PplWare Mobile

Apple apresentou o iPad – A nova jóia

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Jorge Barreto says:

    Gosto muito do iPad apesar de não ser muito útil, mas nao me importava de o ter obviamente, ver filmes ali deve ser um must, uma coisa que gostava que o iPad tivesse era o iSight ficava perfeito.

    • Silva Pacita says:

      Concordo plenamente… embora ache que se der para ligar a um video-projector via minidvi ou algo parecido (conector dock), vai dar muito jeito para fazer apresentações… a bem dizer vai substituir os portateis (cuja função mais importante é mesmo essa… pelo menos para mim que sou estudante… :P) e o facto de durar 10 horas ligado é muito bom. É só meter o office e não precisa de mais nada 😀

      • Silva Pacita says:

        ps: não fosse o facto de não ter mais nenhuma ligação (usb, card reader, etc…) e essencialmente o preço, …até comprava (ou talvez não)

        • Ichigo says:

          Ipad… Bem na minha opinião é um conceito fantástico! Bastante rápido com apenas um processador de 1.0 Ghz!!! Inventado pela apple claro.. Não me importava de ter um claro as únicas coisas que me fazem não querer um por agora e só mesmo o facto de não ter portas Usb, e a memoria.. Sim o preço 499 ate não e mau mas quando vais a ver o espaço para la meteres as tuas fotos e vídeos 16gb não e la grande coisa… No mínimo achava o interessante se tivesse 160gb.. lool não sei se e pedir muito…

          • Shadow says:

            quanto ao espaço, de momento não há grande hipótese, um disco ssd de 40Gb ronda os 100€, 160Gb :S
            Quanto ao preocessador, só vendo… fala-se que não optar por um Atom pode ter sido um erro… mas logo se vê.

          • Bónus says:

            Concordo!
            Adorei ver este conceito, mas vejo a pequena capacidade como um factor negativo.
            Para mim, um aparelho destes é para transportar toda a minha música e fotografias. Quando comprei o meu iPod, optei pelo classic (80 Gb) exactamente por essa razão.
            Mas lá está, mais capacidade, o preço também dispara…

      • jmtdstoc says:

        Parece-me que o iPad é mais um iPhone grande do que um portátil pequeno.

        • aver says:

          Tem duas versões – iPod Touch grande e iPhone grande.

        • lala says:

          uau que evolução tou enganado ou voltamos a idade da pedra

          um calhau
          sem drive usb
          sem disco
          sem bateria
          1gb cpu k lentidao
          16 e 64gb anedotico que porcaria

          isto nao passa de um ipodre gigante

          brutal que maquina eu comprava 1 se fosse a 10anos atrax

          • PA says:

            O iPad é mais um dos produtos fantásticos da APPLE. Se faz falta? Não, tenho a certeza que não. Se vou ter um? Claro que sim. Para entender o conceito é necessário trabalharmos APLLE, é conhecer a diferença quanto à utilização de um produto APPLE vs uma outra qualquer marca. Um portátil HP assemelha-se a um portátil de qualquer outra marca, exceptuando-se o MAC, o mesmo se falarmos dos iPod. Em relação ao iPhone então nem se fala, justifico-o pelo facto de não existir nenhuma outra marca que tenha disponiveis para instalação nos seus telemóveis os programas que temos actualmente para o iPhone. Fazem falta? Só um utilizador que tire partido do iPhone é que pode responder, todos os outros desconhecem e comentam no erro. Para clarificar: enquanto a ATM me devolve o cartão MB e o dinheiro tenho tempo para, com uma simplicidade extrema, lançar o levantamento, assim como qualquer outra despesa ou receita, posteriormente e em qualquer altura, via WI-FI ou 3G faço a sincronização com os portáteis e com o telefone da minha mulher (iPhone claro!), a lista de compras é sincronizada entre mim e a minha mulher com o iPhone, posso ligar-me aos clientes e à empresa por VPN IPSEC, PPTP e CISCO (iPhone … mais uma vez), tenho jogos para quando estou no WC, faço a medição da Tensão Arterial com regularidade pelo que utilizo uma aplicação no meu iPhone para registar os valores, posso ligar-me por CITRIX às aplicações na empresa, com um client ORACLE ligo-me ao BI da empresa para obter dados de vendas, este ano a lista de prendas de Natal tb foi gerida através de uma aplicação iPhone, com saldos imediatos e posição no budget definido (tudo sincronizado com o iPhone da minha mulher. Etc, Etc, Etc, Etc. As ferramentas da APPLE são facilitadores, desde que abandonemos o preconceito de gadget e interiorizemos que esta marca é única. Trabalhar com um MAC é fantástico e, acreditem-me, consigo fazer tudo o que me é exigivel profissionalmente, mas com mais conforto (não tenho problemas de lentidão ou de crash de aplicações), mais facilidade (as ferramentas APPLE são facilitadores, sem “complicómetros”), o design dos produtos é único, pelo que torna o dia ainda mais agradável (quem gosta de trabalhar rodeado de monos?), não tenho o AV sempre a fazer perguntas estúpidas (tb ainda não sei o q é um vírus … incrivél, não é?), etc, etc, etc.
            Em relação ao iPad: Este equipamento é mais um produto perfeito da APPLE. Mas atenção, temos de abandonar preconceitos e comparações. Este produto é incomparável com qualquer outro que possamos imaginar. Temos de aguardar e, acima de tudo, acreditar no conceito APPLE e no talento (incomparável) do Steve Job, se não vejamos: MAC, iPod, iPhone, AppStore, iTunes, iBook, PIXAR, etc, etc, etc

        • lala says:

          muito muito mau um ipod gigante uau lol
          mais vale comprar o novo Eee pc da asus touch isso sim e maquina agora isto é uma anedota parece um ipod re gigante … e uma valenta bosta

          1gb cpu novo Eee pc 1.6 mhz
          sem ram extra asus Eee 2gb ram
          disco disco apenas flash de 16 ou 64gb ridiculo asus Eee
          180gb

          ecra 1024 4:3 asus HD oled 1280:720

          preço ipodre é mais caro e nao vale nada cemprem um netbook

          a publicidade da apple e ridicula se fixexem publicidade a papel higienico ate isso vendiam

          Iclean ou Iass

    • Brutaf says:

      Comentário removido por não respeitar as regras descritas aqui.

      • MytyMyky says:

        Lol.. incomparável. é um modo diferente se segurar e manipular, e pelos vistos o iWorks vai correr naquilo e q custa apenas $10.. lol

        CPU, ram, etc num eee acabam por ser falsas features quando vistas ao lado daquilo que aparente ser o tablet. Carregas num botão e ele inicia – em vez de ter de esperar meio minuto ou mais para iniciar (tenho um eee, sei como é).

        Crio que, pelo pouco que ainda está visível, a usabilidade do tablet é estrondoso e revolucionário. Talvez o verdadeiro sucesso venha só no iPad 2.0 ou assim. Mas que é brilhante, é!

      • lala says:

        muito muito mau um ipod gigante uau lol e lento como sempre
        mais vale comprar o novo Eee pc da asus touch isso sim e maquina agora isto é uma anedota parece um ipod re gigante … e uma valenta bosta do pior mto mau

        IstonE

        caracteristicas da idade da Pedra

        1gb cpu novo Eee pc 1.6 mhz
        sem ram extra asus Eee 2gb ram
        disco disco apenas flash de 16 ou 64gb ridiculo asus Eee
        180gb

        ecra 1024 4:3 asus HD oled 1280:720

        preço ipodre é mais caro e nao vale nada cemprem um netbook

        a publicidade da apple e ridicula se fixexem publicidade a papel higienico ate isso vendiam

        Iclean ou Iass

    • 3biz says:

      @Jorge Barreto

      espetaculo ver filmes num ecra 4:3

      • a Friend® says:

        Tens maior resolução que num netbook tradicional, e com o aspect ratio ajustado fica basicamente igual.

        iPad: 1024 x 768
        Netbook’s: 1024 x 600

        Lá porque o ecrã pareça ter dimensões 4:3 não significa que fiques prejudicado, por isso nem faz sentido esse argumento.

        • Brutaf says:

          Comentário removido por não respeitar as regras descritas aqui.

        • a Friend® says:

          Alias até digo mais, 600 pixeis em largura não dá para por os sites em condições, já que a grande maioria já excede essa dimensão.

          Pega no teu netbook que tem 600 de largura, nas definições de video, viras a imagem 90º de forma a ficar vertical, e vais ver como ficam as paginas de internet… para visualizar certas paginas temos que rolar para a direita para acompanhar a pagina…

      • Jorge Barreto says:

        Podes ver em 16:9 assim como no iPhone podes ver em 4:3, não é nenhum problema isso

    • Brutaf says:

      Comentário removido por não respeitar as regras descritas aqui.

      • a Friend® says:

        CARO VITOR M.

        Este “Brutaf” pelos argumentos usados e repetitivos já demonstrou claramente que é o tal “iphodes”

        Para quando uns filtros nisto?

        É que parece que não uma pessoa já começa a perder o prazer de comentar no pplware, e se calhar percebo até porque é que muitos utilizadores que visitam o pplware não têm ma participação mais activa, que eu sei até que são muitos. 😉

        • Vítor M. says:

          Na volta é isso que ele quer, que desarmes e deixes de comentar. Deve ter muita inveja de quem domina o que escreve e não como ele que atira da boca para fora, como uma tosse catarrenta proveniente do cerebelo… coisas de tipos acéfalos.

          Não desarmes, ignora o tipo que vamos tratar de estar atentos a este tipo de trolls.

          • a Friend® says:

            Eu por causa destes trolls deixar de comentar no pplware.. 😆

            Nunca na vida 😉

            Apenas acho é que a qualidade que o pplware tem, não merece certos comentários e merecia uma filtragem, mas sei que é dificil como é obvio esse tipo de moderação.

            Plugin com votos nos comentários talvez resolvia isso, a moderação ser feita pelos leitores era o ideal 😉

          • Bónus says:

            É exactamente isso Vitor! Esse tipo de “pessoas” quer é que muita gente deixe de comentar no Pplware.
            Têm complexos de inferioridade e querem sobrepor-se aos outros, tentando anula-los.
            O a Friend® tem razão quando diz que muitos utilizadores não têm uma participação mais activa ao ler certo tipo de comentários. E quem perde com isso é o Pplware e os leitores realmente interessados nas notícias e trocas de ideias.
            E pelos erros ortográficos que estes troll’s dão, vê-se logo o nível de “gente”…

      • racoq says:

        És um valente troll… Eu sou pelo software livre mas respeito quando algo é bem feito seja por que empresa for. Agora tu tens um ódio de morte à Apple, já pelos comentários teus que vi noutro post.

        Ainda por cima és repetitivo e usas sempre os mesmos argumentos. Acho que devias moderar a tua linguagem e não vires para aqui inflamar as conversas

    • lala says:

      mais vale comprar o novo Eee pc da asus touch isso sim e maquina agora isto é uma anedota parece um ipod re gigante … e uma valenta bosta

      1gb cpu novo Eee pc 1.6 mhz
      sem ram extra asus Eee 2gb ram
      disco disco apenas flash de 16 ou 64gb ridiculo asus Eee
      180gb

      ecra 1024 4:3 asus HD oled 1280:720

      preço ipodre é mais caro e nao vale nada cemprem um netbook

    • lala says:

      mais vale comprar o novo Eee pc da asus touch isso sim e maquina agora isto é uma anedota parece um ipod re gigante … e uma valenta bosta

      1gb cpu novo Eee pc 1.6 mhz
      sem ram extra asus Eee 2gb ram
      disco disco apenas flash de 16 ou 64gb ridiculo asus Eee
      180gb

      ecra 1024 4:3 asus HD oled 1280:720

      preço ipodre é mais caro e nao vale nada cemprem um netbook

  2. prom says:

    Estou definitivamente interessado se por ventura isto fizer o mínimo que um netbook consegue fazer. Se tivesse o OS X era perfeito como não tem estou um pouco pé atrás. Para andar com um gadget destes atrás pelo menos para mim era necessário poder trabalhar um pouco com ele e não apenas andar na net.

  3. Danilo Luiz says:

    Não sei como será a repercussão deste Gadget, porém acho que o nome poderia ter sido mais criativo ou ao menos mais sonoro.

  4. Pedro says:

    Big, Ugly Bezel
    Have you seen the bezel on this thing?! It’s huge! I know you don’t want to accidentally input a command when your thumb is holding it, but come on.

    No Multitasking
    This is a backbreaker. If this is supposed to be a replacement for netbooks, how can it possibly not have multitasking? Are you saying I can’t listen to Pandora while writing a document? I can’t have my Twitter app open at the same time as my browser? I can’t have AIM open at the same time as my email? Are you kidding me? This alone guarantees that I will not buy this product.

    No Cameras
    No front facing camera is one thing. But no back facing camera either? Why the hell not? I can’t imagine what the downside was for including at least one camera. Could this thing not handle video iChat?

    Touch Keyboard
    So much for Apple revolutionizing tablet inputs; this is the same big, ugly touchscreen keyboard we’ve seen on other tablets, and unless you’re lying on the couch with your knees propping it up, it’ll be awkward to use.

    No HDMI Out
    Want to watch those nice HD videos you downloaded from iTunes on your TV? Too damned bad! If you were truly loyal, you’d just buy an AppleTV already.

    The Name iPad
    Get ready for Maxi pad jokes, and lots of ‘em!

    No Flash
    No Flash is annoying but not a dealbreaker on the iPhone and iPod Touch. On something that’s supposed to be closer to a netbook or laptop? It will leave huge, gaping holes in websites. I hope you don’t care about streaming video! God knows not many casual internet users do. Oh wait, nevermind, they all do.

    Adapters, Adapters, Adapters
    So much for those smooth lines. If you want to plug anything into this, such as a digital camera, you need all sorts of ugly adapters. You need an adapter for USB for god’s sake.

    Update: Why stop at 8? Here are more things we are discovering that suck about the iPad.

    It’s Not Widescreen
    Widescreen movies look lousy on this thing thanks to its 4:3 screen, according to Blam, who checked out some of Star Trek on one. It’s like owning a 4:3 TV all over again!

    (from Gizmodo)

  5. Miguel says:

    não vi capacidade e armazenamento. é disco rigido ou sdd?

  6. DFC says:

    o design parece o iphone, que inovaçao…
    é tao limitado para um tablet, nao vale o preço para mim

  7. a Friend® says:

    Sou da mesma opinião que o Jorge Barreto.

    Falta mesmo ali a camara “iSight” e eles podiam ter posto na perfeição. (digo eu)

    Quando a funções, ele faz precisamente aquilo que procuro num netbook.

    Eu tenho um Acer Aspire One e uso para coisas simples e ando com ele pela portabilidade.

    Ou seja, este iPad seria para mim o substituto perfeito, até para ter na mesa de cabeceira era um espetaculo.

    Quando quero fazer um trabalho mais aprofundado, pego no meu computador portatil. Nunca faço trabalhos mais avançados num Netbook, daí fazer mais sentido para mim ter um iPad.

    • Frigo says:

      sem multi-tarefa? fantástico…

      • a Friend® says:

        Sim é vdd, como já havia referido noutro tópico, esse é outro factor importante a faltar mesmo, mas vou manter a fé que irá vir numa actualização, se bem que não é desculpa mas ainda poderá ser resolvido.

        (Tendo o exemplo do iPhone, que se com Jailbreak dá, é porque é possivel)

        • racoq says:

          O jaibreak não é para todos (nem todos têm conhecimento para o fazer, isto é saber que ele existe, ou saber sequer executar o procedimento,além de te remover a garantia do equipamento. É uma falha imperdoável (a única coisa que aponto), acho que comprar algo sem esta característica quando se quer tê-la, já a pensar em jailbreak não é solução.

          • Silva Pacita says:

            concordo contigo, devia já vir com multi-tarefa de origem, e não pensar em fazer jailbreak que pode estragar o equipamento… mas acho que como o a friend diz, é o substituto perfeito para um netbook, pois para fazer trabalhos mais pesados tenho o portatil ou o pc de secretária… só não concordo mesmo é com o preço, é muito caro mesmo… não tenho “tempo” para o comprar… 😀

          • a Friend® says:

            Exacto, mas foi isso que disse… não é desculpa alguam e a Apple já deveria ter introduzido ao tempo.

            Disse é que com o exemplo do Jailbreak, não há limitações, por isso a Apple já deveria ter posto.

            Já há tempos eles não tinham introduzido no iPhone o streaming porque receavam que ele não tivesse o melhor desempenho e capacidade, depois veio a revelar-se que afinal até tinha e lá aceitaram a App do Ustream para fazer o streaming de video gravado através do iPhone.

            A Apple já fez um optimo trabalho mas agora tem que andar mais em cima do acontecimento para resolver estas questões que são mesmo importantes. Eu no iPod Toch não sinto falta do mutlitasking, nas isso no iPad irá fazer muita falta mesmo…especialmente se tiver a fazer algo no iWork.

          • paulo says:

            o meu netbook deve ser só bi-tarefa… que se meter o bicho a fazer mais kk coisa.. é pra esquecer.. looll

    • cdq74cn says:

      Ao inicio fiquei deslumbrado com o brinquedo bem concebido ,bonito tudo o que eu preciso para me separar do meu netbook. Após leitura do Gizmodo, fiquei desiludido “NO MULTITASKING ?!” a Apple falhou mesmo. Aposto que no AAO, gosta de ouvir musica, IM ligado, ver noticias no pplware, repara através do Ipad não poderá assistir aos vídeos da 6ª porque não suporta flash.
      A Apple, no meu entender, era (é) a mais inovadora e com qualidade invejável e pensaram que tudo o que inovavam e criarem vendaria bem, acho que não será o caso. Numa versão 2.0 acredito no potencial desta maquina, lembra-se do Iphone 2G para o 3G, acho que a historia se repetirá. cumps

      • a Friend® says:

        É uma falha grave sim sr… 😉

        Não digo num iPad 2G, mas.. que resolvam esta tanga numa proxima actualização do sistema, que facilmente é contornavel. Se os Jailbreakers fazem… porque é que a Apple não o faz…

        • viperbruno says:

          Porque a Apple nao quer arriscar a ver o sistema lento. Tirando o multi-tasking acabasse com o problema.

          • a Friend® says:

            A falta de multi-tasking nos primeiros iPhones fazia sentido porque tinham pouca ram, agora não faz sentido.

            Se fores a ver a quantidade de jailbreakers com multi-tasking, nenhum deles se queixa de lentidão. Por isso é que ainda não percebi porque é que eles não introduziram isso.

            Sei que a ideia inicial era os push notification e faz todo o sentido em algumas aplicações (Como messenger, email, facebook, etc..) agora com o iPad e iWork o multi-tasking faz mesmo falta.

  8. racoq says:

    Tem um grande problema a meu ver (mas isso tb já é um problema do iphone). A ausência de multi tarefa é um factor que joga contra este tablet e o potencial a nivel de processamento que tem.

    É que até o Android que é muito mais jovem que o iPhone suporta multi tarefa (já nem falo do windows mobile)

    De resto está muito fluido e muito à apple. Foi dedicado muito tempo na minha opinião à usabilidade e experiencia com o utilizador. Gostei dos efeitos de expansão da galeria de fotos e até do efeito de rodar do acelarómetro.

    A ideia do ibook e o desfolhar das folhas está espetacular, vem em parte dar cabo da aspiração de muitos novos ebooks que por aí existiam. E o ibook vai ser uma boa opurtunidade de negócio para a Apple (A Amazon é que não deve estar a achar piada nenhuma)

    Bem é a minha opinião.

    • dajosova says:

      folhear, não desfolhar 😉

    • avlis rotiv says:

      Concordo plenamente! 😉

    • Paulo Pereira says:

      Como leitor de ebooks esqueçam: ler um ebook implica suporte a tinta digital. Ler um livro durante 4 ou 5 horas seguidas será impossível sem sofrimento. Só os leitores de ebooks com tinta digital podem ser considerados verdadeiros leitores de ebook. O resto são computadores que lêem livros digitais o que é bem diferente. Mas quando lerem um logo dão pela diferença.

      Por outro lado só vão poder ler livros adquiridos nas liojas da ibookstore, mesmo que o formato seja o ePub.

  9. José Xavier says:

    Acho que o Pplware foi o único a chamar “jóia da apple” ao iPad lol
    Não fosse os preços reduzidos e sim acho que os 499$ se vierem ai para uns 400€/450€ se justifica e fica um produto com um preço correcto agora daí a ter justificado todos os rumores, podia ter corrido mal à apple não fosse o preço reduzido sendo este a grande inovação na minha opinião.

  10. Fork says:

    Eu gostei do bicho, mas só devo comprar o iPad 2 🙂

  11. Brutaf says:

    Comentário removido por não respeitar as regras descritas aqui.

  12. kArPe says:

    Language support for English, French, German, Japanese, Dutch, Italian, Spanish, Simplified Chinese, Russian
    Keyboard support for English (US) English (UK), French (France, Canada), German, Japanese (QWERTY), Dutch, Flemish, Spanish, Italian, Simplified Chinese (Handwriting and Pinyin), Russian
    Dictionary support for English (US), English (UK), French, French (Canadian), French (Swiss), German, Japanese, Dutch, Flemish, Spanish, Italian, Simplified Chinese (Handwriting, Pinyin), Russian

    Brilhante!

  13. Gbush says:

    acho que a Apple cometeu demasiadas falhas para um gadget destes….como já foi referido…não ter uma câmara é um erro grave. quando assumem, a Apple, que o iPad foi criado para servir o usuário para a web e para o entretenimento, nao se podem cometer erros destes. nos dias de hoje aplicações como o skype e afins são cada vez mais usados. de todos os eventos da apple este pareceu-me o mais débil tanto em conteúdo como em características do próprio conteúdo apresentado. na minha opinião, este iPad, o tão falado tablet da apple, foi criado apenas para acabar com os dois anos de especulaçoes que se criaram em torno do mesmo, mas foi criado da maneira errada.

  14. feernando martini says:

    sei la, o preco ta caro p\ a sua funcao, tem netbook leve, c\ autonomia de bateria e mais espaco disponivel c\ winows 7 que funcona o recurso de touch screen

  15. espectador says:

    que nojo!

  16. ruben says:

    já viram que só trocaram uma letra iPod – iPad

  17. Pedro says:

    Estão todos errados! A Apple de facto inovou com o/a iPad!
    De facto é um produto revolucionário, ou vocês alguma vez viram uma moldura (digital) fazer tanta coisa!?

    (têm entradas para cartões e tal, mas isso é outra coisa…)

  18. desafiador says:

    Boas,

    Mais um produto Apple que se não custasse mais de 200€ até gostava de ter 🙂

    Abraço

    • 3biz says:

      provavelmente é o que custa na fabrica xD

    • Shadow says:

      sim isso é certo o preço disto de fábrica não deve andar longe disso… por exemplo o nexus one custa $174.15, o iphone será um pouco menos por exemplo

      • Bónus says:

        Não é bem assim. Esse preço do nexus foi contabilizado apenas pelo custo dos componentes. Não contaram com a trabalho de desenvolvimento, planeamento, montagem, distribuição, etc.

        • Shadow says:

          “trabalho de desenvolvimento, planeamento, montagem, distribuição”

          lool é óbvio que isso depois é a abater com os lucros ao fim de determinado tempo…

          digo-te mais se o nexus one custasses 250-300€ desbloqueado dominava o mercado (tal como o iphone quando saiu) mas pronto estes gajos nas empresas não pensam em produtos para todos, só pensam em fazer €€ e fazem burrices

          • Bónus says:

            Montagem e distribuição fazem parte dos custos permanentes.
            Lembra-te também que todos os empregados têm de ser pagos. Existem muitos custos à volta da produção.
            O nexus One ou outro qualquer aparelho, tem um preço final bem mais elevado que apenas o custo dos seus componentes.

          • Shadow says:

            parece-me que não trabalhas ou não conheces o valor das coisas, ao sair um produto cá para fora os lucros cobrem ao fim de alguns meses o trabalho de desenvolvimento, planeamento e montagem, quando um produto é vendido ao 2x do preço é para se colocar acima de outros como o iphone/nexus one

  19. Jorge Barreto says:

    Muitos criticam porque querem à força que isto seja um netbook tp eee pc, acho que isto nem se compara com eeepc, se interiorizarem que isto é apenas para entretenimento de certeza que não há nada a apontar excepto o iSight como já referi, pq para trablhar já tenho o meu mac, para tar na rua e ir à net ver mail ouvir música tenho o meu itouch, e quando não tenho nada que fazer a não ser estar no sofá vejo um filme no ipad e navego na web. O certo é que agora falam mal mas isto vai vender muito mesmo

    • a Friend® says:

      x2 Finalmente

      Aqui o pessoal faz de um Netbook actual, um Computador Portatil, por isso é que não percebem o conceito “iPad”.

      • mmick says:

        A verdade é que o iPad, por muito bom conceito que seja tem (para já!) falhas graves:
        1) sem suporte para flash (ridículo nao ter, no futuro poderá ter)
        2) sem USB (esta nem comento…e sem remédio)
        3) sem multitasking real (again…sem comentários)
        4) sem dados sobre saída HD de video.
        5) nem uma camara frontal 0.3MP no modelo 3G??? Ou seja, 130$ a mais a versao com 3G e só pelo radio e…o cenário fantástico de uma videochamada em fullscreen nem pensar!!!

        Infelizmente parece-me que a Apple excedeu-se (MUITO) ao anunciar um produto revolucionário e que no fim pouco mais é que um iPod Touch 3G com um ecra maior de 1024×768 e CPU “custom-made” a 1Ghz. Tanto alarido para isto? NO MÍNIMO esperava 1 USB + camara frontal + suporte para flash.

        • a Friend® says:

          Sob-escrevo todos os pontos, mas atenção ele tem entrada USB com adaptador (Por causa das dimensões de espessura)

          Flash ainda poderá ser resolvido. Multitasking também, em futuros updates.

          Agora o factor camera frontal pra usar o Skype, iChat, etc.. é que é de lamentar…

          Gostei do iPad e possivelmente irei adquirir o mais barato. Mas pelo menos a versão mais cara poderia ter vindo com a camera.

          • Shadow says:

            “Por causa das dimensões de espessura”

            nop dá perfeitamente para lá por usb… foi fail

          • Joca says:

            Nunca irá ter Flash…

            Senão o ppl ia jogar para o miniclip e não ia comprar os jogos na app store…

          • Silva Pacita says:

            Eu também gostei muito do ipad, mas a menos que nos próximos updates metam camera, não o vou comprar… no meu caso, o modelo de 16g com wi-fi e 3g era o essencial, pois para um “netbook com multitouch” não precisa mais que isso… (claro que teria que comprar os adaptadores à parte, mas isso já estava à espera…) 😀

          • a Friend® says:

            @Shadow

            Vou esperar para ver o pessoal a desmontar o iPad para ver se era possivel ou não 😉

            Com aquelas dimensões, e tendo em conta todo o hardware lá dentro acho que era dificil.. mas prefiro ter certezas antes de afirmar algo.

          • Alziro says:

            Concordo que ha coisas que podem ser resolvidas, mas num telemovel de 30€ tambem podera no futuro ter suporte HD, windows 7 e tirar cafes, mas por enquanto nao tem, por isso vale 30€.

        • Miguel says:

          O unico problema que achei preocupante foi a iSight e entrada USB. O resto vem na proxima e breve actualização.

    • Pedro says:

      Nada disso… Eles lançaram a tablet com um proposito e funcionar como um ipod touch/iphone maior não deve ter sido! (para quando estou sentado no sofá?!)
      Para isso chamavam-no iPod Touch 3G/XL!

      Foi um tirosito no pé… Nada que os obcecados (não digo fans pq eu propeio simpatizo com a Apple) em serem manipulados por marketing não compensem!

      Não sei muito sobre a HP SLATE mas parece-me muito mais funcional que a iPad!(Não tem a maça atrás eu sei!)

      • desafiador says:

        Boa noticia: Apple lança o Ipad, um conceito inovador e interessante, na forma de interacção do utilizador com a máquina!!!

        Más Noticias: Mais uma vez a Apple apreçou-se a lançar um novo produto (aconteceu o mesmo com o Iphone) e cometeu falhas graves. Um SO pouco robusto, a falta de conectividades banais, e o preço fazem deste produto uma má escolha. A pressa é inimiga da perfeição!!!

        Possível Boa Noticia: Apple lança Ipad v2 e corrige as graves falhas da primeira 🙂

        Cumps

        http://www.sondagenspt.net

  20. 3biz says:

    Tem 3G mas nao faz videochamada (nem camera para skype tem)

    O modelo de 500€ tem 16GB mas nem porta USB para ligar o discozito externo lá em casa ou uma pen para ler um documento…

    Não tem suporte a adobe flash

    Não tem multitasking

    Não é widescreen, mas sim 4:3. É como ver o startrek naquela televisao velha quadrada lá em casa

    Desenvolvimento, uma vez mais, fechado de apps. Coisinhas como google voice nunca chegarao a este equipamento

    Acessorios e mais acessorios. Perde a beleza toda quando ao levar isto para um aula tenho que montar tanta coisa que pareco um escuteiro a montar a tenda.

    2010 e nada de HDMI?

  21. darh_paul says:

    faz mais sentido dar 500$ por um ipad do que um iphone… que aparelho mais overpriced o iphone. nao passa de um ipod touch com phone e camara, mas ao triplo do preço. pena ter um preço exagerado, so para se posicionar como objecto de exclusividade.

    (espero que com o ipad o iphone desça :P)

    • a Friend® says:

      O iPhone está estupidamente overpiced por causa das operadoras, e agora esperem até ver se elas meterem a mão no iPad com 3G como é que isto vai ficar…

      Nem quero imaginar… o que vale é que temos a versão Wi-fi livre… senão isto seria mais um produto proibitivo.

      • Silva Pacita says:

        já agora uma pergunta… será que era possivel comprar um ipad 3G nos EU e vir pra cá meter um sim card de uma operadora local? Porque pelo que percebi, os 3G vão ser vendidos nos EU sem contrato de permanência, ou seja saldo pre-pago…

        • a Friend® says:

          Pelo que percebi, eles mesmo vendidos pela operadoras não irão ter qualquer tipo de bloqueio… ao menos isso!!! 😀

          Manda vir de fora.. sem duvida que sairá mais barato e o peso do Euro vai dar uma boa ajuda.

          • Silva Pacita says:

            eheh é a vantagem de ter família no estrangeiro 😀 já sei onde vou passar férias 😉

          • a Friend® says:

            Pois e eu, além de familiares é mesmo amigos e colegas de trabalho que viajam bastante e costumam ir muito a Nova Iorque.

            Vou obrigar a um deles trazer uns 5 colados ao corpo, assim vendo e ainda fico com um de borla com os lucros, isto se ele não for agarrado e depois aparecer no National Geographic no programa “Presos no Estrangeiro – Tráfico de iPad’s” 😆

        • Paulo Pereira says:

          Atenção ao tipo de cartões que utiliza. Já vi noutro site que não é compatível com a maioria dos cartões actuais de outras operadoras.

        • jmtdstoc says:

          Então mas as redes celulares nos EUA não são diferentes da 3G europeia????

  22. João says:

    caro e inutil

  23. The Duke says:

    Isto serve para quê?

    É que para E-book, parece que a concorrência já está a anos-luz…Já têm uma visibilidade ao sol excelente e têm lá a tecnologia do ink que lhes permite escreve nos livros…

    Ainda não percebi bem o que a Apple quer deste iPad…Parece-me uma mistura de uma data de aparelhos, mas que nunca o chega a ser…Vamos lá ver se não sai fiasco como o Air…

    • darh_paul says:

      ah, serve mais para quem quer ter um pc em casa mais virado para media centre, laxer, leitura… enfim, depende do uso que lhe queiramos dar. sera talvez um ipod touch em ponto grande, perto de um portatil, sem o tamanho disso.pode ser nice…depende é do preço final (é claro que nao tenho esperança nenhuma por uma taxa de conversao euro-dolar justa… como sempre, vamos pargar o aparelho a uma taxa de conversao 1=1… e nao 1,5=1,0 como esta agora no mundo real)

    • Paulo Pereira says:

      Para a leitura só mesmo para revistas e jornais. Mas isto vai ser pago pois a Apple está a estabelecer parcerias especiais. Para tudo o resto é inútil

    • Miguel says:

      O Air é para quem pode, não para quem quer XD

  24. Bruno says:

    Antes de ver o video achava que era algo não exatamente revolucionario, o ipad. Mas após ver o video, pensei “Puxa, é realmente uma grande perda de dinheiro comprar isso.”

    Eu gostaria de comprar um macbook, mas esse ‘iphone gigante’ está fora da minha lista gadget. Na vdd, esta ma minha lista de “gadget bombas”.

  25. Shadow says:

    No vídeo da noticia este deve ser o primeiro gajo a falar… quando era novo provavelmente! 😛

    http://forum.pplware.com/showthread.php?tid=4291

    • a Friend® says:

      O primeiro gajo a falar no video da noticia é simplesmente o designer da Apple. O que desenhou os iMac’s, Macbook’s, Iphones, iPod’s e agora iPad’s…

      ..é “apenas” o designer mais venerado de sempre no mundo informático 😉

      • Shadow says:

        “..é “apenas” o designer mais venerado de sempre no mundo informático ”

        é um bocadito obcecado o gajo…isso sim, e ser o mais venerado -.- um dos mais conhecidos queres tu dizer…

        se queres falar de venerados daqui a pouco estamos a falar dos pessoal da coolermaster…

        • a Friend® says:

          Shadow, se não trabalhas em design provavelmente nunca ouviste falar dele.

          Se fores a ver a lista de design inovador, quem está em primeiro lugar a nivel mundial é a Apple e não a Coolmaster.

          Sei que és TOTALMENTE anti-apple mas também devias conter um pouco esses argumentos.

          https://www.youtube.com/watch?v=t0fe800C2CU

          • Shadow says:

            ?? não sou anti-apple apenas sei reconhecer que se existe algo mais barato, ou que faz o mesmo ou mais no caso do futuro HP-slate que provavelmente terá o mesmo preço, não sou cego ao ponto de escolher APPLE só porque gosto da marca.
            porra a mim custa-me a ganha-lo…

  26. PJviana says:

    Agora que a Apple lançou uma coisa destas tipo e-book vai ser só pessoal a ler livros nas esplanadas com estas coisas! Os e-book´s não pegaram no mercado mas basta vir a apple para virar moda! Eu sei que faz outras coisas mas de qualquer maneira não tiro o mérito à apple que é a melhor empresa em marketing!! 🙂

    Eu já tenho um netbook por isso não vou comprar! 😉

    • Paulo Pereira says:

      O ipad não dá para ler na esplanada: não é um leitor de e-ink!

      Os ebook não pegaram no mercado? Só no mundo luso por falta de livros (as editoras têm medo!)
      Nos EUA são um sucesso. Este ano a feira CES foi inundada por e-readers!
      O Nook foi a prenda tecnológica do natal (muitos só receberam um voucher pois as encomendas foram arrasadoras!

      Nota: só agora o Kindle vai permitir a utilização internacional!

      Relaxa que muito ainda vais ouvir falar de livros digitais… no natal de 2011 ou 2012 vais ter um!

      Lê isto: 2010 o ano da tinta digital: leitores de e-book – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/2010-o-ano-da-tinta-digital-leitores-e.html

      • Ricardo Ferreira says:

        Não é leitor e-ink mas a tecnologia IPS do ecrã LED pode ajudar bastante… Veremos. Certamente não tardarão a chegar as comparações com os concorrentes mais directos. 😉

        • Paulo Pereira says:

          Não ajuda nada. Por muito criativa que seja uma tecnologia de monitor, se não for e-ink não é para ler livros a “sério” . O resto pode ser adequado ler partes de textos ou para leitores pouco viciados, mas não vai ser nisto que se vai ler 3 a 4 livros por mês.

          • Ricardo Ferreira says:

            O iPad só não é adequado se tudo o que comprador pretende é unica e exclusivamente ler livros. Em (quase) tudo o resto, o equipamento da Apple leva vantagem face às alternativas dentro do mesmo segmento.

            Quanto à tecnologia IPS, é óbvio que ajuda a leitura de livros neste dispositivo. A Apple nunca lançaria um produto que fosse exclusivamente um leitor de e-ink, mais ainda porque, se não estou em erro, esta tecnologia só ainda está disponível em escala de cinza, e não a cores…

          • Paulo Pereira says:

            Ricardo Ferreira: não tens visto as apresentações na CES certo?
            Imagina que a apple tinha criado este leitor:
            enTourage eDGe [Leitores de e-books] – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/entourage-edge-leitores-de-e-books.html

            Seria a completa loucura da inovação! Existem vários leitores duplos, não estou a dizer que um deles seja o perfeito (neste momento as melhores apostas são o Nook e o QUE reader), mas seria de esperar que a apple tivesse alguma tirada de génio para acabar com o mercado do papel como eles afirmam.
            O ipad lê livros e mais nada, não é um verdadeiro leitor de ebooks!

  27. dennis.sjrp@gmail.com says:

    “Não tem suporte a adobe flash”
    Se não me engano, o youtube e o vimeo já tem as suas versões em html5.
    Se não me engano também, não precisa de flash dessa forma.
    Se não me engano também, isso é uma tendência…

    • viperbruno says:

      O problema ali é o facto de nao suportar navegadores de terceiros. De origem podem fazer aquilo que quisesem desde que depois dessem liberdade de escolha. É Safari e mais nada segundo a Apple. E ainda falam de monopolios, olhem para a vossa querida marca primeiro…

      • a Friend® says:

        Viperbruno em termos de browser não há monopolio, porque segundo sei (rumores) a Firefox está prestes a lançar um browser para o iPhone e o mais provavel é aparecer também no iPad.

        Quanto ao Google Voice, ele já é possivel ser feito sem qualquer aplicação. A Google fez uma excelente forma de usar pelo proprio Browser.

      • Dennis says:

        “Se a Apple fosse minha”, eu também não iria permitir, razões existem várias, desde a destabilização do sistema devido à instalação de “tulhas”. Veja bem, vamos falar do ipod touch; ele funciona 100%, não trava, não fica lento, tudo o que foi proposto pra ele é cumprido e ainda sobra (tenho um e sempre foi assim). O hardware e o software funcionam em equilíbrio pois foram feitos um para o outro. Aí imagina se fosse liberada instalação de qualquer aplicativo de terceiros, o que se ouviria por aí seria +- isso: ipad? é bom cara, mas não sei porque, depois que instalei o FoxPad (firefox) nele, ficou lento, tive que formatar… e por aí vai… Imagino que esse tipo de situação seja uma das prioridades da apple.
        Adobe flash, espero que num futuro muito próximo comece a ser extinto; existem outras tecnologias muito mais promissoras.
        Se não apóia esse tipo de pensamento, compre um netbook pelo mesmo valor.

        A falta de câmera frontal pra mim é imperdoável.

  28. a Friend® says:

    Informação util:

    Aparentemente ele corre o iPhoneOs 3.2 e tem estranhamente suporte para camera!

    iPhone OS 3.2 is iPad-only, potential camera support, A4 processor

    Ou seja, se é o iPhoneOS 3.2 o mais provavel é que estão a finalizar o iPhoneOS 4.0 e se calhar ainda temos sorte com o multitasking… lá para Abril 😉

    PS. eheh.. O pplware já esta a fazer testes de votações nos comentários! Grd Vitor M!

    • Silva Pacita says:

      eheh o que prova que toda a voz no pplware é ouvida 😉

      • Vítor M. says:

        Claro que sim, deste lado está alguém que lê o que escrevem e não tem a prepotência que sabe tudo… não, estamos aqui para aprender também 😀 e acima de tudo, temos de cuidar das pessoas que fazem com que o pplware seja um bom local de troca de ideias.

        Para isso temos de afastar os trolls… o que é muito difícil… por dia temos mais de 600 comentários fora os que são apenas pedradas de bota-abaixo!

        • RCS says:

          Então agora que queria votar neste comentário..

        • Bónus says:

          Vitor, acho que a votação dos comentários, vai melhorar muito a questão dos troll’s.

          • a Friend® says:

            Quem dá nota negativa a este comentário já se acusa.. mas é natural.

            Eu por ex, tenho a perfeita noção que vou ter muitos pontos negativos (obvio), mas só o facto de afastar trolls já me deixa satisfeito.

          • Tiago Lopes says:

            nem com pontos negativos te calas.

            este plugin novo quem tem mais de 1/4 de pontos negativos o comentario devia ser colapsado ou posto a cinzento…

          • a Friend® says:

            Obrigado Tiago Lopes, por te acusares como Troll.

            Eu calar? LOL.. nem que tenha 100 pontos negativos ou até 1000…

            Esse prazer que os trolls como tu tanto querem e nunca vão ter.

          • Tiago Lopes says:

            Por me acusar como troll pq? So tou a dizer que tas a elogiar um sistema que está contra ti.

            Eu conto um mero voto, mas vejo nos teus comentarios votos muito negativos.

            Dá que pensar. E nem assim dizes que te calarás.

          • a Friend® says:

            @Tiago Lopes

            Se fosses tão inteligente ias ver quem propos as votações fui eu mesmo.

            Eu não me preocupo com os votos negativos, pelo contrario. Ao lado dos negativos que tenho, tenho outros tantos positivos e é nesses que me foco. Há sempre alguém que gosta do que escrevo, e esses não são haters, como tu por exemplo que até em tópicos de Mac aconselhaste comandos para apagar a Root ao pessoal, o que me dá total direito de te chamar troll.

          • Bónus says:

            Quem aconselha utilizadores a escrever comandos que apagam a Root, devia ser banido dos comentários!

          • 3biz says:

            LOL A friend, muito perspivaz. Se votam negativo nos teus comentarios, mesmo que seja 3up, 9down é porque sao trolls…

            visao egocentrista

          • a Friend® says:

            3Biz

            Não é preciso ser muito perpicaz nem inteligente.

            Se em comentários que digo verdades e respondo a questões como:

            Ele tem HDD ou SDD e eu digo SDD que é vdd… e tenho pontos negativos

            E nos comentarios do outro troll que foi removido, ele tem pontos positivos… não é preciso nenhuma ciencia para ver que os trolls ainda cá continuam, euforicos a por votações ngativas.

            Há é muita gente com inveja do pplware, isso sim! Frustrados com outros Blogs que não têm atenção vêm para aqui trollar.

          • pfbatista says:

            Mas até e bom haver trolls… por norma eles são divertidos 😀

            Acreditem, se não houvesse trolls a vida não era tão interessante 😛

    • racoq says:

      É importante que nós leitores responsáveis, consigamos usar este sistema de uma forma racional e aceitável, e não mandar abaixo comentários perfeitamente válidos, embora diferentes dos nossos.

      Os leitores do site, devem ver isto como uma demonstração de confiança da equipa do pplware dando uma maior responsabilidade aos leitores habituais e de boa fé.

      Sim, porque quero acreditar e a equipa acredita também que a maioria dos leitores do site são de boa fé.

      Meia dúzia de gatos pingados, como iphodes = Brutaf, ou outros trolls são claramente uma minoria

      • a Friend® says:

        Se fores a ver todos os meus comentários já tem pontos negativos em todo o lado.

        É natural que haja algumas votações dos frustrados de sempre 😉

        Mas é sem duvida algo que vai fazer a diferença no pplware.

        Trolls são minoria, embora vistam varios nomes para parecer muitos…

    • Miguel says:

      Brevemente haverá acessorios para este brinquedo… Tipo, camera… O que está mal, porque ela devia estar embutida…

  29. É bem sexy! Mas ainda estou confuso quanto à opinião acerca do iPad. Para já acho caríssimo para o que oferece. Pelo preço compram-se 2 netbooks ou um HTC Touch HD2.

    Vê-se melhor que um smartphone, mas não faz chamadas, é menos prático que um smartphone, mas mais do que um netbook.

    Talvez quando experimentar um fique impressionado, mas para já mantenho as minhas reservas.

    • Silva Pacita says:

      acho que o melhor mesmo é esperar… mais tarde irão aparecer as melhorias no software (e mesmo de hardware – camera) que provavelmente permitirão fazer chamadas e video-chamadas, uma vez que será vendida a versão 3G. 🙂

      • Misterious says:

        hum?? o iPad não será um iPhone em tamanho XXL.

        A versão 3G, será mais para usar as Net’s moveis… assim o ipad ja tem modem 3g integrado, e as operadoras poderao disponibilizar serviços de dados.

        O que podera haver é uma webcam.

    • a Friend® says:

      Mas a propria Apple fez referência a isso no evento.

      Ele está num patar entre Portatil (Macbook) e Smartphone (iPhone) .. ou seja, a principal função dele é ser netbook.

      Quem quer trabalhar a sério, usa um portatil. Netbook deve ser o mais simples e intuitivo possivel, deve ser feito para tal o nome indica, e acho que o iPad é o conceito certo para isso.

      Se bem que falta alguns coisas para completar, como já foi referido acima (multitasking e camera, em especial destaque)

      😉

  30. Pedro says:

    a apple gaba-se de ter 3 lojas metidas dentro deste bichinho, porque será? porque quer que 90% das features lhes dêm um grande lucro.

    eu acho que é um produto revolucionário, no entanto o marketing à volta ofusca um bocado o pessoal, na verdade, aconteceu o mesmo com o iphone, que apesar de usar tecnologia existente, foi o primeiro produto a conjugá-los de forma prática ou mais acessível, os preços lá está, a ameu ver são sempre bastante inflacionados, tem um target específico, 450€ por um iphone ou 600€ por isto para mim é impensábel, e para outros será uma ninharia..

    de qualquer forma penso que o multitasking é uma falha grave, e o ecra 4:3 também um pouco desajustado a meu ver e a falta da camera são pontos negativos, mas aquilo a correr windows perdia metade da graça pelo simples facto de termos de esperar e ver operações falhadas a meio da utilização, e eu uso windows desde que uso pc..

    • -_-' says:

      Não é minimamente revolucionário. Inovador, talvez. Mas revolucionário, longe. Não tem anda revolucionário: o conceito não é algo fantástico nem a tecnologia é um grande passo.

    • Bónus says:

      Penso que o ecrã 4:3 é pensado essencialmente nos jornais e revistas.

      • a Friend® says:

        Claro, se isto é para ser usado em altura, se tivesse-mos um tradicional 16:9 a imagem em largura não apareceria toda.

        Um exemplo muito prático é quem tem Netbooks (1024×600), ir às definições ou carregar (CTRL-SHIFT-ESQUERDA) que a imagem roda 90º (vertical) e tentem ver o pplwarepor exemplo, com apenas 600 pixeis de largura.

  31. MOr says:

    Vi isto agora no msnbc:

    Apple’s iPad becomes big fat ‘intimate’ joke
    Tablet may be revolutionary, but it sounds like a feminine hygiene product

    LOLOLOL

    “Aqui está o meu iPensoHigiénico….” Isto vai fazer furor com as miudas 😀

    http://www.msnbc.msn.com/id/35109625/ns/technology_and_science-tech_and_gadgets/

    • a Friend® says:

      Se a MSNBC não fosse da Microsoft até me admirava dessa noticia 😉

      • -_-' says:

        Pois ,mas não é o único site. Esse trocadilho é básico camarada.

      • Paulo Pereira says:

        a Friend: este foi uma grande falha da Mac em termos de marqueting: o vídeo é velho e foi célebre como paródia ao iPod. Imagina agora em que o nome iPad é mesmo real!

        MadTV – Ad: iPad
        https://www.youtube.com/watch?v=FTzhXMbOWHE

        Para quem não entenda a piada… imaginem que o iPad se chamava iPensinho . Naturalmente já estariam a imaginar as piadas em Portugal! Pois é todas as mulheres americanas sabem o significado de Pad (penso higiénico).
        Se o artigo foi escrito pela concorrência isso são as vantagens da concorrência (naturalmente não seria uma revista Mac a divulgar o vídeo!) e fica muito mal desvalorizar o artigo por ter sido escrito pela concorrência

        A melhor: “Esperem pelo iPad 2.0 … vai ter Abas”

        Vá lá riam a bom rir que até o Hitler percebeu a piada:

        Hitler is informed about the Apple iPad
        https://www.youtube.com/watch?v=fuA_OUL91og

        Claro que isto ainda tem mais piada quando a Apple é uma marca que vive com o marketing na cabeça, que investe toneladas na promoção de sub-marcas, etc.

        BIG FAIL!!

  32. Alexandre Pinto says:

    A meu ver trata-se de um fiasco.

    Vou fazer a minha análise seguindo alguns pontos

    – Em que categoria se encaixa?
    Ora bem, não sei especificar. Não é uma ferramenta de gestão pessoal e de trabalho. O iphone/telefone pode ser (por andar no bolso, sempre connosco) e um computador/portátil também pode ser (sempre connosco pois é a nossa ferramenta de trabalho).
    Pode ser um gadget de entretenimento portátil? Sim isso penso que sim, com alguns pontos negativos como a resolução. No entanto para ver alguns filmes em viagem, ir á net, ler um e-book, fazer um joguinho, mostrar umas fotos aos amigos e ou fazer uns trabalhos qdo estamos apertados de tempo parece-me ser uma opção.
    Trata-se então de um netbook sem teclado? Eu acho que sim.
    Eu penso que se pode encaixar neste segmento.

    O conceito do netbook é esse mesmo. As únicas diferenças são a falta de teclado e dimensões. O ecrã é ligeiramente maior, mas isso não me parece uma vantagem de grande relevo, uma vez que o torna também maior que um netbook. É mais leve e mais fino. Mas isso não me parece que seja um argumento com peso. Tudo o que envolve andar com um netbook no dia a dia se aplica a este slate.

    Assim, como ainda não percebi o que é e/ou em que segmento se posiciona, vou seguir o meu raciocínio e classifica-lo como um netbook.

    – Mobilidade, Portabilidade, Simplicidade
    Um netbook é um aparelho onde estes três factores se tendem a conjugar.
    Este iPad pretende conjugar estes factores mas acho que falha em vários pontos.
    Primeiro, um netbook é um portátil. O iPad lembra um iPhone, um aparelho que trazemos no bolso, sempre ligado e á mão. Um portátil carregamo-lo diariamente na sua pasta. É e sempre foi assim, estamos acostumados. O iPad devido á sua natureza parece-me um pouco esquisito transpora-lo dentro de uma mala. Mas também não o podemos trazer dentro do bolso.

    É demasiado grande para se trazer no bolso pelo que significa ter de andar com uma pasta/bolsa para o carregar e a meu ver é esse o conceito de um netbook: portátil com pequenas dimensões facil de transportar, que desenrasca em tarefas de produtividade e com características multimédia bastante interessantes.

    Não é um aparelho que se possa considerar uma ferramenta de trabalho. Não tem multitasking e tem um storage limitado para uma ferramenta de trabalho. 64Gigas parece-me muito limitado. Meia dúzia de filmes, uma pequena colecção de MP3, e uma meia dúzia de álbuns de fotos para mostrar aos amigos e pouco espaço sobra. E qq netbook tem de 100GB para cima. Neste ponto perde para o netbook. E perde também pontos na portabilidade por isso mesmo.

    Tem no entanto pontos a favor. A autonomia é muito boa e torna-o verdadeiramente portátil. Mas a falta de capacidade, e a falta de multitasking retiram pontos á portabilidade e á simplicidade.

    – Software
    Um netbook tem um sistema operativo robusto. Tem linux, tem windows. Permite executar várias tarefas ao mesmo tempo. O iPad tem um sistema operativo que tenta tirar o melhor partido possível do seu hardware. Mas a falta de multitasking é uma enorme falha (quase inaceitável). No entanto para tarefas isoladas parece ter algum potencial. Desde jogar, ver filmes, ler um ebook ou aceder á net deverá ser muito bem conseguido. Mas continuam a ser tarefas isoladas. Comparando com um netbook onde posso ter windows 7… Fica a anos luz.

    Depois a navegação online sem flash… O HTML5 e a sua capacidade de ver video sem flash não convence. A qualidade é fraca. O youtube e outros sites nao poderão ser utilizados com todo o seu potencial. mas não se trata só de video. Não posso ir ao miniclip??? Falha enorme!!! 😛

    – Conectividade
    Conectividade á net é o standard. 3G e wifi. Mas sem USB?? nem uma Pen lá posso ligar? Tem ao menos um leitor de cartões? Definitivamente perde muitos pontos neste aspecto.

    -Em que cenários poderá ser útil?
    Não consigo ver grande utilidade. Entre andar com um Ipad ou um Netbook no dia a dia preferia andar com um netbook. Tem mais potencial, capacidade de armazenamento e não tem nada que o ipad faça que não consiga fazer num netbook.

    Dentro de casa ver um filme, jogar ou aceder á net, faz-se mais facilmente num portátil. No trabalho… Idem aspas aspas.

    No entanto poderá ter algumas ter algum potencial em aplicações especificas. Como leitor de ebook deve ser perfeito, bastante melhor que o da Amazon por exemplo. Passar o tempo em viagens grandes também. Ter em casa na mesinha de cabeceira a dar as horas e a mostrar umas fotos… Também! 🙂

    – Concorrência
    Temos obrigatoriamente de falar do HP Slate. Este vem com windows 7. Vem com uma porta USB. E de resto, tem tudo o que o iPad tem. É a meu ver um aparelho melhor conseguido e maior potencial, principalmente pelo seu sistema operativo e conectividade.
    Mas acho que este não será o seu maior concorrente mas sim os netbooks. Esses sim serão a verdadeira concorrência e nesse campo os slates em geral deixam muito a desejar pois são muito poucas as características que podem convencer um cliente a optar por um destes.

    – As minhas previsões
    Trata-se de um aparelho caro para o que faz. Sem camera fotográfica, sem conectividade USB e SDCards(?), pouca capacidade de armazemamento e um sistema operativo limitado. Justificar o preço deste aparelho com os argumentos “multitouch” e “fininho” é muito pouco.
    No entanto antes de o ver tinha a certeza que o quer que saísse dali ia vender aos pontapés. Mas agora tenho duvidas. Acredito que se venda mas não será a febre que aconteceu com o Iphone.
    As pessoas querem ter algo no bolso que possam mostrar aos amigos em qq altura. o Ipad é diferente. Não se anda com ele no bolso. Não fica bem como acessório qdo saimos á noite. A não ser que esteja pendurado ao pescoço a passar o nosso numero de telefone para as míudas giras que passarem! 😀

    Esta é a minha leitura extensiva deste produto. É a minha opinião. 🙂

  33. mmick says:

    A melhor “verdade” nisto tudo é que:
    1) vai deixar-se de usar tanto papel inutilmente
    2) muitas pessoas vao ler mais livros já que estao a usar um “gadget” em vez de papel comum “aborrecido”
    3) finalmente espero que as editoras portuguesas acordem para a vida e LANÇEM mundialmente os seus livros em PT, ENG, etc.
    4) as outras empresas (HP, ACER, ASUS, TOSHIBA, etc) vao começar a lançar produtos identicos e, se tudo correr bem, mais completos e baratos 🙂 🙂 🙂
    5) acho que começa uma nova era em que as pessoas vao deixar de exigir tanta maquinaria no telemóvel e vao querer mais do seu Tablet/Netbook com touchscreen.
    Pessoalmente adoro um telemóvel com tudo mas a verdade é que para navegar na internet, ver umas fotos e filmes só mesmo um HD2 para dar algum prazer…e mesmo assim é MUITO grande para um bolso. Há que pensar bem se querem um telemóvel grande ou telemóvel pequeno + tablet.

    • a Friend® says:

      Então não. Com isto pode-se revolucionar muito o conceito de livros escolares até.

      A Apple já está em primeiro lugar em termos de empresa mais amiga do ambiente e este é um enorme ajudante.

      Espero mesmo que a concorrência se esforce e bem, mas só o prazer do toque e navegação do iPhone já é elevado, imagino agora com um iPad navegar na Net, ver paginas e trabalhar no iWork totalmente Multi-Touch.

      Parece simples mas a concorrência para um produto à altura tem uma corrida grande pela frente. O HP Slate duvido que seja resposta a isto, já que se querem usar o Windows 7, para isso faço-o num portatil.

      A HP se for inteligente, pegava numa distro Linux como fez com o netbook deles e trabalhava num conceito mais adaptado para Tablets, tal como a Apple fez.

      Tablet com Windows 7 é como Smartphone com WindowsMobile…não é nada prático se não tiver uma interface adaptada como por exemplo, o SENSE UI da HTC.

      • Wilches says:

        Isso da apple ser a companhia mais amiga do ambiente é incorrecto é uma das mas não a mais amiga como podemos ver aqui

        http://www.greenpeace.org/usa/campaigns/toxics/hi-tech-highly-toxic/company-report-card

        Agora em relação ao Ipad… sou um macfanboy e assumo desde já que qq coisa que a apple faça tem toda a minha atenção.

        Mas este Ipad para já está a desiludir-me… em termos de layout está suberbo na minha opinião mas como um computador tem de ser mais que layout a certos aspectos que tinham de ser revistos antes de eu comprar tal produto.

        1- Preferia que tivesse o MAC OS X mm que fosse uma versão lite ou hibrida com o Iphone OS para suportar todo o tipo de Apps.

        2-Multitasking – enfim fazer qq tipo de actividade tipo ultimar um trabalho e sem poder consultar a net é uma grande falha.

        4-Porta USB, ou pelo menos vir já com um adaptador dockport- USB

        5- desde que haja espaço uma camara e micro para fazer video conferencia era simpatico.

        Não vejo necessidade de portas HDMI porque convenhamos Não existe simplesmente espaço em disco para uma biblioteca HD, tlvx só nas versões de topo desde gadget e mm assim!

        Se acho que vai ter sucesso?? epá sim…

        porque o principalproblema a falta de multitasking presume-se que irá ser corrigida no Iphone OS 4 que deve estar pronto qdo esta maquina sair comercialmete… os outros e dada a politica de rápida renovação dos seus produtos ( entre 7 meses a 1 ano) imagino que a versão ipad 2.0 já vai trazer mtas mtas coisas novas

        o price tag de 499$ surpreendeu-me pela positiva.

  34. kekes says:

    Muito se fala, mas e muito limitado em capacidades, se fosse um Mac versao reduzida ok mas comesse SO e tal… Neps nao é para mim querida.

    Uma coisa que gostei pela internet fora http://failblog.org/2010/01/27/name-fail-photoshop-win/ de facto o nome… tanto se falou de slate, slate, slate, e agora isto LOLOLOL

    Anyway nao deixar de ser um bom producto para quem tem $$ para gastar para os outros contentam-se com verdadeiros netbooks da Asus, Toshibas, HP, Acer… que em ja/breve irao sair com capacidades tablet e um SO completamente funcional… É verdade a nova geraçao de Atoms está ai a porta WOOOT, que para mim e o melhor CPU de sempre devido a sua versatilidade.

  35. Luis says:

    Ponto prévio: não sou “fanboy” ou “hater” do que quer que seja (gosto de coisas com qualidade e se possível baratas, independentemente do fabricante), mas ao ler os comentários aqui no pplware deparamo-nos muitas vezes com pessoas que defendem a Apple ndependentemente do produto apresentar falhas. As falhas apontadas a este novo iPad são realmente relevantes e não é por ser Apple que as torna menos importantes. Será um produto interessante para alguns? Concerteza, mas não deixa de ter defeitos e que têm que ser apontados.
    Parece-me que a Apple desta vez, ao contrário do que é habitual, apostou num “baixo” preço em detrimento da qualidade. Se até agora o argumento usado pelos seus mais acerrimos defensores era de que os produtos da Apple eram caros, mas eram muito bons (leiam os comentários ao artigo sobre o IMac de 27” – que realmente é muito bom!) agora dizem o quê?
    Que são muito bonitos?
    Ao contrário do que muitos disseram que os concorrentes foram a correr apresentar no CES os seus tablets porque estavam com medo do que a Apple iria apresentar, parece-me a mim que a Apple apressou a produção do seu tablet para responder aos seus concorrentes e com isso criou um produto inferior e com muitas falhas.

  36. Mário says:

    Pra mim 16 GB é muito pouco,não dá para nada, pessoalmente acho que a Apple pegou no Ipod Touch e aumentou-lhe o tamanho, mais nada, e só o facto de nem sequer ter uma entrada para SD ou USB é suficiente para este equipamento não fazer parte da minha perspectiva de compra.
    Resumindo tem 4 contras logo a partida.fora outros.
    1º 16 Gb ou mesmo 64 Gb.
    2º Sem suporte para cartões de Memoria.
    3º Sem suporte para Usb.
    4º Caro para aquilo que oferece.

  37. Cruz says:

    Sem querer estragar a festa aos que gostaram, visitem este link

    http://img407.imageshack.us/img407/7930/stonevsipad.jpg

    e mais a sério este, especialmente os comentários

    http://www.baboo.com.br/conteudo/modelos/Apple-anuncia-o-iPad_a37773_z397.aspx

    • João Melo says:

      LOL… Prefiro a pedra dá mais jeito.

    • viperbruno says:

      O melhor comentario do Baboo e dificil de bater estes argumentos:

      “a revolução que o iPhone causou parece que ñ vai mais ocorrer. fui um fato isolado!

      essa década pode ser descrita como antes e depois do iPhone, afinal, ele acertou um cheio no espaço que ninguém ainda havia percebido. sucesso na certa!
      com esse iPad (que nome horrível) creio que não bem assim. aliás, vai ser muito longe do que ocorreu com o iPhone.

      – tela de 10″… com borda de 2″
      – processador de 1 Ghz…. sem multi tarefa
      – software de fotografia muito legal…. mas sem câmera (essa foi demais)
      – suporte a rede 3g…. porém sem video chamada
      – videos em HD… com som mono
      – simplicidade na utilização… COM 6 VERSÕES PRO USUÁRIO SE CONFUNDIR (tem um episódio da série Get a Mac que a Apple fala mal do WinVista por conta do número de opções)

      ou seja, um produto bonito e legal, porém, caro e manco.

      eu não sosseguei enquanto ñ comprei meu iPhone, mas eu sabia exatamente o que eu queria com ele.
      já com o iPad, eu realmente ñ vejo muita utilidade além de usá-lo como adorno ou mero status. ”

      pra mim foi mais latido que mordida.”

    • viperbruno says:

      Nao sei porque mas o meu comentario nao quis aparecer…

      O melhor comentario do Baboo, com argumentos dificeis de bater:

      “a revolução que o iPhone causou parece que ñ vai mais ocorrer. fui um fato isolado!

      essa década pode ser descrita como antes e depois do iPhone, afinal, ele acertou um cheio no espaço que ninguém ainda havia percebido. sucesso na certa!
      com esse iPad (que nome horrível) creio que não bem assim. aliás, vai ser muito longe do que ocorreu com o iPhone.

      – tela de 10″… com borda de 2″
      – processador de 1 Ghz…. sem multi tarefa
      – software de fotografia muito legal…. mas sem câmera (essa foi demais)
      – suporte a rede 3g…. porém sem video chamada
      – videos em HD… com som mono
      – simplicidade na utilização… COM 6 VERSÕES PRO USUÁRIO SE CONFUNDIR (tem um episódio da série Get a Mac que a Apple fala mal do WinVista por conta do número de opções)

      ou seja, um produto bonito e legal, porém, caro e manco.

      eu não sosseguei enquanto ñ comprei meu iPhone, mas eu sabia exatamente o que eu queria com ele.
      já com o iPad, eu realmente ñ vejo muita utilidade além de usá-lo como adorno ou mero status. ”

      pra mim foi mais latido que mordida.”

  38. Eltonada says:

    Quanto a tudo que foi referido sobre o multitasking… todos dizem “possivel actualização no futuro”, quantas gerações tivemos já do iphone? quantos anos ele anda cá? quantas actualizações até hoje?…

    e o multitask alguma das actualizações\gerações foi visto? sabem a resposta… só com jailbreak. Para o flash precisamente o mesmo.

    Todos esperamos este dois pontos à anos e a Apple continua no mesmo.

    Ipad falhou redondamente em pontos como câmara, multitask e flash.
    A parte disto é um conceito interessante.

    Vai acontecer o mesmo que aconteceu com o iphone, abrir o mercado para outras marcas criarem novos e melhores Tablets, dentro de meses vai virar moda assim como aconteceu com os telemóveis com ecrã táctil.

  39. João Melo says:

    Ipad = Fiasco.

    1- Feio como tudo
    2- Limitado( Sem Multitask por amor de deus)
    3- Só software da app store ( depois falam do monopólio da Microsoft)
    4- Sem GPS (WTF!!! estamos em 1990??)
    5- Grande LOL sem USB….
    6- Armazenamento
    7- Preço ( Lembrem-se que não podem converter o preço nos Estados Unidos para os internacionais) cá não deve ser menos de 800€
    8- Já disse feio?!
    9- Ipod em ponto grande
    10- 4:3 ?? novamente estamos em 1990?
    11- Sem flash!!! Go APPLE
    12- Como é que esperam que se escreva naquilo??? agarrar com as duas mãos e escrever com os pés? Pousar na mesa e escrever em pé???
    13- Sem expansão de memória
    14- Sem camera (novamente estamos em 1990?)
    15- Uau pagar mais caro por uma coisa que deveria vir de origem 3G

    Bom acho que já chega.

    Faço um apelo a todos os fanboys da maçã que comprem o aparelho, para depois nós nos rir-mos na vossa cara.
    Goooo FanBoys… Sim és tu aFriend!

  40. João Melo says:

    O slogan do iPad ( ai Por Amor de Deus ), deveria ser…

    Querida, aumentei o Ipod.

    Lol…

  41. Bil Gates says:

    Obsleto, tendo em conta que a Samsung se prepara para lançar um semelhante em OLED.

  42. Bil Gates says:

    Rectifico, obsoleto.

  43. Carlos says:

    Um iPhone em tamanho gigante… Desilusão. Tanta expectativa para ver um zoom ao iPhone…

    Rival a um netbook? Oh Steve… vai com calma.

  44. Pedro says:

    falta completar os sensores com compass (bússola).
    Aproveito para perguntar: o que é isso do GPS na net? será que se referem à localização pelo sistema de antenas?
    Cumpts

    • viperbruno says:

      Deveram de estar a falar em AGPS. Mas nem vamos comparar uma tecnologia a outra. O AGPS é uma ajuda ao GPS integrado, nunca serve para fazer navegaçoes em tempo real. Portanto a ideia (eu tambem a tive, pois já vi uma pessoa a usar um notebook para tal) de usar este gadjet para navegaçao é para esquecer. Com este ecrã e espessura seria uma excelente proposta.

  45. navegante says:

    Honestamente não vejo razões para tanto fuzz. Se lhe chamassem ipod touch 3g (o que de facto é a não ser pelas dimensões) ninguém iria sequer pensar em gastar dinheiro neste equipamento sem usb, ou camera.. Parece mais uma coisa para cobrar dinheiro através de apple store (como o kindle da amazon). A apple mandou outro perdedor cá para fora – como o ipod video (alguem se lembra disso?).

    • viperbruno says:

      Começo a ter pena da Apple, a primeira vez que uma marca se antecipa a eles (HP) e o trabalho sai mal, ou melhor limitado. Quando sair a versao IPad 3th G – real 3G é que será algo em condiçoes. Já foi assim com o primeiro Iphone. Be first, be tester.

    • Shadow says:

      yep parece mesmo o gajo dos vídeos da Apple! (completamente vidrado pela marca eheh)

  46. darkxp says:

    nao desgosto… mas penso que falta USB, camara, GPS, 3g de base (com possibilidade fazer^/receber chamadas/sms), minimo 32gb… devia ser GSM SIM. e nao micro gsm.

    penso que a parte traseira vai riscar-se como tudo, tipo no meu iphone… de resto, para mim, podia ser um…

    terá é de dar para se fazer JB.

    deve ser giro usar o iphone como comando / teclado para controlar o ipad…

    vamos ver como se comporta com muita luz…

  47. viperbruno says:

    Um comentario que vi no pocketnow.com:

    “A minha Nintendo Wii é melhor do que isto para navegar na Web?!”

    Caso nao saibam a Nintendo Wii tem suporte a flash (tal como a PS3) e usa o Opera 😀

  48. Ivo Mota says:

    A analise que faço a este lançamento, é que para apple correu lindamente. Conseguiram criar o impacto que queriam dar pela saida deste iPad. Tenho a certeza que eles sabiam que em termos de tecnologia isto não seria nenhuma novidade, mas através da forma como divulgaram ao dizerem que tinham uma grande novidade e ao apresentarem um Gadget que pelo seu aspecto e pela forma engraçada de interagir coma maquina, conseguiram por toda a gente a falar disto e a exprimir a sua ideia, e a criar muitos bichinhos na cabeça de muita gente que está cheia de vontade de experimentar.

    É notório o sucesso desta apresentação pela apple, ate mesmo os comentários sobre o iPad que no pplware são muitos, e toda a gente fala nisto, até no telejornal se falou, mas a verdade e que a tecnologia não é nada de mais para os dias de hoje, nem as suas características são assim tão apelativas pelas varias falhas que possui como indicou o Gizmodo. Mas a apple esta a criar o seu futuro, porque toda a gente fala disto e muita gente que um e muita gente vai ficar ansiosa pelo segundo ipad, e provavelmente a apple ira apresentar daqui a uns tempos uma actualização provavelmente já com as novidades especificas que as pessoas querem ouvir, e então o sucesso sará ainda maior.

    Concluindo: A Apple é boa a desenvolver os seus produtos, mas ainda na forma como os divulga e constrói o seu caminho para para futuro, e vê-se pelos números do ultimo ano…

    E eu e como milhões de pessoas, ficamos ansiosos a espera pelo que ai vem…

  49. andresaomarcos says:

    existem por aqui os mais variados comentários e todos eles de certa forma revelam algumas opiniões pessoais quanto a preços, tamanhos, formatos de video, utilização e potencialidades, no entanto tenho reparado que neste tipo de noticias nunca ninguém fala de por exemplo os casos de reparações. Imaginemos para isso o caso de que um detentor deste belo ipad sem querer um dia acaba por deixar cair o seu ipad e estala o visor (nada que nao seja possivel).Não sei se sabem mas quando isso acontece ou vocês tem muita sorte e a queda apenas provocou um arranhão e tudo o resto ficou bem, ou então se tem algum problema e tem de substituir algo garantovos que ai será a maior desilusão das vossas vidas. Falo por experiencia propria (e eu adoro a apple e tudo o que ela representa) fiquei extremamente decepcionado por saber que ao fracturarem um vidro de um ipod touch ou iphone garantidamente vale mais comprarem um que querer colocar um vidro novo.

    Fica so aqui esta pequena reflexão porque normalmente ninguem se preocupa com a parte da construção destas coisas por forma a que o cliente não seja totalmente f*d*do quando gasta um balurdio a comprar estas magnificas inovações.

  50. David says:

    Mais um produto rídículo da Apple…

  51. carlos says:

    nem quero ver o preço. lol. mas será um concorrente ao htc hd2? lol. se tivesse android… lol

  52. carlos says:

    vendo já o meu pc. e compro uma cena dessas. lol

  53. Shadow says:

    5 maneiras para a Apple melhorar o ipad

    http://www.tomshardware.co.uk/apple-ipad-ipod-iphone-tablet,news-32656.html

    realmente não me tinha apercebido que só podes meter software de partners e vindo da loja istore,… tendo em conta este ponto, isto vai vender bem entre os fans e nos EUA, na europa não me parece…

    e deixem-se lá de comentários que a M$ quer controlar o mundo…. pois, pois dá para ver quem tenta criar monopólios

  54. MrTEK says:

    Mais um limitado da apple se calhar nem flash tem.
    sites com flash por um canudo.

    Aplicações €€€€€

    enfim… Apple!

  55. johnito says:

    O aparelho em si é bonito, é Apple, no entanto penso que estávamos todos á espera de algo realmente novo, e não um Iphone XL, mas tb não se pode ter sempre novidades….

  56. Alien69 says:

    Boas,

    o iPad é um iphone/ipod touch em esteróides….
    não sei se já tiveram a ioportunidade de ver o video do keynote, reparem quando o Steve Jobs está a ver a pagina do New York Times…. o ipad não tem Flash.. tal como o iphone e ipod touch

    mesmo gostando da apple não compraria este ipad, não tem camara, podia ter um disco de 1.8″ como os ipod’s classic, podia ter um card reader, usb etc etc

  57. Jorge MartinsSN, mesmo via says:

    Eu não comprava mesmo com dinheiro..

    É apenas um gadegt como muito e neste caso com algumas lacunas para o preço, que nesta fase e depois de tanto alarido, não se justifica..

    MAs cada um gosta do que gosta.

    Não me cativa, a minha humilde opinião.. com os 500$ optava por outras soluções.. abraço

    PS: já agora, comprei no ebay um suposto e chamado assim MP5, por uns 15€ com portes.. tem os famosos 16GB, mas que reais são 2GB, mas leva SD ate 16GB, dai que nao me chateia, mas tem ecrã de 2.8″-3″, tem camera real de 1.3Mpx, filma, tem calendario, alarmes, video, photos, etc.. e é touch.. aspeto a lembrar o ipod touch
    Só sei que fiquei completamente satisfeito, qualidade de imagem excelente, som bom mesmo com so fones que vêm chinocas, o video sem o minimo soluço e ate a camera se desenrasca muito bem, e filme bem jeitosinho.. por 15€!! ou seja, posso o perder, partir ate atirar a parede, lol, enquanto com um apple andava com ele quase como um cristal e chorava o dinheiro que perdia, loll
    É só esperar os chineses tentarem copiar isso ai a 50€ no maximo e ainda compro um então, loll

  58. NCB says:

    Meus caros, mais uma decepção, ao que se diz e escreve o ibooks só vai estar disponivel nos EUA no lançamento. Assim dá-me a ideia de que o ibooks é mais uma nova loja do que uma boa aplicação por si. Veremos a versatilidade, permissividade de importar, exportar ou adicionar contéudos nossos. A Apple vai tomar as suas medidas para não estragar o negócio. Após o iTunes, a App Store vem aí uma iBiblioteque.

    • a Friend® says:

      Ele lê ficheiros PDF que são muito usados em ebooks igualmente.

      Mas atenção a isso da Store Americana, naturalmente só lá está disponivel porque também não nos interessa comprar livros em inglês.

      Agora as restantes stores (Como a nossa) têm que ser preparadas para traduzir os books e disponibilizar os mesmos em PT, o que envolve empresas portuguesas. Por isso tudo depende se as nossas empresas se mexem ou não para ganhar uns trocos e ficar-mos todos a lucrar.

      • NCB says:

        Ah bem, então não nos interessa comprar livros em inglês? Pois não? Quantos de nós não preferimos os originais não traduzidos seja em literatura ou livros técnicos? E os que nem lançandos cá estão? Lamento-lhe informar, mas no mundo real são muitos vão às Amazons e Barnes para os mandar vir.

        De qualquer maneira, estamos a desviar-nos da minha preocupação original. Se ibooks não vem incluído de origem é porque não é meramente um ereader onde possamos colocar o nosso material mas uma loja online com forma de controlo de contéudos (assinaturas etc) em que o e-reader é meramente um acessório para esses contéudos.

        • a Friend® says:

          Mas partindo de um principio básico.

          Ninguém pode comprar nada noutras stores (jogos,apps,etc) senão a do país de origem. 😉

          • NCB says:

            Voltamos ao princípio e não nos nos desviemos outra vez mais. Se fosse uma App em que pudessemos centralizar os nossos contéudos que já possuímos (e há até tanto material gratuito) teria sido disponabilizado de origem pois seria um app util onde poderiamos já centralizar os novo e-books mesmo não havendo store. Assim sendo vamos ter de continuar a usar outras appz para o fazer.

        • Luis says:

          Mas o meu caro ainda não se interrogou do porquê de nem um misero leitor usb este iPad tem? Quer música? Compra à Apple. Quer software? Compra à Apple. Quer livros? Compra à Apple. Mas eles são os “Goodguys” os “Badguys” são os outros que têm SO pelos quais tem de se pagar (vejam bem a lata deles).

          • a Friend® says:

            Eu posso passar musicas para o iPad, iPhone e iPod muito bem sem serem compradas na AppStore.

            Quem falam musicas, fala videos.

            Que eu saiba nunca vi tal exclusividade assim!

            Não falem sem saber, é um conselho 😉

  59. Desde quando soube dele e do conceito dele, percebio que apesar de ser inovador, não vai ter utilidade nenhuma. Ele com certesa não servirá para usuários domésticos, até por que se for assim, eles vão querer comprar um aparelho portátil e pequeno, como o Iphone.

    Mais mesmo assim a Apple está de pa-ra-béns! mais como bom ubuntueiro que sou, só ficaria feliz se rodasse o ubuntu, ou seja, nunca irei comprar…

  60. Luís Santos says:

    Eu fico um bocado de pé atrás. Não lhe vejo utilidade (não o acho necessário para nada), não serve como telefone, não dá para trabalhar como num portátil, o formato não é dos melhores para transportar (fica a “nadar” numa mochila, não cabe num bolso), e depois tem a agravante de acarretar custos para uma das funções que teve mais foco, que é a vertente de “e-book reader”. Estou mesmo a ver a iTunes a cobrar por livros, jornais e revistas ao desbarato. Mal por mal, poupo o investimento no iPad e compro livros, jornais e revistas, com a vantagem de não estar limitado ao espaço em “disco” disponível ou condicionado pela capacidade da bateria ou pela existência de um carregador. Isto já começa a fazer lembras os carros. Dantes havia carros e jipes. Depois vieram os SUV’s e agora até já há SUV’s coupés. Há segmentos intermédios entre segmentos intermédios, e já não cumprem os objectivos de nenhum dos principais segmentos. Tipo, um SUV não faz off-road como um jipe nem anda/gasta/estaciona como um carro.
    Mas, como tudo nos tempos que correm, se houver mercado está justificado.

    • a Friend® says:

      Estares a por Netbooks, Smartphons e Pcs no mesmo patamar sem distinção é natural que não vejas utilidade nem mobilidade no iPad.

      Cada macaco no seu galho como se costuma dizer 😉

      Usando a tua analogia:
      Se há diferentes tipos de veiculos (carros, motas, suv’s, autocarros) são feitos para diferentes funções.

      • NCB says:

        Na verdade foi o Jobs que o tentou colocou nesse patamar. Para riso de muita gente.

      • Luís Santos says:

        Bom, eu não falei de motas e carros, falei de segmentos de carros. Entre um carro e um jipe tens um SUV, mas este não faz tão competentemente nem o trabalho do carro, nem o do jipe. Portanto, eu pergunto: qual é a vantagem? E respondo: é moda. Como eu disse, desde que haja mercado, há justificação.

        E repara: quem comprar um iPad vai ter que andar com o telemóvel atrás. E, se tiver que trabalhar, não o vai fazer no iPad, logo terá que manter ali o portátil por perto.

        Isto ou se usa para um fim muito específico, ou rende-se à evidência de não conseguir substituir nem o telemóvel, nem o portátil. Muito menos juntar ambos.

        Então serve para…? E-book reader? É mais uma coisa para levar atrás?

        • a Friend® says:

          Então pera.. se queres um Netbook, para que serve afinal um computador portatil?

          Muita gente compra netbooks porque são portateis low cost…

          Eu se quero trabalhar ou fazer algo avançado uso um VERDADEIRO computador portatil e não um tradicional netbook.

          Se quero apenas navegar na net, ler, ver videos, ouvir musica, messenger, facebook e coisas simples uso um netbook. Ou seja, este iPad acaba por cumprir melhor a função.

          • Luís Santos says:

            O netbook é outra coisa que, a meu ver, só se justifica mesmo pelo preço baixo. A ideia de ter um “segundo computador portátil” parece-me uma beca ridícula. Isto serve para quem não tem dinheiro, ou não quer gastar muito dinheiro, para ter um portátil, sacrificando o desempenho e a ergonomia (eu não consigo trabalhar com aquele teclado e aquele ecrã). Da mesma forma que quem não tem guito para um carro grande tem que comprar um utilitário. É por esse mesmo motivo que existe o Dacia Sandero, ou aquele microcarro indiano. O iPad, nesta metáfora, seria a mesma coisa que ter um daqueles carros que não precisam de carta, mas onde mal cabia uma pessoa e que gastava 10 litros aos 100, e só se podia conduzir com carta. Tinha o pior dos dois mundos.

  61. Miguel says:

    Conheçam os acessórios que aumentarão a funcionalidade do iPad.

    Quem estiver a pensar me comprar um iPad, também já pode começar a pensar em comprar uns acessorios..

    Camera Accessory Kit (29$)

    Muita gente reclamou que o novo tablet não tem entrada USB, nem suporta cartões de memória SD. Na verdade isso é possível, através de dois adaptadores vendidos separadamente. Assim, é mais fácil passar as fotos da máquina digital para o iPad.

    Dock de apoio e alimentação (39$)

    Para apoiar o iPad e recarregá-lo ao mesmo tempo. Como o conector do aparelho se situa embaixo (como no iPhone), ele é obrigado a ficar sempre de pé.

    Dock com teclado externo (69$)

    Para grandes textos e uso do iWork. O mesmo problema, não é possível usar o aparelho na horizontal, por causa do conector.

    Capinha (case) (39$)

    Elegante e muito prática, a capa especial possui um lado duro que pode servir de apoio para escrita ou visualização de vídeos.

    Provavelmente todos estes acessórios estarão disponíveis para a venda com o tablet, no final de março ou início de abril.

    • NCB says:

      Fabulooooooso! Com tanto espaço espaço no novo Ipad (e tantas foram as inovações não é?) que não conseguiram colocar entrada usb ou leitor de cartões. É que é tão prático ter de recorrer a outro pc/mac/seja o que for para colocar informação a circular via Wifi. Também é muito é pratico e cómodo andar ou colocar os tais apendices só para funcionalidades que qualquer fabricante meteria de origem. Obrigado Apple.

  62. FatGiant says:

    Primeiro, vou dar os parabéns ao pplware pelos votos nos comentários. E já agora, agradecer também.

    Segundo, vou dar os parabéns à Apple por retirarem o vídeo. E já agora, agradecer também. Agradecer porque é uma óptima forma de evitarem a propagação de piadas de mau gosto sobre esta fabulosa moldura digital com bateria para 10 horas. Excelente.

    Quanto ao gadget, muito engraçado. Faz coisas muito fixes. Coisas que fazem imensa falta, são até baratas. E não se podiam fazer até agora em mais sítio nenhum.

    Pena é só não poder ler os centos de e-books em pdf, rtf, lit, ou até txt nessa coisa, mas pronto, ninguém disse que se pode ter tudo. Também é pena não se poder ouvir música enquanto se está a ler, mas, também quem é que quer fazer isso. Já agora, dava jeito poder ter os livros na pen, ou os documentos que se trazem do trabalho para ir vendo no caminho para casa, mas, opá, isto é para brincar e parecer geek, não é a sério.

    Creio que o mercado para isto é para os gadget dependentes, trends, fashionists e demais riquinhos sem nenhuma necessidade de tecnologia mas uma dependência muito grande de parecerem chiques. Por isso, aposto que vai fazer furor na revista Caras, nas Tias que por lá aparecem e seus dependentes.

    Obrigado Apple. Acabei de poupar uns centos de €€€.

    • NCB says:

      Se o Ipad “falhar” há um bom uso para ele. Relança-lo como iFrame sendo a mais cara moldura digital de fotos. Ficarará muito bem em casas itech onde haja umas Bang & Olufsen.

  63. viperbruno says:

    Já existia a PSP, para confundir os Portugueses mais velhos, entre Policia e consola Portatil:

    http://www.wintech.com.pt/content/view/4838/

    Agora existe IPad para confundir entre Instituto Português de Apoio ao Desenvolvimento e um gadjet:

    http://www.ipad.mne.gov.pt/

    Agora é processar a Apple pelo uso do nome, já registado 😛

  64. Marisa Pinto says:

    Repito que ler ibooks no ipad deve ser muito bom, até pode incentivar mais os jovens (mesmo que os mais ricos eheh) a ler mais.

    • viperbruno says:

      Kamasutra portátil por exemplo 😛

    • NCB says:

      Marisa, vive certamente num mundo diferente do meu. Os “jovens” irão fazer de tudo menos andar a ler ibooks no ipad. Com sorte ainda lerão icomics se bem que se vão aborrecer por não ter animação. Esta é a nossa realidade juvenil…

    • Miguel says:

      Sim, deve ser optimo. E incentivador se estiver disponivel no e-escolas. Quem vai querer comprar o iPad para ler? Com a mentalidade de hoje e com os problemas economicos existentes aqui em Portugal ninguem recorre ao iPad. Pelo menos a custar 500€. Com esse dinheiro eles preferem antes comprar um bom telemovel ou então uma PS3 mais uns jogos. Este iPad não está destinado a jovens.

  65. angelo matos says:

    sinceramente estava á espera de melhor.em termos de design parece-me uma peça bonita. em termos de utilidade nem tanto, claro que não me importava de ter um, mas acho que não vale o dinheiro. ele por cá deve sair a cerca de 500euros, quase de certeza, com 500euros compro um Eee ou algo do género e ainda vou passar um fim de semana a paris (em low cost claro, lol.mas é um pouco limitado, devia ter uma porta usb para pens, ou algum periférico, devia ter maior capacidade de armazenamento ou ser possível expandir com cartões de memoria…quanto ao funcionamento e desempenho duvido que desiluda, mas pronto a meu ver é um dispositivo incompleto.

  66. André says:

    Sejamos francos, uma das “vantagens” vai ser a possibilidade de ler livros no IPad. Mas então não acham que a tradicional troca de livros entre amigos é mais saudável? Para além disso quantos de vós conseguem ler livros inteiros num ecrã de computador?
    Se as pessoas realmente vissem com olhos de ver, reparavam que a maioria das características não apresenta nada de revolucionário.
    Para quê tanta euforia com isto?
    A meu ver a critica mais acertada para este aparelho é:
    – Sim… e quê?
    Ps- Não sou amigo nem inimigo da Apple.

  67. Sathold says:

    por que razão nao meteram um leitor de cartões de memoria no iPad? lol

  68. Opteron says:

    Pelo preço poderia ter mais espaço de armazenamento ou pelo menos se expansível.

  69. Miguel says:

    Será que este gadget vai ser vendido? Uma coisa é certa. Por muito pouco que vendam o preço não vai descer muito. Não me acredito que o Air seja muito vendido e no entanto continua caro para o que é. Mas em relação ao Air penso que é mais pelo design que se paga. Em relação a este é porquê? Porque é a Joia do Jobs? Considero precisoso o iPhone. iPad… o iPad ficava mais bonito se tivesse USB, entrada para carões de memoria, uma iSight e uma moldura mais fina.

  70. Bónus says:

    Para mim, este aparelho é o ideal para levar numa viagem. Dentro de casa, não vejo grande utilidade…

    • Miguel says:

      Por acaso olho para ele e acho-o mais domestico. Sei la, para nao estar a ir ao computador visitar umas paginas web é mais simples… A meu ver.

    • Tiago Dias says:

      Tanto em viagem como em casa penso que trará enormes vantagens em relação a qualquer laptop/netbook. Basta imaginares estares sentado no sofá ou até deitado a ler emails, navegar, qualquer coisa sem ser trabalho a sério. A comodidade de um aparelho destes supera muito os netbooks, que talvez sejam os concorrentes mais próximos deste iPad. Não tens que estar a segurar com cuidado, não tens um “cima” ou “baixo” ou “de pernas para o ar”, é leve… é só pensares. É claro que não é o ideal para trabalhar, mas não penso que seja esse o seu objectivo principal, assim como não era o dos netbooks!

    • a Friend® says:

      Eu por exemplo so ligo o computador portatil para fazer trabalhos mais avançados.

      De resto para navegar na web, messenger, facebook, twitter, ir lendo umas revistas online, acompanhar o pplware, enfim… o verdadeiro termo “netbook” uso o meu Aspire one.

      Ou seja, para mim, este iPad servia na perfeição porque cumpre com as funçoes que espero num netbook.

      Infelizmente há muita gente que faz de um netbook um computador portatil, quando ele não o é. É o preço que cativa esta gente.

      Para aquilo que eu uso num nebook, a simplicidade do iPad encaixa na perfeição. Trabalhos à séria, uso o computador portatil.

      Os Netbooks tradicionais não passam de meros portateis low cost. Prazer de navegação WEB é de longe inferior ao conceito Tablet Multi-touch (Aqui falo em geral)

      • Tiago Dias says:

        É exactamente por isso que há muita gente a criticar antes mesmo de ter a possibilidade de olhar para um. Penso que comparam imediatamente com um netbook, que foi pensado não para ser um computador a sério, mas para funções mais básicas e oferecer portabilidade, como disseste. Actualmente já há netbooks mais caros que laptops “normais”, e as pessoas estão a abituar-se a fazer destes netbooks os seus (únicos) computadores. O objectivo do iPad será o objectivo inicial dos netbooks: permitir funções básicas com a maior portabilidade possível, aumentando muito o conforto (que com o iPad aumenta mesmo muito, já para não falar na inovação e na experiência completamente diferente que oferece em relação ao que já existe no mercado).

        Eu, por exemplo, tenho andado com alguns netbooks em vista, perguntando e comparando, porque quero-o apenas para levar para a faculdade quando não preciso de andar com um computador “a sério” às costas. Quero principalmente autonomia e portabilidade, e o Ipad oferece-me isso e mais ainda. Penso que o que me poderá limitar será o preço a que cá chegar. Se alguém quiser fazer donativos para melhorar a saúde da minha coluna que quase todos os dias carrega uns quilitos para a faculdade… agradecia 😛 😛

  71. Tiago Dias says:

    Bem, isto vem numa altura em que estou a pensar seriamente em comprar um netbook. Para o que preciso, penso que será mesmo o ideal. Tem alguns contras, que na minha opinião são superados pelas vantagens.

    Só espero mesmo é que quando chegar a Portugal não façam 600 dólares = 600 euros. É a única coisa que espero! Pois se vier a 500 € ou menos a versão de 32 GB, é um sério concorrente ao netbook que eu ando à procura! Faz tudo o que eu quero num netbook e aparentemente ainda mais! Já para não falar na inovação, no touchscreen, e claro, no estilo hehehee. Para trabalhar tenho 2 portáteis e um desktop, era isto que me faltava!

    Ainda é cedo para previsões de preços por estas bandas?

    • Tiago Dias says:

      Faltou-me apenas dizer que o que menos gosto neste iPad é o facto de não ter entrada para cartões de memória. Já nem pedia USB, mas pelo menos cartões SD. Para mim é uma das maiores falhas..

      • a Friend® says:

        Tem através de adaptadores
        (Tanto USB como Card Reader)

        Não é o ideal mas sempre é solução melhor que nada 😉

        Mas o iPad com o DropBox ficará um mimo de certeza.

        • Tiago Dias says:

          Sim, o dropbox devia ser eleito a invenção do século 😛 hehe
          Ainda não me tinha lembrado do dropbox, mas sem dúvida que é uma combinação muito boa!

          Também já pensei nos adaptadores, certamente não tardará a aparecerem. Não é por aí que o aparelho não presta. É apenas uma coisa que não ficava nada mal. Não pedia usb, apenas os SD cards..

  72. DeuX says:

    ad luck, non-US countries. iBooks won’t be available from launch in any country other than the US. That could mean Apple’s still to finesse the licensing details with book publishers in each country, or you’re just plain out of luck.

    While I doubt they could write off one of the most attractive features of the iPad that easily, it’s disappointing that there’ll be a delay in other countries. Apple’s Australian website is one of the first sites to have any trace of the iPad, which confirms the lack of ebooks.

    Ou seja, uma das poucas funções que ainda interessava no iPad, só vai estar disponivel sabe lá Deus quando. Sinceramente este “gadget” desiludiu-me. Esperava muito e melhor da Apple, como “inovação” não veio trazer nada de novo.

  73. carlos says:

    offtopic. rumores do htc hd3 já circulam na net

    • a Friend® says:

      Portanto tu com o Kindle e a Pedra vais a net, vês filmes, ouves música, usas o messenger, jogas jogos, tens 100.000 aplicações à disposição… tens imagens a cor com um display LED…..etc…

      Enfim… comparações tão ridiculas.

      • Shadow says:

        100.000 não aplicações da apple store queres tu dizer,… poque aquilo não aceita nada de fora!

        quanto a mim se não for corrigido dá FAIL!

        • a Friend® says:

          Então tu na pedra vais onde? Ao calhão store buscar aplicações?…

          Por favor.. poupa-me…

          Tu e esses argumentos de “hater” e os termos “fail”.

          É um produto bom e só come quem quer, não gostas passa à frente ou pegas num prego e martelo fazes um tablet a teu gosto, agora com esses argumentos sem fundamento passa a frente.

          • Shadow says:

            mas quais argumentos sem fundamento lê a porcaria da noticia lá mais abaixo e vê mas é se comentas menos que os teus argumentos são de fanático e não trazem nada de útil à conversa!

          • a Friend® says:

            @Shadow

            Por favor, cresce um pouco.

            Não gostas da Apple e pronto!…

            Porque é que tás aí armado em hipocrita agora?

            Vens aqui defender a comparação com um Kindle e uma pedra.. é de loucos!

          • Shadow says:

            ninguém está a defender ninguém, apenas comentei o teu post se quisesse defender o dele tinha comentado o dele!

          • a Friend® says:

            @Shadow

            Então e achas que o argumento que apresentaste é válido das aplicações?

            Elas são feitas por terceiros! Apenas necessitam a aprovação da Apple, nada mais. Por isso é que no iPhone temos muitas aplicações de qualidade e respondem a todas as exigências.

            Agora dos das criticas válidas que já se falou tudo bem, agora esmiuçarem a torto e direito já começa a entrar na onda do ridiculo. Se fosse caro é porque era caro, como foi barato, agora é porque não sei que…

            Ele responde a todas as necessidades proprias de um netbook, todas mesmo. Com aplicações de qualidade. Quem prefere a liberdade e instalar a tralha toda da Web, e ter aplicações que não dão prazer algum em usar num netbook, opta por esse caminho, quem quer ter uma experiencia de momento, rápida com aplicações feitas à medida, escolhe o iPad, é tão simples quanto isso. E que o iPad é mais práctico para Web isso sem sombra de duvida que é. É so pegar nele, liga-se num instante… dar meia duzia de cliques no ecrá e navegar pela web como se um livro tratasse na maior simplicidade possivel. E isso venha o netbook que vier, sem aplicações bem desenhadas e dedicadas, sem um touch rápido e intuitivo, nunca irá ter a mesma capacidade prática que deste iPad.

          • Shadow says:

            esta conversa já morreu, e se exagerei em algum ponto peço desculpa não era minha intenção!

          • a Friend® says:

            @shadow

            Não tens que pedir desculpa, todos nós nos excedemos as vezes, e pior é que sem razão.(eu próprio caio nesse erro as vezes)

            Não tou a dizer que isto é um produto perfeito e devemos idoletra-lo.

            Acho que todos em conjunto até definimos muito bem os pontos fracos do produto. Agora também não é preciso exagerar ao ponto de o compararem com uma pedra e chamar inutil. Há que haver meio termo, o que por vezes não há tudo em prol das marcas e não do produto em sí. Há muitas criticas aqui sem fundamento e apenas com o intuito do deita abaixo, e acho que isso não é necessário. Se fosse assim, como sabes, não gosto da Microsoft, tudo o que aparecesse olha eu aparecer e comentar sempre a deitar abaixo sem ter razão, como foi o bug do IE, que fui dos poucos que defendi a Microsoft nesse artigo, por exemplo.

            Apontar defeitos é essencial, como virtudes também… mas pelo menos que seja com sentido e não com fundamentalismos.
            😉

            Uma observação, já nem digo a Pedra, poque é piada. Mas como é que podem comparar isto com um Kindle se nada tem haver…a função dele não é só ler livros…

            Mas tens razão, este tópico está morto, agora é aguardar que o pplware e todos nós tenhamos a possibilidade de por as mãos em cima deles e tirar a prova dos nove. Muitas foram as criticas, mas o que achei interessante é que em quase todos os artigos lá fora após terem experimentado (como eles chamam o “Hands On”), mudaram de opinião em certas criticas lançadas anteriormente.

      • Miguel Oliveira says:

        Pensei que era óbvio que eram piadas.

        Mas no fundo, o que realçam é que há falhas importantes neste produto. Eu não vejo razões para o comprar, mas certamente que outras pessoas gostarão de o fazer.

  74. VV says:

    É eye catchy? Sim.
    É caro? Sim.
    É mais um produto só para aparências e show off que outra coisa? Sim.

    É Apple.

  75. Jaime says:

    499$ por um monitor de 9′ ?

    imerda a topo

  76. Antes de vir para aqui falar sem saber, só postei ao fim de ver a totalidade da keynote.

    Apesar de estar a espera de algo deste género, gostei bastante do resultado final. O iPhone veio abrir muitas portas, o que fez com um produto destes hoje em dia não deixe toda gente de boca aberta. Por outro lado, o grau de aceitação é elevado, já que muita gente esta familiarizada com este tipo de tecnologia.

    Como eles dizem limita-se a fazer as coisas básicas que hoje em dia fazem parte das nossas vidas de uma forma bastante simples quebrando o conceito de portabilidade. Claro que muita gente vai criticar, porque não faz isto ou aquilo, outros apenas porque é dá Apple e outros porque não conseguem diferenciar este produto de um portátil, (lembrem-se do Chrome OS, entre outros OS para netbooks).

    Este é sem duvida um produto à imagem da apple em que temos o melhor de vários mundos, com a simplicidade do costume. O que para muita gente hoje apenas mais um gadget da “moda, no futuro possivelmente será uma “tendência” da industria.

  77. a Friend® says:

    Aqui neste artigo do Gizmodo tem um video que mostra bem o potêncial dele, e tem mesmo uma fluidez impressionante e rápida como só se costuma ver nos concepts.

    http://gizmodo.com/5457757/apple-ipad-first-hands-on?skyline=true&s=i&autoplay=true

    Ele quase no fim abre um ficheiro PDF, ou seja nem precisamos da Store para comprar livros porque PDF’s é o que mais há na web. Mas as vocações dele vão para alem de eReader.

    Navegação web perfeita mesmo. Gestão de emails, contactos, calendário, milhares de aplicações das mais variadas (Messenger, Facebook, Jogos…etc..)

    Provavelmente irá “sofrer” uns bons Jailbreaks. E confirmado os adaptadores USB e Leitores de cartões, embora o que faz falta também é a camera, penso que vale a pena a compra dado o preço base.

    Quem tem iPhones, sabe igualmente como é que funciona, ou seja, as aplicações fecham igualmente rápido e abrem igualmente rápido, ou seja, é como se tivesse a minimizar as mesmas, e aplicações que requerem estar ligadas à net para ser notificadas existe as push notifications, afinal o Multi-tasking não é assim um entrave tão grande quanto parece. A minha maior preocupação estaria no iWork (O Office da Apple) mas aparentemente quando se fecha e abre ele continua como se tivesse minimizado o trabalho.

    Na minha opinião é mesmo sem duvida um excelente conceito de netbook. (net = internet + book = livro)

    Se formos a ver, os tradicionais netbooks, não passam mesmo de pequenos portateis, baratos, e limitados a nivel de hardware para que se diga que tem uma liberdade maior que um iPad porque no fundo essa liberdade não existe. Aplicações mais fortes, eles não aguentam, nem tão pouco várias aplicações abertas ao mesmo tempo.

    E escrever documentos num netbook, como usar o office com os seus gigantes menu tabs, mais as pequenas dimensões do ecrã.. em termos de trabalho não são assim tão práticos.

    Para Web, Messenger, ver videos no Youtube, etc.. ainda satisfaz, ou seja, todas as funções satisfatórias num netbook, são possiveis num iPad.

    A minha maior critica mesmo é que poderiam ter posto camera frontal (isight)… dava outra luz ao produto.. e seria mesmo algo que iria mudar muitas opiniões negativas. Skype é algo que já faz parte do quotidiano, e num produto supostamente “Revolucionário”, é inadmissivel não ter. Adaptadores USB e CARD (Usb não sei, mas o card ainda podia ter sido integrado dadas as dimensões), ainda se tolera…não é por andar com um adaptador mais pequeno que uma pen que me vai cair um braço…

    Vantagens o iPad?

    Está em cima de uma mesa, é so pegar, instantaneamente está ligado e pronto a navegar… procuro o que quero ver, tudo com a ponta de um dedo (Sem ter que estar a encolher as mãos como faço num netbook para escrever mais o seu belo Trackpad minusculo), e noutro clique desligo e está em cima da mesa novamente, ou seja.. para o quotidiano vai fazer-nos estar ligados à Web com a maior banalidade possivel, como sempre vimos nos filmes antigos que projectavam o futuro.

  78. 3biz says:

    Bem… o topico ja ta a morrer…

    espero que ninguem leve a mal mais uma piadola para acabar com bom humor.

    http://i49.tinypic.com/122dxdl.jpg

    • a Friend® says:

      Este artigo é interessante para lerem, e é feito por utilizadores Apple.

      http://jeffcroft.com/blog/2010/jan/28/ipad-thoughts/

      Foca coisas importantes mesmo de quem já o experimentou.

      Agora um aparte que por acaso vem nesse artigo.

      O Kindle não faz 1/5 do iPad, é a preto e branco e custa $480 … dá que pensar…

      • 3biz says:

        é dificil de comparar.

      • 3biz says:

        also:

        “…consumers will not be able to access ePub content with Apple’s DRM technology on devices made by other manufacturers”

      • Paulo Pereira says:

        Ó pessoal .. O kindle é Old news!
        No momento o menino bonito é o Nook!
        2010 o ano da tinta digital: leitores de e-book – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/2010-o-ano-da-tinta-digital-leitores-e.html
        Mas uma coisa são ebooks outra tablets e Slates. Não misturem!
        (o kindle são $259.00 a $489.00 conforme a versão)

        Mas vamos lá a ver. O iPad apareceu como revolucionário no campo dos ebooks e que ia acabar com o papel, etc, ele era acordos e parcerias, ele era paginações reais, etc.
        É isto que se ataca aqui: o iPad não serve para ebooks. Discutir isto até parece esquisito, é como argumentar que o kindle dá para ver fotos (não dá ponto final). As tecnologias são específicas!
        Falha pois ler num monitor iluminado (qualquer que seja o tipo de técnica) não serve para livros. Os livros tem de ser com e-ink, ponto final (ou até à e-ink 0.2!)

        Não podia ter as duas coisas?
        Olha a concorrência:
        enTourage eDGe [Leitores de e-books] – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/entourage-edge-leitores-de-e-books.html

        O iPad pode dar para revistas e jornais. Sim e aí pode ser interessante. Mas o problema com flash vai ser um trabalho acrescido para os produtores de conteúdos pois terão de criar coisas diferentes para meios diferentes (acreditem que o html5 não resolve tudo na vida).
        Por outro lado não percebem o que são leitores de livros: como criar uma comunidade de leitores que usem o iPad? Olhem a concorrência:
        Copia Ocean Social E-Reader – http://bibliotequices.blogspot.com/2010/01/copia-ocean-social-e-reader.html

        Ou seja em tudo o resto o iPad é semelhante à concorrência e com várias fraquezas. Nos ebooks é mais fraco ainda.

        Este iPad foi um falhanço da Apple. Habituada a trabalhar para nichos de mercado (onde granjeou status e vendeu minimamente) o ibook, o ipod e especialmente o iPhone trouxeram a marca para o público em geral. Este iPad é o regresso às origens (embora a Apple tivesse apontado para o utilizador geral)e daqui a uns anos estará no museu ao lado de coisas como o Newton, etc.

        Confessem que este é um produto de defender e se fossem vendedores da Apple estavam frustrados, especialmente depois da hiper campanha dos últimos meses.
        Imaginem se o HPSlate tivesse o símbolo da maçã e o sistema Apple! Era o maior dos arredores!!
        Nota: e eu gosto de Mac!!

        Assim tens várias soluções que são muito criativas. A apple não conseguiu incluir nenhuma delas!!

        • a Friend® says:

          Ponham todos os e-readers lado a lado com o Ipad, dêem para as maos do publico em geral e vejam qual deles optam.

          E HP Slate com Windows 7?
          Não obrigado.

          Num tablet espero um sistema que seja 100% funcional, e desenhado para tal. O Win7 por mais funções multi-touch que tenha, o seu desenho original (forma de interagir) é para rato e teclado. Adapta-se facilmente para touch, mas o seu desenho principal não foi esse.

          Um tablet, para funcionar bem tem que estar bem desenhado de forma a aproveitar bem os espaçoso dos ecrãs e dar-nos funções simples e práticas. A HP para conseguir um bom feito, precisa de trabalhar numa especia de “SENSE UI” seja ele sob a base do Win7 ou uma distro Linux qualquer, tal como fez nos netbooks HP Mini 1000.

          • Paulo Pereira says:

            a Friend – Sobre os ereaders é melhor não falares mais pois já se viu que tens uma opinião e não informações correctas.
            Se fizeres esse tipo de pergunta mudando “um monitor de 27 polegadas e todos os ereader lado a lado qual vão gostar mais … tinhas respostas curiosas!

            Há quem leia ebooks num iphone. Não é disso que estou a falar.

            Ebook implica ter tinta digital para quem vai estar mais de 2 ou 3 horas a ler num dia… para além do que vai trabalhar num computador normal!
            Por outro lado os leitores de ebooks para se tornarem sucesso têm de se tornar produtos para uso em bibliotecas e até no meio do comboio suburbano (em Portugal seriam roubados!), isto é leves, finos, quase sem gastos de bateria e com e-ink… para além de permitirem a troca de documentos a partir de outras plataformas (mas isso vai ser a parte da comercialização a definir melhor)

            Escreve o que eu te digo: promover o iPad como revolução nos ebooks é parvoíce e constitui apenas um golpe publicitário relativamente a um tipo de produto em que as pessoas quase nem sabem do que se está a falar!

            Mas se não entendes não adianta continuar a debater pois temos conhecimentos de base muito diferentes, tu olhas para o iPad como um tipo de máquina (com uma determinada marca) eu procuro saber se ele corresponde a uma necessidade específica. Tu confias na marca e que o futuro corrigirá os problemas, eu vejo sem dúvida nenhuma que a funcionalidade e-book nunca poderá ser um destaque deste produto.
            Mas sei perfeitamente que muitos vão ler ebooks neste aparelho, é natural e para alguns tipos de leitores até pode ser adequado por lerem pouco. Mas nunca será um leitor de e-books melhor que um Nook ou um Sony ou um Kindle. Azar o nosso enquanto consumidores e leitores!

          • a Friend® says:

            @Paulo Pereira

            Mas eu não quero desfazer os actuais readers.

            O que quero dizer é que com o iPad o leque é maior e isso vai ter um peso enorme na compra, dado o preço até.

            Quem é que gosta de ir à net num eReader?… Aplicações existentes? Ver e-mails, fotos, videos, jogos..

            Ou seja, todo o Pack que o iPad oferece, vai acabar por ajudar as pessoas a optarem por ele. A chave do sucesso dele não é o factor eBook’s mas sim toda a capacidade que ele tem.

            Quem o comprar sabe que vai ter tudo o que é essencial e por mais desvantagens que tenha em termos de leitura frente a um eReader, a experiencia de navegação e o leque de opções que ele tem (Internet, multimédia, Jogos, emails, milhares de aplicações de todo o tipo e feitio como já nos habituou no iPhone, vai ter um peso enorme no factor escolha ao consumidor.

  79. Axys says:

    Uau ele é grande o.O
    Mas acho que não tem muita utilidade para mim.
    Ninguém nunca vai sonhar andar com isso na rua, até que porque este não é um dispositivo para sair carregando para todos os lugares.
    Bom, se você andar com um dispositivo deste aqui onde moro, você é roubado assim que pisca os olhos.

  80. Samuel says:

    Ninguém aqui parece dar muito valor ao trabalho em volta destes produtos. A parte mais importante da apresentação do iPad foi um dos slides finais, em que o Steve Jobs dá uma explicação sumária sobre a filosofia de todos os produtos da Apple: o cruzamento claro entre a Tecnologia e as Artes Liberais. A apropriação cultural da tecnologia. Esse é o trabalho mais louvável de uma equipa de desenvolvimento como a da Apple. É o trabalho em volta da interacção, da intuitividade, do valor de experiência. É disponibilizar a tecnologia, com utilidade, simplicidade e beleza, a todas as pessoas.
    Não é só meter tecnologia dentro de uma caixa e vender. É dar-lhes sentido, significado. E mais diria, que não interessa “o que faz”, mas sim “como o faz”. É óbvio que isto não faz mais nada do que um netbook faria. Mas fá-lo melhor. E dá prazer usar uma coisa destas. E ninguém nega que o prazer também é funcional. E ninguém o faz melhor do que a Apple.

    • a Friend® says:

      “É dar-lhes sentido, significado.”

      Essa é a chave que só a Apple sabe dar e que a distingue de todas as outras marcas, para além do obvio (Design e Qualidade) 😉

    • Bónus says:

      É exactamente isso! Descreveste da melhor forma!
      E é esse ponto que focaste que muita gente não consegue ver nos produtos Apple.

      • Bónus says:

        P.S. – E depois, muita gente pensa que a Apple vende só por causa do markting ou por ter uma maçã…
        A Apple vende, porque consegue, como ninguém, oferecer uma experiência única, realmente diferente, aos utilizadores dos seus produtos.

    • Samuel says:

      Bom, a verdade é que alguém acrescentou, e muito construtivamente, um olhar mais fundo aos produtos da Apple (mais abaixo). O que tentei descrever em cima aplica-se também à integração de todo o bolo, entre o produto e a distribuição de conteúdos. E sim, também pagos. Mas isto leva a outra discussão sobre esta perversão que a pirataria veio criar, a ideia de que se tornou quase um direito básico aceder a tudo de forma gratuita (e contra mim falo), ignorando o valor do trabalho de milhares de programadores, artistas, músicos, actores, produtores…
      E que ninguém se engane, a Apple é, naturalmente, uma empresa como as outras: para fazer dinheiro. Mas lá que têm uma preocupação grande em relação à maneira como fazem, isso têm: parece que olha mesmo para os utilizadores, e que querem mesmo facilitar a vida à malta. Se tens de pagar para isso? Claro que tens. Ninguém gosta de fazer trabalho de qualidade só para aquecer.

      • a Friend® says:

        A grande diferênça da Apple, face aos concorrentes, é que não nos causa frustração. Quando digo isto é no sentido de oferta de disponibilidade.

        Muitas marcas oferecem leques maiores nos seus produtos, ao consumidor, mas depois não lhes dá um sentido prático e “prazeroso” na utilização, e acaba por ser apenas engraçado no inicio, mas em termos práticos do dia-a-dia, não nos completam. E um breve exemplo disso são os tradicionais “netbooks”, que a meu ver nem merecem tal titulo.

        Eles não passam de pequenos computadores portateis “low cost”, e limitados. Não digo que são uma má escolha, porque não são, mas quem fala neles, equipara-os muito ao potêncial de um Verdadeiro Computador Portatil, quando eles não têm esse potêncial. O verdadeiro termo de “netbook” nem deveria ser aplicado neles, muito sinceramente…

        Quando penso num “netbook” a imagem que mais se encaixa na minha mente é algo prático, simples, rápido, desenhado especialmente para a Net. O que eu vejo nos tradicionais “netbooks” são sistemas operativos encolhidos ao máximo e que acabam por afectar o sentido prático da coisa.. e a industria sabe disso, senão não se andava a fazer distros estilo o Ubuntu Remix, ChromeOS, Limpus, O Linux do HP Mini, Moblin… etc…

        A concepção do iPhoneOS está excelente, e quem tem ipod touch e iphones sabe disso, e agora imaginem esse prazer de navegação num produto maior. Tem lacunas, sim tem.. já foram faladas, mas não são significantes ao ponto de se traduzirem num fiasco.

  81. 3biz says:

    Um facto curioso dos numeros do 7 que sairam ontem:

    “MS has still managed to sell more copies of Win7 in 4 months than Apple has sold of all versions of OS X, combined, over the last 9 years.”

    • a Friend® says:

      Se mais de 90% dos computadores do mundo são PC’s, não vejo o espanto disso.

      Se a Apple vende Hardware/Software juntos, estamos a falar de mercados totalmente diferentes.

  82. tiago vieira says:

    Isto dos Mac e respectiva família de produtos parece uma novela de amor e ódio.

    Quanto ao novo membro o IPAD eu acho, pelos comentário que aqui vi, que nem todos vêem este utilitário da forma como eu o vejo: uma ferramenta de lazer e de comunicação. Não o posso comparar com nenhum PC pois a forma como os PC’s funcionam e como os MAC’s funcionam são distintas.

    Também não estaria à espera que fosse um utilitário que tivesse um grande poder de processamento ou ainda uma grande unidade de disco, porque para trabalhar em Photoshop trabalha-se num computador com maior capacidade (também não é nos Netbooks com 1,6ghz que o devemos fazer). Lembre-se que o Steve Jobs disse que não era um computador e não era um Iphone. Discutível quanto o ser ou não ser um Iphone grande ( IMHO para navegar na net deve ser um espectáculo ). A ver ainda o 3G como funcemina…

    Portanto temos aqui uma ferramenta de lazer e não de trabalho que com o hardware que tem lá dentro e com a genialidade da interactividade das aplicações da Apple dão mais do que para o gasto.

    E estou de acordo com o ppl. Quem não gostar que compre um Netbook.

    • Paulo Pereira says:

      A Apple não tem intenção de colocar este aparelho como um navegador Web (a minha Wii também navega na NET e de forma gira mas não foi para isso que foi feita). O grande objectivo da Apple (fan boys que me desculpem mas precisam acordar para a vida!) foi criar um equipamento simples que permitisse aceder a conteúdos PAGOS. Isto é: revistas e jornais online, transmissões vídeo, etc, etc. É aqui que este equipamento é bom e vai permitir aos criadores de conteúdos digitais vender artigos.
      Quem não sabe isto é bom informar-se sobre os acordos que a Apple anda a fazer e como ao mesmo tempo está a surgir uma alteração na forma de disponibilizar jornais online.
      A Apple fornece uma plataforma de distribuição com o conteúdo paginado de forma a que a publicidade e conteúdos inline não sejam alterados, fazendo com que o utilizador veja o que o criador quer que ele veja.
      O criador recebe parte dos proveitos e partilha com a Apple.
      A Apple está neste momento ainda a ultimar os sistemas de distribuição, falando-se em pacotes informativos promocionais e exclusivos para utilizadores iPad.
      Aqui são os acordos com as distribuidoras de acesso web a determinares (já repararam que esta história de acesso livre à internet não é bom para certas companhias?)
      Quanto a livros ainda existe um problema com direitos de autor fora dos EUA que naturalmente se vão resolver.

      Assim a Apple coloca-se no mercado do texto e do vídeo pago, tal como já tinha feito ao nível das músicas com o iPod. A este nível o único rival é o Kindle2 que se especializou no texto corrido e já mostrou como se pode ganhar dinheiro a vender textos e respectivo acesso web. O iPad procura abarcar também o áudio e o vídeo chegando ao texto formatado (paginado).
      O iPod foi o meio de distribuir música comprada, o iPad será o meio de distribuir texto comprado.

      Por isso eles não querem saber de facilidade nas portas USB ou cartões, colocar cam Web, permitir Flash, etc, etc. pois só aumentavam os custos sem dar vantagens ao que se pretende distribuir.

      Nisto de distribuir conteúdos, meus amigos, a Apple é génio (toda a sua existência o prova)… o design é só acessório para encantar as massas!

      Agora se as pessoas percebem onde se estão a meter ou não isso é outra coisa! Em Janeiro de 2011 voltamos a este assunto?! Nota: Em Portugal será só para Janeiro de 2012 ou quando alguma Vodafone ou afins quiser seguir os passos das grandes distribuidoras nos EUA.

      Espero que alguns entendam que isto é mais do que discutir máquinas!

      • a Friend® says:

        Há aqui claramente muita falta de informação.

        Ele tem ofertas de conteudo pago, mas se eu quiser por lá videos meus ponho facilmente, seja por USB, cartão ou até mesmo via iTunes, se não quiser comprar livros posso baixar facilmente ficheiros PDF.

        E quando se fala “Via iTunes” não se fala apenas do conteudo comprado na mesma. O iTunes é a ferramenta de sincronização de conteudos e esses conteudos são os que temos no nosso computador. Seja ele fotos, videos, documentos, seja ele o que for. Quem disse que é de exclusiva compra no iTunes?!… nem fazia sentido.

        Este produto foi mal aceite porque a Apple sempre levantou muito a fasquia aos consumidores e todos esperavam mais, é um facto, mas que ele se vai fartar vender, isso vai, é outro facto.

        Daqui nada so falta dizeres que os utilizadores iPad por cada pagina web que abrem ou video no Youtube, também vão pagar… e isto é apenas um pequeno exemplo nas milhares opções que ele tem disponiveis, GRATUITAMENTE.

        • Paulo Pereira says:

          Entendeste mal: existem conteúdo gratuitos? Claro.
          Mas o modelo são os conteúdos pagos. Até vão ter conteúdos exclusivos gratuitos associados à conta de acesso internet. Pagas o acesso (cliente iPad) e tens como bónus x páginas mês do jornal A, B e C.
          Os grandes jornais querem mudar o formato de distribuição web, deixando o modelo gratuito e voltando a subscrições. mas não as podem administra isoladamente (já o fizeram e foi um fracasso). A apple surge com um serviço para o texto e com um grande bónus pelo texto paginado (os grandes jornais detestam o sistema actual de texto corrido que permitiu por exemplo o surgimento da leitura por feeds sem ir ao site.

          Atenção, estou a dizer isto em relação ao mercado EUA/Canadá. O resto do mundo nem conta para as contabilidades.
          Fora dos países anglo-saxónicos do 1º mundo (incluir os do outro lado do globo!) a taxa de aquisição de músicas é mínima. O iPod sem os EUA era um fracasso (apesar de ter sido bem aceito no resto do 1º mundo)!

          Naturalmente já perceberam que o mercado do iPad é o do jovem adulto, urbano, com mais de um equipamento informático e condições médias de vida.
          Como é óbvio outros vão usar, a Apple agradece, mas o mercado não são eles.
          Por isso analisem o equipamento em função do mercado alvo real, não do hipotético que era o que a apple deixou fazer acreditar durante estes meses!
          Se vai vender? não vai ser o sucesso do iPhone… mas afinal a Apple até o Newton vendeu!
          Mas que não vai contribuir para elevar o nome da marca, isso é uma certeza (a apple sempre teve bons produtos mas nem todos levaram a marca para o grande público.)

      • Bónus says:

        Concordo plenamente com a visão comercial que a Apple pretende que este iPad tenha.
        E acho muito bem feita a comparação que fizeste com o iPod.
        Mas só compra quem quer. Das 5074 músicas que tenho no meu iPod, apenas 54 foram compradas na iTunes Store.
        Ou seja, 99% do conteúdo não foi comprado na iTunes Store.

        • Bónus says:

          P.S. – Resta acrescentar, que as músicas que comprei na iTunes Store foram a um preço muito inferior à compra tradicional do CD, e com a liberdade de comprar músicas separadas, sem ser obrigado a comprar o álbum inteiro. Posso ainda ouvir a música (1 minuto), no conforto do meu lar, antes de a comprar.
          A iTunes Store, onde ninguém é obrigado a comprar nada, na minha opinião até tem preços perfeitamente justos. O que justifica o sucesso que tem, em tão poucos anos de vida.

  83. Oliveira says:

    É com alguma pena que reparo que quem mais comenta no pplware são pessoas aparentemente fanáticas. Por mais que tentem esconder e se esforcem para serem imparciais não conseguem.
    Sinceramente, actualmente nem dá prazer ler os comentários. Ou são insultos “camuflados”, ou pedidos de desculpas por se terem excedido em comentários anteriores, ou tentativas de lições de moral, etc.
    Onde já se viu tantos comentários onde nem metade se aproveita?
    Ainda por cima são sempre os mesmos.
    Irra.

    • Vítor M. says:

      Este comentário veio acrescentar qualidade… ou melhor, deveria ser diferente e trazer (como dizes que não há) detalhes que provem que há pessoas, diferentes, com atitudes diferentes 😀

      Como vês, este teu comentário prova o contrario do que afirmaste: aqui há muita gente a comentar e com liberdade para se exprimir, mas como existe povo com educações colegiais diferentes, obtêm-se, por vezes, frases mal colocadas… se forem insultos apagamos, atenção.

      Não há fanáticos, há pessoas que têm uma posição firme e determinada, não confundas fanatismo com determinação. 😀

      Bem vindo à nossa humilde casa Oliveira.

      • Oliveira says:

        Olá Vitor, estaria de certo a fazer confusão entre fanatismo com posições firmes e determinadas caso não existissem comentários onde se nota um exagerada determinação em passar uma mensagem independentemente dos argumentos utilizados. É esta linha ténue que muitas vezes é atravessada. Claro que se pode sempre justificar com “posição firme” ou “determinada” mas só fazendo algum esforço é que se vê dessa forma.
        Sou um leitor assíduo do pplware porque acho que faz um bom trabalho. No entanto não me identifico com a forma como a maioria das vezes são comentados os artigos.
        Concordo que com estes comentários não estou a acrescentar qualidade ao longo debate da noticia, mas também não foi essa a minha intenção.
        Abraço.

    • a Friend® says:

      É engraçado que as opiniões quando divergem, quem gosta é apontado como fanático, quem detesta é apontado como “hater”.

      No meio disso tudo, há os que aparecem com moralismos e indirectas, com pseudo-intelectualismos.

      “Ou são insultos “camuflados”, ou pedidos de desculpas por se terem excedido em comentários anteriores, ou tentativas de lições de moral, etc.”

      Comenta precisamente o que critica nos comentários do pplware…

      E o engraçado nisto tudo é que não comenta os insultos directos, os “trolls” que aparecem e criam mau ambiente nos comentários, aqueles que criticam sem fundamentar…etc…

      Bela lição de moral, sem duvida…

  84. Arthur says:

    acho que o preço não vai ser tão caro assim aqui no Brasil.. é claro que vai chegar um pouco mais acima por causa dos impostos mais nunca tão alto.. Sobre o Ipad eu adorei a idéia, tem muito mais utilidade que o Ipod.. achei a memória boa.. não muito boa mais bem rasuavel..

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.