blocos (blockchain), que funciona como um livro-razão, imutável e distribuído.
Assim que o bloco é adicionado, a transação é concluída e registada de forma permanente. Novas operações serão sempre registadas em outros blocos. O processo de adição de um novo bloco à cadeia de blocos designa-se de mineração.
Gostaram deste artigo? Esperamos que sim. Em breve publicaremos outros sobre esta interessante e disruptiva tecnologia. Estejam atentos.
Existem totós que já minam desde 2005.
mas nao é btc ! porque btc so comessou a rodar em 2009
Bom artigo mesmo que chegue com uma década de atraso.
🙂 O conhecimento não tem timeline
Olá
Dois esclarecimentos se possível 🙂
Quem envia o “reward” para os “nós”?
Qual a etapa onde é gerado o novo “hash”, é só quando ele é adicionado ao Blockchain ou já foi previamente gerado nos “nós”?
Obrigado.
Concordo.
Blockchain, pontos quânticos, vacinas e transações financeiras. Orwell zandinga a rir-se.