SMP Seesaw & SMP Seesaw Pro
SMP Seesaw é um utilitário para computadores dual-CPU ou dual-core. Esta ferramenta controla o balanço que o Windows faz a carregar ambos os núcleos de um processador ou processadores. Por pré-definição o Windows sinaliza as aplicações a utilizar ambos os processadores, embora isso não seja sempre a forma mais inteligente de aumentar a performance dos processos.
Com esta ferramenta, pode deslocar aplicações ou serviços, isolando-os num processador, aumentando assim o seu desempenho. Obviamente, um único processador a dedicar toda a sua disponibilidade a uma aplicação, esta poderá ter aumentos de performance significativas.
Que aplicações beneficiam deste método?
Jogos que executamos em Full-screen, software de reprodução de DVD, aplicações de TV, máquinas virtuais, software de alto desempenho gráfico, etc. são alguns dos mais exigentes consumidores dos recursos do processador. Certamente se tiverem um processador dedicado, o seu desempenho será muito superior ao serviço partilhado, que o Windows oferece.
Pessoalmente ainda não testei com resultados extraordinários, segui a sugestão destes senhores, estou ainda em fase de testes, no entanto decidi deixar-vos também a tarefa de testarem e comentarem resultados.
Hoje em dia, as aplicações são desenhadas para obterem recursos de ambos os processadores, dado que é um formato cada vez mais presente nas máquinas modernas. Assim, os resultados esperados, em muitas aplicações serão nulos, pois estas, como disse anteriormente, estão preparados para recolher sustentabilidade em ambos os processadores.
Para testar, desloquei o Firefox para o CPU 0, foi notório, no desempenho indicado no Gestor de Tarefas do Windows, um aumento da carga naquele CPU. Quando ao desempenho do Firefox... bom não notei assim nada de extraordinário!!!
Existe também a versão PRO, o SMP Seesaw Pro, este poderá ser utilizado sistemas até 32 processadores, digamos que foi desenhado para poderosas máquinas.
Licença: Freeware Sistemas Operativos: Windows 2k/XP/Vista Download: SMP Seesaw [102.00KB] Homepage: Mike Lin's
Este artigo tem mais de um ano
Pelo que diz no site não dá pra Windows Vista…
experimentei isto e não notei diferenças em nada, nas várias aplicações que experimentei o resultado foi igual ou pior, nunca melhor, mesmo isolando as outras apliações noutro core
hey !
entao mas o proprio windows tem essa opcao creio! em TASK MANAGER / set affinity.
o ideal sera entao definir, por exemplo, jogos e programas para um so CORE ? ex:
explorer.exe ( e outros ficheiros do windows ) CORE 0 / steam.exe CORE 1 / firefox CORE 1 / msn.exe CORE 1 / foobar.exe CORE 1
?!
:O
Amigos
Testei a aplicação e não percebi nenhuma melhora no meu quad core Phenom 9650, mas pode ser que a metodologia usada não esteja correta.
No entanto, uma coisa que percebi foi que algums programas se tornaram mais responsíveis quando se isolam em um core, mas isso não se traduz em aumento de performance: apenas se tornam mais “presentes” (quando se troca de contexto no Windows). Aconteceu particularmente no BrOffice que uso regularmente e alguns poucos outros.
Mas no geral, me parece melhor confiar na capacidade do SO de gerenciar os processos.
Abraços
http://terabyte2000.freeo.net/
Esqueci-me de dizer que a versão que testei foi a SMP Seesaw Pro, com suporte a até 32 CPUs.
Abraços
http://terabyte2000.freeo.net/
Pois, tanto o Xp como o Vista dá para definir que CPU/Core cada programa vai usar, embora por predefinição cada processo use todos.
A única vantagem parece ser apenas a poupança de tempo….