Bombeiros avisam para não carregar o smartphone durante a noite enquanto dorme
Se utiliza moderada ou intensivamente o seu smartphone durante o dia, é provável que aproveite a noite para o carregar, especialmente enquanto dorme. Por saberem que se trata de um hábito muito comum, os bombeiros de Montreal aconselham os utilizadores a deixarem de carregar o seu smartphone durante a noite.
As autoridades de emergência da cidade de Montreal, no Canadá, estão a aconselhar os utilizadores de smartphones a não carregarem os seus dispositivos durante a noite, enquanto dormem.
O aviso surge, após um incêndio devastador, no porto de Montreal, há poucas semanas. Na altura, um contentor que transportava 15.000 quilos de baterias de iões de lítio, equivalentes a cerca de 200 automóveis da Tesla, incendiou-se e provocou um incêndio descomunal.
Aliás, o fumo e o cheiro a químicos queimados terão permanecido no ar durante horas, e 100 pessoas tiveram de ser foram evacuadas, segundo a imprensa.
Na dúvida, tente carregar o smartphone durante o dia
Conforme o alerta deixado pelos bombeiros, a preocupação prende-se com as baterias de iões de lítio utilizadas para alimentar os smartphones, que podem pegar fogo enquanto o telemóvel está a carregar e o utilizador está a dormir.
Quando uma destas baterias se inflama, fá-lo com uma intensidade semelhante à de um maçarico, desencadeando um incêndio difícil de apagar, que exige muito tempo e muita água.
Assim sendo, ao certificar-se de que está acordado e alerta enquanto o smartphone carrega, se houver um incêndio, pode apagá-lo antes que se espalhe e se torne problemático.
Além de carregar o smartphone durante o dia, ou enquanto estiver acordado, certifique-se de que utiliza um carregador adequado/ original, e não uma imitação que pode dar problemas, e assegure que coloca o seu dispositivo a carregar numa superfície dura, não inflamável.
Sendo assim é melhor nem dormir face a todos os riscos que corremos.
A pessoa apaga o incêndio como? Uma vez que o incêndio despolete o mesmo não pode ser apagado porque a própria reacção química no lítio não pode ser interrompida, a pessoa tem de esperar que se esgote por si mesmo.
Pode ser que alguém invente um método no futuro para apagar estes incêndios, mas de momento não se conhece nenhum método, o que existe é só para tentar conter o fenómeno, e não para extingui-lo.
Podes tentar retirar o oxigênio cobrindo o incêndio.
apenas é possível apagar o incêndio “afogando” o equipamento, ou seja, por exemplo no caso de um telemóvel, colocando-o na sanita e efectuar descargas frequentes
LOL que patetice. Onde já se viu carregar o smartphone de noite. Quem nunca?
Quer dizer, houve um incêndio e agora ninguém carrega smartphones de noite quando 99% das pessoas carregam é de noite e nunca aconteceu incêndio descomunal nenhum. Ainda que alguns smartphones possam queimar e a cabeça de alguém possa explodir isso não é suficiente para andarem a alarmar toda a gente. LOL
Quer dizer se explodir de dia é melhor? Antes prefiro morrer de noite sem sentir nada do que morrer de dia acordado e todo queimado. Vão-se lixar e falem de coisas boas.
E assim. Se usarem carregadores rapidos, nao recomendaria. Se usarem os velhos carregadores 5V2A, na boa. Ate o ideal seria 5V1A.
Ou usem cabo sem transmissao de dados, que o telefone diz que o carregador e lento.
Carregamento lento nunca fez mal a ninguem, nao aquece a bateria. E assim que carrego a noite (quando carrego).
Muitos dos telemoveis atuais mesmo com carregador rápido ele configura o carregamento para acabar perto da hora do teu despertador e assim vai carregando suavemente a noite toda sem aquecer nada
Nos tlms com que lidei não funcionam assim. Carregam rápido até aos 90% e depois é que é lento.
Ya, até porque demorar mais tempo a carregar diminuem logo as chances de explosão LOL
Também não se deve andar de carro porque morrem pessoas em acidentes, não se deve fazer desportos “radicais” e assim por diante… de milhões de telemóveis que carregam durante a noite, qual a taxa de incidência de incêndios acusados pelos mesmos?