Vendeu o carro e o comprador não mudou o nome? Saiba o que fazer…
Se vendeu o carro e o comprador não mudou o registo de propriedade para o nome dele, então, na verdade, o veículo continua legalmente no seu nome. Saiba como mudar o registo de propriedade e caso não o faça o que pode acontecer.
Se o comprador do seu veículo não mudou o registo de propriedade para o nome dele podem acontecer várias coisas. Se o veículo continuar em seu nome pode receber multas e coimas associadas ao veículo; Ser responsabilizado por impostos, como o IUC (Imposto Único de Circulação); e pode ter possíveis complicações em caso de acidentes ou outros incidentes com o veículo.
Em Portugal, é obrigatório comunicar a venda às autoridades competentes. Deve dirigir-se a:
- Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) ou;
- Conservatória do Registo Automóvel.
Deve apresentar os seguintes documentos:
- Contrato de compra e venda, assinado por si e pelo comprador;
- Documento Único Automóvel (DUA) do veículo;
- Declaração de venda (se for aplicável).
Se o comprador não tiver mudado o nome no registo, pode iniciar o processo de transferência de propriedade como vendedor. Isto é permitido pela lei em Portugal. O custo do registo é geralmente pago pelo comprador, mas pode tomar esta iniciativa para se proteger. De referir de deve ter em sua posse a “Declaração de Compra e Venda”. Pode fazer o registo online aqui.
De referir também que o prazo do registo de alteração de propriedade deverá ser feito nos 60 dias subsequentes à data do facto que origina a transferência do automóvel de um sujeito para outro. Se passado este período verificar que o automóvel ainda se encontra em seu nome pode:
- Efetuar o registo em nome do comprador
- Requerer a apreensão do veículo
- Pedir o cancelamento da matrícula
O custo do emolumento de registo na Conservatória do Registo Automóvel é de 65 €.
Já agora alguém me sabe explicar porquê quando mudamos de residência e actualizarmos os dados no cartão de cidadão, que também atualiza nas finanças, o mesmo não acontece na morada do Documento Único Automóvel que está associado ao cartão de cidadão do proprietário? É necessário pagar 35 euros se for feito nos 60 dias seguintes à alteração de morada ou 70 euros após este prazo. Não percebo o motivo disto tratando-se de duas entidades do estado
Mais uma taxa disfarçada
Epa é só pensar um bocadinho
O motivo é o de chularem mais o contribuinte.
Como tudo em Portugal, chulisse total.
Forma mais simples e correta:
Reunir todos os dados sobre veículo,
Modelo 9 IMT, pedido de apreensão por falta da regularização de propriedade
(Neste período nem a inspeção ele consegue fazer)
Passado 6 meses novo modelo 9 pedido de cancelamento de matrícula.
Corre o risco de ter que pagar mais uma vez o IUC mas com tudo será a última vez.
Isso acontece porque muita e mesmo muita gente comprou o “seu” carro, para o vender novamente e por isso não o mudou de nome, abram o OLHO!!! Tantos e tantos carros ja fui ver e nunca estavam no nome de quem o estava a vender!!! Na tugalandia vale tudo, tudo no mundo dos carros!!! com um bocadinho de sorte até o carro que voce vendeu, pode ter rejuvenescido e perdido uns km!!!
B tarde, só treta a minha mulher deu ao filho o carro ele vendeu só que o comprador não mudou de nome, o carro desapareceu pedi anulação de matrícula, fala-nos em 98 todos os anos pago o selo, não há hipótese vergonha