Passou na via verde e acendeu a luz amarela? Saiba o que fazer
A Via Verde é o sistema de portagens eletrónicas usado em Portugal e uma das principais invenções nacionais. Saiba então o que deve fazer se a luz amarela acender.
Se passou na Portagem, na faixa da Via Verde e acendeu uma luz amarela, comece por verificar se tem algum alerta em A Minha Via Verde > Centro de Mensagens, através do site ou app Via Verde.
Se ainda não tiver nenhum alerta, verifique, por favor, cada uma das seguintes questões:
Se está a utilizar a Via Verde pela primeira vez ou necessita ativar nova referência multibanco, deverá fazer a ativação do identificador.
- Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
- Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde > Ativação
- Inserir a referência de pagamento
- Concluir a operação
Sugerimos que confirme junto do seu banco se esta operação é possível através do homebanking. A ativação de cartão poderá demorar 2 ou 3 dias a efetivar-se.
Se o cartão de débito associado está válido para pagamento. Caso não esteja, deverá fazer a substituição num terminal Multibanco.
- Inserir o cartão Multibanco associado à conta onde pretende efetuar os débitos Via Verde
- Selecionar as opções Pagamento e Outros Serviços > Transportes > Via Verde > Substituição
- Inserir a referência de pagamento
- Concluir a operação
Sugerimos que confirme junto do seu banco se esta operação é possível através do homebanking. A ativação de cartão poderá demorar 2 ou 3 dias a efetivar-se.
Se a matrícula do veículo que utilizou está associada ao seu identificador. Pode verificar e alterar a matrícula em A Minha Via Verde > Viaturas e Identificadores.
Se o identificador está corretamente colocado no para-brisa da sua viatura, ou no caso dos motociclos, na bolsa disponibilizada.
Se pretender antecipadamente substituir o identificador, mas a opção "Substituir Identificador" ainda não tiver disponível em A Minha Via Verde, deve aguardar o contacto do Serviço ao Cliente.
Se quando passar numa via verde e a luz amarela acender já sabe o que tem de fazer. Não esquecer que no portal da Via Verde pode consultar outras informações, como, por exemplo, movimentos, pontos, alertas de trânsito, resolução de dívidas, pedir novo identificador, etc.
Dúvida: a substituição do aparelho velho não está associado a uma mensalidade (que antes não havia)?
Claro a ideia deles é forçar os clientes.
Já nao é a primeira vez que tentam comigo.
Normalmente era a piilha, trocava e eles nao punham em lista negra e voltava a funcionar.
Mas recentemente usei uma vez a via verde e acendeu amarelo. Pensei ser a pilha e comprei nova, quando ia substituir medi a anterior e espanto estava boa.
Reclamei com eles e foi falar com uma parede, a partir dai recebi mais 5 ou seis avisos por mensagem de que a minha via verde tinha dado erro, estranhamente esse carro nem na autoestrada andou mas os avisos eram como se estivesse a andar e nao fosse lido o identificador.
Pergunta simples, se o sistema das autoestradas e scuts identificam corretamente o local de entrada e saida mesmo que retiremos o identificador do carro, porque obrigam eles a usar um identificador e pagar uma mensalidade??
Eu tanto o do carro (ainda dos antigos, contrato de 2001) como o da mota (dos novos, opcao pagamento no mes que se passa) estão ambos em casa, e quando passo na via verde, é me cobrado à mesma (presumo que veem que a matricula tem um contrato associado, e fazem a cobrança), mas às vezes lá vem os emails de, luz amarela vá a uma loja
exacto, vão ver a matricula pelas fotos capturadas quando passas, no entanto depois de 1 ano assim eles começam a enviar cartas para trocar o identificador.
há esquemas que dá para fazer para não se pagar portagens, um deles nem a propria brisa sabe que é possível
Simples. Fazer dinheiro. Pagar uma coisa para pagar outra.
O pessoal não leu o preçário da via verde.
Lá diz que eles podem.cobrar pela leitura por matricula, apesar de de momento não o estarem a cobrar, mas está no contrato.
E não me admirava que contassem a leitura da entrada e da saída em separado.
Bom dia muitos identificadores antigos acende a luzinha amarela apesar de estar tudo bem.
A via verde como empresa pouco séria que é mete em “Lista negra” identificadores antigos que estao pagos e nao pagam anuidade como forma de forçar os clientes a pagar mais.
Atitude pouco séria desta empresa que de imediato a detetar um identificador “antigo” dos que nao pagam anuidade de imediato acende a luz amarela e posteriormente bombardeiam o cliente com avisos de que tem de substituir o identificado, mesmo o utilizador nao usando mais a via verde continua a receber essas mensagens intinidatorias.
Já nao falo no nao criar lixo obrigando utilizadores a comprar equipamentos novos para substituir equipamentos antigos que estao perfeitamente funcionais.
Inicialmente recusaram continuar a trocar pilhas, como os utilizadores começaram eles proprios a trocar as pilhas começaram a recorrer a esta tática.
Infelizmente nao existe uma entidade independente que possa testar o bom funcionamento e aferir os identificadores em uso e eles aproveitam-se de serem donos do monopolio “os unicos com acesso á verdade” para forçar os clientes a novos contratos mais vantajosos para eles.
é rf, podes testar em casa
Como se pode testar ?
Qual a frequencia e que aparelho posso utilizar para testar ?
obrigado
até tens forma de duplicar o sinal rf.. mas shh
Mais uma blockbuster encostada à sombra da bananeira que vai ser atropelada (pun intended) pelo progresso. Continuam à espera que o govern faça um imposto especial que os faça aceitar a falência e irem às suas vidinhas a viver às custas dos subsídios para manter a boa vida.
Normalmente pego na caçadeira e disparo à luz amarela …será que estou a pecar ?
Caso fossemos como eles era o que deviamos fazer, no entanto ainda acredito no estado de direito e que alguem irá fazer alguma coisa.
No minimo é abuso de posição dominante de mercado pois não existe concorrencia nem alternativas aos identificadores deles.
No limite será burla pois para cobrar as portagens eles nem precisam que o carro tenha identificador.
Sabem bem onde e quando o carro entrou e saiu. Pelo que obrigar a comprar/alugar um aparelho redundante só pode ser má fé.
Todos os identificadores com mais de 10 anos estão a passar a amarelo mesmo que a pilha esteja boa. E como o identificador passa amarelo as pessoas estão a ser previdas de outros serviços, por exemplo não podem utilizar via verde nos parques de estacionamento Alem disso as pessoas estão a ser bombardeadas com emails e chamadas para aderiri ao serviço de subscrição. Gostava de saber quem é o regulador para este setor porque claramente está a fechar os olhos a esta situação.
Foi o que me aconteceu a mim. Ainda fui trocar a pilha mas o equipamento já estava na lista negra. Fui obrigado a comprar um novo equipamento e agora só posso usar as auto-estradas, caso contrário tenho que aderir um contrato de subscrição. Uma roubalheira descarada, sem tirar nem por.
tenho identificar sem subscrição e consigo fazer tudo, tive de activar na app, portagens, parques, ferry, abastecimento, até o mcdrive
Olá, também queria dessa forma, podes por favor ajudar.
Até com os alugados eles fazem isso….presentemente é uma empresa – tipo “.existe um problema? A Culpa é do cliente.”
Ps: alguém sabe qual é o email deles?
enviei a minha reclamação para este email cliente@viaverde.pt
obrigado.
A via verde Ganha BiLiões com o estado português, com a Mega Corrupção que existe fizeram estes contractos Lioninos.
Uma roubalheira em massa ao contribuinte português.
Depois a via verde quando nas suas estradas obstrui as vias , por contracto (que não respeita Nada) , não podia cobrar quando suprime vias para fazer limpeza ou manutenção, mas estamos em Portugal, cada um faz o que quer… Se alguém tiver um acidente por um rebentamento de um pneu de um camião, a via verde , Nada , mas Mesmo Nada se responsabiliza … É só meter dinheiro ao bolso e resto k se lixe.
E ainda querem extorquir mais dinheiro em identificadores… Abjectos
Não estás a confundir a Via Verde (broker de pagamento) com a Brisa (concessionaria de AE)?
uma é subsidiaria da outra
A minha Via Verde então é um espéctaculo.
Passo e aquilo começa a buzinar…
Não aparece luz nenhuma.
Só sei que as passagens são cobradas, portanto, keep on…
A minha fica a aparecer a luz amarela no entanto continuam a cobrar de forma correta.
Keep on 🙂
eu perdi a possibilidade de pagar os parques de estacionamento
A mim passou a acender a luz amarela e perdi o acesso a parques de estacionamento (paguei 25€ pelo dispositivo), será motivo para eles nao estarem a cumprir o contracto?
Também tive de trocar de identificador, o que a Via Verde aproveita para alterar as condições (a que tinha deixou de existir).
Ainda assim, fico admirado de ver tantos nas filas com outras formas de pagamento.
P.S. Os meus 5 cts para quem não sabe como se descola essa base: com um fio resistente entre entre a base e o vidro. E como se muda de um carro para outro (depois de acertar com a Via Verde): com fita aderente de dupla face 3M.
@Aves eu não pago para pagar. Que é o que a via verde faz. Só a uso quando vou a SCUTs, de resto, paro para pagar. Não estou para alimentar barrigudos.
Se fosse como em Espanha que tens casos que se usares o identificador tens 30% de desconto ou mais…. Mas não. Pagas e ainda pagas por inteiro.
É um mimo, paro na portagem, uso 20€ para pagar 1.50€ e ainda trago moedas para o café