PplWare Mobile

Depressão DANA vai chegar a Portugal e pode provocar tornados

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. Figueiredo says:

    Sempre houve tempestades, tufões, tornados, chuvas torrenciais, etc., faz parte da Natureza, agora o que é importante saber no momento em que nos encontramos é se as tempestades que vão surgindo – como é o caso desta que vem referidA no artigo – são provocadas pela Natureza ou pelo Ser-Humano.

    Também não é normal a comunicação social andar sempre a servir de megafone meteorológico, os Portugueses vão à rua olham para o céu, para o estado do tempo, sentem o clima ambiente, ou vêem o boletim meteorológico na televisão, jornais, ou na página na Internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

    A título de curiosidade a Sr.ª Ministra da Saúde da Holanda, Marie-Fleur Agema, prestou recentemente declarações sobre a pandemia da doença do coronavírus covid-19 decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que foi gerida no seu País pelo serviço do Coordenador Nacional de Segurança e Contra-terrorismo («National Coordinator for Security and Counterterrorism») sob o comando da OTAN e respondendo directamente a esta entidade.

    Nas declarações prestadas tem uma parte bastante interessante onde a Sr.ª Ministra da Saúde da Holanda, Marie-Fleur Agema, afirma que o seu País deve estar preparado preparado para «…ameaças híbridas, ameaças militares, DESASTRES NATURAIS ou uma nova pandemia…».

  2. Luis says:

    “…e pode provocar tornados”.
    Por favor, se quiserem saber previsões fiáveis vão ao site do IPMA.
    Se houver condições favoráveis à ocorrência de fenómenos extremos de vento, lá estará assinalado, o que não é o caso.
    É uma depressão normal, com alguma instabilidade mas não mais do que isso.
    Os chalupas aproveitam-se (e bem) da iliteracia meteorológica dos nossos jornalistas (tv incluída) que apenas buscam frases bombásticas a fim de obter mais clicks.
    Depois dizem que nos querem é meter medo e lançar o pânico.
    No campo da meteorologia por vezes tem razão.
    Isto está profundamente errado e mina a confiança nos meios de comunicação.
    Previsão meteorológica é no IPMA.

  3. Gambito do Rei says:

    que se dana-se isto tudo

  4. Anung says:

    Dass, tinha logo de ser este fim de semana….

  5. André R. says:

    Avisasses mais cedo que eu tinha mandado para outro fim de semana…

  6. Pedro Miguel Tavares says:

    Não é depressão DANA, não é o nome da depressão. DANA é o nome espanhol dado para uma depressão isolada em níveis altos.

  7. Aves says:

    DANA – Depresión Aislada en Niveles Altos (depressão isolada em níveis altos da atmosfera), ou “gota fria” (link, em espanhol).
    Uma DANA é uma massa de ar frio em níveis altos da atmosfera que está completamente isolada da corrente geral da circulação atmosférica. Ocorrem quando a corrente de jato polar que se move de oeste para leste sofre ondulações e curvaturas e isola uma parte dessa circulação como se fosse uma bolsa (saco) fora da própria circulação da atmosfera.
    Este saco isolado é mais frio que o ar ao seu redor e ao chegar a Espanha [ou outro país mediterrânico] encontra temperaturas mais quentes na superfície. Quando isso acontece, cria-se uma grande diferença de temperatura nas diferentes camadas atmosféricas, o que cria um perfil muito instável na atmosfera em que as massas de ar sobem com muita facilidade, ficam rapidamente saturadas com vapor de água e dão origem a fortes tempestades.
    https://www.eltiempo.es/noticias/por-que-se-producen-tantas-tormentas-estos-dias-todo-sobre-la-dana

  8. Aves says:

    “Espanha enfrenta chuvas torrenciais nas regiões já afectadas por cheias. Málaga e Valência em alerta vermelho
    O serviço meteorológico espanhol emitiu um aviso vermelho (o mais elevado numa escala de três) para chuvas fortes esta quarta e quinta-feira nas regiões de Málaga e Valência.
    Embora não se espere que a tempestade seja tão violenta como a que ocorreu dia 29 de Outubro, poderá ser devastadora para as cidades que ainda estão a recuperar. O fenómeno extremo de precipitação de há duas semanas, denominado “gota fria” – ou depresión aislada en niveles altos (DANA), em espanhol -, provocou pelo menos 223 mortes e a destruição de casas e infra-estruturas” (Público, 13/11/2024)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.