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Spoofing: burla pelo telefone tira 4800 euros a homem

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. FOLLEY says:

    O engraçado nisto tudo é que os operadores de telecomunicações deveriam ser responsabilizados por estas coisas, pois tem o poder de poder acabar com estes esquemas todos de uma vez por todas e continuam a olhar para o lado como não se tivessem nada haver com isto, pois só é possível porque eles permitem tal coisa…

    No final como é evidente nos dias que correm a malta anda sempre a mil com a sua vida que facilmente é endomingada e nem se dá conta que está a ser enganada e vão no conto do vigário e não é por falta de avisos constantes…

    • Elektro says:

      Na minha opinião a maior responsabilidade recaí sobre as autoridades competentes que não perseguem (acredito que por falta de meios) os chicos-espertos que executam estes golpes e os juízes que não penalizam essa malta.

      Lesar os outros intencionalmente desde que existam indícios deveria ter uma pena de 25 anos sem possibilidade de redução. Quantos mais fossem para dentro nestes moldes, mais dissuadidos iriam ficar outros.

      Em resumo grande parte do mal que temos na sociedade só existe porque compensa.

    • Zé Fonseca A. says:

      Tens de me explicar como impedes spoofing de chamadas, como pouca gente percebe disto até dou uma explicação de borla, a única forma que os operadores têm de bloquear números spoofed seria através de analytics e os falsos positivos iam ser tantos que ia gerar um caos, por isso só fazem isso a pedido do cliente com queixa nas autoridades e que eu conheça no mesmo nos US via FCC.
      Depois o que existe mas ainda muito embrionário é caller id authentication, só meia dúzia de operadores no mundo usam e é sempre a pedido do cliente que não quer ver o seu número spoofed, se tiveres curiosidade investiga STIR/SHAKEN.
      Falar é fácil, perceber do que se fala antes de mandar bitaites já requer finesse 😉

      • Jaime says:

        Na verdade sim ele tem razão e tem toda legitimidade de o dizer a culpa é mesmo dos operadores eles podem por fim a este problema de uma vez por todas, basta associar numero ao dispositivo por encriptação e estas clonagens de números acaba-se, mas isso implica custos adicionais que as empresas não estão dispostas a gastar, ao contrario de o Sr apregora quem está aqui na ignorância é apenas você que já deu para perceber que não entende de como as coisas funcionam mas depressa se apressou a passar um atestado de burrice ao outro user…

        As soluções sempre existiram para estes problemas, não se está a inventar nada o problema no final resume-se a apenas vontade €€€€€€€€…

        Por norma isto só avança para soluções drásticas quando os operadores são apertados pelos políticos visto que estes estão com o rabinho preso…

        • Zé Fonseca A. says:

          Encriptacao? Clonagem? Sabes sequer o que é caller ID spoofing?

          • TecnicoPTVDZON says:

            Bem pelos visto o amigo é que não sabe e continua a tentar mostrar que percebe do assunto e os outros já disseram tudo, eu trabalho para o um dos operadores e sim de facto não é nada difícil acabar-se com o ID Spoofing, mas lá está a estrutura precisa de mais investimento nesse sentido e é o maior entrave que ainda se tem, todos os dias lido com problemas destes e de outras naturezas o que acaba por ser uma chatice, principalmente agora com os eSim, as coisas são simples de resolver, mas tem de haver vontade dos lá de cima do topo da piremide…

          • Zé Fonseca A. says:

            Curioso que fazes afirmações e não explicas nada, muito menos em que a solução que dizes fácil vai contra os pontos que afirmei

      • sempre o mesmo says:

        Gaita zé sempre o mesmo a tentar bancar uma de sou o maior eu é que sei, mas no fim não disseste nada, basta pesquisar um pouco na internet e está estampado em todo lado de que o processo é simples e rápido apenas depende da vontade dos operadores…

        • Zé Fonseca A. says:

          É simples e rápido para um número de origem para um cliente de destino, é como se processa nos US via queixa na FCC

          • sempre o mesmo says:

            Então ZÉ !!! agora admites que é possível sem grandes rodeios, lá trás era só entraves aos outros, sempre o mesmo, Quanto ao como se processo nos outros países claramente da mesma forma, tem de existir interligações operadores a nível mundial…

          • Zé Fonseca A. says:

            Se soubesses ler eram escusados alguns posts, volta a ler e talvez percebas..

    • Medina says:

      Muitas das notícias com esquemas semelhantes indicam que quem pratica este crime tem informações que só o Banco deveria ter. Os Bancos também assobiam para o lado infelizmente.

  2. David Guerreiro says:

    Andam a usar números de bancos e de pessoas comuns. Há imensas pessoas que recebem chamadas de outras pessoas a dizer que receberam um telefonema daquele número. Usam inclusive números de empresas para passar as verificações de spam.

  3. VapokaFP says:

    Há muita gentalha em lojas e afins que vendem dados dos clientes.

    • Zé Fonseca A. says:

      Actualmente é proibido e punido por lei, é só fazer denúncia. No meu número PT desde o GDPR que não tenho razão de queixas, no meu número US a história é bem diferente.

      • TecnicoPTVDZON says:

        Pois é tem toda a razão, mas pode denunciar o que quiser que continua a cair em saco roto as queixas, e não queira ser mais papista que o próprio papa, que independentemente da anedota do GDPR não serve para nada que não lhe andam constantemente a chatear com vendas e afins…

        Você é como qualquer outro os dados são vendidos a segundos, terceiros e a história continua, isso de privacidade tem muito que se lhe diga, infelizmente…

  4. PorcoDoPunjab says:

    Não foi por receber o telefonema a cancelar a transferência que ficou sem o dinheiro.
    Durante a conversa deve ter dado informações confidenciais que permitiram o acesso à conta.

    Os bancos fartam-se de avisar para não fornecer códigos de alguma espécie mesmo se for um telefonema do banco.
    Aliás, eles dizem que nunca pedem os códigos, mesmo sendo chamada legítima.

    As pessoas deixam-se enganar por isto, é ridículo.
    Se lá tivesse mais dinheiro mais teria ido.

    • TecnicoPTVDZON says:

      Evidentemente que quem faz estes esquemas já tem o discurso muito bem preparado e tentam a sorte e lá apanham um desprevenido que nem pensa bem no assunto, quando cai na realidade já forneceu tudo o que os burlões precisavam e já foi o dinheiro…

      Sim, passa-se a vida a alertar para como as coisas se procedem, mas já se viu que continua a aparecer muitos que andam a leste de tudo e são apanhados na curva…

  5. berlaitadav2 says:

    Isto são daquelas burlas que necessitam de um grau elevado de tótózice da vítima.

    • Zé Fonseca A. says:

      Uma pessoa menos informada e nervosa também pode tomar decisões erradas que até depois de as tomar se apercebe da asneira que fez.
      Não subestimar a lábia do outro lado.
      Antigamente dava conversa nos scams so por diversão e em alguns casos nota-se que do outro lado há pessoas que sabem quais são os triggers certos para levar pessoas a fazer algo que à partida não fariam

    • TecnicoPTVDZON says:

      Não veja as coisas dessa forma, pois pode-lhe acontecer a si e nem dar por isso, o problema de hoje em dia é as pessoas tem muita coisa na cabeça para lidar das suas vidas e na maiorias das vezes não estão no seu melhor e são apanhados pelos scamers e nem processam bem a informação que lhes está a ser largada e muitas vezes são endomingados a realizar certos procedimentos e nem se conseguem aperceber até ser tarde de mais…

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