WinLaunch – Launchpad do Mac OS X Lion no Windows 7
Uma das novidades que a Apple apresentou no Mac OS X Lion foi a possibilidade de acedermos às aplicações que temos instaladas através do Launchpad. É uma forma de vermos essas aplicações num menu ao estilo do que está disponível no iOS.
O WinLaunch traz para o Windows 7 essa mesma funcionalidade, copiando na íntegra todas as funções que temos no Mac OS X Lion.
O WinLaunch é um lancher de aplicações que pode ser usado para terem acesso rápido às aplicações que mais usam. Ao contrário do que acontece com no Mac OS X, o WinLaunch permite que adicionem apenas as aplicações que pretenderem, o que torna este lancher mais simples de usar.
A interface do WinLaunch ocupa o ecrã na totalidade para que tenham espaço para colocarem as vossas aplicações preferidas e acederem-lhe de forma rápida. Esta interface sobrepõem-se ao vosso ambiente de trabalho, mas deixa que o vejam pois apenas aplica uma sobra transparente.
Para poderem usar o WinLaunch só têm de arrastar para a sua interface as vossas aplicações preferidas. Podem arrumá-las da forma que pretenderem, bastando arrastá-las para os locais pretendidos.
O WinLaunch funciona apenas com atalhos de teclado, o que facilita ainda mais a sua utilização. Não necessitam estar a ter de clicar várias vezes para acederem às aplicações que pretendem.
Outra funcionalidade interessante que o WinLaunch tem é a possibilidade de criarem pastas com aplicações, tal como podem fazer no iOS.
A forma de criar essas pastas é a mesma que é usada no iOS. Basta que arrastem para cima de uma aplicação outa que pretendam agrupar. Também como no iOS podem renomear essas pastas, para que seja simples e rápido o acesso a essas aplicações.
As teclas que devem ter presentes para usar o WinLaunch de forma completa são as seguintes:
- Shift + Tab - Chamar o WinLaunch
- ESC - Sair do WinLaunch
- F - Mudar entre Ecrã inteiro e modo janela
- Setas Esquerda/Direita - Mudar entre páginas
- F3 - Activar modo de edição
- Barra Espaço - Sair do modo de edição
Nas definições do WinLaunch podem apenas definir a sequência de teclas para acederem à interface do WinLaunch, Shift + Tab por omissão, ou decidir em que monitor é apresentada a interface, caso tenham mais do que um monitor a uso.
O WinLaunch é uma aplicação portátil e por isso podem transportá-la para utilização em qualquer PC. As definições que forem criando ou alterando podem ser também transportadas, bastando para isso que copiem os ficheiros XML que são criados.
Testem o WinLaunch e tenham no vosso Windows 7 o Launchpad do Mac OS X Lion. É simples de usar e rápido a adicionarem as vossas aplicações preferidas.
Licença: Freeware
Sistemas Operativos: Windows 7
Download: WinLaunch 0.3.3 [252KB]
Homepage: WinLaunch
Este artigo tem mais de um ano
mais uns 300mb de memória pro galheiro..
Acho que tens aí um zero a mais.
De qualquer forma testa o software que vais ver que dás por bem empregue esse consumo.
LOL
Este comentário resumiu muito bem software deste género…lolol
hummm… Lauchpad Mac OS…
Por mim tudo bem, mas acho que se está a dar crédito à Apple sem terem nenhum… Olhem para o Gnome3 e Unity… Será que me faz lembrar algo????
Concordo plenamente… isso é uma “copia” do gnome-shell e do unity…. De apple nao vejo nada ai
Isso não chama a atenção. O que está na moda é apple. Qualquer coisa que a apple lance neste momento tem seguidores. Basta ver o caso do facetime. Não me lembro de um produto tão restrito ( e com produtos concorrentes mais completos) ser alguma vez tão falado.
usa facetime num iphone ou ipad, depois diz alguma coisa, algum dia o skype se compara…
Tens razão, as 2 pessoas que usam o Gnome3 e o Unity devem estar bem aborrecidas neste momento.
Deve ser chato que pouquíssimas pessoas que usam o Mac OS saibam, ou sequer se preocupem com isso, que o Mac OS é o único UNIX de jeito que há no desktop.
tenho o windows 7 x64 e ao executar simplesmente nao acontece nada, mesmo executando como admin ou compatibilidade, contudo o processo está em execução no gestor de processos..
Precisamente a mesma instalação onde o WinLaunch foi testado.
Lê no artigo a parte das teclas de atalho que deves saber.
Shit + Tab – Testa esta para começares a ver o WinLaunch.
No meu Windows 7 x64 também não acontece nada, o processo fica a ser executado mas não vai para o system tray nem as teclas de atalho funcionam.
o meu mac tem isso e eu nao uso…. antes de dizerem que é copia do unity e Gnome 3, olhem para o iphone 3G primeiro, foi onde o conceito surgiu.
E desde quando é que o iphone é um desktop? Estamos a falar de desktops
Devias ter sabido, que o OS X Lion resultou na portação de alguns conhecimentos que a apple fez com o iOS… tipo versions, autosave, resume… e claro o menu de aplicações à La iOS ao qual chamaram launchpad… e que existe bem antes do gnome…
ah… e claro.. que o iphone, ou iPad não são um desktop.. mas a apple tenta uniformizar os diferentes OS.. de forma a conseguir uma experiência unica como acutalmente só ela tem.
Nem no mac o acho muito util… Cmd + Space => perfect!
mesmo… spotlight bem mais útil do que o launchpad
Também prefiro o spotlight para as aplicações que não tenho na dock.
Rapidíssimo!
Eu tou com os Miguéis, no telelé (partindo do princípio que não é um Windows Phone que já tem o que vou dizer a seguir) saltitar do Twitter para o Facebook daí para o e-mail, daí para o GMail e daí para o browser para ver um site que não tem uma app específica obriga a, só aí, abrir 4 apps. Mais umas quantas apps e mais uns quanto joguinhos e usa-se um número bem grande de apps no telemóvel (porque são muito mais focadas numa só função).
Num PC apesar de ao longo do tempo de usarem montanhas de aplicações, no dia-a-dia usam-se muito menos aplicações ao mesmo tempo. Basta ver que do exemplo acima, todas elas são só uma: abrir o browser e fazer tudo lá dentro. E para isso não é preciso ter uma data de bonequinhos para cada coisa.
E eu que estava à procura de algo para substituir a RocketDock… eheh
O pplware lê mesmo as mentes das pessoas 😀
Depois queixam-se quando falam que existem patentes a mais…
(é verdade que a Apple já copiou o conceito, mas por amor de deus, tenham imaginação…)
Nunca ouviram falar de jumplists do Windows 7? 😉 Bem eficiente. E, de resto, podem mesmo ir ao menu Iniciar e escrever o ínicio do nome do programa que pretendem, e o nome aparece lá… cliquem. Mais simples, é impossível. lol
Acho um absurdo. Quem quer um Mac tem um Mac. Não é fingindo que o vai ter.