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H2.City Gold: autocarro português a hidrogénio fez furor nos Jogos Olímpicos

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. PeterOak says:

    As grandes mentes portuguesas, sempre na vanguarda da tecnologia… japonesa!

  2. JS says:

    So publicidade da treta se soubessem o trabalho e os problemas que há no fabrico vocês nem elogiavam ou vocês julgam que é como na AutoEuropa?
    Onde há linhas de montagem onde as peças encaixam na perfeição e é sempre andar na caetano bus não é assim
    Com salários mínimos e muita mão de obra de países da america do sul e ja com alguns asiáticos(Nada Contra)
    Para mim

  3. Pedro António says:

    e por cá é muito usado ou não? Isso é que interessa… agora fazer coisas para os outros verem como somos bons e depois não funcionar em larga escala, não interessa!

  4. LJ says:

    Por algum lado se começa , mais alternativas a explorar a sua viabilidade , nesta parece que para já vai andando mais ou menos bem

  5. CA says:

    Nos STCP há vários não iguais mas tbm a hidrogénio.

  6. Stanley says:

    Sigo apostando na tecnologia do hidrogênio.

    • JL says:

      Então qual tem ?

      • Stanley says:

        APOSTAR
        verbo

        fazer aposta; arriscar, jogar
        “apostou tudo o que tinha” · “apostaram duzentos dólares contra quinhentos reais” · “apostava sempre nos mesmos números” · “frequentava os cassinos para apostar”

        emitir opinião convicta sobre (algo cujo resultado ainda não se conhece); afirmar (alguma coisa) com convicção; asseverar, sustentar
        “apostou que ela não viria”

        confiar antecipadamente no sucesso, na vitória de (alguém ou algo)
        “muitos apostavam no candidato de oposição” · “o escritor apostava no seu novo livro”

  7. DFS says:

    Os STCP neste momento não tem nenhum autocarro a hidrogénio, tem é elétricos incluindo da CaetanoBus mas a baterias. Os novos veículos do metrobus do Porto serão a hidrogénio, mas inclui a propria central de produção de hidrogénio verde, já que quase não há postos de abastecimento.

  8. jaugusto says:

    Ucrania faz bom uso de EV Za hidrogénio…

    • Toni da Adega says:

      Exactamente, se fossem Autocarros electricos nada disso acontecia

    • Yamahia says:

      “…O principal motivo tem sido a falta de conhecimento dos motoristas em relação às rotas dos destinos das equipes.”

      • JL says:

        Pois, depois têm de ir muito devagar senão acaba o gás.

        • Yamahia says:

          A comitiva brasileira viajou nos autocarros a H2? Não vejo isso referido em lado nenhum.
          “600 autocarros eram elétricos a bateria (BEV – Battery Electric Vehicles).
          200 autocarros eram movidos a células de combustível de hidrogênio (FCEV – Fuel Cell Electric Vehicles).
          200 autocarros eram movidos a combustão, predominantemente utilizando biocombustíveis ou gás natural para reduzir o impacto ambiental.”
          Em qual destas categorias é suposto ter viajado a comitiva brasileira? Eu aposto na 1ª opção dado que eram em maior nr. E agora como ficamos?

          • JL says:

            Não sei, o que sei é que várias notícias referem os autocarros a hidrogênio e os atrasos, combina tudo com os autocarros a h2, já os do porto foi pelo mesmo motivo, tem ali a noticia embaixo.

  9. Antonio+Vasco says:

    245 cv? Não será engano? Tem menos 100cv que o Tesla?

    • Yamahia says:

      Não é engano eng⁰ @António, ao contrário dos carros elektros, os autocarros a H2 dao prioridade ao desempenho consistente, focado em eficiência e durabilidade, com ênfase na capacidade de transportar grandes volumes de passageiros de forma contínua e segura.
      Os autocarros elektros tb não debitam muito mais q isso. A potência anunciada para carros elektros é mais para tolos que papam “grups”. Basta um diesel com com 14 anos e 105cv para papar a maioria dos elektros novos.

      • JL says:

        Mas estes são eléctricos, afinal não pesca um chavo de tecnologia automóvel.

        Desde quando um h2 tem eficiência ? Só na conversa do hidrogénio em electricidade para carregar baterias perdem 50%..

        Papam mas é nos seus sonhos molhados.

      • Antonio+Vasco says:

        Quais electricos, os ZOE? Porque um Tesla (e também um BYD, um KIA, etc) papa qualquer diesel, e gasolina , de 250cv, eu tenho os dois e sei.

        • Yamahia says:

          Papa nada eng⁰ @Antonio.
          Elektros novinhos na força da idade não conseguem acompanhar um diesel dos mais fraquinhos e já com 14 anos em cima do lombo.
          Ora veja lá o vídeo a ver se lhe chega a luz:
          https://1drv.ms/v/s!AvwLJVpLF7bcrbgjiyVkZHQQlxUKWQ

          • JL says:

            E você acreditou, ah pois, é um diesel.

            Lol, nessa altura que o diesel chega aos 200, onde não vai já o eléctrico. Looooool

          • Yamahia says:

            Não seja Inácio @JL,
            https://youtu.be/BQU8U6x7s0A?si=caL1PvzmRFfJu6i7
            O 1.6TDI leva uns (longos) 53,3 s a bater nos 200 mas depois vai até aos 213.
            O carro elektro mais potente (495cv) e rápido (max. 200 kms/h) pode lá chegar mais rápido. mas…
            Até lhe dou os 53,3 segundos de avanço. O Elecktro vai ser apanhado pelo Diesel dos mais fraquinhos em 873,6 segundos ou de 14,6 minutos e ao fim de 48,54 kms. A partir daí o elektro vai sempre a comer pó e perder 16,4 kms e ~5 minutos até chegar ao Porto. Significa que quando o condutor do elektro chegar ao Porto, já o condutor do TDI fraquinho acabou de tomar o pequeno almoço na pastelaria lá do sítio.
            Ah espera, o elektro não é capaz de fazer LIS-OPO a 200. Nesse caso, o condutor do TDI fraquinho já teria almoçado qd o condutor do elektro de 495 cv lá chegasse.

          • JL says:

            Portanto cada vez que desce dos 200, leva mais 30 segundos lá a chegar, quantas vezes acontece isso numa ae como nas da Alemanha ?

            Você parece que não vive no planeta, fico a pensar se alguma vez saiu do quarteirão, já que reclama todos os dias isso dos outros.

          • Yamahia says:

            E pq haveria de descer dos 200?
            à noite/madrugada há pouco trânsito. Vc é que gosta de andar aconchegado no meio das horas de ponta. lool

          • JL says:

            Porque há pessoas na estrada, não se lembra do BMW i5 ? porque só fez 152 kmh de média ?

            Agora vá ver o vídeo e conte quantas vezes ele tem de travar e voltar acelerar, isso dava muitos minutos de avanço ao diesel.

            Não fazem carros com 500cv para andar o mesmo que os outros.

            Mesmo que haja pouco não pode passar por cima dos outros, ou pode ? agora já é com condições especiais ?

    • JL says:

      São para andar devagar, daí os atrasos e para ver se não ficam sem gás, ainda lhes cortaram o ar condicionado.

  10. Js says:

    Só faltava ca este
    Que escreve sobre VE parece doutorado e comissionista.não trabalha na matéria Enfim

    • JL says:

      Se esta a falar de mim, eu falei de VE’s.

      E não, não sou comissionista, esteja descansado.

      • Tel says:

        Fantástico como te assenta quem nem uma luva a carapuça, mas sim és o maios comissionista que aqui anda, além seres o maior cromo, tornaste-te um enorme alvo de chacota para quem aqui anda, ninguém te leva a sério, é só para o gozo mesmo…

        • JL says:

          Já mudou de nick novamente ?

          Alvo de chacota de quem ? de si ? se não me leva a sério porque se preocupa tanto comigo ? Então goze, porque vou continuar a fazer o mesmo, independentemente do que pense e de quantos nicks crie,

          PS: Desde 2006 a lutar contra os lobbies. LOOOOOL

  11. JS says:

    Trabalho em VE já alguns anos e sou um aprendiz apesar de ter 62 mas continuo aprender e só dou um jeito
    Mas há aqui um senhor iluminado que parece um comissionista que parece que sabe tudo mas a nível de autocarro deste que se fala por aqui nada sabe nem eu que lá trabalho mas enfim deixai-os falar que vou me rindo
    Boa tarde

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