CrystalDiskInfo 1.0.15
O disco rígido é um dos componentes da nossa máquina, que mais sofre com as temperaturas que chegam com o verão. O próprio sistema, só por si, já cria calor, o disco cria calor, dentro da caixa começa a lembrar o inferno.
Então dá conta que a máquina faz mais ruído, dá conta que perde rendimento e em casos extremos o sistema desliga-se, sem razão aparente. Pois é, é calor a mais nos componentes.
Vamos monitorizar o disco com o CrystalDiskInfo.
Esta pequena ferramenta, analisa constantemente o disco rígido, oferecendo dados precisos sobre o desempenho, temperatura, valores técnicos e identificativos. Poderá, sem qualquer instalação, ter na barra de tarefas o programa constantemente a monitorizar as pulsações do seu disco, indicando quando perde rendimento, quando dá erros de leitura e escrita, quando o tempo de acesso é exagerado e quando está em sobreaquecimento.
Graficamente poderá ter essa e muita outra informação, poderá ter valores comparativos e dados que lhe permitem começar a estudar formas de minorar o problema da temperatura.
Limpe a máquina, retirando do cooler o pó que se acumula, faça com que os fios estejam presos e longe das correntes de ar essenciais para o arrefecimento, verifique se tem entradas e saídas de ar suficientes, caso o disco esteja em sofrimento, coloque um cooler dedicado ao disco, este funcionará melhor e durará por muito mais tempo.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: CrystalDiskInfo 1.0.15 [755.47KB] Homepage: Crystal
Este artigo tem mais de um ano
Já limpei coolers piores que esse, acreditem.
e não, não era o meu x )
@off topic:
uma olhadela nisto:
https://www.youtube.com/watch?v=qvIUSIjZ4Ok&e
=D
Ola : )
Gostei bastante desta ferramenta 😉
(É impossível não gostar do que o pplware tem feito xD)
Abraços e se tiverem tempo vejam http://youtube.com/user/bitofall
Este programa dá-me alerta no id5 -reallocated sectors count- num dos meus discos… erro que nem o everest nem o HDDlife exibem, agora qual deles esta correcto? lol
Muito interessante. 🙂
O HDDlife também uso.. este parece mais interessante e completo.
Pena não detectar raid =/