Qual a diferença entre parar e estacionar um carro?
No âmbito do Código da Estrada, o estacionamento é diferente da paragem. Saiba o que diz o Código da Estrada (CE) relativamente a este assunto e conheçam o valor das coimas.
Considera-se paragem a imobilização de um veículo pelo tempo estritamente necessário para a entrada ou saída de passageiros ou para breves operações de carga ou descarga, desde que o condutor esteja pronto a retomar a marcha e o faça sempre que estiver a impedir ou a dificultar a passagem de outros veículos.
Já relativamente ao estacionamento a imobilização de um veículo que não constitua paragem e que não seja motivada por circunstâncias próprias da circulação.
Parar e estacionar: O que diz o Código da Estrada?
De acordo com o artigo 49ª - Proibição de paragem ou estacionamento do Código da Estrada:
- 1 - É proibido parar ou estacionar:
- a) Nas rotundas, pontes, túneis, passagens de nível, passagens inferiores ou superiores e em todos os lugares de visibilidade insuficiente;
- b) A menos de 5 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos ou rotundas, sem prejuízo do disposto na alínea e) do presente número e na alínea a) do n.º 2;
- c) A menos de 5 m para a frente e 25 m para trás dos sinais indicativos da paragem dos veículos de transporte coletivo de passageiros ou a menos de 6 m para trás daqueles sinais quando os referidos veículos transitem sobre carris;
- d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes;
- e) A menos de 20 m antes dos sinais verticais ou luminosos se a altura dos veículos, incluindo a respetiva carga, os encobrir;
- f) Nas pistas de velocípedes, nos ilhéus direcionais, nas placas centrais das rotundas, nos passeios e demais locais destinados ao trânsito de peões;
- g) Na faixa de rodagem sempre que esteja sinalizada com linha longitudinal contínua e a distância entre esta e o veículo seja inferior a 3 m.
- 2 - Fora das localidades, é ainda proibido:
- a) Parar ou estacionar a menos de 50 m para um e outro lado dos cruzamentos, entroncamentos, rotundas, curvas ou lombas de visibilidade reduzida;
- b) Estacionar nas faixas de rodagem;
- c) Parar na faixa de rodagem, salvo nas condições previstas no n.º 3 do artigo anterior.
- 3 - Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150, salvo se se tratar de paragem ou estacionamento nas passagens de peões ou de velocípedes e nos passeios, impedindo a passagem de peões, caso em que a coima é de (euro) 60 a (euro) 300. 4 - Quem infringir o disposto no n.º 2 é sancionado com coima de (euro) 60 a (euro) 300, salvo se se tratar de estacionamento de noite nas faixas de rodagem, caso em que a coima é de (euro) 250 a (euro) 1250.
Já o artigo 50 do CE indica onde é proibido estacionar...
- 1 - É proibido o estacionamento:
- a) Impedindo o trânsito de veículos ou obrigando à utilização da parte da faixa de rodagem destinada ao sentido contrário, conforme o trânsito se faça num ou em dois sentidos;
- b) Nas faixas de rodagem, em segunda fila, e em todos os lugares em que impeça o acesso a veículos devidamente estacionados, a saída destes ou a ocupação de lugares vagos;
- c) Nos lugares por onde se faça o acesso de pessoas ou veículos a propriedades, a parques ou a lugares de estacionamento;
- d) A menos de 10 m para um e outro lado das passagens de nível;
- e) A menos de 5 m para um e outro lado dos postos de abastecimento de combustíveis;
- f) Nos locais reservados, mediante sinalização, ao estacionamento de determinados veículos;
- g) De veículos agrícolas, máquinas industriais, reboques ou semirreboques quando não atrelados ao veículo trator, salvo nos parques de estacionamento especialmente destinados a esse efeito;
- h) Nas zonas de estacionamento de duração limitada quando não for cumprido o respetivo regulamento;
- i) De veículos ostentando qualquer informação com vista à sua transação, em parques de estacionamento.
- 2 - Quem infringir o disposto no número anterior é sancionado com coima de (euro) 30 a (euro) 150, salvo se se tratar do disposto nas alíneas c), f) e i), casos em que a coima é de (euro) 60 a (euro) 300 euros.
Carros parados é com o JL. Muitas horas perdidas no posto de carregamento.
Está menos tempo parado que o seu, mostre lá o conta KMS ?
d) A menos de 5 m antes e nas passagens assinaladas para a travessia de peões ou de velocípedes;
Só é pena quem pinta as divisórias no chão não saber disto…
E relativamente a operações stop dentro das rotundas ocupando a 2ª ou 3ª faixa? É legal?
Paragem – se o condutor ficar no carro.
Estacionamento – se o condutor se for embora.
O problema em muitas zonas do centro de LIsboa é se se precisa de ir a algum lado e de estacionar durante algum tempo, de 1/2H a 1H – os lugares de parqueamento estão ocupados o dia todo. “Ah, mais sai muito caro, por isso ficam pouco tempo …” Não noto isso, ficam lá o dia todo, não há onde estacionar.
Devia haver alguns locais com estacionamento de duração limitada, facilitava a circulação. Estou a agradecido a um ou outro sinal do post (paragem e estacionamento proibido) senão não conseguia mesmo estacionar em alguns locais, por um curto período, sem estorvar o trânsito.
a definição está no artigo 48º do código da estrada. ler e aprender
Já apanhei com carros parados na rotunda, em pontes, a menos de 5 metros nos cruzamentos. O pior mesmo foi apanhar um carros estacionado no passeio impedindo a passagem e forçando as pessoas irem para a estrada para poderem passar, o mais caricato foi a GNR passar lá e não ter passado a multa.
Ligar os 4 piscas não dá permissão para estacionar em qualquer lado. 🙂
A não ser que esteja a trabalhar ou com pressa, aí já vale tudo. ah ah
Serve para chamar a atenção do polícia para vir multar depressa, antes que o freguês se ponha na alheta.
É estranho que não seja feita referência aos veículos que invadem as faixas destinadas à circulação dos transportes públicos e aí param para tomar ou largar passageiros de forma ilegal
Ligar os 4 piscas e levantar o capô do carro.
O típico chico-espertismo português.